1) Consuma frutas ao longo do dia. Abacaxi, melão, melancia, laranja, uva, coco e pêssego são ricas em água e ajudam a hidratar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o ideal é consumir, em média, 400g/dia de frutas, legumes e verduras.
2) Ingerir muito sal faz com que o corpo tenha uma maior retenção de líquidos, resultando em inchaço e aumento da pressão arterial. Preste atenção ao rótulo e prefira temperos naturais como salsinha, cebolinha, coentro e manjericão.
3) Tenha atenção ao conservar os alimentos. Frutas, legumes e verduras devem ser guardados em local fresco na geladeira e as carnes devem ser refrigeradas.
4) A água de coco é rica em sais minerais e nutrientes e pode ser considerada um isotônico natural para repor líquidos perdidos pelo suor. Beba muita água, não espere sentir sede para isso.
5) Mantenha o controle e tome cuidado na hora de escolher o que e onde irá comer na praia. Alimentos vendidos por ambulantes podem ficar prejudicados, por conta do calor e o longo tempo no sol.
6) Não abandone os exercícios. Mas cuidado com o excesso de calor. Respeite os limites do seu corpo e prefira se exercitar no começo da manhã ou no fim da tarde, quando a temperatura está mais amena e reduz o risco de desidratação e hipertermia.
7) Opte por roupas leves de algodão ou malha para facilitar a circulação sanguínea nos dias de sol. Evite roupas apertadas e tecidos sintéticos. Cores mais claras ajudam a refrescar.
8) Muitas vezes, o calor excessivo inibe a fome, mas ficar horas sem comer pode deixar o organismo fraco. O ideal é comer a cada 3 horas e invista no café da manhã com pães integrais, sucos, frutas, iogurtes desnatados, oleaginosas e grãos.
9) Use a abuse do protetor solar. O produto deve ser aplicado de 15 a 30 minutos antes de sair de casa.
10) Quer perder peso? Hidrate-se! Beber pelo menos 2 litros de água por dia pode te ajudar a emagrecer!