A Rhodiola rosea L também conhecida como a “raiz do Ártico”, ou “raiz dourada”, é mais consumida em forma de extrato. Muito usada pelos atletas asiáticos para afastar a fadiga, vem conquistando o Ocidente cada vez mais, com suas propriedades revigorantes que traz inúmeros benefícios à saúde, pois é uma das raras substâncias que estimula o aumento de energia direto da fonte, ou seja, das nossas próprias células.. Além disso, é excelente para queimar a gordura.
Assim, a planta foi classificada por pesquisadores russos como um adaptógeno devido a sua capacidade de aumentar a resistência de forma generalizada a uma série de agentes “estressores” químicos, biológicos e físicos, o que corresponde a uma pré-adaptação do organismo para responder às tarefas diárias sem ocasionar transtorno hormonal.
Desta forma, o uso da Rhodiola rosea L. na medicina tradicional, acompanhado de diversos estudos clínicos indicam os benefícios da planta para:
Estados de esgotamento, fadiga e astenia com diminuição da concentração e do rendimento físico e mental;
Para indivíduos submetidos a regime de exercícios físicos intensos, com o objetivo de minimizar o desgaste e aumentar o rendimento físico;
Atua sobre o tônus emocional envolvendo a regulação do humor e da ansiedade;
Melhora a performance física, pois ajuda a fortificar os músculos.
Concentração usual:150mg-300mg ao dia