A sua saúde bucal em boas mãos.

Atualizado: 10 de dez. de 2021


Xilitol


O que é?


O Xilitol é uma substância que é classificada como um álcool de açúcar (ou um poliól). Álcoois de açúcar são como um híbrido entre uma molécula de álcool e uma de açúcar. Devido a sua estrutura, eles têm a capacidade de estimular os receptores do sabor doce na língua. O xilitol é encontrado em pequenas quantidades em frutas e vegetais e, portanto, é considerado natural. É um ingrediente comum em gomas de mascar sem açúcar, doces, balas, alimentos para portadores de diabetes e produtos para a higiene bucal.


O xilitol tem uma doçura semelhante ao açúcar regular, mas contém 40% menos calorias:

  • Açúcar de mesa: 4 calorias por grama.

  • Xilitol: 2,4 calorias por grama.

O xilitol se parece com o açúcar – porque é um pó branco e cristalino. Obviamente, o xilitol é um adoçante refinado, logo, ele não contém quaisquer vitaminas, minerais ou proteínas. Nesse sentido, ele é composto de calorias “vazias”. O xilitol pode ser extraído de árvores como a bétula, mas também pode ser feito por um processo industrial que transforma uma fibra vegetal chamada xilana em xilitol.


Seu índice glicêmico (uma medida de quão rapidamente os alimentos elevam o açúcar no sangue) é algo entre 5 e 12, se comparado ao açúcar regular, que tem um índice glicêmico de entre 60 e 70. Ele também pode ser considerado um adoçante amigável para quem está querendo perder peso, uma vez que contém 40% menos calorias que o açúcar comum. Para pessoas com diabetes, pré-diabetes, obesidade ou outros problemas metabólicos, o xilitol é uma excelente alternativa ao açúcar.


PRODUTOS CONTENDO XILITOL MANIPULADOS NA BOAFORMULA


  • Todas as fórmulas que sejam a base de shake, sachê, bala, jujuba e pó;

  • Sachê de Glucosamina e Condroitina;

  • Sachê de Colágeno;

  • Sachê de Colágeno com Vitamina C;

  • Sachê Detox;

  • Jujubas de Própolis e Echinacea;

  • Bala Emagrecedora;

  • Suplemento proteico com Whey protein;

  • Suplemento proteico com Glutamina.

Na Farmácia Boaformula você encontra o Xilitol da marca Giroil para consumo. Uma sugestão de uso é substituindo o açúcar pelo adoçante natural no suco, shakes, café e qualquer outra bebida. Pode ser usado em receitas culinárias, já que suas moléculas não se quebram com o calor como alguns outros adoçantes.

Xilitol e saúde bucal

Um dos principais fatores de risco para cárie dentária é um tipo de bactéria oral chamado Streptococcus mutans – que é a principal bactéria responsável pela placa bacteriana. O xilitol inibe o crescimento desta bactéria, reduzindo assim a formação de cárie. As bactérias precisam gastar uma grande quantidade de energia para absorver o xilitol, ainda assim não conseguem metabolizá-lo e acabam intoxicadas.


Uma das características mais interessantes do xilitol é que ele mantém o pH da boca neutro. Isto é importante pois evita a desmineralização dos dentes. Ele aumenta a absorção de cálcio no sistema digestivo (o que é bom para os dentes e também pode proteger contra a osteoporose). O xilitol aumenta a produção de saliva (que contém cálcio e fosfato, que são absorvidos pelos dentes, ajudando na remineralização).


É por este motivo que a pasta dental da Plantare dispensa o uso do fluoreto de sódio (comumente chamado de flúor). O flúor se popularizou na indústria da saúde bucal porque realmente tem propriedades que combatem a cárie. No entanto, a ingestão excessiva desta substância pode causar danos à saúde.


Sobre o FLÚOR:


O flúor está presente na Natureza sob a forma de fluoretos que podem ser encontrados, em pequenas quantidades, na água, ar, plantas e animais. Deste modo, os seres humanos têm acesso às quantidades diárias necessárias. Alimentos como chás, sal marinho e alguns peixes como o salmão e o bacalhau têm uma concentração de fluoretos superiores à maioria dos alimentos.


O flúor em doses moderadas, contribui para a redução das cáries dentárias e solidez dos ossos. Se a “dose” diária for superior à recomendada pode provocar danos ao nível dos ossos e dentes, originando uma doença designada por fluorose, em que os primeiros sintomas são o aparecimento de manchas nos dentes, seguindo-se a deformação do esqueleto e alterações da função renal.


PASTAS DENTAL PLANTARE


PASTA DENTAL COM CURCÚMA E ANIS ESTRELADO 90g

Pasta dental antiinflamatória e antiséptica, promove uma limpeza dos dentes com ação branqueadora. Apesar de sua cor amarela, a cúrcuma é um excelente branqueador natural de dentes. Esta raiz não só branqueia os dentes: graças aos seus componentes, ela também inibe inflamações e alivia inchaços na boca. Além disso, a cúrcuma tem propriedades anti-bacterianas e combate os germes que causam cáries. O anis estrelado exibe propriedades antissépticas, sendo eficaz no combate de infecções bacterianas e sepses, também auxiliando na cura das feridas muito mais rápido. O Linolool e a Vitamina C são os antioxidantes presentes no anis estrelado, que pode melhorar a imunidade geral do organismo contra os radicais livres e patógenos.

Composição: Xilitol, Carbonato de Cálcio, Bicarbonato de Sódio, Óleo Essencial de Anis Estrelado, Óleo Essencial De Cravo, Cúrcuma Longa, Benzoato De Sódio.

PASTA DENTAL COM CARVÃO VEGETAL E HORTELÃ 90g

Pasta dental branqueadora e super refrescante, promove um hálito refrescante e saudável. O carvão vegetal tem o poder de combater algumas toxinas, por ser absorvente, e da mesma forma pode promover o clareamento dental removendo manchas superficiais. Os carvões vegetais também ajudam na prevenção de placas, doenças da gengiva e mau hálito, pois ele promove o equilíbrio do pH na boca. O óleo essencial de melaleuca um poderoso antisséptico, fungicida, parasiticida, bactericida germicida, cicatrizante, antinflamatório, antiviral. A melaleuca combate microorganismos que causam inflamações na gengiva, placas, tártaro e outras complicações bucais. Óleo essencial de hortelã neutraliza o mau hálito e também combate bactérias que causam cáries, com ação bactericida e anti-séptica promove a saúde bucal. Refrescante e revigorante, traz imediatamente conforto e equilíbrio.

​​

O óleo de cravo engloba funções antimicróbicas, antibacterianas e antifúngicas. Em sua composição está o eugenol, responsável por suas características antissépticas e anestésicas. É, aliás, um analgésico de destaque, usado com eficácia para eliminar dores nas gengivas, ou provocadas por úlceras na boca.

Composição: Xilitol, Carbonato de Cálcio, Bicarbonato de Sódio, Óleo Essencial de Melaleuca, Óleo Essencial de Cravo, Óleo Essencial de Hortelã, Carvão Vegetal, Benzoato De Sódio.

​​

​​

PASTAL DENTAL COM ARGINIA 60g

​​

Pasta dental indicada para dentes sensíveis, combatendo inflamações e promovendo um hálito fresco. O óleo essencial de melaleuca um poderoso antisséptico, fungicida, parasiticida, bactericida germicida, cicatrizante, antinflamatório, antiviral. A melaleuca combate microorganismos que causam inflamações na gengiva, placas, tártaro e outras complicações bucais. Óleo essencial de hortelã neutraliza o mau hálito e também combate bactérias que causam cáries, com ação bactericida e anti-séptica promove a saúde bucal. Refrescante e revigorante, traz imediatamente conforto e equilíbrio. A Arginina é um aminoácido básico, também conhecido como ácido 2-amino-5-guanidino-pentanoico ou l-arginina é um agente dessensibilizante que têm como objetivo fechar esses túbulos dentinários expostos da dentina sensível.

Composição: Xilitol, Carbonato de Cálcio, Glicerina Vegetal, Bicarbonato de Sódio, Óleo Essencial de Hortelã, Óleo Essencial de Melaleuca, Arginina, Benzoato De Sódio, Água Purificada.


Fontes:

http://www.curadente.com/bicarbonato-de-sodio-cuidados-dentarios.html

https://belezaesaude.com/aromaterapia/

http://www.pensamentoverde.com.br/produtos/xilitol-conheca-beneficios-deste-adocante-natural/

216 visualizações0 comentário