Muita gente costuma esquecer coisas simples,como onde guardou a chave do carro ou o que comeu no dia anterior.
Como saber se esse esquecimento é apenas uma falta de atenção ou algo mais sério?
Algumas medidas simples podem ajudar, como dormir bem, fazer atividade física, alimentar-se bem e fazer suplementação.
O que é Perda de memória?
Sinônimos: esquecimento, amnésia, memória debilitada, síndrome amnésica
Todo mundo sofre com episódios de esquecimento – esses não são motivo para preocupação e tendem a aumentar com a idade. Contudo, há uma diferença entre perda de memória leve, devido a problemas como falta de vitaminas e o ritmo acelerado de vida, e a perda de memória progressiva ou extrema, devido a doenças tais como Alzheimer.
A perda de memória pode começar repentinamente ou aproximar-se lentamente. Ela pode afetar a sua capacidade de se lembrar de eventos recentes, eventos no passado ou ambos. Você pode esquecer um único evento do passado/presente ou muitos deles. Você pode ter dificuldade em aprender coisas novas ou fazer novas memórias. A perda de memória pode ser permanente ou temporária.
A cada dia que passa muitos dos nossos neurônios morrem. Portanto, existe um processo de involução "natural" de nossa massa encefálica. Entretanto, cada neurônio que antes fazia 10 mil conexões, aos 50 ou 60 anos faz 100 mil conexões. Por isso, essa faixa etária pode dizer que atingiu seu ápice de funcionamento cognitivo. Logo, o conceito trata de "qualidade" das conexões nervosas e não "quantidade".
Outro ponto importante é o fato de que algumas pessoas apresentam uma "perda mais rápida" de seus neurônios com a idade. Algumas vezes, isso pode significar o início de um processo neurodegenerativo fora do normal, que pode aumentar o risco para doenças como Alzheimer.
A maioria das queixas de memória em pessoas jovens tem mais relação com falta de atenção do que com qualquer problema de saúde. Isso acontece muito por causa do ritmo de vida das pessoas hoje em dia, que pode comprometer muito a atenção e, consequentemente, prejudicar a memória.
Nesses casos, algumas medidas simples já podem ajudar, como dormir bem, fazer atividade física e ainda se alimentar bem. Alimentos com glicose fazem bem para o cérebro, porque fornecem energia. Além disso, nutrientes como vitamina B12, ômega 3, zinco, ferro, fósforo e cafeína também ajudam a melhorar os sintomas.
Buscando ajuda médica
Se você achar que a perda de memória está piorando ou o sintoma está interferindo com suas atividades diárias, agende uma consulta médica para determinar a causa e o melhor tratamento.
A Boaformula oferece algumas sugestões de suplementação para a melhora da atenção e da memória:
1. Fórmula para Memória
Magnesio Treonato 500mg
Huperzine 5mg
Selenio quelado 100mcg
Tomar 1 dose ao dia.
2. Composto Otimizador de Memória
Fosfatidil Colina 100mg
Fosfatidil Serina 100mg
Huperzine A 5mg
Selenio Quelado 100mcg
Magnesio Treonato 500mg
Glutamina 250mg
Tomar 1 dose ao dia.
3. ÔMEGA 3 1G
120caps. Tomar 2caps 2x/dia.
4. Metilcobalamina 1000mcg
Tabletes 1unidade
Uso sublingual de 1 tablete ao dia
A sua saúde em boas mãos.