top of page

Dica Saudável - Tratamento com Espinheira Santa


Espinheira Santa é uma planta arbustiva, perene, que se assemelha ao azevinho, um arbusto muito utilizado como planta ornamental. Originária da América do Sul e muito presente na região sul do Brasil, a Espinheira Santa vem sendo utilizada a muito tempo pelos povos nativos dessas regiões como planta medicinal. Com o crescimento das cidades, a planta passou a ser muito utilizada principalmente nos meios urbanos, com registros da sua utilização no tratamento de gastrites, dispepsia, úlceras e indigestão datando de 1930.

O nome espinheira santa se deve ao formato de suas folhas, que parecem ter vários espinhos e por ser considerada um “santo remédio” na linguagem popular. Seu uso é muito útil no combate às dores de estômago, gastrite, úlcera, azia e queimação, devido às propriedades medicinais que possui. Ela também pode colaborar na perda de peso.


Para que serve a espinheira-santa?


As partes utilizadas da planta são as folhas, que podem ser administradas em forma de chá e cápsulas com extrato seco. O chá de espinheira-santa sempre foi muito popular na medicina alternativa, vez que sempre foi utilizado amplamente por tribos indígenas da América do Sul, sendo considerado popularmente como um “santo remédio”.


Além do uso interno, pode-se fazer uso tópico do chá da planta, de forma minimizar dores de ferimentos e facilitar a cicatrização. Os taninos têm poder cicatrizante de lesões ulcerosas no estômago por controlar a produção de ácido clorídrico neste; poder antisséptico por paralisar as fermentações gastrintestinais, inclusive os efeitos da Helicobacter pylori, causadora de úlcera gástrica; e analgésico por aliviar as dores ao corrigir as funções estomacais e ao facilitar a eliminação de gases.


A espinheira-santa mostra-se ainda mais poderosa ao ser capaz de inibir alguns tipos de cânceres, como o câncer de pele e o câncer gástrico ao combater a bactéria Helicobacter pylori, também causadora deste mal. Seus componentes principais são terpenos, triterpenos, taninos, flavonoides, mucilagens, antocianinas, açúcares livres e traços de sais minerais. Seu efeito laxativo deve-se à mucilagem presente na planta; já o diurético, aos triterpenos.

Indicações



Acidez do estômago, azia, gastrites causadas ou não pela bactéria Helicobacter Pylori, gastralgias (dores no estômago), úlcera gástrica, úlcera duodenal, sintomas de dispepsias (perturbações do trato gastrintestinal), enterites (inflamação do intestino), mau hálito (devido a problemas estomacais), fermentações gastrintestinais, flatulência (gases).


Indicação de uso


Espinheira Santa 500mg


O tratamento deve ser feito por no mínimo 4 meses. Tomar 2 cápsulas ao dia, antes das refeições.


Contra-indicações


– Gestação e tratamento de infertilidade feminina: É contra-indicado em casos de gravidez ou tratamento da infertilidade feminina por ter um efeito abortivo descrito em pesquisas científicas (Montanari, T.; Bevilacqua, E.; Contraception 2002);

– Lactação: É contra-indicado o uso durante o período de amamentação pois a espinheira-santa leva a uma redução do leite materno (Santos C, et al. Plantas medicinais 1988);

– Pacientes com câncer estrógeno-dependente;

– Hipersensibilidade a este fitoterápico.

– Crianças com menos de 6 anos.

A sua saúde em boas mãos.



Fonte:

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/espinheira-santa/ .https://www.tuasaude.com/espinheira-santa/

https://drjulianopimentel.com.br/artigos/principais-beneficios-da-espinheira-santa/

http://www.mundoboaforma.com.br/espinheira-santa-para-que-serve-beneficios-e-efeitos-colaterais/#MsLq3DytKX8R175G.99

https://www.criasaude.com.br/N3452/fitoterapia/espinheira-santa.html

1.350 visualizações0 comentário
bottom of page