top of page

Dica Saudável - Benefícios dos Chás



A segunda bebida mais consumida no mundo depois da água, o chá tem uma história deliciosa que começou na China há mais de cinco mil anos e que proliferou para os quatro cantos do mundo, onde continua a ser, ainda hoje, muito apreciado.


O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores, raízes de planta do chá, geralmente preparada com água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir oxidação, fermentação, e o contato com outras ervas, especiarias e frutos.


Os efeitos terapêuticos de muitos chás são comprovados cientificamente. Chá para acalmar, para emagrecer, para estimular o sistema digestivo, para curar doenças entre outras finalidades. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamenta o uso com fins terapêuticos por meio de uma resolução de 2005 e fez uma portaria com várias plantas e frutas que podem ser comercializada e ingeridas na forma de chá, sendo essas reconhecidas pela medicina tradicional brasileira.


O chá, ou infusão, é uma das principais formas de administrar fitoterápicos. Esse método de administração traz o benefício extra do sabor e é um estímulo neurológico a mais que aumenta o bem-estar.


Bom, certamente você muito já deve ter ouvido falar em geral sobre os benefícios desta bebida natural. Abaixo segue algumas dicas de consumo de alguns chás. Esses chás e muitos outros você encontra na Boaformula!



CHÁ QUEBRA PEDRA



Modo de preparar


Preparar o chá utilizando uma colher das de sopa para uma xícara das de chá de água. Colocar para ferver por cinco minutos. Abafar. Deixar amornar até chegar à temperatura apropriada para beber. Coar.


Quando e como usar


Indicação: Cálculo renal.

Modo de usar: Tomar três xícaras de chá ao dia, pelo tempo necessário à expulsão das pedras.


Indicação: Ácido úrico, diurético, cistite, inflamação na bexiga, urina escassa, dores na bexiga, micção dolorosa.

Modo de usar: Tomar três xícaras de chá ao dia durante o tempo necessário à cura.


Forma do Chá : Cozimento

Forma de Uso : Oral

Partes Usadas : Folhas



CHÁ DE BARDANA



Modo de preparar


Colocar para ferver uma colher das de sopa para uma xícara das de chá de água. Ferver por cinco minutos. Cobrir. Deixar amornar até chegar à temperatura apropriada para beber. Coar bem.


Quando e como usar


Indicação: Acido úrico, problema de vesícula.