Dica Saudável - Hambúrguer de Feijão Azuki e Quinoa em Flocos


RECEITA


  • 2 xicaras de feijão azuki cozido

  • 1 colher de sopa de Pasta de Castanha de Caju Integral Eat Clean*

  • 2 colheres de sopa de Quinoa em Flocos Nutrigold*

  • 1 colher de Agar Agar*

  • 1 colher de sopa de Óleo de Cartamo Giroil*

  • 1 cenoura

  • 1 colher de sopa de Chia Zele Alimentos Funcionais*

  • Sal Rosa do Himalaia a gosto Eat Clean ou Nutrigold*

  • Pimenta do reino a gosto


* Todos esses ingredientes você encontra na Boaformula.




MODO DE PREPARO


Cozinhar o feijão azuki até os grãos amolecerem. Colocar em um processador o feijão, a cenoura crua picada, a pasta de castanha de caju, o óleo de cartamo, sal a gosto, o agar agar e a pimenta do reino .


Após feito a mistura, adicionar a semente de chia. A chia deve ser hidratada de um dia para o outro, em água filtrada. Recomendo a quantidade de 1 colher (sopa) da semente para 1/2 xícara (chá) de água filtrada. Adicionar também a quinoa em flocos e misturar.


Finalizado é só cozinhar como preferir, podendo ser levado ao forno até dourar, frito com óleo de cartamo ou na airfryer.


Bom apetite!




BENEFÍCIOS DOS INGREDIENTES



Quinoa

A quinoa é uma espécie de planta nativa da região andina do Peru, Bolivia, Equador e Colômbia, onde foi domesticado há cerca de 3.000 a 4.000 anos para consumo humano. É considerada como um pseudocereal do ponto de vista botânico, apesar da semelhança aos cereais.


A planta possui cerca de 3.120 variedades e o seu cultivo é feito nas altitudes elevadas dos Andes por quechuas e aymarás. Uma curiosidade é que a quinoa, ou quinua, assim como outros grãos como o amaranto, tinha grande presença na alimentação do homem que habitava a América do Sul, porém, com a chegada dos espanhóis esses alimentos foram sendo substituídos pelos grãos que eram consumidos na Europa, como a cevada e o trigo.


Ela possui substâncias que melhoram o transporte de oxigênio pelas células do sangue, possui também uma substância que a recobre, chamada saponina, que, juntamente com as fibras que possui, podem reduzir os níveis de colesterol produzidos pelo fígado.


A qualidade de proteínas que esse alimento possui é comparável às fontes de origem animal, não pela quantidade, mas pela junção de vários tipos protéicos que oferecem tudo o que o organismo necessita. As mulheres contam com inúmeros benefícios da quinoa, como a redução de sintomas da TPM e menopausa, além de contar com a melhoria do funcionamento do intestino, o que reduz a sensação de edema (inchaço), entre outros.


Pelo fato de não conter glúten, a quinoa é uma alternativa de alimento para pessoas que têm doença celíaca, ou seja, intolerância a essa substância. A quinoa pode ser incluída na alimentação sob a forma de sopas, pães, bolos, risotos, sucos, entre outros.



Castanha de caju


Além de muito saborosa, a castanha de caju, que é o fruto do cajueiro, é uma excelente aliada da boa saúde. Rica em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, minerais como ferro, fósforo, selênio, magnésio e zinco, ela também é boa fonte de fitoquímicos, antioxidantes e proteínas que auxiliam em tratamentos e previnem diversos males.


Por ser rica em um aminoácido chamado L-triptofano, o consumo da castanha de caju pode diminuir o mau humor e os sintomas da depressão. Ajuda a ativar as atividades cerebrais, melhorando a memória e a concentração. As propriedades antioxidantes presentes na castanha ajudam no combate ao envelhecimento celular



Chia


A chia é uma panta herbácea nativa do sudoeste dos Estados Unidos e América Central, sendo encontrada principalmente no México, onde foi muito valorizada como fonte de alimento pelos Astecas.


A chia é extremamente nutritiva, possui em sua composição várias vitaminas do complexo B, além de minerais, como zinco, cobre e potássio, sendo 100g de chia, equivalentes a duas bananas grandes quanto ao potássio.


Além disso, esse é o grão mais rico em proteínas, chegando a 20% de sua composição. Diminui os índices de doenças cardiovasculares como o infarto, derrame e hipertensão, tudo isso ao seu alto teor de ômega 3, isso diminui os coágulos sanguíneos e o colesterol. O ômega 3 também é responsável por regular a pressão dos vasos sanguíneos, que evita a pressão arterial alta. Diminui os níveis de colesterol ruim no corpo, aumentando também o colesterol bom, baixando os níveis de triglicérides no corpo.


Previne o envelhecimento precoce: os antioxidantes presentes na chia combatem os radicais livres (que são os responsáveis por causar envelhecimento das células).


Melhora a saúde intestinal: também pela quantidade de fibras, a chia aumenta os movimentos intestinais, evitando problemas – tais como a prisão de ventre.


Se você possui intolerância à lactose, essa pode ser uma fonte de cálcio alternativa para ingerir esse mineral. Por conter uma grande quantidade de vitamina A, deixa os cabelos, pele e unhas mais fortalecidos, reduzindo espinhas, acnes e o ressecamento da pele.


O consumo diário da semente de chia, considera um superalimento, favorece a saúde de diversas maneiras, aumentando a imunidade, favorecendo as defesas de nosso organismo, reduz o colesterol, os triglicérides, a glicose, ajuda a emagrecer e previne o aparecimento de doenças crônicas e cardiovasculares e melhora a pressão.



Agar Agar


O Agar-agar é um produto extraído de algas marinhas vermelhas da classe Rodophyta. Comercializado na forma de pó, é utilizado na culinária vegetariana em substituição à gelatina animal em preparações diversas receitas e também como ingrediente responsável por dar liga,como um espessante.


Trata-se de um polissacarídeo (70% do total da composição são fibras solúveis). Duas das características do ágar-ágar são interessantes para usá-la na alimentação: o ágar-ágar é riquíssimo em fibras e absorve até 3 vezes seu volume em água, quando ingerido. Mas não é alimento, não tem quase nada de calorias porém, gera sensação de saciedade sem prejudicar o organismo e auxilia no processo de evacuação pois tem efeito laxativo.


Algumas de suas propriedades medicinais são:

  • Regula o funcionamento do intestino, prevenindo prisões de ventre e infecções nessa área;

  • Atua como um excelente desintoxicante;

  • Aumenta a elasticidade da pele;

  • Melhora a textura da pele, deixando-a mais lisa e macia, evitando rugas e acne.


Óleo de cártamo


O óleo de cártamo é extraído das sementes da planta cártamo (Carthamus tinctorius). Este óleo tem sido utilizado com frequência na alimentação por ser muito nutritivo.


Ele é rico em ômega 6, ácido graxo essencial que o organismo necessita, mas não produz, e ômega 9, importante para a função cerebral, crescimento e desenvolvimento.


O alimento também possui boas quantidades de vitamina E que se destaca pela forte ação antioxidante. Os fitoesterois estão presentes no óleo de cártamo, essa substância é importante porque contribui para o controle das taxas de colesterol. O óleo contribui para a redução do triglicérides e é bom para quem tem diabetes.




A sua saúde em boas mãos.





Fontes:

http://www.minhavida.com.br/

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiHt9yhxsrWAhVHUZAKHUN9BuYQFgh5MAM&url=https%3A%2F%2Fwww.natue.com.br%2Fvitaminas-e-suplementos%2Foleos%2Foleo-de-cartamo%2F&usg=AFQjCNHS4_KCdZR_rB92V7hjM71Y2jQAUQ

http://www.treinomestre.com.br/oleo-de-cartamo-origem-como-tomar-e-beneficios-para-quem-quer-emagrecer/

https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/3372-agar-agar-propriedades-receitas

https://www.remedio-caseiro.com/beneficios-da-alga-agar-agar/

https://zonacerealista.com.br/blog/agar-agar-beneficios-nutricionais-e-esteticos/

http://www.queroviverbem.com.br/beneficios-da-chia/

http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/sementes-de-chia/ .

/www.remedio-caseiro.com

www.greenme.com.br/

https://www.remedio-caseiro.com/

http://medicinanatural.blogspot.com.br/2013/10/quinoa.html





213 visualizações0 comentário