Prostaquinona™ - Inovação Fagron para o tratamento da alopecia.


Prostaquinon™ é um fitocomplexo natural, derivado do óleo essencial das sementes de Nigella sativa L., padronizado em timoquinona. A Nigella sativa L. é uma planta nativa de países mediterrâneos, comumente conhecida como cominho preto.


Estudos com o extrato do óleo de Nigella sativa L. têm demonstrado atividade antioxidante, antitumoral e anti-inflamatória para diversos tipos de doenças. A timoquinona é o principal componente ativo do óleo essencial de Nigella sativa L. e é referenciada por suas propriedades anti-inflamatórias



Mecanismo de ação


• Prostaquinon™ desempenha atividade anti-inflamatória no ciclo capilar, através de inibição enzimática;


• Prostaquinon™ inibe o fator de transcrição NF-kB pró-inflamatório, inibindo a expressão da enzima ciclooxigenase 2 (COX-2) e a síntese de prostaglandina D2 (PGD2);


• Prostaquinon™ exerce atividade anti-inflamatória, antioxidante e neutraliza a miniaturização folicular, promovendo aumento da espessura e densidade do fio;


• A formulação de Prostaquinon™ em Espumil™ proporciona facilidade de aplicação, boa espalhabilidade e absorção instantânea no couro cabeludo, otimizando seus resultados.



Estudo


Um estudo duplo-cego, controlado e randomizado, realizado na Itália por 3 meses, com 20 pacientes afetados por eflúvio telógeno (alopecia difusa), analisou a eficácia do óleo essencial de Nigella sativa L.


Os pacientes foram avaliados antes do tratamento (T0), após 3 meses de tratamento (T3) e após 6 meses de acompanhamento (T6), sob o aspecto de número, densidade/cm2 e espessura dos fios.


Três dermatologistas independentes avaliaram os sinais inflamatórios, classificando os pacientes em uma escala de pontos e também por fotografias clínicas tiradas em (T3), (T6) que foram comparadas com fotografias do início do tratamento (T0).


Os pacientes foram divididos em:

Grupo 1: 10 pacientes utilizaram loção com óleo essencial de Nigella sativa L., 1 vez ao dia.

Grupo 2: 10 pacientes utilizaram loção com placebo, 1 vez ao dia.



Resultados


Densidade dos fios

• Em 90% dos pacientes houve aumento da densidade dos fios, após 3 meses de tratamento;

• Em 40% dos pacientes houve estabilização da doença com preservação da densidade dos fios, após 6 meses de acompanhamento.


Espessura dos fios

• Em 100% dos pacientes houve aumento na espessura dos fios, após 3 meses de tratamento;

• Em 100% dos pacientes houve preservação ou melhora na espessura dos fios, após 6 meses de acompanhamento.


Conclusão


O estudo identificou que a timoquinona, principal molécula ativa do óleo essencial de Nigella sativa L., é eficaz para o tratamento do eflúvio telógeno (alopecia difusa) com inibição de PGD2 e, consequentemente, da inflamação e da queda capilar.



Dosagem Recomendada


Prostaquinona™ 3%

A sua saúde em boas mãos.

Fonte: Material do Fornecedor - Fagron

281 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo