INGREDIENTES
5 maçãs
1 xícara de açúcar de coco*
1/2 xícara de óleo de cártamo*
3 ovos
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de quinoa em flocos*
1 colher (sopa) de psyllium*
1 colher (sopa) rasa de canela
1 colher (sopa) de fermento pó
cranberry* e chia* a gosto
* Esses ingredientes você encontra na Boaformula!
MODO DE PREPARO
Unte a forma com um óleo de sua preferência (pode ser óleo de coco que você encontra na Boaformula), açúcar de coco e canela;
Lave bem as maças;
Coloque no liquidificador uma maçã, o açúcar de coco, o óleo de cártamo e os ovos, bata bem e reserve;
Pique em pedaços pequenos ou em rodelas finas as outras 4 maçãs e reserve;
Coloque em uma tigela a farinha de trigo integral peneirada, o fermento, a canela, a quinoa em flocos e o psyllium e misture delicadamente;
Acrescente a mistura do liquidificador na tigela, metade das maças picadas e misture;
Se for colocar cranberry, castanhas e semente de chia coloque com os ingredientes secos e mexa, antes de acrescentar a mistura do liquidificador
Coloque na forma untada a massa do bolo e por cima distribua o restante da maça picada;
Leve ao forno por 60 minutos a 180ºC, ate cozinhar completamente;
Bom apetite!!
Opções de substituição:
Açúcar de coco por Xylitol* ou Erythritol*.
Farinha de trigo por farinha de arroz.
Maça por Bananas.
Óleo de cártamo por óleo de coco*.
Ovos por 2 colheres de sopa de semente de chia* hidratadas por 15 min em água temperatura ambiente.
Cranberry por gojiberry*.
*Esses ingredientes você encontra na Boaformula.
Saiba mais sobre os ingredientes!!
Óleo de Cártamo
Extraído das sementes da planta cártamo (Carthamus tinctorius), o óleo de cártamo é bastante utilizado na alimentação por causa do seu alto valor nutritivo. Ele se destaca por contribuir na redução do apetite, já que proporciona a sensação de saciedade.
Isso acontece porque ele regula o hormônio gastrointestinal grelina, que atua para estimular a fome. Assim, é possível ficar satisfeito mesmo ingerindo uma quantidade menor de alimentos.É antioxidante e anti-inflamatório natural. Entre seus benefícios estão o controle do colesterol, a prevenção da celulite e o aumento da imunidade.
Açúcar de coco
Cheio de vitaminas, o açúcar extraído do coco é um ótimo substituto do açúcar comum. Embora com a mesma quantidade de calorias do que o açúcar refinado, o índice glicêmico do açúcar de coco é mais baixo, logo as chances de estocar aquelas gordurinhas indesejáveis diminui.
Grande valor nutricional, fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B6 que participam de diversos processos metabólicos, como a produção de energia.
Rico em minerais, como o potássio, zinco, ferro e magnésio, que tem poder antioxidante podendo regular alguns dos nossos mecanismos fisiológicos.
Baixo índice glicêmico, fazendo com que a liberação de energia no organismo ocorra de forma mais lenta e assim evitando os picos de glicemia no sangue. Enquanto o açúcar refinado possui um IG (índice glicêmico) de 68, o açúcar de coco possui um IG de apenas 35.
Pode ser usado por todos, inclusive para diabéticos que estejam com a glicemia controlada, por conta do seu baixo índice glicêmico.
Possui em sua composição uma fibra chamada Inulina, que faz com que a absorção de glicose seja mais lenta.
Quinoa
A quinoa é uma espécie de planta nativa da região andina do Peru, Bolivia, Equador e Colômbia, onde foi domesticado há cerca de 3.000 a 4.000 anos para consumo humano. É considerada como um pseudocereal do ponto de vista botânico, apesar da semelhança aos cereais.
A planta possui cerca de 3.120 variedades e o seu cultivo é feito nas altitudes elevadas dos Andes por quechuas e aymarás. Uma curiosidade é que a quinoa, ou quinua, assim como outros grãos como o amaranto, tinha grande presença na alimentação do homem que habitava a América do Sul, porém, com a chegada dos espanhóis esses alimentos foram sendo substituídos pelos grãos que eram consumidos na Europa, como a cevada e o trigo.
Ela possui substâncias que melhoram o transporte de oxigênio pelas células do sangue, possui também uma substância que a recobre, chamada saponina, que, juntamente com as fibras que possui, podem reduzir os níveis de colesterol produzidos pelo fígado.
A qualidade de proteínas que esse alimento possui é comparável às fontes de origem animal, não pela quantidade, mas pela junção de vários tipos protéicos que oferecem tudo o que o organismo necessita. As mulheres contam com inúmeros benefícios da quinoa, como a redução de sintomas da TPM e menopausa, além de contar com a melhoria do funcionamento do intestino, o que reduz a sensação de edema (inchaço), entre outros.
Pelo fato de não conter glúten, a quinoa é uma alternativa de alimento para pessoas que têm doença celíaca, ou seja, intolerância a essa substância. A quinoa pode ser incluída na alimentação sob a forma de sopas, pães, bolos, risotos, sucos,hambúrguers vegetais, entre outros.
Chia
A chia possuem cerca de um terço de proteínas, um terço de fibra solúvel dietética e o restante de óleo essencial, que por sua vez possui concentração de dois terços de ácido graxo ômega-3. São originárias da planta Salvia hispanica, da Colômbia, da Guatemala e do sul do México. As sementes podem ser brancas, cinzentas, castanhas ou pretas.A semente também é rica antioxidantes e aminoácidos, além de não conter glúten. Ela absorve mais de nove vezes seu peso em água, retarda a digestão e a liberação de açúcares no organismo, além de proporcionar uma prolongada sensação de saciedade.
Considerado um superalimento,as sementes e chia são ricas ferro, magnésio e outras vitaminas e minerais, como o cálcio, que fortalece os ossos e beneficia toda a estrutura óssea, vez que também contém boro, que promove a melhor absorção de cálcio pelo organismo,
Psyllium
O Psyllium fibras, também conhecido como Psyllium husk, é uma fonte de fibra natural, feita a partir das cascas de sementes da planta chamada Plantago ovata. Composta na maior parte por fibras solúveis, que tem capacidade de se ligar à água e formar géis, importantes para o metabolismo intestinal.
·Auxilia na regularização dos níveis de colesterol, por ser fonte de fibras;
Promove a eliminação de toxinas, auxiliando na desintoxicação, devido a uma melhora no transito intestinal;
Ajuda a controlar a glicemia, fonte de fibras solúveis, ajuda a reduzir a velocidade com que carboidratos são absorvidos após a ingestão, o que permite o controle do nível de açúcar no sangue;
As fibras alimentares auxiliam o funcionamento do intestino. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudável.
Cranberry
Cranberries são pequenas frutas vermelhas que crescem principalmente, nas regiões mais frias do mundo, como Canadá, Estados Unidos e Europa. Elas têm um gosto azedo, possuem antioxidantes e muitos nutrientes essenciais. Há muitos benefícios para saúde, e você pode torná-las parte de sua dieta diária, em forma de suco, suplemento ou ao natural. Cranberries são ricos em antioxidantes, melhorando o metabolismo e o sistema digestivo.
Pele mais jovem
Os antioxidantes ajudam o corpo a se livrar de radicais livres que contribuem para o processo de envelhecimento. Eles ajudam a sua pele (aparência jovem), e prolongam as funções dos órgãos internos.
Sistema Imunológico
Os antioxidantes também eliminam as toxinas prejudiciais que podem suprimir o sistema imunológico. Quando eles são removidos, o sistema imunológico se fortalece.
Bem-estar mental
Cranberries contêm triptofano, um aminoácido conhecido por ser um precursor da serotonina, fazendo você se sentir melhor. Os estudos mostraram também que eles são bons para o cérebro e pode ajudar a melhorar sua memória.
Melhoria da pele
Cranberries também foram conhecidas para ajudar a curar doenças da pele como acne, psoríase, dermatite e eczema.
Saúde Bucal
O consumo de Cranberries, em uma base regular pode prevenir o acúmulo de placas e outros problemas dentários.
Saúde do Coração
Cranberries ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim, que podem entupir as paredes arteriais e levar a doenças cardíacas, entre outros problemas.
Saúde do trato urinário
Cranberries ajudam a tratar e prevenir infecções do trato urinário.
Xylitol
Xylitol é um adoçante natural com o mesmo poder adoçante do açúcar, com quase metade das calorias e com baixo índice glicêmico. O Xilitol é um adoçante de fonte natural, encontrado nas fibras de muitos vegetais, como milho, bétula (vidoeiro), framboesa, ameixa, bagaço de cana de açúcar, entre outros, inclusive de algumas espécies de cogumelos. É um substituto do açúcar, que ao mesmo tempo é nutritivo e benéfico para a saúde.
O adoçante xilitol contém propriedades bastante particulares que conferem a ele diversos pontos positivos.Por ser anticariogênico, ele tem o poder de inibir o crescimento de bactérias, reduzindo a formação de cáries. As bactérias não conseguem metabolizar o xilitol, e nessa tentativa, mesmo gastando muita energia, acabam intoxicadas e não se desenvolvem.
Uma segunda característica relevante do xilitol é ser independente do hormônio insulina, por isso bem tolerado por diabéticos. Absorvido lentamente, ele não causa alterações rápidas nos níveis de glicose no sangue. Além disso, a glicose formada a partir de seu metabolismo não é diretamente liberada na corrente sanguínea.
O Xilitol também tem como característica, agir como um conservante de produtos alimentícios, mesmo em baixas concentrações. Promove resistência ao desenvolvimento de microrganismos ampliando a vida de prateleira desses produtos.
Erythritol
O Eritritol é um adoçante de fonte natural geralmente extraído do milho, mas que ocorre naturalmente em frutas como peras, melões e uvas, bem como em alimentos como cogumelos e outros derivados de fermentação, como o vinho. Possui aproximadamente 70% do poder adoçante do açúcar sem as suas calorias e com índice glicêmico zero. É um substituto do açúcar, que ao mesmo tempo é nutritivo e benéfico para a saúde, agindo na cura ou prevenção de doenças.
O Eritritol por ter as calorias provenientes de póliois é considerado de caloria zero. O valor de zero caloria baseia-se no processo de absorção e eliminação exclusivo do eritritol, que não envolve o seu metabolismo.
De tolerância digestiva bastante elevada, seu consumo normalmente não provoca gases, desconforto intestinal ou efeito laxativo. Sendo bem tolerado para pessoas com intestino mais sensível.
É tolerado por diabéticos e possui ação anticariogênica, além de produzir um agradável efeito refrescante na boca.
O Eritritol assim como o Xilitol tem como característica, agir como um conservante de produtos alimentícios, mesmo em baixas concentrações. Promove resistência ao desenvolvimento de microrganismos ampliando a vida de prateleira desses produtos.
A sua saúde em boas mãos.
Fonte: Material do Fornecedor