Dica Saudável | Bolo Funcional de Maça
top of page

Dica Saudável | Bolo Funcional de Maça




INGREDIENTES

  • 5 maçãs

  • 1 xícara de açúcar de coco*

  • 1/2 xícara de óleo de cártamo*

  • 3 ovos

  • 1 xícara de farinha de trigo integral

  • 1 xícara de quinoa em flocos*

  • 1 colher (sopa) de psyllium*

  • 1 colher (sopa) rasa de canela

  • 1 colher (sopa) de fermento pó

  • cranberry* e chia* a gosto

* Esses ingredientes você encontra na Boaformula!


MODO DE PREPARO

  1. Unte a forma com um óleo de sua preferência (pode ser óleo de coco que você encontra na Boaformula), açúcar de coco e canela;

  2. Lave bem as maças;

  3. Coloque no liquidificador uma maçã, o açúcar de coco, o óleo de cártamo e os ovos, bata bem e reserve;

  4. Pique em pedaços pequenos ou em rodelas finas as outras 4 maçãs e reserve;

  5. Coloque em uma tigela a farinha de trigo integral peneirada, o fermento, a canela, a quinoa em flocos e o psyllium e misture delicadamente;

  6. Acrescente a mistura do liquidificador na tigela, metade das maças picadas e misture;

  7. Se for colocar cranberry, castanhas e semente de chia coloque com os ingredientes secos e mexa, antes de acrescentar a mistura do liquidificador

  8. Coloque na forma untada a massa do bolo e por cima distribua o restante da maça picada;

  9. Leve ao forno por 60 minutos a 180ºC, ate cozinhar completamente;

  10. Bom apetite!!


Opções de substituição:


  • Açúcar de coco por Xylitol* ou Erythritol*.

  • Farinha de trigo por farinha de arroz.

  • Maça por Bananas.

  • Óleo de cártamo por óleo de coco*.

  • Ovos por 2 colheres de sopa de semente de chia* hidratadas por 15 min em água temperatura ambiente.

  • Cranberry por gojiberry*.


*Esses ingredientes você encontra na Boaformula.




Saiba mais sobre os ingredientes!!




Óleo de Cártamo


Extraído das sementes da planta cártamo (Carthamus tinctorius), o óleo de cártamo é bastante utilizado na alimentação por causa do seu alto valor nutritivo. Ele se destaca por contribuir na redução do apetite, já que proporciona a sensação de saciedade.

Isso acontece porque ele regula o hormônio gastrointestinal grelina, que atua para estimular a fome. Assim, é possível ficar satisfeito mesmo ingerindo uma quantidade menor de alimentos.É antioxidante e anti-inflamatório natural. Entre seus benefícios estão o controle do colesterol, a prevenção da celulite e o aumento da imunidade.




Açúcar de coco

Cheio de vitaminas, o açúcar extraído do coco é um ótimo substituto do açúcar comum. Embora com a mesma quantidade de calorias do que o açúcar refinado, o índice glicêmico do açúcar de coco é mais baixo, logo as chances de estocar aquelas gordurinhas indesejáveis diminui.


  1. Grande valor nutricional, fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B6 que participam de diversos processos metabólicos, como a produção de energia.

  2. Rico em minerais, como o potássio, zinco, ferro e magnésio, que tem poder antioxidante podendo regular alguns dos nossos mecanismos fisiológicos.

  3. Baixo índice glicêmico, fazendo com que a liberação de energia no organismo ocorra de forma mais lenta e assim evitando os picos de glicemia no sangue. Enquanto o açúcar refinado possui um IG (índice glicêmico) de 68, o açúcar de coco possui um IG de apenas 35.

  4. Pode ser usado por todos, inclusive para diabéticos que estejam com a glicemia controlada, por conta do seu baixo índice glicêmico.

  5. Possui em sua composição uma fibra chamada Inulina, que faz com que a absorção de glicose seja mais lenta.



Quinoa

A quinoa é uma espécie de planta nativa da região andina do Peru, Bolivia, Equador e Colômbia, onde foi domesticado há cerca de 3.000 a 4.000 anos para consumo humano. É considerada como um pseudocereal do ponto de vista botânico, apesar da semelhança aos cereais.


A planta possui cerca de 3.120 variedades e o seu cultivo é feito nas altitudes elevadas dos Andes por quechuas e aymarás. Uma curiosidade é que a quinoa, ou quinua, assim como outros grãos como o amaranto, tinha grande presença na alimentação do homem que habitava a América do Sul, porém, com a chegada dos espanhóis esses alimentos foram sendo substituídos pelos grãos que eram consumidos na Europa, como a cevada e o trigo.


Ela possui substâncias que melhoram o transporte de oxigênio pelas células do sangue, possui também uma substância que a recobre, chamada saponina, que, juntamente com as fibras que possui, podem reduzir os níveis de colesterol produzidos pelo fígado.


A qualidade de proteínas que esse alimento possui é comparável às fontes de origem animal, não pela quantidade, mas pela junção de vários tipos protéicos que oferecem tudo o que o organismo necessita. As mulheres contam com inúmeros benefícios da quinoa, como a redução de sintomas da TPM e menopausa, além de contar com a melhoria do funcionamento do intestino, o que reduz a sensação de edema (inchaço), entre outros.


Pelo fato de não conter glúten, a quinoa é uma alternativa de alimento para pessoas que têm doença celíaca, ou seja, intolerância a essa substância. A quinoa pode ser incluída na alimentação sob a forma de sopas, pães, bolos, risotos, sucos,hambúrguers vegetais, entre outros.




Chia

A chia possuem cerca de um terço de proteínas, um terço de fibra solúvel dietética e o restante de óleo essencial, que por sua vez possui concentração de dois terços de ácido graxo ômega-3. São originárias da planta Salvia hispanica, da Colômbia, da Guatemala e do sul do México. As sementes podem ser brancas, cinzentas, castanhas ou pretas.A semente também é rica antioxidantes e aminoácidos, além de não conter glúten. Ela absorve mais de nove vezes seu peso em água, retarda a digestão e a liberação de açúcares no organismo, além de proporcionar uma prolongada sensação de saciedade.

Considerado um superalimento,as sementes e chia são ricas ferro, magnésio e outras vitaminas e minerais, como o cálcio, que fortalece os ossos e beneficia toda a estrutura óssea, vez que também contém boro, que promove a melhor absorção de cálcio pelo organismo,




Psyllium


O Psyllium fibras, também conhecido como Psyllium husk, é uma fonte de fibra natural, feita a partir das cascas de sementes da planta chamada Plantago ovata. Composta na maior parte por fibras solúveis, que tem capacidade de se ligar à água e formar géis, importantes para o metabolismo intestinal.


·Auxilia na regularização dos níveis de colesterol, por ser fonte de fibras;
  • Promove a eliminação de toxinas, auxiliando na desintoxicação, devido a uma melhora no transito intestinal;

  • Ajuda a controlar a glicemia, fonte de fibras solúveis, ajuda a reduzir a velocidade com que carboidratos são absorvidos após a ingestão, o que permite o controle do nível de açúcar no sangue;

  • As fibras alimentares auxiliam o funcionamento do intestino. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudável.



Cranberry

Cranberries são pequenas frutas vermelhas que crescem principalmente, nas regiões mais frias do mundo, como Canadá, Estados Unidos e Europa. Elas têm um gosto azedo, possuem antioxidantes e muitos nutrientes essenciais. Há muitos benefícios para saúde, e você pode torná-las parte de sua dieta diária, em forma de suco, suplemento ou ao natural. Cranberries são ricos em antioxidantes, melhorando o metabolismo e o sistema digestivo.


Pele mais jovem

Os antioxidantes ajudam o corpo a se livrar de radicais livres que contribuem para o processo de envelhecimento. Eles ajudam a sua pele (aparência jovem), e prolongam as funções dos órgãos internos.


Sistema Imunológico

Os antioxidantes também eliminam as toxinas prejudiciais que podem suprimir o sistema imunológico. Quando eles são removidos, o sistema imunológico se fortalece.


Bem-estar mental

Cranberries contêm triptofano, um aminoácido conhecido por ser um precursor da serotonina, fazendo você se sentir melhor. Os estudos mostraram também que eles são bons para o cérebro e pode ajudar a melhorar sua memória.


Melhoria da pele

Cranberries também foram conhecidas para ajudar a curar doenças da pele como acne, psoríase, dermatite e eczema.


Saúde Bucal

O consumo de Cranberries, em uma base regular pode prevenir o acúmulo de placas e outros problemas dentários.


Saúde do Coração

Cranberries ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim, que podem entupir as paredes arteriais e levar a doenças cardíacas, entre outros problemas.


Saúde do trato urinário

Cranberries ajudam a tratar e prevenir infecções do trato urinário.




Xylitol


Xylitol é um adoçante natural com o mesmo poder adoçante do açúcar, com quase metade das calorias e com baixo índice glicêmico. O Xilitol é um adoçante de fonte natural, encontrado nas fibras de muitos vegetais, como milho, bétula (vidoeiro), framboesa, ameixa, bagaço de cana de açúcar, entre outros, inclusive de algumas espécies de cogumelos. É um substituto do açúcar, que ao mesmo tempo é nutritivo e benéfico para a saúde.


O adoçante xilitol contém propriedades bastante particulares que conferem a ele diversos pontos positivos.Por ser anticariogênico, ele tem o poder de inibir o crescimento de bactérias, reduzindo a formação de cáries. As bactérias não conseguem metabolizar o xilitol, e nessa tentativa, mesmo gastando muita energia, acabam intoxicadas e não se desenvolvem.


Uma segunda característica relevante do xilitol é ser independente do hormônio insulina, por isso bem tolerado por diabéticos. Absorvido lentamente, ele não causa alterações rápidas nos níveis de glicose no sangue. Além disso, a glicose formada a partir de seu metabolismo não é diretamente liberada na corrente sanguínea.

O Xilitol também tem como característica, agir como um conservante de produtos alimentícios, mesmo em baixas concentrações. Promove resistência ao desenvolvimento de microrganismos ampliando a vida de prateleira desses produtos.


Erythritol


O Eritritol é um adoçante de fonte natural geralmente extraído do milho, mas que ocorre naturalmente em frutas como peras, melões e uvas, bem como em alimentos como cogumelos e outros derivados de fermentação, como o vinho. Possui aproximadamente 70% do poder adoçante do açúcar sem as suas calorias e com índice glicêmico zero. É um substituto do açúcar, que ao mesmo tempo é nutritivo e benéfico para a saúde, agindo na cura ou prevenção de doenças.


O Eritritol por ter as calorias provenientes de póliois é considerado de caloria zero. O valor de zero caloria baseia-se no processo de absorção e eliminação exclusivo do eritritol, que não envolve o seu metabolismo.


De tolerância digestiva bastante elevada, seu consumo normalmente não provoca gases, desconforto intestinal ou efeito laxativo. Sendo bem tolerado para pessoas com intestino mais sensível.


É tolerado por diabéticos e possui ação anticariogênica, além de produzir um agradável efeito refrescante na boca.

O Eritritol assim como o Xilitol tem como característica, agir como um conservante de produtos alimentícios, mesmo em baixas concentrações. Promove resistência ao desenvolvimento de microrganismos ampliando a vida de prateleira desses produtos.

A sua saúde em boas mãos.

Fonte: Material do Fornecedor

487 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page