top of page

Dica Saudável | Florais | Florescendo a essência do ser



Florais - Florescendo a essência do ser

Medicina Holistica



"A saúde é uma herança nossa, nosso direito. É a completa e total união entre alma, mente e corpo e isso não é um ideal longínquo e difícil de alcançar, mas tão simples e natural que muitos de nós o negligenciamos". Dr. Edward Bach (1886 - 1936)



O uso de plantas e flores no tratamento humano é muito antigo. Há mais de mil anos antes de Cristo as flores já eram utilizadas com este objetivo. Os aborígines australianos comiam flores para obter os seus efeitos, os egípcios, africanos e malaios já faziam uso das flores para tratar de desequilíbrios emocionais. Há registros de que Paracelsos no século XVI, já utilizava as essências florais para tratar os desequilíbrios emocionais de seus pacientes. Mas foi o Dr. Edward Bach, médico bacteriologista, quem introduziu a utilização das essências florais ultra diluídas.


Passados 70 anos esta maravilhosa herança deixada por Bach, está se disseminando a cada dia, no mundo inteiro.



O que são e como atuam?


Os florais são extratos líquidos naturais e altamente diluídos, que se destinam ao equilíbrio dos problemas emocionais, operando em níveis vibratórios sutis e harmonizando a pessoa no meio em vive.


As essências florais atuam nos campos emocionais, espirituais e, consequentemente, no campo físico. Visa a harmonização das emoções, pensamentos e sentimentos que possam estar gerando um mal estar físico / psíquico. Cada uma das essências florais atua curando determinado quadro desarmonioso. A frequência restauradora que delas provem percorre as vias de energia sutil que interligam os órgãos aos centros emocionais energéticos, atingindo todos os corpos etéricos, desbloqueando e equilibrando todo o sistema, possibilitando assim uma harmonização de todo nosso campo bioenergético, fazendo com que haja uma aceleração da frequência vibracional de determinadas partes que se encontram bloqueadas, ocorrendo uma modificação das informações energéticas correspondentes.


A essência floral auxilia o indivíduo a trazer a consciência às atitudes que causam os problemas e nos ajudam a fazer a mudança necessária para a cura. As essências florais são muito poderosas quando se trata de prevenir doenças, atuam no estado emocional do indivíduo tratando os processos de ansiedade, medo, tristeza, trauma, estresse, entre outros. Estados emocionais que geram problemas físicos como gastrite, azia, excesso de peso, dores de cabeça, etc. É certo dizer que são os pensamentos e atitudes que determinam a saúde física do indivíduo, devido à somatização de padrões cristalizados que perduram no indivíduo por muito tempo, até que chega ao estado físico de fato. É no estágio emocional pensamentos e atitudes que as essências florais são muito úteis, pois atuam dissolvendo o processo de desequilíbrio, antes de atacar o corpo físico. No processo de cura é de fundamental importância que o indivíduo queira realmente ser curar e assuma isso para si próprio, a força de vontade é a ponte para a cura.​

Na Boaformula trabalhamos com os Florais de Bach, Califórnia e Minas.

Além disso, revendemos a linha da Bioflorais!



Florais de Bach


Os florais de Bach foram o primeiro sistema floral que conhecemos. Os remédios Florais do Dr. Bach, ou simplesmente Florais de Bach, são uma forma de tratamento que utiliza a energia das flores silvestres para combater as emoções negativas que provocam doenças. Foram desenvolvidos na década de 1930 pelo médico inglês Edward Bach e desde então vem ganhando popularidade crescente. Cansado do excessivo materialismo da medicina de seu tempo, o Dr. Bach abandonou sua prática médica em Londres e retirou-se para o campo, convencido de que os aspectos psico-mentais são a verdadeira causa das doenças. A partir de suas meditações e de um profundo estudo das leis da natureza, das propriedades das plantas e das forças curativas que animam todo ser vivo, o Dr. Bach desenvolveu a noção de que as doenças não são exatamente provocadas por agentes físicos, como bactérias e os vírus, mas sim, resultantes de desarmonias cuja origem está nos conflitos profundos entre os elementos da personalidade e a nossa verdadeira natureza espiritual


Mas antes de continuar falando dos florais de bach, é interessante conhecermos brevemente a vida de seu criador, o Dr. Edward Bach.

Pequena biografia de Edward Bach


O Dr. Edward Bach nasceu em 1886, no povoado de Moseley, perto de Birmingham, na Inglaterra. Desde criança demonstrou uma grande sensibilidade amor pela natureza, além de clara aptidão para a medicina.


Aos 20 anos ingressou na Faculdade de Medicina de Birmingham e após a conclusão do curso, especializou-se em bacteriologia, imunologia e saúde pública.


Como médico, o Dr. Bach pôde observar como os pacientes reagiam às enfermidades e como essa reação influía no curso das doenças. Observou que o mesmo tratamento, aplicado a pessoas diferentes, surtia efeitos diversos não explicáveis pelas teorias médicas. Percebeu também que medicamentos eficazes para algumas pessoas nem sempre atuavam em outras, mas que pacientes com temperamentos similaresse curavam com remédios também similares. Ficou evidente a importância da índole do doente, e que esta tinha influência no tratamento a ser ministrado.