top of page

Dica Saudável | Receita de Coxinha recheada com Casca de Banana




Coxinha de carne de casca de banana sem glúten


Comer bem, faz bem.


No mundo atual é possível encontrar diversas pessoas que se preocupam cada vez mais com sua saúde e isso faz com que cada pessoa busque tratamentos alternativos capazes de atender às suas necessidades e exigências. Dessa forma, a medicina vem interagindo com essas novas solicitações, enxergando a alimentação como forma de prevenção e tratamento de diversas doenças, proporcionando bem-estar, saúde e benefícios para o corpo e mente.


Sendo assim, vale ressaltar que manter uma boa alimentação, seguindo orientações de um profissional pode melhorar significativamente a qualidade de vida do indivíduo, fazendo com que o surgimento de diversas patologias seja evitado, trazendo mais conforto e uma vida saudável.


Para viver mais e com mais saúde, é preciso comer bem. Uma alimentação saudável ajuda o corpo a funcionar melhor e interfere diretamente no seu bem-estar físico e mental. Isso não quer dizer que você deva se restringir a pratos que você gosta, apenas adaptá-los para também apreciar o paladar e nutrir o corpo.


Há diversos alimentos que podem ser consumidos diariamente para obter os resultados esperados. Esses alimentos podem manter a saúde, controlar o peso e permitir uma vida com mais energia e disposição. Sendo assim, segue uma lista de alimentos que trazem benefícios para o organismo:


  • Gorduras boas: Muitas pessoas desconhecem as gorduras boas. Existem diversos alimentos que possuem a gordura à base de vegetal, mas que podem ser consumidos diariamente, trazendo muitas vantagens para o corpo. Dentre os alimentos que contêm essa gordura, destacam-se: o azeite, os cereais, os grãos, sementes e algumas frutas. A gordura à base de animal, geralmente deve ser evitada, no entanto há alimentos como peixe que proporcionam benefícios para o organismo devido ao ômega 3, pois ajuda no controle do colesterol e na função cardíaca;

  • Vitaminas: Todos sabem dos benefícios das vitaminas, por isso sempre utilizam complexos vitamínicos para manter a saúde do corpo. No entanto, é fundamental seguir orientações médicas antes de consumir esses complexos. Para manter o corpo saudável, a pessoa necessita consumir diariamente porções de frutas, verduras e legumes, pois esses alimentos contêm vitaminas necessárias para o bom funcionamento do corpo;

  • Temperos naturais: Os temperos deixam a comida mais saborosa e são muito usados pelas cozinheiras, porém, os temperos naturais, além de melhorar o paladar dos alimentos, podem proporcionar outras vantagens para a pessoa, pois eles geralmente inibem as enzimas que estimulam a formação do colesterol;

  • Fibras: As fibras devem ser consumidas diariamente sem exageros, pois elas ajudam no bom funcionamento intestinal;

  • Água: Os benefícios da água são conhecidos por toda humanidade. Ela oferece, dentre outras vantagens, hidratação para todo o corpo, inclusive para a pele. Com isso, a aparência da pessoa melhora, proporcionando uma maior autoestima e beleza. Os sucos naturais também proporcionam vantagens, mas nada pode substituir a água. Por isso, beba ao menos 2 litros de água por dia.


Alimentos a serem evitados | Assim como há alimentos benéficos para a saúde, há aqueles que devem ser evitados ao máximo. Dentre eles se destacam:


  • Gorduras ruins: Frituras, gorduras animais e gorduras hidrogenadas devem ser evitadas, pois prejudicam bastante nosso organismo, até mesmo, a circulação sanguínea;

  • Refrigerantes e bebidas com alto teor de açúcar: Os refrigerantes só trazem malefícios para a saúde humana, por isso seu consumo deve ser completamente eliminado;

  • Sal e açúcar: O excesso de sal e açúcar pode prejudicar a saúde da pessoa. Pois podem causar hipertensão arterial, descontrole de glicose e outros problemas sérios. Por isso, use esses produtos de forma moderada e com cautela.


Pensando nisso montamos uma receita deliciosa e nutritiva para ser apreciada com alguns ingredientes que você encontra na Boaformula para nutrir seu corpo e alma. Confira!



Coxinha de carne de casca de banana sem glúten


Ingredientes


Recheio >>

  • Casca de 4 bananas*

  • ½ limão OU 1 colher de sopa de vinagre

  • 1 cebola média picada

  • ½ pimentão verde (mas pode ser qualquer um)

  • 2 colheres de sopa de óleo de chia ou linhaça ¹

  • 4 colheres de molho de tomate

  • ½ xícara de água

  • Sal rosa ¹

  • Opcional: temperos


* Você pode usar casca de qualquer banana, banana prata, banana-da-terra, qualquer. Pode inclusive ser casca de banana verde. Para usar a casca de banana verde, você deve levá-la ao fogo com água, e deixar ferver por 5min. Aproveite a casca da banana que você tiver em casa, e o melhor: ela não será transformada em lixo! Rica em potássio, é um opção deliciosa. Lembrando que indicamos o uso da casca da banana orgânica.


♥ Esta é uma sugestão. Você pode fazer alteração do recheio de sua preferência: pode ser feito com carne de jaca, frango, legumes, palmito. Use a sua criatividade e aproveite os alimentos que você já tem em sua casa!



Modo de Preparo


Corte as cascas da banana em tiras e coloque-as de molho em água com suco de ½limão ou vinagre. O limão/vinagre tem a tarefa de aliviar a adstringência da banana.


Em uma panela em fogo médio, frite a cebola. Quando ela estiver bem douradinha, adicione as cascas de banana. Mexa esses ingredientes.


Por fim, adicione o molho de tomate, ½ xícara de água, e sal a gosto (vá colocando pitadas e provando).


E tá pronto pra servir e usar de recheio na sua coxinha. Você também pode usar de acompanhamento para o arroz, farofa e salada, por exemplo.



Massa da coxinha >>


  • 2 xícaras (de chá) de caldo de legumes (abaixo sugestão de receita)

  • 4 colheres (de sopa) de óleo de chia ou linhaça¹

  • 1/2 colher (de chá) de sal rosa ¹

  • 2 xícaras (de chá) de farinha de TOTAL MIX (Mix de Farinhas Salgadas da Giroil: farinha de grão de bico, farinha de teff, farinha de gergelim, farinha de linhaça dourada, psyllium husk) ¹

  • 1 xícara (de chá) de farinha painço ¹


Modo de Preparo


Em uma panela grande em fogo médio, coloque o caldo de legumes, o azeite de oliva ou óleo de cartamo, o sal do himalaia e deixe ferver. Quando começar a ferver abaixe o fogo e adicione o mix de farinha salgada aos poucos e misture bem. Vai começar a msiturar e engrossar a massa. Misture até virar uma bola de massa firme e pesada. Desligue e deixe esfriar por cerca de meia hora.

Coloque esta massa ainda morna, mas que dê para trabalhar com as mãos, sobre um balcão limpo (aconselha-se limpar com álcool 70% ou vinhagre de álcool) e sove por 5 minutos, até ficar lisa e uniforme.

Divida ela em 8 bolinhas do mesmo tamanho. Pegue uma bolinha, amasse rapidamente e modele uma espécie de cestinha, com as paredes altas.



Para rechear, coloque 1 colher de sopa cheia de recheio de sua preferência e feche bem, puxando delicadamente as laterais. Use as palmas das mãos para modelar as coxinhas. Repita o processo com o restante da massa.


Para empanar a massa, coloque água em um pote largo e fundo e cerca de 1 xícara de farinha painço em um prato raso. Passe as coxinhas na água e em seguida na farinha.

Para cozinhar você pode assar ou fritar as coxinhas >>


  • Asse no forno a 240 graus até ficarem douradinhas.

  • Frite com óleo de coco, óleo de abacate, óleo de chia ou o que tiver a disposição e esquente-o até ficar bem quente. Frite até ficarem douradinhas e coloque sobre papel toalha para absorver o excesso de óleo.



Receita de caldo de legumes com reaproveitamento de alimentos >>


Sempre que se vai usar legumes, pegue os talos, cascas e até restinhos que acabaram murchando porque se esquece de usar, va colocando em um pote de vidro, e mantendo no freezer ou congelador. Quando precisar, prepare o caldo de legumes simplesmente fervendo tudo com água até reduzir bem. Aí você pode, ou congelar, ou usar imediatamente.


Você pode usar o caldo de legumes caseiro para cozinhar arroz, feijão, massas, sopas, risotto, e adicionar até no purê de vez em quando. E a parte mais legal é que o caldo fica com um sabor diferente a cada vez que você faz porque os legumes e verduras acabam variando, né?!


Ingredientes

  • O que tiver de restos de legumes e verduras

  • 4 xícaras de Água

  • Sal e temperos a gosto

Modo de Preparo

  1. Coloque todos os ingredientes em uma panela, adicione água e cozinhe em fogo baixo por 40–60 min;

  2. Quanto mais você cozinhar, mais concentrado o caldo vai ficar. Em cozinhas profissionais, o caldo é reduzido a 1/3 da quantidade original de água!

E bom apetite!!


Não conhece alguns ingredientes ou não sabe quais os seus benefícios?

Confira aqui!!

Casca da Banana


Além de gerar economia e diminuição de resíduos, comer casca de banana é bastante nutritivo.


A ingestão da casca é uma boa alternativa para o aumento de minerais na dieta. A pele contém quantidades elevadas de vitaminas B6, além de magnésio e potássio. Ela também contém fibras e proteínas.


A casca de banana contêm triptofano, um aminoácido essencial que aumenta os níveis de serotonina (mesmo hormônio liberado quando consumimos chocolate) no corpo e afeta o humor positivamente. Segundo estudos, se for propriamente tratada, a casca de banana é uma fonte barata de carboidratos e minerais, sendo apontada como uma boa opção para a alimentação de animais de criação.


Além disso, ela é rica em fibras que promovem movimentos intestinais, auxiliam na digestão e podem reduzir os níveis de colesterol no sangue. Ajudando assim a prevenir doenças cardiovasculares, derrames e câncer. Os amidos resistentes presentes na casca da banana viram alimento das bactérias que vivem no intestino grosso naturalmente. Na digestão desse amido, as bactérias produzem substâncias que fazem bem para nosso organismo e ajudam a prevenir diversas doenças, como câncer e diabetes.


Cascas de banana são ricas em polifenóis e carotenoides, que são fitoquímicos com propriedades antioxidantes. Eles reduzem o estresse oxidativo e neutralizam os radicais livres em vários órgãos, incluindo a pele. Um deles é a luteína, um carotenoide que protege os olhos dos danos dos radicais livres, dos riscos de catarata e de degeneração macular, e filtra os raios UV prejudiciais.


Para comer a casca, você pode misturá-la em vitaminas, fritar, assar ou cozinhar durante pelo menos cinco minutos. O calor é importante para romper as fibras da pele e assim suavizar a textura resistente, tornando a casca mais fácil de mastigar e digerir.


Farinha de Painço

O painço já foi visto como alimento básico na África e na Índia. Hoje, ele rompeu fronteiras e figura na lista como o sexto cereal mais importante do mundo. Entre suas propriedades, destaque para a nutrição, baixo probabilidade de provocar alergia e mais digerível. O painço é rico em proteínas, fibras, vitaminas do complexo B, ferro, magnésio, fósforo e potássio.


Por conter grande quantidade do aminoácido triptofano, propicia sono tranquilo. Já as vitaminas do complexo B, auxiliam na redução das taxas de LDL, também conhecido como colesterol ruim; o magnésio ajuda a controlar a pressão arterial, reduzindo risco de infarto.


O cereal também tem propriedades para amenizar os sintomas de asma e as frequências das crises de enxaqueca. Devido a alta concentração de fibra ele aumenta a concentração de insulina, diminuindo a concentração de gorduras no sangue.


Quanto aos cálculos biliares, a ingestão frequente do painço diminui os índices de desenvolvimento da doença. Isso se dá pelo teor de fibras diminuírem a secreção dos ácidos biliares, já que o excesso configura na formação de cálculos.

Farinha Total Mix

A Linha Chef TOTAL MIX da Giroil, foi desenvolvida para facilitar sua vida!


A praticidade em um mix de farinhas, com tudo que você mais aprecia: Baixo carboidrato, grande quantidade de proteína, gorduras boas, com inúmeros nutrientes e fibras.


Na versão Mix de Farinhas Salgado, assinado pela Chef Cris Gutierrez, você vai ao encontro de sabor e nutrientes, resultando em deliciosas panquecas, mini pizzas, wrap ou outras receitas de sua preferência.


Chef Cris Gutierrez especializada em Cozinha Natural. Professora de gastronomia em cursos livres, consultora domiciliar e empresarial. Criadora de uma extensa linha de produtos com ingredientes funcionais, sem glúten e sem lactose. Pós-graduada em gastronomia, formada em panificação, com cursos e formações em confeitaria e cozinha quente no Brasil e América Latina.


O que contém >> Farinha de grão de bico, farinha de teff, farinha de gergelim, farinha de amêndoas, farinha de linhaça dourada, psyllium husk, espessante:hidroxipropilmetilcelulose, sal rosa, fermento químico, bicarbonato de sódio, orégano.



Sal Rosa do Himalaia

Você já ouviu falar sobre o incrível cristal de sal que vem diretamente das montanhas do Himalaia? É embalado com alguns benefícios bastante surpreendentes e é um novo ingrediente surpreendente para adicionar a sua despensa. É uma alternativa absolutamente maravilhosa ao sal de mesa, e logo explicarei o porquê.


A história - Primeiro de tudo, o que faz o sal de cristal do Himalaia ser tão incrível? Cerca de 200 milhões de anos atrás, havia camas cristalizadas de sal que foram cobertas com lava. Sendo mantidas nesse ambiente intocado e imaculado que foi cercado por neve e gelo durante tantos anos significa que o sal foi protegido da poluição moderna. Muitas pessoas acreditam que este sal rosa é o mais puro sal que pode ser encontrado no planeta.


Minerais e energia - O sal do Himalaia contém os mesmos 84 minerais e elementos que são encontrados no corpo humano, que por si só é bastante impressionante! Alguns destes minerais incluem: o cloreto de sódio, sulfato de cálcio, potássio e magnésio. Ao utilizar este sal, na verdade você está recebendo menos ingestão de sódio por porção do que o sal de mesa regular, porque é menos refinado e as peças são maiores. Portanto o sal do Himalaia tem menos sódio por porção, porque os cristais ou flocos ocupam menos espaço do que o sal de mesa que é uma variedade altamente processada. Outra coisa legal sobre este sal é que por causa de sua estrutura celular ele armazena energia vibracional. Os minerais deste sal existem na forma coloidal, o que significa que eles são pequenos o suficiente para as nossas células para os absorver facilmente.


Quais são exatamente os benefícios?


Alguns dos benefícios que você pode esperar por consumir este sal no lugar do sal de mesa regular incluem:

  • Auxilia na saúde vascular;

  • Ajuda pulmões saudáveis e função respiratória;

  • Promove o equilíbrio do pH estável dentro das células;

  • Reduz os sinais de envelhecimento;

  • Promove padrões de sono saudável;

  • Aumenta a libido;

  • Previne cãibras musculares;

  • Aumenta a hidratação;

  • Fortalece os ossos;

  • Reduz a pressão arterial;

  • Melhora a circulação;

  • Desintoxica o corpo de metais pesados.



Óleo de Chia

A Salvia hispanica, popularmente conhecida como chia ou sementes de chia, é uma planta herbácea da família das lamiáceas, nativa da Guatemala e das regiões central e austral mexicanas.


Um óleo de sabor suave,o óleo de chia é feito a partir da semente da chia e tem propriedades que melhoram o funcionamento do organismo e se consumidos juntamente com uma dieta balanceada pode ajudar no emagrecimento de maneira saudável. O óleo de chia possui fibras, ômega 3, proteínas, diversas substâncias antioxidantes, vitaminas do complexo B e minerais como fósforo, potássio, zinco, cobre e cálcio.


* O óleo de chia também é excelente em sucos, centrifugados e batidas principalmente se feitos com ingredientes cheios de vitaminas A e K que são lipossolúveis e não são absorvidas pelo organismo sem que um óleo ajude na sua absorção. Coloque uma colherzinha deste óleo nos sucos que levam por exemplo cenoura, espinafre, manga, tomate, melão, abacate, aveia, agrião, etc.


* Fica bom em tudo porque o óleo de semente de chia possui um sabor neutro, ou seja, não altera o sabor do prato. Então dá para usá-lo inclusive em receitas de doces, pode adicioná-lo ao cereal matinal, ao iogurte, ou em sopas.


* Não quer cozinhar nada? Até mesmo em uma colherzinha você pode consumir este óleo puro para aproveitar todos os seus benefícios.


Óleo de Coco

O óleo de coco é uma ótima opção para substituir o óleo vegetal convencional na cozinha, possui diversos benefícios como:

  • Ajuda na proteção do sistema imunológico.

  • Por diminuir o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom), ajuda a proteger a saúde cardiovascular, pois realiza um tipo de limpeza da gordura que circula no sangue.

  • Ajuda no bom funcionamento da tireoide (estrutura localizada no pescoço que produz hormônios como a tiroxina, que age na regulação da taxa do metabolismo e afeta o aumento da taxa funcional de vários outros sistemas do corpo), evitando que o metabolismo se desequilibre.

  • Previne doenças nos ossos como a osteoporose, pois os mantêm fortes.

  • Diminui sintomas de ressaca, protegendo o fígado dos efeitos tóxicos do álcool através de ações antioxidantes.

  • Contém fitormônios, principalmente na água, podendo ajudar na prevenção de doenças neurodegenerativas (quando ocorre a destruição irreversível de neurônios, como acontece no mal de Alzheimer e na amnésia) e prevenir o câncer de mama.

  • Para quem tem diabete, a gordura do coco é muito boa, pois dá uma sensação de saciedade, contribuindo assim na compulsão temporária por doces e carboidratos.



Óleo de Linhaça

Extraído dos grãos de Linhaça (Linum usitatissimun L.), os quais são produzidos pela própria empresa e selecionados em alta qualidade, a extração é através de primeira e única prensagem a frio, conservando todas as propriedades nutricionais.


De coloração alaranjada e sabor característico, possui alto índice de gorduras insaturadas (poliinsaturadas e monoinsaturadas), que são os ácidos graxos essenciais, conhecidos por ômega 3, 6 e 9. Possui predomínio de ômega 3.


Características >>


  • Ação antioxidante;

  • Extravirgem;

  • Prensado a frio;

  • Não contém glúten;

  • 100% natural.

A sua saúde em boas mãos.



Fonte: Farmacêutica Responsável

Material dos Fornecedores


Boaformula

Manipulação e Produtos Naturais

Porto Alegre | RS

1.206 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page