Dica Saudável | Sustentabilidade: uma nova visão de nosso lixo




Sustentabilidade: uma nova visão de nosso lixo

“Pequenos hábitos, grandes resultados.”


O que é simples de fazer e deixa a vida muito melhor


A Boaformula vem hoje divulgar a parceria junto à empresa EuReciclo. Esta parceria demonstra nossa empatia com o meio ambiente e nossa responsabilidade com os resíduos gerados em nossa linha de produção. Promovendo a saúde de uma maneira holística, tanto do homem como da natureza. A EuReciclo faz uma medida compensatória, mediante a uma contribuição nossa, onde garante a efetiva reciclagem de um percentual equivalente ao que produzimos de polímeros (plástico).



Por que é importante reciclar?


Aprovada em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) busca regulamentar e incentivar ações de engajamento entre os elos da cadeia de valor para o tema da reciclagem. Dentre os objetivos da PNRS, está a redução do percentual de resíduos úmidos e sólidos que vai para os aterros, estabelecendo diferença do que é descartado entre resíduo e rejeito.


Resíduo = material ou bem descartado resultante de atividades de consumo. Rejeito = resíduos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentem outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada.



Reciclar ou Aterrar?


O aterro não é a melhor solução para o destino do material plástico, apesar de ser uma solução prática, uma vez que o material plástico não contribui para a emissão de metano na atmosfera. No entanto, acumulado ao longo do tempo, o plástico ocupa espaço que poderia ser ocupado por outros tipos de resíduos que não podem ser reaproveitados.Além disso a área de aterro não pode ser habitada e depois de sua capacidade máxima ser alcançada se torna um local instável e que precisará de controle por muitas décadas mesmo desativado.



Vantagens da reciclagem


Reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais, já usados, como matéria-prima para a fabricação de um novo produto. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração, contribuindo para a preservação do meio ambiente.


A reciclagem também é capaz de reduzir a acumulação progressiva de resíduos a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico e as agressões ao solo, ar e água; fatores incrivelmente negativos em relação à vida do nosso planeta.


Outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa alternativa nos centros urbanos do Brasil.


Devido a grande quantidade de lixo gerada todos os dias no mundo, a reciclagem vem se tornado uma atitude indispensável para a manutenção da saúde das pessoas e também do planeta. Vamos apresentar um pouco dessa empresa que nos cativou e se tornou nossa parceira.



Sobre a Eureciclo

O que é?


É um certificado de compensação ambiental que nasceu com o propósito de transformar a cadeia de reciclagem no Brasil. A Eureciclo acredita que é possível torná-la mais sustentável financeira, ambiental e socialmente. Constroem esse futuro junto a cooperativas de reciclagem, empresas e consumidores engajados, através do empoderamento e da transparência.



Como surgiu?


O selo eureciclo foi idealizado pela New Hope Ecotech, uma empresa de tecnologia e impacto social fundada no coração de uma das mais prestigiadas faculdades de negócios do mundo, a Kellogg School of Management, nos EUA. Seu time é apaixonado por tecnologia e pelo desafio de transformar o setor de reciclagem ajudando na melhoria da gestão e transparência dos dados.



O que faz?


Realiza, de forma sustentável, a compensação ambiental de resíduos pós-consumo recicláveis. Essa compensação é feita em parceria com cooperativas de reciclagem, que retiram do meio ambiente uma quantidade de resíduos equivalente em massa e material às embalagens produzidas pelas empresas. Isso possibilita que as empresas tomem responsabilidade pelo seu impacto ambiental, neutralizando-o e contribuindo para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem no país. Nós da Boaformula fazemos parte agora desse processo, estando em transição para logo você poder encontrar o sorriso Eureciclo em nossos rótulos e embalagens, a fim de comunicar ao consumidor nosso compromisso com a reciclagem.




Pilares da empresa EuReciclo


Missão


Querem transformar a reciclagem em um processo transparente e sustentável no âmbito ambiental, financeiro e social. Buscam, também, criar uma comunidade de marcas e consumidores conscientes.



Visão

Ressignificar a ideia de sustentabilidade e desenvolver a cadeia de reciclagem.



Valores


  • Sustentabilidade

É a base da organização. Prezam pela sustentabilidade ambiental, financeira e social. Acreditam que iniciativas duradouras e com impactos consistentes são aquelas que conseguem se sustentar no longo prazo, maximizando conjuntamente os recursos naturais e o impacto gerado para os agentes envolvidos.


  • Transparência

Através de uma tecnologia própria, cadastram cooperativas de reciclagem de todo o Brasil e rastream os resíduos sólidos coletados e efetivamente reciclados. Os dados levantados são disponibilizados para as marcas que possuem o selo e comprovam a compensação das suas embalagens.



  • Inclusão

Com o pagamento extra para os cooperados e cooperadas, é possível aumentar a renda e qualidade de trabalho deles. A decisão de como utilizar o dinheiro fica a critério da cooperativa, o que dá também uma maior autonomia a eles.



A reciclagem é peça fundamental na preservação e na melhoria de nosso planeta! Você faz a sua parte?

O que é reciclável? É reciclável todo o resíduo descartado que constitui interesse de transformação de partes ou o seu todo. Esses materiais poderão retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais.

Por exemplo: Folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, PET, recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante, canos, esquadrias, arame, todos os produtos eletroeletrônicos e seus componentes, embalagens em geral e outros.



Como é reciclado cada material?


  • Papel

Nos depósitos, é enfarfado em prensas, são classificados e revendidos às fábricas. O papel vai para uma espécie de liqüidificador gigante, misturado com água formando uma pasta. Uma peneira tira as impurezas e são aplicados produtos químicos para torná-lo mais branco e com fibras mais ligadas, novamente ele será prensado, originando uma folha bruta, posteriormente ele será industrializado.


Acesse o vídeo aqui.



  • Plástico

O plástico pode ser reciclado de forma mecânica, química ou energética. A mais comum é a mecânica. Nela, depois de separado, enfarfado e estocado, o plástico é moído e lavado para voltar a o processo industrial. Esse plástico é seco e aglutinado em uma máquina de alta rotação, formando uma pasta. Passa por uma etapa de resfriamento e é cortado em tiras, que depois são picadas e revendidas às fábricas. É possível usar 100% de material reciclado em produto novo.


Acesse o vídeo aqui.



  • Latas

São limpas e prensadas para facilitar o transporte. Nas usinas, são fundidas em fornos, quando estão no estado líquido, são moldadas em placas. Este reaproveitamento possibilita que a liga metálica ou alumínio sejam reprocessados infinitas vezes, sem perda da qualidade.


Acesse o vídeo aqui.



  • Vidros

Os vidros são limpos e separados de outras impurezas. Vão para um triturador que transforma os resíduos em cacos do mesmo tamanho. Passam por uma peneira e são armazenados em silos e tambores, para serem fundidos e novamente reaproveitados.

Acesse o vídeo aqui.





Lembre-se: Você pode participar de todo este processo é só fazer sua parte, descartando corretamente os resíduos sólidos.

Dicas para separar o lixo para reciclagem!


Separe os materiais orgânicos dos recicláveis: O lixo orgânico é aquele que provém de origem animal ou vegetal, como; restos de alimentos, madeira,cascas, sementes, etc,e deve ser descartado em um recipiente próprio. Resíduos como alumínio, plásticos, papéis secos, metais e vidros podem ser reciclados. O que não vai para o lixo reciclável: Papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários, copos de papel. Cabos de panela e tomadas. Clipes, grampos, esponjas de aço, canos. Espelhos, cristais, cerâmicas, porcelana. Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos.