Sustentabilidade: uma nova visão de nosso lixo
“Pequenos hábitos, grandes resultados.”
O que é simples de fazer e deixa a vida muito melhor
A Boaformula vem hoje divulgar a parceria junto à empresa EuReciclo. Esta parceria demonstra nossa empatia com o meio ambiente e nossa responsabilidade com os resíduos gerados em nossa linha de produção. Promovendo a saúde de uma maneira holística, tanto do homem como da natureza. A EuReciclo faz uma medida compensatória, mediante a uma contribuição nossa, onde garante a efetiva reciclagem de um percentual equivalente ao que produzimos de polímeros (plástico).
Por que é importante reciclar?
Aprovada em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) busca regulamentar e incentivar ações de engajamento entre os elos da cadeia de valor para o tema da reciclagem. Dentre os objetivos da PNRS, está a redução do percentual de resíduos úmidos e sólidos que vai para os aterros, estabelecendo diferença do que é descartado entre resíduo e rejeito.
Resíduo = material ou bem descartado resultante de atividades de consumo. Rejeito = resíduos que, depois de esgotadas todas as possibilidades de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, não apresentem outra possibilidade que não a disposição final ambientalmente adequada.
Reciclar ou Aterrar?
O aterro não é a melhor solução para o destino do material plástico, apesar de ser uma solução prática, uma vez que o material plástico não contribui para a emissão de metano na atmosfera. No entanto, acumulado ao longo do tempo, o plástico ocupa espaço que poderia ser ocupado por outros tipos de resíduos que não podem ser reaproveitados.Além disso a área de aterro não pode ser habitada e depois de sua capacidade máxima ser alcançada se torna um local instável e que precisará de controle por muitas décadas mesmo desativado.
Vantagens da reciclagem
Reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais, já usados, como matéria-prima para a fabricação de um novo produto. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
A reciclagem também é capaz de reduzir a acumulação progressiva de resíduos a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico e as agressões ao solo, ar e água; fatores incrivelmente negativos em relação à vida do nosso planeta.
Outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa alternativa nos centros urbanos do Brasil.
Devido a grande quantidade de lixo gerada todos os dias no mundo, a reciclagem vem se tornado uma atitude indispensável para a manutenção da saúde das pessoas e também do planeta. Vamos apresentar um pouco dessa empresa que nos cativou e se tornou nossa parceira.
Sobre a Eureciclo
O que é?
É um certificado de compensação ambiental que nasceu com o propósito de transformar a cadeia de reciclagem no Brasil. A Eureciclo acredita que é possível torná-la mais sustentável financeira, ambiental e socialmente. Constroem esse futuro junto a cooperativas de reciclagem, empresas e consumidores engajados, através do empoderamento e da transparência.
Como surgiu?
O selo eureciclo foi idealizado pela New Hope Ecotech, uma empresa de tecnologia e impacto social fundada no coração de uma das mais prestigiadas faculdades de negócios do mundo, a Kellogg School of Management, nos EUA. Seu time é apaixonado por tecnologia e pelo desafio de transformar o setor de reciclagem ajudando na melhoria da gestão e transparência dos dados.
O que faz?
Realiza, de forma sustentável, a compensação ambiental de resíduos pós-consumo recicláveis. Essa compensação é feita em parceria com cooperativas de reciclagem, que retiram do meio ambiente uma quantidade de resíduos equivalente em massa e material às embalagens produzidas pelas empresas. Isso possibilita que as empresas tomem responsabilidade pelo seu impacto ambiental, neutralizando-o e contribuindo para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem no país. Nós da Boaformula fazemos parte agora desse processo, estando em transição para logo você poder encontrar o sorriso Eureciclo em nossos rótulos e embalagens, a fim de comunicar ao consumidor nosso compromisso com a reciclagem.
Pilares da empresa EuReciclo
Missão
Querem transformar a reciclagem em um processo transparente e sustentável no âmbito ambiental, financeiro e social. Buscam, também, criar uma comunidade de marcas e consumidores conscientes.
Visão
Ressignificar a ideia de sustentabilidade e desenvolver a cadeia de reciclagem.
Valores
Sustentabilidade
É a base da organização. Prezam pela sustentabilidade ambiental, financeira e social. Acreditam que iniciativas duradouras e com impactos consistentes são aquelas que conseguem se sustentar no longo prazo, maximizando conjuntamente os recursos naturais e o impacto gerado para os agentes envolvidos.
Transparência
Através de uma tecnologia própria, cadastram cooperativas de reciclagem de todo o Brasil e rastream os resíduos sólidos coletados e efetivamente reciclados. Os dados levantados são disponibilizados para as marcas que possuem o selo e comprovam a compensação das suas embalagens.
Inclusão
Com o pagamento extra para os cooperados e cooperadas, é possível aumentar a renda e qualidade de trabalho deles. A decisão de como utilizar o dinheiro fica a critério da cooperativa, o que dá também uma maior autonomia a eles.
A reciclagem é peça fundamental na preservação e na melhoria de nosso planeta! Você faz a sua parte?
O que é reciclável? É reciclável todo o resíduo descartado que constitui interesse de transformação de partes ou o seu todo. Esses materiais poderão retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais.
Por exemplo: Folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, PET, recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante, canos, esquadrias, arame, todos os produtos eletroeletrônicos e seus componentes, embalagens em geral e outros.
Como é reciclado cada material?
Papel
Nos depósitos, é enfarfado em prensas, são classificados e revendidos às fábricas. O papel vai para uma espécie de liqüidificador gigante, misturado com água formando uma pasta. Uma peneira tira as impurezas e são aplicados produtos químicos para torná-lo mais branco e com fibras mais ligadas, novamente ele será prensado, originando uma folha bruta, posteriormente ele será industrializado.
Acesse o vídeo aqui.
Plástico
O plástico pode ser reciclado de forma mecânica, química ou energética. A mais comum é a mecânica. Nela, depois de separado, enfarfado e estocado, o plástico é moído e lavado para voltar a o processo industrial. Esse plástico é seco e aglutinado em uma máquina de alta rotação, formando uma pasta. Passa por uma etapa de resfriamento e é cortado em tiras, que depois são picadas e revendidas às fábricas. É possível usar 100% de material reciclado em produto novo.
Acesse o vídeo aqui.
Latas
São limpas e prensadas para facilitar o transporte. Nas usinas, são fundidas em fornos, quando estão no estado líquido, são moldadas em placas. Este reaproveitamento possibilita que a liga metálica ou alumínio sejam reprocessados infinitas vezes, sem perda da qualidade.
Acesse o vídeo aqui.
Vidros
Os vidros são limpos e separados de outras impurezas. Vão para um triturador que transforma os resíduos em cacos do mesmo tamanho. Passam por uma peneira e são armazenados em silos e tambores, para serem fundidos e novamente reaproveitados.
Acesse o vídeo aqui.
Lembre-se: Você pode participar de todo este processo é só fazer sua parte, descartando corretamente os resíduos sólidos.
Dicas para separar o lixo para reciclagem!
Separe os materiais orgânicos dos recicláveis: O lixo orgânico é aquele que provém de origem animal ou vegetal, como; restos de alimentos, madeira,cascas, sementes, etc,e deve ser descartado em um recipiente próprio. Resíduos como alumínio, plásticos, papéis secos, metais e vidros podem ser reciclados. O que não vai para o lixo reciclável: Papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários, copos de papel. Cabos de panela e tomadas. Clipes, grampos, esponjas de aço, canos. Espelhos, cristais, cerâmicas, porcelana. Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos.
Como enviar o lixo para reciclagem: Lave (de preferência com água de reúso) as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores. Papéis devem estar secos, podem ser dobrados, mas não devem ser amassados. Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.
Separe o óleo de cozinha usado: guarde o óleo usado em garrafas ou recipientes fechados com tampa e envie-os para reciclagem. Algumas ONGs e empresas se dedicam a essa coleta, pesquise uma na sua cidade.
Separe o lixo eletrônico: Nunca jogue lixo eletônico fora! O descarte incorreto pode contaminar o solo com os componentes pesados. Eletrodomésticos podem ser enviados a ferro velhos ou procurar a empresa fabricante para saber se eles tem alguma política de logística reversa. Muitas operadores de celulares, prestam serviço de reciclagem, algumas contam até com postos de coleta para baterias e aparelhos. Verifique os pontos de coleta da sua cidade! Outra alternativa para reciclar eletrônicos é recorrer a ONGs especializadas
Coleta seletiva: além de separar o que é reciclável do que não é, quando possível, separe em recipientes de cores diferentes: papel, plástico, vidro, metal, lixo orgânico e materiais não recicláveis.
Mais dicas!
Papéis: todos os tipos são recicláveis, inclusive caixas do tipo longa-vida e de papelão. Não recicle papel com material orgânico, como caixas de pizza cheias de gordura, pontas de cigarro, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários e papel-carbono.
Plásticos: 90% do lixo produzido no mundo são à base de plástico. Por isso, esse material merece uma atenção especial. Recicle sacos de supermercados, garrafas de refrigerante (pet), tampinhas e até brinquedos quebrados.
Vidros: quando limpos e secos, todos são recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou temperados, cerâmica e porcelana.
Metais: além de todos os tipos de latas de alumínio, é possível reciclar tampinhas, pregos e parafusos. Atenção: clipes, grampos, canos e esponjas de aço devem ficar de fora.
Isopor: Ao contrário do que muita gente pensa, o isopor é reciclável. No entanto, esse processo não é economicamente viável. Por isso, é importante usar o isopor de diversas formas e evitar ao máximo o seu desperdício. Quando tiver que jogar fora, coloque na lata de plásticos. Algumas empresas transformam em matéria-prima para blocos de construção civil.
A saúde do meio ambiente em boas mãos.