Dica Saudável | Florais, a saúde que vem das flores!

Atualizado: 26 de jul.


Florais, a saúde que vem das flores!

Hoje na Dica Saudável vamos falar um pouco sobre a medicina dos florais. Soluções feitas a partir de flores , formando as essências que apresentam rápida eficácia no campo emocional do ser, facilitando assim a sensação de bem estar emocional e saúde física. Sua terapia baseia se nas qualidades curativas das flores, restabelecendo arranjos emocionais e agindo em pontos como na origem emocional do medo, na origem emocional da ansiedade, na origem emocional da insegurança , entre outros.


O homem desde sempre procurou na natureza a cura para seu males,onde obteve no reino vegetal sua maior fonte.O uso de plantas e flores pelo ser humano data de tempos muito antigos, tendo registros de que Paracelsos no século XVI, já utilizava as essências florais para tratar os desequilíbrios emocionais de seus pacientes. Mas foi o Dr. Edward Bach, médico bacteriologista, quem introduziu a utilização das essências florais ultra diluídas. Descoberto em torno do século 20 e 30, são utilizados até hoje pelo seu grande potencial! Tal como Dr. Bach, acreditamos que a cura do plano emocional tem efeitos benéficos e consequência em outros níveis: uma vida emocional sã e uma personalidade equilibrada permitirão ao corpo encontrar seu estado de saúde e bem-estar natural.



Quem foi Edward Bach?


“Dr. Bach se formou como médico em 1912, ao receber seu diploma ele disse que “iria precisar de 5 anos para esquecer aquilo que tinha aprendido”. Na verdade levou mais tempo. Demorou 18 anos até ele finalmente virar costas à pesquisa convencional, quebrar todos seus vidros de laboratório e deixar Londres.


A descoberta dos florais tardou outros 5 anos. Durante os quais o Dr. Bach aperfeiçoou dois métodos completamente inovadores de preparação de medicamentos a partir de plantas - o método solar e o método de fervura que continuamos utilizando hoje em dia.


Simultaneamente, sua sensibilidade à natureza e às pessoas que o procuravam crescia. Perto do final, ele próprio sofria dos mesmos sintomas e agonias mentais que seus pacientes. Durante a busca dos 19 últimos remédios, em 1935, ele sofreu agudamente dos 19 estados mentais para os quais estava procurando um floral correspondente, encontrando alívio apenas quando encontrava a planta adequada.” Segundo A História, por Bach Centre Quando encontrou todos os remédios necessários, declarou seu sistema completo com um total de 38 preparações. Desses 38, uma possibilidade de 293milhões poderia ser preparada para promover saúde. Apesar de tantas possibilidades diferentes de preparo, eram simples de preparar e utilizar, qualquer pessoa poderia fazer.


Existem outros sistemas de florais e trabalhos lindos já desenvolvidos e hoje vamos apresentar sobre os Florais de Bach, o floral utilizado pela Bioflorais que você poderá encontrar na Boaformula para te auxiliar com algum processo que esteja vivenciando.


Com uma variedade de sintomas de desequilíbrios emocionais e físicos que conseguem atender, existem as seguintes 38 Essências Primárias de Bach:



Pérola Azul – Cinnamomun comphora Pânico, medo, desespero de algo inexplicável.


Púrpura – Grevillea banksii Rejeição à condição sexual, pensamentos confusos, baixa auto-estima.


Luz Lilás – Thunbergia grandiflora Reequilibra os Chakras, trata o canal de luz, purifica o espírito.


Acalento – Acalypha reptans Sentimento de abandono, desamparo, carência afetiva, sentimentos de rejeição.


Gatheia – Antigonon leptopus Desânimo, medo do fracasso, sensação de que nada dá certo, resignação


Giaguanto – Turnera ulmifolia Manipulador, controlador, inflexível, fala o que quer a hora que quer, entretanto o mesmo não pode acontecer consigo mesmo, pois é extremamente magoàvel.


Jolie – Clerodendron thomsonae Sensação de impureza, obsessão compulsiva, vergonha, desenvolve rotinas mecânicas.


Genái – Ixora coccínea Necessidade de falar excessivamente, mau ouvinte, infelicidade e solidão.


Lúmina – Nerium oleander Exaustão, esgotamento físico e mental, cabeça cheia, pensamentos confusos.


Túnia – Salvia leucantha Saudades dos tempos idos, nostalgia, para pessoas que se afogam no passado, sufocando o presente e ressecando o futuro.


Virtus – Hydrangea macrophylla Fragilidade, suscetibilidade ao meio, magoável, choro fácil, alvo de energias desqualificadas.


Calindra – Callindra brevipes Repetição de padrões ancestrais, falta de auto-confiança, fraca identidade pessoal.


Mabella – Cassia spectabilis Rebeldia, radicalismo, desobediência, ilusão com a auto-imagem falsa, tendência ao vício.


Zanqui – Ruta graveolens Exorcismo energético, vampirismo, expulsa energias e influências parasitarias de seres do astral inferior.


Tilândia – Coreopsis lanceolata Dor profunda na alma, causada por sentimento de perda, sensação de vazio, desespero.


Lítzia – Strelitzia reginae Insegurança, ciúme, comportamento possessivo, apego, dependência emocional.


Vênus – Portulaca grandiflora Frigidez sexual, impotência, harmonia sexual, autoconhecimento entre casais.


Rosa Nina – Matricaria chamomilla Dificuldade de aprendizado, tendência a repetir os mesmos erros, falta de observação da vida.


Zanzibar – Dichorisandra thyrsiflora Sentimento de injustiça, defensor de causas alheias, mania de perseguição, personalidade exaltada.


Violeta – Saintpaulia ionantha Tristeza profunda, pensamentos sombrios, desejo de morte, depressão profunda.


Sunaia – Pyracantha coccínea Manipulação por vitimismo, chantagem emocional, auto flagelo psíquico e emocional.


Tigrídia – Hemerocallis flava Incapacidade de suportar crítica, palpites ou intromissões, medo de errar.


Olga – Mussaenda alicia Personalidade oculta, tende a esconder os sentimentos, não gosta de se expor.


Peregrina – Gérbera jamesonii Trabalha traumas de vidas passadas, dissolução de laços kármicos desnecessários.


Nivus – Rhododendron x simsii Personalidade que tende a perder o controle sobre seus pensamentos e ações, descontrole, agitação.


Envil – Pennisetum setaceum Vicio em trabalho, falta de prazer, hiperatividade.


Poemi – Serissa foetida Impotência diante de situações em que precisam dizer “não”, explorado em sua boa vontade.


Amarila – Lantana camara Medo paranóico da miséria, medo de ser ludibriado, manias mesquinhas, avareza.


Régia – Caesalpinia pulcherrima Super valorização do sacrifício, luta inflexível sem conhecer limites, atitudes de conformismo.


Coração Róseo – Lagestroemia indica Para momentos de grande dor, sofrimento insuportável, más noticias, rompimentos, acontecimentos inesperados.


Pétala Igran – Spathiphyllum wallisii Oscilação de humor, imprevisível, volúvel, atitudes intempestivas, instabilidade emocional.


Antária – Kalanchoe blossfeldiana Pretensioso, julga-se melhor que os outros tem prazer em humilhar os mais simples.


Vidiana – Gomphrena globosa Pessoas negativas que culpam os outros pelas suas desgraças, rancorosas, ressentidas, amargas.


Helicônia – Pachystachys lútea Para vitimas de violência e crueldade física, mental e moral (seqüestro, estupro, tortura, agressões físicas e morais).


Solaris – Celosia spectabilis Dificuldade de concentração, falta de memória, dispersão, excesso de afazeres.


Melmalva – Malvaviscus arboreus Para pessoas autoconfiantes e seguras, que momentaneamente sentem-se incapazes.


Buganvile – Bougainvillea glabra Para os que sofreram desgastes energéticos muito acentuados (cirurgias, patologias graves, desgaste emocional).


Granatta – Punica granatrun Medos conscientes como andar de elevador, avião, de escuro, de doenças.


Cosmos – Bidens sulphurea Para pessoas que se preocupam excessivamente com os outros, super protetoras.


Paltila – Tagetis pátula Aumenta os níveis de concentração e clareza mental, facilita à memorização, é indicado para situações como vestibulares, exames finais, útil para estudantes.


Felicitas – Cestrum nocturnum Obstrução dos meridianos energéticos, intelectuais e vitais dos multi-corpos que bloqueiam a capacidade criativa, útil para poetas, artistas.


Belladona – Plumbago capensis Falta de compromisso consigo, tendência em adiar posturas saudáveis, falta de objetivos.


Alamanda – Allamanda cathartica Para pessoas que tem dificuldade em se adaptar ao novo, às mudanças na vida (nascimento, mudança de escola, empregos, etc.).


Alba – Catharanthus roseus Para pessoas extremamente ansiosas, causando distúrbios do sono, apetite acentuado, nervosismo.


Nigrum – Gladiolus dalenii Pessoa teimosa, cabeça dura, austero, necessidade de manter a aparência.


Alegria – Russelia equisetiformis Sentimentos de culpa, remorsos, arrependimentos, tristeza e autopunição.


Mimosa – Fuchsia x hybida Útil para crianças com problemas como sonambulismo, enurese noturna, pesadelos, medos vagos.


Áurio – Macfadyena ungüis-cati Amadurecimento prematuro, excesso de responsabilidade, falta de alegria.


Lenae – Abutilon striatum Pessoas excessivamente vaidosas, exibicionismo, consumismo.


Sutani – Spathodea campanulata Dificuldades de relacionamentos familiares, inequação dentro do núcleo familiar, útil para adotivos.


Amel – Viburnum tinus L. Essência especial para animais. Trata a personalidade do animal, atuando sobre a desarmonia profunda, aliviando sintomas como irritação, medo, agressividade, depressão, etc.



A Bioflorais

A Bio Florais é uma empresa brasileira que atua no mercado de essências florais desde 2003, no entanto foi no ano de 2006 que lançou o Kit de florais prontos para o consumo (pré manipulados), trazendo uma nova proposta para a terapia com floral. Desde então a Bio Florais vem sendo facilitadora de saúde e bem estar em todo o Brasil, proporcionando facilidade ao acesso dos compostos florais, o que até então, era fechado, específico e para poucos, hoje é popular, está à mão e tem preço justo. Tornando mais acessível e estimulando a autonomia e intuição do próprio paciente em buscar se curar.


Além da praticidade e facilidade a Bio Florais oferece qualidade em seus produtos, seriedade no atendimento aos clientes, responsabilidade ecológica, responsabilidade social, tecnologia e muito mais.


Os benefícios dos florais se estende tanto para os humanos como para os animais e pensando nisso a Bioflorais vêm se estendendo, hoje tendo Kit Veterinários que beneficia muito os queridos animais.


Disponibilizam também do Kit Profissional que se destina aos terapeutas e profissionais da área naturista, de modo á proporcionar um atendimento personalizado e específico aos nossos clientes. O Sistema Bio Florais foi desenvolvido pela terapeuta e pesquisadora Thaís Cilento, da qual utilizou a metodologia e filosofia de Edward Bach e de recursos como a radiestesia e a radionia na feitura das essências, que em sua totalidade são solares, as flores são de floração na primavera e verão e seu cultivo se dá a pleno sol na região de Atibaia, São Paulo.



Abaixo alguns dos Bioflorais que você encontra na Boaformula:


Ansiedade