Dezembro Laranja



Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja. A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Desde então, sempre no último mês do ano, são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.

Todo ano o tema da campanha é renovado para atrair um maior número de pessoas nessa grande ação de conscientização. Em 2019, serão enfocados os principais sinais do câncer de pele para o diagnóstico e tratamento precoces e todos estão convidados a participar conosco desse movimento de conscientização, publicando nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja com a hashtag #dezembrolaranja e #sinaisdocâncerdepele e, com isso, contribuir para espalhar atitudes de fotoproteção.



Sobre o câncer da pele


Este tipo de câncer é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferentes tipos de câncer da pele que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – chamados de câncer não melanoma – e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.


“Em todos eles, a exposição excessiva e sem proteção ao sol é o principal fator de risco que pode desencadear a doença , que pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida; como uma pápula ou nódulo avermelhado, cor da pele e perolado (brilhoso); ou como uma ferida que não cicatriza”, diz Jade Cury Martins, Coordenadora do Departamento de Oncologia Cutânea da SBD.


Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com regularidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não é possível reconhecer sozinho. Ao se expor ao sol, é importante que as áreas descobertas estejam protegidas, mesmo em dias frios e nublados.


A SBD também lembra que uma forma importante de evitar a doença é a prevenção; o autoexame é válido, mas não substitui a ida ao médico dermatologista.



Exame Preventivo Gratuito


No dia 7 de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove o Dia Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele em todo o Brasil. Na data, cerca de 4 mil médicos dermatologistas e voluntários realizam consultas gratuitas em mais de 130 postos de atendimento. A ação do ano passado resultou em 26.161 mil atendimentos, sendo 3.852 casos de câncer da pele indentificados, entre carcinoma basocelular (2.765); carcinoma espinocelular (724) e melanoma (363). Desde a sua implementação, em 1999, a iniciativa já beneficiou mais de 600 mil pessoas. Em 2019, a previsão é de que 30 mil pessoas passem pela consulta. Para a SBD, a data é mais uma oportunidade para conscientizar a população quanto à importância da identificação precoce do câncer da pele e da implementação diária de medidas fotoprotetoras. A ação faz parte do #DezembroLaranja, mês de prevenção ao câncer da pele.



>>Quando?


7 de dezembro de 2019

9h às 15h


Para saber qual o posto de atendimento mais perto de você, acesse aqui.



Dicas Boaformula para Prevenção do Câncer de Pele


  • Use protetor solar sempre! Com fator de proteção de no mínimo 30, combinado?

  • Proteja-se do sol com chapéu, boné e roupas adequadas.

  • Evite exposição solar direta das 10h às 15h, curta a praia embaixo de um guarda-sol!

  • Hidrate-se, indicado beber pelo menos 2l de água por dia.


Produtos Boaformula para ajudar na proteção o ano todo!



>> Betacaroteno Plus


Composto desenvolvido pela nossa Farmacêutica que contém Contém Cobre, Tirosina, Betacaroteno e Zinco. Auxilia a ativar a melanina, manter a pele saudável e evitar a sensibilidade da pele no início da exposição ao sol. Indicado iniciar o uso em 3 meses antes do verão (Outubro até Dezembro, aqui no Brasil).



>> Fórmula Protetora Solar Oral


Esta fórmula contém o novo ativo Lacto Licopeno e Polipodium, que promovem uma proteção UVB além de estimular o bronzeado perfeito por conter Betacaroteno, Zinco, Tirosina, e Cobre. É indicado o seu uso durante todo o período do verão (Dezembro a Março, aqui no Brasil).



>> Gel com Aloe Vera


Protetor Solar Facial! Indicado para todos os tipos de pele. Contém Aloe Vera e Fator de Proteção. (Opções de FPS 30 e 50)


Modo de Usar: Aplicar 30 minutos antes da exposição solar e reaplicar após banho de mar, piscine ou em intervalos de 2 horas.



>> Loção Fotoprotetora


Protetor Solar Corporal. Combinação de filtros físicos e químicos, vitamina E, TCM e silicones que conferem proteção UVA/B e hidratação da pele.

(Opções de FPS 30-35 e 40-45)


Modo de Usar: Aplicar 30 minutos antes da exposição solar e reaplicar após banho de mar, piscina ou em intervalos de 2 horas.



>> Autobronzeador | Instabronze


Lembrando de clientes que não podem se expor ao sol, por motivos de sensibilidade cutânea, falta de tempo ou que realmente não gostam de sol, possuímos em nossa linha a Emulsão Autobronzeante.


Ela contém DHA (dihidroxiacetona), um ativo utilizado na dermatologia para pigmentar a pele, através de uma reação com as proteínas. Esta coloração também protege a pele dos efeitos nocivos do sol. Além deste ativo, contém peptídeos de colágeno, que hidratam e estimulam a formação de colágeno; tirosina, também responsável pela ativação de melanina.


Modo de Usar: Deve ser aplicado em todo o corpo de forma homogênea, por 4 dias consecutivos; as mãos devem ser bem lavadas ou deve ser utilizada luva na aplicação do produto; pode ser aplicado na face. Para manter o bronzeado, reaplicar de 2 em 2 dias.


Contra-indicação: não deve ser aplicado em crianças; não deve ser como bronzeador para exposição ao sol; NÃO É PROTETOR SOLAR.


Na Boaformula você também encontra a Linha de Proteção da Adatina, saiba mais aqui.



Informações retiradas do site da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Para saber mais sobre a campanha acesse aqui.



A sua saúde em boas mãos.




Fonte: https://www.sbd.org.br/dezembroLaranja

85 visualizações0 comentário