Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove o Dezembro Laranja. A ação faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Desde então, sempre no último mês do ano, são realizadas diferentes ações em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população sobre as principais formas de prevenção e a procurar um médico especializado para diagnóstico e tratamento. O câncer da pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.
Todo ano o tema da campanha é renovado para atrair um maior número de pessoas nessa grande ação de conscientização. Em 2019, serão enfocados os principais sinais do câncer de pele para o diagnóstico e tratamento precoces e todos estão convidados a participar conosco desse movimento de conscientização, publicando nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja com a hashtag #dezembrolaranja e #sinaisdocâncerdepele e, com isso, contribuir para espalhar atitudes de fotoproteção.
Sobre o câncer da pele
Este tipo de câncer é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Existem diferentes tipos de câncer da pele que podem se manifestar de formas distintas, sendo os mais comuns denominados carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular – chamados de câncer não melanoma – e que apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Um terceiro tipo, o melanoma, apesar de não ser o mais incidente, é o mais agressivo e potencialmente letal. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chance de cura.
“Em todos eles, a exposição excessiva e sem proteção ao sol é o principal fator de risco que pode desencadear a doença , que pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida; como uma pápula ou nódulo avermelhado, cor da pele e perolado (brilhoso); ou como uma ferida que não cicatriza”, diz Jade Cury Martins, Coordenadora do Departamento de Oncologia Cutânea da SBD.
Por isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com regularidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não é possível reconhecer sozinho. Ao se expor ao sol, é importante que as áreas descobertas estejam protegidas, mesmo em dias frios e nublados.
A SBD também lembra que uma forma importante de evitar a doença é a prevenção; o autoexame é válido, mas não substitui a ida ao médico dermatologista.
Exame Preventivo Gratuito
No dia 7 de dezembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove o Dia Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele em todo o Brasil. Na data, cerca de 4 mil médicos dermatologistas e voluntários realizam consultas gratuitas em mais de 130 postos de atendimento. A ação do ano passado resultou em 26.161 mil atendimentos, sendo 3.852 casos de câncer da pele indentificados, entre carcinoma basocelular (2.765); carcinoma espinocelular (724) e melanoma (363). Desde a sua implementação, em 1999, a iniciativa já beneficiou mais de 600 mil pessoas. Em 2019, a previsão é de que 30 mil pessoas passem pela consulta. Para a SBD, a data é mais uma oportunidade para conscientizar a população quanto à importância da identificação precoce do câncer da pele e da implementação diária de medidas fotoprotetoras. A ação faz parte do #DezembroLaranja, mês de prevenção ao câncer da pele.
>>Quando?
7 de dezembro de 2019
9h às 15h
Para saber qual o posto de atendimento mais perto de você, acesse aqui.
Dicas Boaformula para Prevenção do Câncer de Pele
Use protetor solar sempre! Com fator de proteção de no mínimo 30, combinado?
Proteja-se do sol com chapéu, boné e roupas adequadas.
Evite exposição solar direta das 10h às 15h, curta a praia embaixo de um guarda-sol!
Hidrate-se, indicado beber pelo menos 2l de água por dia.
Produtos Boaformula para ajudar na proteção o ano todo!
>> Betacaroteno Plus
Composto desenvolvido pela nossa Farmacêutica que contém Contém Cobre, Tirosina, Betacaroteno e Zinco. Auxilia a ativar a melanina, manter a pele saudável e evitar a sensibilidade da pele no início da exposição ao sol. Indicado iniciar o uso em 3 meses antes do verão (Outubro até Dezembro, aqui no Brasil).
>> Fórmula Protetora Solar Oral
Esta fórmula contém o novo ativo Lacto Licopeno e Polipodium, que promovem uma proteção UVB além de estimular o bronzeado perfeito por conter Betacaroteno, Zinco, Tirosina, e Cobre. É indicado o seu uso durante todo o período do verão (Dezembro a Março, aqui no Brasil).
>> Gel com Aloe Vera
Protetor Solar Facial! Indicado para todos os tipos de pele. Contém Aloe Vera e Fator de Proteção. (Opções de FPS 30 e 50)
Modo de Usar: Aplicar 30 minutos antes da exposição solar e reaplicar após banho de mar, piscine ou em intervalos de 2 horas.
>> Loção Fotoprotetora
Protetor Solar Corporal. Combinação de filtros físicos e químicos, vitamina E, TCM e silicones que conferem proteção UVA/B e hidratação da pele.
(Opções de FPS 30-35 e 40-45)
Modo de Usar: Aplicar 30 minutos antes da exposição solar e reaplicar após banho de mar, piscina ou em intervalos de 2 horas.
>> Autobronzeador | Instabronze
Lembrando de clientes que não podem se expor ao sol, por motivos de sensibilidade cutânea, falta de tempo ou que realmente não gostam de sol, possuímos em nossa linha a Emulsão Autobronzeante.
Ela contém DHA (dihidroxiacetona), um ativo utilizado na dermatologia para pigmentar a pele, através de uma reação com as proteínas. Esta coloração também protege a pele dos efeitos nocivos do sol. Além deste ativo, contém peptídeos de colágeno, que hidratam e estimulam a formação de colágeno; tirosina, também responsável pela ativação de melanina.
Modo de Usar: Deve ser aplicado em todo o corpo de forma homogênea, por 4 dias consecutivos; as mãos devem ser bem lavadas ou deve ser utilizada luva na aplicação do produto; pode ser aplicado na face. Para manter o bronzeado, reaplicar de 2 em 2 dias.
Contra-indicação: não deve ser aplicado em crianças; não deve ser como bronzeador para exposição ao sol; NÃO É PROTETOR SOLAR.
Na Boaformula você também encontra a Linha de Proteção da Adatina, saiba mais aqui.
Informações retiradas do site da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Para saber mais sobre a campanha acesse aqui.
A sua saúde em boas mãos.
Fonte: https://www.sbd.org.br/dezembroLaranja