Dica Saudável | Autocuidado | Você merece!


O que é autocuidado?


Cultivar o autocuidado é aproveitar um momento para cuidar de você, de perceber e sentir seu corpo, aquietar a mente e usufruir do agora. Para cada um esse momento pode ser diferente, pode ser quando você lê um bom livro, exercita o seu corpo, cozinha aquela refeição favorita, vê aquele documentário/filme/série, cuida da sua pele fazendo uma máscara facial e corporal ou quando se conecta com um óleo essencial em uma automassagem.


Um momento para nós, para recarregarmos nossa energia. Como é importante ter um momento assim, ainda mais em tempos de crise, tempos de medo. Situações de estresse ou ansiedade em excesso podem transferir para o corpo o problema. Em tempos de isolamento, incertezas do que há de vir e como vão ser os próximos dias, podem vir a causar gastrite, palpitações, dores de cabeça e baixar nossa imunidade.


Por isso te convidamos a olhar para dentro. Mesmo com uma bagunça lá fora, encontre tranquilidade em seu interior. Permita-se filtrar as energias externas, buscar a paz no interior. Podemos nos imaginar como se fossemos um lago. Na superfície, o externo balança as água com ventania e chuva. Mas em sua profundidade, abaixo dessa turbulência, o lago se mantém sereno. Algumas técnicas e práticas ajudam nesse processo.


Nós da Boaformula seguimos juntos com você, levando saúde e qualidade de vida a todos. Hoje na Dica Saudável preparamos algumas dicas e técnicas de autocuidado para você cultivar em casa, aliviando sua ansiedade, renovando sua energia e equilibrando sua mente. Mente sadia, corpo sadio.



Práticas para cultivar autocuidado



Exercitar o corpo

Corpo em movimento é um corpo saudável! A prática regular de atividade física faz bem para a mente e o corpo e é recomendada para todas as idades. Os benefícios vão muito além de manter ou perder peso. Entre as vantagens para a saúde estão a redução do risco de hipertensão, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de mama e de cólon, depressão e quedas em geral. Além disso, a atividade física fortalece ossos e músculos, reduz ansiedade e estresse e melhora a disposição e estimula o convívio social. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (cerca de 10 minutos por dia).


É fundamental planejar a rotina para praticar atividade física e alcançar uma melhor qualidade de vida. Para aqueles que ainda não conseguem reservar o tempo ideal, qualquer atividade, ainda que de curta duração, já é uma importante evolução.


A prática regular de atividades físicas proporciona mais disposição para realizar outras tarefas, mais força, flexibilidade e capacidade funcional, entre muitos outros benefícios.



>> Yoga


Com origem há mais de dois mil anos, a yoga surgiu como uma filosofia de vida. Isso não quer dizer que a prática não seja, atualmente, considerada um caminho a seguir, mas, com o decorrer dos anos, é possível notar uma série de mudanças sofridas — exemplo disso é a forma como algumas pessoas enxergam a yoga no ocidente. Há quem realmente a abrace como uma verdadeira ideologia, já outros, no entanto, apenas como um método de atividades físicas que pode contribuir para o bem-estar, sendo que são diversos os benefícios da yoga. De um jeito ou de outro, uma coisa é certa: a prática acalma a mente e fortalece o corpo físico, emocional e espiritual — a própria palavra, inclusive, tem como um dos seus significados a união. A prática nascida na Índia é uma boa alternativa para quem deseja aumentar a lista de atividades que melhoram a qualidade de vida.


Prática de Yoga com Vera Edler aqui.




>> Alongamentos


Os alongamentos são essenciais para o corpo, pois eles melhoram o funcionamento das articulações e dos músculos, facilitando os movimentos.

É muito comum ocorrer a perda de mobilidade e flexibilidade com o passar dos anos, contudo, ao se alongar, você evita que ocorra a falta de lubrificação no organismo, reduzindo as chances de lesões.


Além disso, você consegue aumentar a sensação de relaxamento, aprimorando a qualidade da respiração e da postura, minimizando tensões e aumentando a consciência corporal.


Com isso, é possível perceber que o alongamento se faz necessário não apenas antes dos exercícios físicos, mas no dia a dia para permitir que todo o seu corpo seja beneficiado.


O importante é que qualquer pessoa, independentemente da idade, pode aprender essa prática e fazer em casa, mesmo quem tem algum tipo de limitação, respeitando sempre o limite de intensidade. Não precisa ser atleta para começar a fazer um alongamento. Tudo o que você precisa é de alguns minutos, um pouco de espaço e disposição.

  • Proporciona o bem estar físico e mental do praticante;

  • Estimula o desenvolvimento da percepção do próprio corpo;

  • Reduz a probabilidade de desenvolver lesões musculares;

  • Restringe os riscos de disfunções da coluna;

  • Melhora a postura;

  • Diminui a tensão muscular;

  • Ameniza cólicas menstruais;

  • Suaviza a irritabilidade muscular;

  • Estimula o cérebro a liberar a serotonina, o hormônio do bem estar;

  • Diminui a incidência de cãibras.


Alongar o corpo também trará benefícios aos órgãos internos, pois essa prática massageia os rins, fígado, intestino e pâncreas. Além disso, estimula a circulação do sangue e dos nutrientes no organismo.


Existem algumas técnicas que ajudam a praticar essa atividade natural, sem muito esforço ou ajuda de um profissional. Entretanto, há atividades que trazem mais conforto e segurança. Algumas dicas do Blog de Educação Física:


De pé

  • Em pé, de frente para uma parede, mantenha uma das pernas semi-flexionada, enquanto a outra fica atrás, reta. Flexione o tronco para frente, apoiando-o com os braços sobre a parede por 10 segundos. Depois, alterne a posição dos membros inferiores.

  • Em pé sobre uma das pernas, apoie a mão em uma parede. Flexione a outra perna para trás e segure o tornozelo com a mão. Pressione a parte inferior da perna para baixo, contra a resistência que a mão exerce,durante 20 a 30 segundos. Repita com a outra perna.

  • Fique em pé de frente para um apoio na altura do quadril (pode ser uma cadeira). Eleve uma das pernas e posicione-a sobre esse apoio. Incline suavemente o tronco para frente. Fique na posição por 20 segundos e, depois, repita o processo com a outra perna.

  • Alongue passivamente os músculos da parte posterior da coxa, inclinando o tronco e os braços para frente e para baixo. Você pode segurar a parte inferior das pernas na parte mais baixa possível. Isto facilitará manter as costas retas. Fique na posição por 30 segundos.

  • Em pé, eleve os braços acima da cabeça, entrelaçando as mãos e direcionando as mesmas para cima. Fique na posição por 30 segundos.


Sentado

  • Sentado com a coluna ereta, as pernas estendidas, braços elevados em direção ao teto, leve as mãos em direção aos pés, prolongue as costas para frente, permaneça nesta posição por aproximadamente 20 segundos;

  • Continue sentada, coluna reta, pernas abertas e esticadas, calcanhares no solo. Abra os braços, expirando, gire o tronco para a direita até a mão esquerda alcançar o pé direito. Segure a posição por 10 segundos e volte ao início e repita com o outro lado.

  • Sentado, essa posição é chamada de giro espinhal, dobre o joelho direito e cruze-o sobre a coxa esquerda. Então dobre o joelho esquerdo e encosta a perna no chão. Dobre o cotovelo esquerdo e coloque-o em cima do joelho direito. A mão direita apoia no chão com o braço esticado atrás do corpo, com o olhar sobre o ombro direito, respire profundamente e permaneça assim por 20 segundos. Volte à posição inicial e faça do outro lado.


Deitado

  • Deitado de bruços dobre os cotovelos e apoie as mãos no chão. Inspire e eleve o tronco, flexionando a lombar. Deixe as pernas esticadas. Fique na posição por 20 segundos.

  • Deitado de costas, joelhos flexionados e pés no chão. Levante o quadril lentamente até apoiar o corpo nos ombros. Inspire e segure a posição por 20 segundos. Volte ao início devagar;

  • Deitado mantenha um dos pés apoiado no chão e, com a ajuda das mãos, estenda a outra perna com a ponta do pé flexionada. Permaneça nesta posição por 15 segundo e depois troque de pernas.


Alongamento da criança: fique na posição de quatro, com os braços esticados para frente. O rosto deve descer e ficar próximo ao chão, lentamente sente-se sobre os calcanhares, encostando o peito nas pernas e a cabeça no chão. Permaneça nesta posição por 20 segundos e volte devagar.


Alongamento do braço e antebraço: sentado estique os braços e as palmas das mãos voltadas para frente, junte as mão e entrelace os dedos, permaneça nessa posição por 15segundos.


Alongamento do peitoral: em pé, braços para trás com dedos entrelaçados, realizar movimentos para cima alongando peitoral, segure na posição por 15 segundos.


Alongamento das costas: estenda os braços à frente com apoio de uma cadeira, curvando as costas, alongando-a, permaneça neste posição por 15 segundos.


Alongamento peitoral e braços: apoie as costas na cadeira e leve os braços abertos para trás, permaneça assim por 15 segundos.


Alongamento posterior da coxa: sentado na ponta da cadeira, deixe uma das pernas flexionada e estenda a outra. Leve o tronco à frente, tentando segurar no pé da perna que está estendido, permaneça assim por 15 segundo e depois alterne as pernas.


Alongamento dos Tríceps: em pé com o quadril encaixado, flexione um dos braços atrás da cabeça, com a mão apoiada nas costas. Com a outra mão, pressione o braço, flexionado para baixo. Mantenha a posição por 20 segundos e depois faça com o outro braço.


Alongamento dos ombros: cruze os braços na frente do corpo, cotovelos para fora alinhado com os ombros. Pressione seu cotovelo direito em direção ao ombro oposto; Mantenha a posição por 20 segundo, depois faça com o esquerdo.


Alongamento do bíceps: em pé, com os braços estendidos na posição horizontal em uma parede, apoie as mãos e comece a alongar os braços. Force o corpo contra a parede para aumentar o alongamento. Mantenha a posição por 20 segundo.


Alongamento dos músculos adutores: de pé com as pernas ligeiramente afastadas, flexione um dos joelhos, estendendo a perna contrária. Apoie suas mãos sobre os joelhos. Permaneça assim por 15 segundos.



Videos Pri Leites – Sequência alongamento 30minutos aqui.



>> Namu Pilates

Namu, que significa árvore em coreano, simboliza o conhecimento com suas múltiplas ramificações, está representada nosso logotipo por uma folha que aponta para o norte como uma bússola e mostra nosso objetivo de busca do equilíbrio. Ao cair na água, ela cria ondas circulares que ao se ampliarem, remetem à expansão de conhecimento e de consciência. A plataforma tem a missão de contribuir para a evolução individual e coletiva das pessoas por meio da geração e divulgação de conteúdos que inspirem uma vida mais equilibrada.


Video Namu Pilates aqui.



Cuidados Facial e Capilar

Máscara de argila

Você sabe o que é Geoterapia?

A geoterapia é um tratamento alternativo e natural que se utiliza de frutos da terra, como argila, barro, pedras e cristais, na forma de utensílios para ajudar a recomposição do equilíbrio e do bem-estar.

É um tratamento que analisa o todo e não somente as partes, trata todo o sistema de cada indivíduo com o mental, o emocional, o físico e o espiritual (tratamento holístico). A Geoterapia também é conhecida como argiloterapia.

A Geoterapia tem a sua origem da palavra grega “geo” que significa terra e “terapia” que significa tratamento, ou seja, é o tratamento que é realizado com base as forças e energias da terra (minerais, metais, luz solar e a argila).


O que são as argilas?


A argila é um dos elementos mais sagrados da natureza, uma fonte rica de nutrientes, de energia, de vida. Ela é o elemento terra em destaque, chamada também de barro medicinal, argila medicinal ou lama terapêutica.


A argila é resultado da fragmentação(química ou física)de rochas silicatizas da crosta terrestre, como feldspato e micas, entre outras. Ao longo dos anos, por meio do intermperismo (variações atmosféricas), ocorre a formação de diferentes tipos de argila pela concentração variada de minerais. Com diferentes argilominerais, elas possui características físico químicas diferentes, cores diferentes e propriedades diferentes.


Propriedades da argila

A argila possui a função de limpeza ao organismo, pois age como desintoxicante absorvendo e decompondo as toxinas; ação antisséptica e desinfetante no combate de processos infecciosos; ação descongestionante; ação anti-inflamatória; ação tônica dos órgãos e reguladora do metabolismo; ação cicatrizante e regenerativa; e proporciona ação refrescante.

Além disso, a argila alivia dores e tensões, possui efeito calmante, age como estimulante no fluxo energético, é ativador do sistema nervoso e da circulação sanguínea e linfática.


Como preparar sua Mascará de Argila


Para potencializar sua argila e ativar suas propriedades indicamos que você solarize ela por pelo menos 10minutos. Utilize utensílios de cerâmica, plástico, barro, vidro ou algum material natural (como combuca de coco e colher de madeira) para o preparo.



>> Máscara facial


Coloque 2 colheres de sopa de argila ( 4 colheres de madeira pequena) em um recipiente. Adicione um médio fluido aos poucos ( pode ser uma infusão de erva como camomila, cha verde ou calêndula, o tônico ou água). Vá misturando até atingir uma consistência pastosa e cremosa. Mecha bem. Importante colocar sua inteção no preparo, esteja presente e reserve esse momento para você.


Limpe seu rosto com sabonete e esfolie ele para preparar sua pele para receber a argila. Aplique a argila e permaneça por 20-25min. Lembre de ir umedecendo a mascara, manter ela úmida previne de um ressecamento excessivo na pele e permite que ela realize trocas com a pele. Remova com água e aplique o Tonico e um hidratante. Fazer 2x por semana. Pode também aplicar na pele do corpo, aumentando a quantidade para área desejada.



>> Máscara capilar


3 colheres de sopa de argila mais um meio fluido (mesmas opções da facial), mas aqui você adiciona até ficar mais fluida sua sinergia para facilitar a aplicação no couro cabeludo. Fazer a cada 15 dias. Aplicar no couro cabeludo, massageando os fios. Fique por 15 minutos, lembrando de ir umedecendo a mascara e remova no banho.


Importante colocar sua intenção no preparo, esteja presente e reserve esse momento para você. Permita que a argila te aterre, traga conforto, te acolha e nutra seu corpo&alma.



Solarização argila


A primeira coisa que faço para preparar a argila antes de usar na pele é a solarização. Essa é uma etapa bem simples: consiste em colocar para tomar sol a quantidade de argila que você irá usar em uma máscara. É importante - ao menos nessa etapa - evitar recipientes de plástico, já que a argila será aquecida. Opte por cerâmica, barro ou vidro. O ideal é solarizar a quantidade que irá usar e preparar a máscara assim que tirar a argila do sol. Mas nós não vivemos só no mundo das ideias. Algumas pessoas fazem máscara de argila à noite. Então pode solarizar a argila durante o dia e usar à noite sem problema. Pode solarizar a argila dias antes, pode solarizar o pote todo (armazene em potes de vidro), ou de tempos em tempos. E se você não solarizar também não tem problema, ela continuará fazendo efeito. Apenas não terá tão ativas as propriedades pizoelétricas, que conferem propriedades extras.


É pra ser um ritual prazeroso. Então faça do seu jeito, conecte-se com o elemento terra e observe sua pele.



Receitas de máscaras faciais com argila


>> Peles secas/ sensíveis

  • 2 colheres de sopa de argila branca

  • 1 gota de óleo essencial de lavanda francesa

  • Hidrolato de gerânio


>> Peles oleosas/ acneicas

  • 2 colheres de sopa de argila verde

  • 1 gota de óleo essencial de melaleuca

  • Hidrolato de menta piperita


>> Peles maduras/ revitalizante

  • 2 colheres de sopa de argila roxa

  • 1 gota de óleo essencial de palmarosa

  • Hidrolato de gerânio



Cozinhe para você

Receita comidas simples de fazer

Comidas gostosas para alegrar nosso corpo e alma! Comer bem, que mal tem, não é mesmo? Separamos algumas receitinhas de receitas gostosas para vocês prepararem em casa. Receitas com muita sabor e saúde, para fortalecer nosso corpo e também trazer conforto.


Separamos algumas receitas fáceis que já compartilhamos aqui nas Dicas Saudáveis e também algumas novas! Aproveite esse momento para desfrutar novas receitas,novos sabores. Faça seu próprio alimento, cultive sua criatividade na cozinha. Cozinhar para si é uma ótima pratica de autocuidado.



Chai


Ingredientes

  • 2 unidades de canela em pau

  • 5 unidades de cravo da índia

  • 4 unidades de grãos de pimenta do reino ( ou ¼ colher de chá de pimenta em pó)

  • 3 unidades de cardamomo

  • 1 xícara (de chá) de água filtrada

  • 1 colher (de chá) de gengibre ralado(ou em pó)

  • Uma pitada de noz moscada

  • 2 colher de sopa de de chá preto

  • 1 xícara (de chá) de leite vegetal (fica uma delicia com leite de coco)

  • Açúcar de coco ou xilitol*


Modo de preparo


Coloque a canela, o cravo, o gengibre ralado, a noz moscada e a pimenta do reino junto com a água em uma panela.Deixe cozinhar em fogo médio, e assim que começar a ferver, abaixe o fogo e conte 5 minutos.

Desligue, adicione 2 o de chá preto, tampe a panela e deixe descansar por 6 minutos (infusão).

Enquanto isso, esquente o leite vegetal de sua preferência, eu usei de amendoim.

Adoce a gosto. Eu costumo colocar 1 colher de sopa e meia de acucar coco. Coe o chá sobre o leite e está pronto!



Sanduíche natural


Ingredientes


Pasta – 1 ½ xícara de grão-de-bico cozido sem sal – 1-2 dentes de alho – folhas de quatro cenouras (sabia que as ramas da cenoura são comestíveis também? uma forma de aproveitamento integral do alimento) – 2 colheres de sopa de azeite de oliva (ou óleo de cartamo*) – 1 maço bem pequeno de folhas de manjericão – 1 colher de chá de sal


Recheio – 4 cenouras médias – 1 colher de sopa de óleo de coco* – 1 pitada de sal do himalaia


Preparo


Pasta: Adicione todos os ingredientes em um processador de alimentos e bata até obter uma mistura parcialmente homogênea e cremosa.


Recheio: Lave bem as cenouras e corte-as ao meio. Adicone o óleo de coco, sal e leve para assar por 20-25 min a 180°C, ou até elas estarem levemente douradas.


Montagem: Passe uma quantidade desejada de pastinha em duas fatias de pão de sua preferência, adicione as cenouras, junte as duas fatias de pão e está pronto o sanduíche número 1.




Cupcake salgado


Massa

  • 1 xicara de farinha de arroz

  • 1 ½ flocos médios de linhaça

  • 3 colheres de sopa de psyllium*

  • 2 colheres de sopa de semente de girassol

  • ¼ xícara de óleo de cartamo*

  • ¼ azeite de oliva

  • 1 colher de chá rasa de bicarbonato de sódio

  • 1 colher de chá rasa de vinagre de maçã

  • 2 xicaras de água

  • Sal a gosto

  • Sugestão de temperos: pimenta do reino, açafrão da terra e paprica defumada.


Sabores

  • Tomate cereja com coentro (usei 8 tomatinhos e o coentro é opcional por gosto, eu coloquei bastante para ficar bem verdinho) e semente de linhaça (1 colher de sopa rasa)

  • Cogumelos paris picados (piquei 5 em quadradinhos) e salsão picado (a gosto)


Modo de preparo


Em uma vasilha, misture primeiro os secos: a farinha de arroz, psyllium, a farinha de aveia e o sal. Misture bem e vá adicionando a água ao poucos e por ultimo os óleos. Essa será a massa base para nosso cupcake salgados. Para fazer dois sabores, separei em 2 essa quantidade e deixei reservado lado.


Pique o tomate em pedaços pequenos e leve para refogar em um frigideira. Indicamos para refogar os legumes utilizar óleo de abacate por manter suas propriedades e nutrientes em altas temperaturas. Quando ficarem pronto misture em uma das massas junto com o coentro picado e a semente de linhaça. Coloque em uma forma de cupcake e leve ao forno pré aquecido 230 graus por 25minutos. Lembrando que pode variar de forno para forno, por isso vá observando até ficar douradinho na parte superior.


Enquanto já temos um no forno, hora de montar o próximo! Em uma tabua pique o salsão e leve para refogar com óleo de abacate, louro, pimenta do reino e páprica defumada. Deixe refogar um pouco e adicione os cogumelos. Quando ficarem prontos e levemente tostados, retire as folhas de louro e mistura na outra porção de massa. Leve ao forno pré aquecido 230 graus por 25 minutos.


Prontos o seu lanche saudável para levar a todos os lugares! Sempre lembrando de utilizar embalagens reutilizáveis e não descartáveis. Bom apetite!!



Pão de Que? (Pão de queijo vegano)


Ingredientes

  • 2 xícaras (de chá) bem cheias de batata inglesa picada

  • 1 e 1/2 xícara (de chá) de polvilho doce

  • 1/2 xícara (de chá) de polvilho azedo

  • 1 colher de sopa de chia*

  • 2 colheres de sopa de Nutricional Yeast*

  • 1 colher (de chá) de fermento químico em pó

  • 1/4 de xícara (de chá) de água

  • 5 colheres (de sopa) de óleo

  • 1 colher (de chá) de sal do Himalaia ou mais se preferir


Modo de preparo


Antes de tudo, cozinhe a mandioquinha. Em uma panela com água fervente, coloque a mandioquinha picada e deixe cozinhar até ficar macia (espete um garfo ou faca e ele deve atravessar com facilidade). Escorra bem e em seguida amasse as mandioquinhas ainda quentes com um garfo, até obter um purê uniforme. Reserve.

Pré-aqueça o forno a 210ºC. Em uma vasilha, coloque o polvilho doce, o polvilho azedo,a chia(hidratada por 15min), nutricional yeast e o fermento químico em pó e misture.

Coloque a água, o óleo e o sal em uma panela pequena, misture e deixe ferver. Quando estiver borbulhando, desligue e jogue sobre a mistura dos polvilhos. Misture bem até virar uma farofinha. Adicione o purê e misture novamente, até obter uma massa uniforme. Modele bolinhas de tamanho médio, cerca de 4cm de diâmetro, e coloque em uma assadeira antiaderente. Leve para assar por cerca de 50 minutos ou até os pãezinhos ficarem rachados e completamente assados. Está pronto!



Trufa Proteica


Ingredientes

  • Cacau em pó | 2 colheres de sopa

  • Maca Peruana* | 1 colher de sopa

  • Óleo de Coco extra virgem* | 2 colheres de sopa

  • Xilitol* | 3 colher de sopa

  • Pea Protein Cacau* | 1 dosador

  • Pasta de Castanha de Caju | 3 colheres de sopa

  • Pasta de Amendoim | 2 colheres de sopa


Modo de preparo


Misture todos os ingredientes até formar uma massa densa. Leve a massa ao freezer por 20 ou 30 minutos para facilitar a modelagem depois. Retire do freezer e está pronto para fazer as bolinhas.



Sugestões de cobertura


  • Farinha de Cramberry e Alfarroba

  • Coco Ralado Sem Açúcar

  • Amendoim Granulado

  • Castanha de Caju Granulada


Role as bolinhas na cobertura e pronto! Fique à vontade para se deliciar com essa super trufa veggie cheia de nutrientes e sabor. Bom apetite!



*Esses produtos você encontra na Boaformula!


Cuide de você

Automassagem

Ainda que não seja simples reservar um tempinho para cuidar de si no fim do dia, as vantagens desse momento de autocuidado fazem valer a pena.


• Aliviar o estresse

• Diminuir a ansiedade

• Acalmar a mente

• Aliviar as dores e tensões

• Ativar a circulação

• Auxiliar na imunidade

• Melhorar a qualidade do sono


Na hora da automassagem, cremes e óleos também são boas opções para diminuir o atrito das manobras e facilitar o deslizamento. Eles ainda contribuem para transformar o momento em uma verdadeira sessão de spa em casa. Desligue o celular, concentre-se em você e seu corpo! Confira abaixo uma breve sequência que ajudará você a relaxar da cabeça aos pés. É importante a ênfase nos movimentos da cabeça e rosto, onde sem percebermos acumulamos muitas tensões – que geralmente trazem dores de cabeça e irritação. Com a prática diária, você não precisará mais desse guia, saberá reconhecer as tensões e seguir sua intuição. Boa massagem!



Automassagem para rosto e pescoço


Usando os polegares, faça um deslizamento sobre as sobrancelhas de dentro para fora. Use o dedo indicador e polegar em forma de pinça e dê leves beliscões nessa região. Faça movimentos circulares com a ponta dos dedos na região das têmporas com uma pressão moderada e, em seguida, repita a ação nas bochechas.


Pouse as mãos em forma de concha sobre o rosto, fechando os olhos e fique nessa posição por 5 minutos. Depois, foque no pescoço. Com as pontas dos dedos, faça movimentos circulares da base da cabeça até o trapézio. Com uma das mãos em forma de pinça, dê leves beliscos por toda a região do pescoço.


Sinergia de óleos para rosto:

  • Detox:

2ml óleo vegetal de jojoba

3 gotas de óleo vegetal de copaíba

1 gota d óleo essencial de melaleuca


  • Vitalidade

2ml de óleo vegetal de jojoba

15 gotas de óleo vegetal de rosa mosqueta

1 gota de óleo essencial de sândalo


  • Alegria e concentração

2ml de óleo vegetal de abacate

15 gotas de óleo vegetal de copaíba

1 gota de óleo essencial de alecrim


  • Calmante

3ml de óleo vegetal de jojoba

1 gota de óleo essencial de lavanda francesa

Sugestão de gel para automassagem facial



Você pode usar também o Gel Hidratante Facial da Linha Vegalótus Boaformula para uma automassagem facil!

O gel hidrantante facial possui os efeitos antioxidantes e regeneradores do extrato de chá verde. Auxilia no combate a linhas finas de expressão e flacidez. Indicado para pele seca e com sinais de envelhecimento.

As substâncias contidas no chá verde ajudam a repelir as bactérias que causam as espinhas, além de reduzir a inflamação. O chá verde também diminui as chances de pele seca, coceira e alergias por contato. Proporcionar aumento da microcirculação,elasticidade e teor de umidade da pele. A calêndula é rica em óleos essenciais, flavonoides e glicósidos amargos promovendo ao gel propriedade antiinflamatória, adstringente, analgésica, antisséptica,bactericida, cicatrizante, emoliente, calmante e tonificante da pele. Os antioxidantes presentes no extrato de açai também eliminam radicais livres que causam rugas, flacidez e manchas na pele; protege a pele contra a desidratação e melhora a produção de ceramidas, que são hidratantes naturais da própria pele, sendo indicado para peles secas ou envelhecidas. Aroma de algas da ao gel frescor.

Composição: Extrato Glicólico de Chá Verde, Extrato Glicólico de Calêndula, Extrato Glicólico de Açaí, Essência De Algas.


Automassagem para braços e mãos


Com as pontas dos dedos, faça movimentos de amassamento – semelhantes a leves apertos – por toda a extensão do braço e antebraço. Nas mãos, faça um deslizamento profundo com os polegares por toda a palma. Massageie também cada dedo individualmente e os punhos com movimentos circulares. Se sentir que precisa de mais pressão, você pode usar o cotovelo para ajudar.



Automassagem para as costas


Na região das costas podemos usar uma bolinha que não seja muito macia – de tênis ou de fisioterapia – para massagear algumas regiões que não alcançamos. Coloque a bolinha em um dos pontos de tensão das costas e pressione contra uma parede ou até mesmo contra o chão. Só evite fazer pressão sobre a coluna, a massagem deve ser feita somente na musculatura. Com um bambu ou pedaço de madeira arredondado, você consegue massagear a região do trapézio com movimentos de “vai e vem" e deslizamentos.



Automassagem para pernas e pés


Passe seu nas coxas e deslize com as mãos abertas de baixo para cima – do joelho até o quadril. Repita este movimento nas pernas, também de baixo para cima – do tornozelo até o joelho. Isso ajuda a eliminar o inchaço retido nas pernas e a aliviar as dores.


Em seguida, faça amassamento por toda a perna e coxa. Dobre uma perna sobre a outra de forma que o seu pé fique em cima do joelho oposto. Deslize vigorosamente a mão sobre a planta dos pés com os polegares do calcanhar até os dedos, repita o mesmo sentido com movimentos circulares. Massageie também o dorso do pé e cada dedo, individualmente.


Sugestões de creme para automassagem corporal:

HIDRATANTE VEGALÓTUS COM OLÍBANO

Hidratante com cheiro amadeirado e provocante do ólibano em sinergia com o herbal-citrico do capim limão que promovem bem estar e refrescância. Alimento para pele, hidrata e nutre o tecido. O poderoso óleo essencial de olíbano embeleza e rejuvenesce a pele, promove a saúde e a imunidade celular. Além disso, é um regenerador físico e mental, com propriedade cicatrizante e energizante. As substâncias contidas no chá verde ajudam a repelir as bactérias que causam as espinhas, além de reduzir a inflamação. O chá verde também diminui as chances de pele seca, coceira e alergias por contato.

A Manteiga de Karité é um excelente emoliente, exerce uma ação protetora sobre a pele contra o ressecamento e melhora sua elasticidade. A planta tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias - acalma a pele inflamada,previne cicatrizes, minimiza manchas de acne,suaviza as rugas;ajuda no tratamento de queimaduras, feridas, cicatrizes, dermatites, psoríase e estrias.

O óleo essencial de Capim-Limão tem como princípio ativo o citral, responsável pela vasodilatação e pelo agente antifúngico. Além disso, esse óleo é sedativo, bactericida, analgésico, antiviral, anti-inflamatório, diurético e ainda aumenta as defesas imunológicas do organismo, agindo também como repelente de insetos.

Composição: Extrato Glicólico de Chá Verde, Manteiga de Karite, Óleo Essencial de Olíbano, Óleo Essencial de Capim Limão, Essência Capim Limão, Água Purificada.



LOÇÃO REVITALIZANTE CORPORAL COM ÓLEO DE ARGAN


Os ativos renovadores vitamínicos e hipoalergênicos como o chá verde, óleo de argan e aveia, desenvolvem a maciez e tonicidade necessária à beleza do corpo.


Composição: Extrato de Aveia, Extrato de Chá Verde, Óleo de Argan e Manteiga de Karite


Modo de Usar: Aplicar todos os dias após o banho.


ÓLEO DE MASSAGEM RELAZANTE WNF

Óleo para massagens corporais excelente para relaxar as tensões do dia dia e a musculatura corporal. Proporciona paz, relaxamento e uma noite tranquila de sono.


Indicação para o corpo: utilizar 5ml do produto começando com massagens pelos pés.


Disponível em embalagem roll-on de 10ml e em embalagem pump de 120ml.



Massagem nos pés e Reflexologia


Os pés é, possivelmente, uma das áreas mais castigadas do nosso corpo, mas também uma da que proporciona um conforto mais efetivo, quando massageado, por isso, vamos fazer um carinho neles!


Os pés representam um microcosmo do corpo. Todos os órgãos, glândulas e outras partes do corpo estão dispostas em arranjo similar nos pés.


É por isso que a Reflexologia e a automassagem nos pés, alivia dores de cabeça, dores na cervical, na lombar, dores pré-menstruais (cólicas) e todas as outras relativas a acúmulo de tensão.


Uma dica é fazer primeiro do in e depois massagear. O que é do in? É uma técnica de automassagem de origem chinesa em que a gente fica apertando durante três minutos aquela região do pé equivalente ao órgão do corpo que queremos ajudar a curar. Aperta, solta, aperta, solta, aperta solta. Não é pra ficar apertando de forma contínua.


Sugestões de creme para automassagem pés


TEGUM

Tegum é uma emulsão biocompativel que respeita a natureza da pele. Auxilia no processo de regeneração do tecido através da nutrção celular, também é isento de vaslina, silicone e conservantes sintéticos(derviados petrolíferos e parabenos) e possui o mesmo conservante usado pela industria alimentícia. Seus principais componentes são: óleo de andiroba, oleo de melaleuca, colágeno, vitaminas A, E e B6, Proteínas, Ceras Naturais, óleo vegetais, benzoato de sódio. Por TEGUM é o produto completo para sua pele. Esse produto você encontra na Boaformula.

https://tegum.com.br/sobre/


Receita de sinergia de óleo:


Energia

10ml de óleovegetal ( óleo de coco ou amêndoas doce)

3 gotas de óleo essencial alecrim

3 gotas de óleo essencial de eucalipto globulus

2 gotas de óleo essencial de laranja


Circulação

5ml de óleo vegetal de amêndoas

5 ml de óleo vegetal de abacate

3 gotas de óleo essencial de capim limão

2 gotas de óleo essencial de menta piperita

3 gotas de óleo essencial de alecrim



E por que não depois dessa massagem você preparar um chá quentinho maravilhoso para você?


Infusão de Ervas

Veja mais aqui.

A sua saúde em boas mãos.

Fonte: Articulista Natália F. Jonas (Instagram @nfeksa)

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

                   (51) 3311.1144

 

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta

8:30 às 18:00

Sábado

9:00 às 13:00

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger

Orçamentos por e-mail

envie a sua fórmula aqui:

 

 

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30