Dica Saudável | Óleo Essencial de Bergamota


Óleo essencial de bergamota: o óleo essencial do amor próprio


E se a gente lhe contasse que em uma gotinha de óleo essencial está o poder de trazer alegria, autoconfiança, regular o apetite e acabar com a tristeza e raiva?


Hoje na Dica Saudável falaremos um pouco sobre um óleo essencial cítrico muito especial, o óleo de bergamota. Como todos os outros cítricos, é responsável por uma sensação boa, trazendo alegria a quem se permite se conectar com ele. É importante não confundir com o óleo essencial de tangerina, mesmo que em alguns lugares seu nome popular seja o mesmo. O nome cientifico do óleo essencial cujas propriedades falaremos é Citrus bergamia.


A palavra bergamota vem do turco e significa a “pêra do rei” ou “ príncipe das pêras” por alusão a forma do fruto. É cultivada principalmente na Chia, na Itália e na Costa do Marfim, tendo as raízes mais antigas da árvore de bergamota podem ser encontradas no sudoeste da Ásia. Hoje já é cultivada mundialmente, encontrando em diversos países o hábito de consumir essa fruta. Mas, devido à argila, cal e depósitos aluviares que se encontram nos terrenos da zona italiana da Calábria (sul da Itália), julga-se que nenhuma outra parte do mundo produza frutos da mesma qualidade. Em algumas bibliografias encontramos que “bergamia” provém da cidade italiana de Bergamo, na região da Lombardia no norte da Itália, onde o óleo essencial foi inicialmente destilado.


Nós aqui do sul do Brasil, ainda mais na época do inverno, apreciamos uma boa bergamota com um chimarrão! Na casca do fruto está presente esse rico óleo essencial que dá seu aroma característico. Esse aroma já é conhecido por nós, é o mesmo que sentimos quando estamos descascando a bergamota, onde as bolsas que contém os óleos essenciais são estouradas e liberadas ao ar. Sua extração é feita pelo método de prensagem, onde a parte volátil da bergamota, a alma do fruto, é extraída. Nesse processo de extração de óleo essencial junto ao óleo volátil é carregado duas substâncias chamadas cumarina e furanocumarina. Substâncias que tornam esse óleo fotossensível, sendo indicado não se expor ao sol após aplicar o óleo essencial para evitar manchas e queimaduras.


O óleo essencial de bergamota pode ser considerado um dos mais nobres entre os óleos cítricos. É alegre, festivo, antidepressivo e extasiante, com potencial para afastar a tristeza e a desmotivação. Possui um aroma cítrico amargo, com toque levemente seco, lembrando o tabaco cru. Em aromaterapia, seu uso é recomendado no combate aos estados de depressão, inquietude, agitação e insônia.


Outros nomes populares: laranja-cravo, laranja-mimosa, mandarina, mexerica, mimosa, mixirica, tangerina, vergamota; bergamotte (alemão), bergamoto ou bergamote (espanhol), bergamote (francês), bergamot (inglês), bergamotto (italiano).


Composição química: Mais de 35% de sua composição química é limoneno o que a torna bem próxima dos outros óleos essenciais cítricos. Seu diferencial é que encontramos o 19-22% linalol e 30-35% acetato de linalina, as mesmas substancias presentes no óleo essencial da lavanda francesa.



Curiosidades

  • Para produzir um litro de óleo essencial de bergamota são necessários 200kg da casca da bergamota. Isso quer dizer que ele é muito concentrado, merecendo uma atenção.

  • Análises genéticas nos mostram que a bergamota surgiu do cruzamento do limão com a laranja amarga. Uma curiosidade é que apenas 3 espécies de citros deram origem a toda essa variedade que conhecemos hoje em dia: a cidra, o pomelo e a tangerina.

  • É utilizado historicamente na medicina ayurvédica para tratar problemas relacionas a digestão, saúde da pele e febre.

  • Adicionar óleo de bergamota no chá preto resultou na criação do popular Earl Grey Tea.

  • A cor deste óleo essencial vai do amarelo claro quase transparente a um verde mais escuro devido a fragmentos de clorofila e de pigmentos remanescentes do processo de pressão a frio de suas cascas.

  • A extração é realizada um pouco antes da maturação do fruto.



Benefícios terapêuticos e principais indicações do

óleo essencial de Bergamota



>> Benefícios para o corpo


Em massagens e tratamentos de pele, age como desintoxicante e tônico. Estimula e fortalece tecidos desvitalizados da pele, alem de ser agente antioleosidade e antiacne e de estimular a pigmentação.


Deve ser utilizado em massagens e aplicações cutâneas em concentrações abaixo de 0,3% (1 gota em 15ml de óleo vegetal, no máximo). Por ser um óleo bom para peles mistas e oleosas, é muito usado na cosmética e limpeza da pele, agindo também como antisséptico e cicatrizante da pele. Auxilia em todas as infecções de pele, acne, furúnculo, psoríase, seborreia.


Encontramos também dados de uso deste óleo essencial no tratamento de leucorréia, cistite e candidiase. Também é digestivo, carminativo e um suave laxante. Estudos evidenciam o uso desde óleo essencial como coadjuvante no combate a inapetência e distúrbios do apetite (anorexia e bulimia).


Na medicina popular italiana tem sido usado como vermífugo, combatendo ascaris e oxiurus.



>> Psicoaromaterapia


Possui inúmeros benefícios a nossa saúde. É um poderoso ansiolítico e antidepressivo, podendo ser usado para combater o desânimo, tristeza, melancolia, ansiedade e preocupação. Ele é muito multifuncional, podendo utilizar em crianças, idosos, gestantes. Ele traz muito poder pessoal, representando a energia do sol para solarizar nossas vidas. O óleo essencial de bergamota promove vitalidade e energia, sendo muito útil agora que as temperaturas esfriaram que nos deixam mais vulneráveis, estimulando nosso sistema imunológico. E um óleo essencial elegante, fino e sincero, trabalhando esses aspectos na gente. Trabalha a nossa verdade, nosso caminho. Muito indicado para pessoas que tem complexo de inferioridade, que se sente diminuída, abaixo de outra pessoa, trazendo um emponderamento sem ego, sem orgulho. Vem trazer a autoaceitação e a autovalorização para seguirmos o nosso caminho. Desenvolve proteção áurica (espiritual).



>> Um equilibrador emocional e mental


Pode ajudar a aliviar a insônia. O seu aroma suave contribui para um sono reparador e para restaurar o equilíbrio mental. Bom para pessoas agitadas que não conseguem dormir, uma mistura de Lavanda e Bergamota é ótima pra isso.


Transforma o medo desconhecido e a sensação de choque. Ajudando em situações relacionadas com perdas, dor, sofrimento, mágoas, ressentimentos e frustrações. A bergamota confere firmeza, determinação e confiança em si mesmo. Alivia sintomas de medo, vulnerabilidade, vergonha, timidez ou sentimentos de rejeição. Auxilia a desenvolver a fé e a confiança.



Estudos científicos


Um estudo científico analisou o efeito causado pelo uso de OE de Bergamota na sala de espera de uma clínica médica. Participaram do estudo os pacientes da clínica e seus acompanhantes.


Essas pessoas sentavam-se na sala de espera por 15 minutos, aguardando seus procedimentos médicos, e o local era aromatizado com o OE de bergamota. Ao fim desse tempo, os participantes do estudo eram convidados a responder um questionário e em seguida seguiam para suas consultas. Nesse questionário eles relatavam se durante aqueles 15 minutos tiveram sentimentos positivos (entusiasmo, inspiração, determinação, etc.) ou sentimentos negativos (irritação, medo, estresse, etc.).


O estudo comprovou que as pessoas que ficavam na sala de espera aromatizada com OE de bergamota tinham mais sentimentos positivos do que o grupo que esperava por sua consulta sem esse aroma. O estudo traz evidências da eficácia e da segurança do uso do OE de bergamota para o bem estar mental, e conclui que esse OE pode ser usado como complemento para os tratamento de saúde mental, trazendo bem estar sem efeitos colaterais.



Cuidados e precauções


Não usar puro sobre a pele - usar sempre diluído (como em óleo vegetal ou em bases cosméticas neutras). Usar sempre em baixa dosagem. Não se expor ao sol após aplicação, aguardar 12h.



Sugestão de uso


Uso corporal em óleo >> Misture o óleo essencial de bergamota com um óleo transportador como óleo de coco, óleo de amêndoa doce, óleo de jojoba, óleo de semente de uva, óleo de abacate com diluição de 1%. Formas de diluição: 1 colher de sopa de óleo vegetal – cera de 1 gota de óleo essencial; 50ml de óleo – 11 gotas de óleo essencial.


Difusor pessoal >> 2 gotas de óleo essencial de bergamota em um algodão e colocar no difusor.


Uso corporal em creme >> Misture o óleo essencial de bergamota em uma loção ou creme neutro de 1% a 1,5%. Para 30g de creme utilizar de 6-9 gotas de óleo essencial de bergamota.


Uso capilar >> Adicione duas a cinco gotas de óleo essencial de bergamota a produtos como o shampoo para usufruir dos benefícios terapêuticos e do perfume delicioso da bergamota.


Aromaterapia >> Adicione o óleo essencial de bergamota a perfumes, em velas caseiras, purificadores de ar e vaporizadores. Aplique 1 gota de óleo essencial na manta ou máscara que estiver usando.


Banho de assento >> para os males íntimos da mulher (tratamento de cândida, cistite e leucorreia): em uma bacia de água morna para fria, adiciona 10 gotas de óleo essencial de bergamota.


Banho de imersão >> relaxante para amenizar insônia e nervosismo: prepare um banho morno à noite, adicione 15 gotas de óleo essencial de bergamota. Relaxe por 25minutos na banheira, permitindo que seu ser desabroche com tranquilidade e confiança.



Óleo essencial de bergamota para acne e pele

Vários compostos presentes no óleo essencial de bergamota têm propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, sendo um tratamento eficaz para acne em pessoas que não têm pele sensível. Suas qualidades analgésicas também podem torná-lo eficaz contra cistos e espinhas dolorosas. Use diluído no óleo carreador ou serum e aplique à noite no rosto.

  • a cada 30g de serum ou óleo usar 6 gotas de óleo essencial de bergamota (1%) para acne.

>> Vitiligo: adicione 10 gotas de óleo essencial de bergamota, 3 gotas de óleo essencial de cravo botão, 5 gotas de óleo essencial de tea tree e 5 gotas de óleo essencial de limão em 30ml de óleo vegetal de rosa mosqueta. Massageie a zona despigmentada à noite, evitando a exposição da pele ao sol devido a fotossensibilidade dos cítricos.

A sua saúde em boas mãos.

Fonte: Articulista Natália F. Jonas (Instagram @nfeksa)

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

                   (51) 3311.1144

 

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta

8:30 às 18:00

Sábado

9:00 às 13:00

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger

Orçamentos por e-mail

envie a sua fórmula aqui:

 

 

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30