top of page

Dica Saudável | Homeopatia




O que é a Homeopatia?


Nosso corpo precisa de proteção e cuidado, e a melhor maneira de realizar isso é com ingredientes naturais. Hoje na Dica Saudável vamos conversar um pouco sobre a Homeopatia, já conhece esse método de tratamento? Na Boaformula, além das homeopatias manipuladas, você encontra duas linhas que trabalham com medicamentos homeopáticos que compartilham nossos princípios e valores: a Weleda e a Boiron. Vamos conhecer mais sobre elas?


Mas primeiro precisamos entender, o que é Homeopatia?


A Homeopatia consiste em oferecer medicamentos em doses diluídas e previamente dinamizadas de um produto natural, podendo ser de origem vegetal, animal ou mineral. Ou seja, é um tratamento feito a partir de substâncias extraídas da natureza utilizando doses ponderáveis com o objetivo de desencadear o sistema natural do corpo de cura. Ela se destaca por reconhecer o ser humano de forma integrativa, vendo-o como um todo onde o corpo e psique são indissociáveis e, assim, necessitam ser abordados como um ente único, buscando tratar a pessoa e não apenas a doença atual.


É um método de tratamento criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796, que se fundamenta na Lei dos Semelhantes, citada pelo Pai da Medicina Hipócrates no ano 450 a.C. Segundo esta lei, os semelhantes se curam pelos semelhantes, isto é, para tratar um indivíduo que está doente é necessário aplicar um medicamento que apresente (quando experimentado no homem sadio) os mesmos sintomas que o doente apresenta. Hoje, a prática é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), sendo inclusive recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


A Homeopatia é baseada em 4 princípios fundamentais:


1- Lei do semelhante: A Homeopatia é baseada no princípio de que é possível tratar "de igual para igual", isto é, uma substância que provoca sintomas quando tomado em doses elevadas, podem ser usadas ​​em pequenas quantidades para tratar os mesmos sintomas.


Por exemplo, o consumo de café em excesso pode causar sonolência e agitação, então de acordo com este princípio, quando feita em um remédio homeopático, ela pode ser usada para tratar pessoas com estes sintomas. Em outros termos, o método de aplicação medicamentosa baseia-se, pois, no princípio da similitude, já enunciado por Hipócrates, posto em prática por inúmeros clínicos e experimentalmente confirmado por Samuel Hahnemann em sua forma atual, conhecida pelo termo geral homeopatia.

2- Experimentação na pessoa sadia: O princípio da experimentação na pessoa sadia determina que os estudos dessas doses homeopáticas dos medicamentos devem ser testadas em pessoas saudáveis (nunca em animais!) para avaliar os efeitos objetivos e subjetivos que tais medicamentos poderiam gerar e, se possível, determinar qual seria a dosagem mais adequada.


3- Doses infinitesimais: As doses infinitesimais consistem em nada mais do que a alta diluição e dinamização de um determinado medicamento, cujo objetivo é apurar algumas de suas propriedades latentes. Apesar de alguns médicos acharem que a diluição excessiva impede o princípio ativo de exercer algum efeito farmacológico, alguns experimentos comprovam a sua eficácia.


4- Princípio do medicamento único: Já o princípio do medicamento único afirma que os medicamentos homeopáticos utilizados pelo paciente precisam incluir o maior número possível de estímulos para a reestruturação energética que a pessoa necessita. Somente dessa forma é que o médico poderá avaliar a eficácia do tratamento com precisão.



Em que pode ajudar a homeopatia?


Para os médicos homeopatas, o corpo não é visto como uma máquina, mas sim como um organismo em equilíbrio ou desequilíbrio. Dessa forma, ao invés de focar somente no que incomoda o paciente, o objetivo da terapia é colocá-lo no centro das atenções para resolver a causa de sua instabilidade. A avaliação geral desse indivíduo considera parâmetros físicos, psicológicos, sociais e culturais.


Qualquer pessoa pode se beneficiar de medicamentos homeopáticos!


O tratamento costuma ser muito indicado para resolver distúrbios emocionais (como depressão e ansiedade), problemas do trato gastrointestinal, dermatológicos e respiratórios.


Na Boaformula você encontra diversas Composições Homeopáticas manipuladas, como para Acne, Aftas, Amidaligte, Ansiedade, Blefarite, Bronquite e Asma, Caimbra, Calculo Renal, Cistite, Cólica Infantial, Cólica Menstrual, Conjuntivite, Constipação, Dor de Dente, Enxaqueca, Estados Gripais, Gases, Gastrite, Hemorroidas, Herpes, Imunidade, Lactacao, Menopausa, Otite, Enjoo, Parar de Fumar, Picada de Insetos, Rinite, Sinusite, Vermes e muito mais! Entre em contato com a nossa Equipe de Vendas para saber mais!



Weleda

Vamos conhecer mais sobre essa linha maravilhosa?


Desde 1921, a Weleda desenvolve produtos que promovem Saúde, Beleza e Bem-estar para as pessoas e o meio ambiente, em busca de um mundo melhor. As matérias-primas que usam nos cosméticos naturais e nos medicamentos antroposóficos da Weleda são de origem natural. Eles trabalham com produtos são isentos de microplásticos, conservantes, parabenos, ingredientes geneticamente modificados e de ingredientes à base de óleos minerais. Nós escolhemos ter essa linha na Boaformula por garantirem que 100% por cento dos nossos cosméticos são naturais certificados conforme o selo Natrue e IBD. Mais de 80% de nossas matérias-primas de origem animal e vegetal são provenientes de agricultura orgânica e biodinâmica certificada. A Weleda tem uma visão holística do ser humano. Ser saudável significa que corpo, mente e individualidade estão em equilíbrio. Os medicamentos da Weleda podem fortalecer a capacidade natural do seu corpo de se curar, sendo baseado na medicina antoprofósica. Eles contêm princípios ativos de plantas ou minerais que ativamos por processos farmacêuticos exclusivos e manuais, como a dinamização e aplicações de calor.


Aos mesmo tempo que eles tem um compromisso de cuidar das pessoas, também estão cuidando da terra, nutrindo solos saudáveis e promovendo a biodiversidade. Seus oito jardins Weleda em todo o mundo são ricos em biodiversidade. Com mais de 50 projetos de cultivo em todo o mundo, estamos melhorando as condições locais para as pessoas e a natureza.


O que exatamente é a medicina antroposófica?


A medicina antroposófica é uma medicina integrativa que se concentra nas necessidades holísticas do paciente. Ela se relaciona com duas escolas da medicina: de um lado, a medicina convencional científica com seus métodos e resultados, e de outro, o conhecimento científico e espiritual da antroposofia. Às duas abordagens andam de mãos dadas. Afinal, as pessoas não consistem apenas de corpo, mas também de mente e individualidade. A cura, como a vemos, não envolve apenas curar os sintomas, mas também apoiar o seu caminho individual e holístico para que você se torne saudável na totalidade. Os medicamentos da Weleda são projetados para fortalecer a capacidade do seu organismo de se curar. A medicina antroposófica visa ajudar as pessoas e o planeta.