Dica Saudável | Homeopatia
top of page

Dica Saudável | Homeopatia




O que é a Homeopatia?


Nosso corpo precisa de proteção e cuidado, e a melhor maneira de realizar isso é com ingredientes naturais. Hoje na Dica Saudável vamos conversar um pouco sobre a Homeopatia, já conhece esse método de tratamento? Na Boaformula, além das homeopatias manipuladas, você encontra duas linhas que trabalham com medicamentos homeopáticos que compartilham nossos princípios e valores: a Weleda e a Boiron. Vamos conhecer mais sobre elas?


Mas primeiro precisamos entender, o que é Homeopatia?


A Homeopatia consiste em oferecer medicamentos em doses diluídas e previamente dinamizadas de um produto natural, podendo ser de origem vegetal, animal ou mineral. Ou seja, é um tratamento feito a partir de substâncias extraídas da natureza utilizando doses ponderáveis com o objetivo de desencadear o sistema natural do corpo de cura. Ela se destaca por reconhecer o ser humano de forma integrativa, vendo-o como um todo onde o corpo e psique são indissociáveis e, assim, necessitam ser abordados como um ente único, buscando tratar a pessoa e não apenas a doença atual.


É um método de tratamento criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796, que se fundamenta na Lei dos Semelhantes, citada pelo Pai da Medicina Hipócrates no ano 450 a.C. Segundo esta lei, os semelhantes se curam pelos semelhantes, isto é, para tratar um indivíduo que está doente é necessário aplicar um medicamento que apresente (quando experimentado no homem sadio) os mesmos sintomas que o doente apresenta. Hoje, a prática é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), sendo inclusive recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


A Homeopatia é baseada em 4 princípios fundamentais:


1- Lei do semelhante: A Homeopatia é baseada no princípio de que é possível tratar "de igual para igual", isto é, uma substância que provoca sintomas quando tomado em doses elevadas, podem ser usadas ​​em pequenas quantidades para tratar os mesmos sintomas.


Por exemplo, o consumo de café em excesso pode causar sonolência e agitação, então de acordo com este princípio, quando feita em um remédio homeopático, ela pode ser usada para tratar pessoas com estes sintomas. Em outros termos, o método de aplicação medicamentosa baseia-se, pois, no princípio da similitude, já enunciado por Hipócrates, posto em prática por inúmeros clínicos e experimentalmente confirmado por Samuel Hahnemann em sua forma atual, conhecida pelo termo geral homeopatia.

2- Experimentação na pessoa sadia: O princípio da experimentação na pessoa sadia determina que os estudos dessas doses homeopáticas dos medicamentos devem ser testadas em pessoas saudáveis (nunca em animais!) para avaliar os efeitos objetivos e subjetivos que tais medicamentos poderiam gerar e, se possível, determinar qual seria a dosagem mais adequada.


3- Doses infinitesimais: As doses infinitesimais consistem em nada mais do que a alta diluição e dinamização de um determinado medicamento, cujo objetivo é apurar algumas de suas propriedades latentes. Apesar de alguns médicos acharem que a diluição excessiva impede o princípio ativo de exercer algum efeito farmacológico, alguns experimentos comprovam a sua eficácia.


4- Princípio do medicamento único: Já o princípio do medicamento único afirma que os medicamentos homeopáticos utilizados pelo paciente precisam incluir o maior número possível de estímulos para a reestruturação energética que a pessoa necessita. Somente dessa forma é que o médico poderá avaliar a eficácia do tratamento com precisão.



Em que pode ajudar a homeopatia?


Para os médicos homeopatas, o corpo não é visto como uma máquina, mas sim como um organismo em equilíbrio ou desequilíbrio. Dessa forma, ao invés de focar somente no que incomoda o paciente, o objetivo da terapia é colocá-lo no centro das atenções para resolver a causa de sua instabilidade. A avaliação geral desse indivíduo considera parâmetros físicos, psicológicos, sociais e culturais.


Qualquer pessoa pode se beneficiar de medicamentos homeopáticos!


O tratamento costuma ser muito indicado para resolver distúrbios emocionais (como depressão e ansiedade), problemas do trato gastrointestinal, dermatológicos e respiratórios.


Na Boaformula você encontra diversas Composições Homeopáticas manipuladas, como para Acne, Aftas, Amidaligte, Ansiedade, Blefarite, Bronquite e Asma, Caimbra, Calculo Renal, Cistite, Cólica Infantial, Cólica Menstrual, Conjuntivite, Constipação, Dor de Dente, Enxaqueca, Estados Gripais, Gases, Gastrite, Hemorroidas, Herpes, Imunidade, Lactacao, Menopausa, Otite, Enjoo, Parar de Fumar, Picada de Insetos, Rinite, Sinusite, Vermes e muito mais! Entre em contato com a nossa Equipe de Vendas para saber mais!



Weleda

Vamos conhecer mais sobre essa linha maravilhosa?


Desde 1921, a Weleda desenvolve produtos que promovem Saúde, Beleza e Bem-estar para as pessoas e o meio ambiente, em busca de um mundo melhor. As matérias-primas que usam nos cosméticos naturais e nos medicamentos antroposóficos da Weleda são de origem natural. Eles trabalham com produtos são isentos de microplásticos, conservantes, parabenos, ingredientes geneticamente modificados e de ingredientes à base de óleos minerais. Nós escolhemos ter essa linha na Boaformula por garantirem que 100% por cento dos nossos cosméticos são naturais certificados conforme o selo Natrue e IBD. Mais de 80% de nossas matérias-primas de origem animal e vegetal são provenientes de agricultura orgânica e biodinâmica certificada. A Weleda tem uma visão holística do ser humano. Ser saudável significa que corpo, mente e individualidade estão em equilíbrio. Os medicamentos da Weleda podem fortalecer a capacidade natural do seu corpo de se curar, sendo baseado na medicina antoprofósica. Eles contêm princípios ativos de plantas ou minerais que ativamos por processos farmacêuticos exclusivos e manuais, como a dinamização e aplicações de calor.


Aos mesmo tempo que eles tem um compromisso de cuidar das pessoas, também estão cuidando da terra, nutrindo solos saudáveis e promovendo a biodiversidade. Seus oito jardins Weleda em todo o mundo são ricos em biodiversidade. Com mais de 50 projetos de cultivo em todo o mundo, estamos melhorando as condições locais para as pessoas e a natureza.


O que exatamente é a medicina antroposófica?


A medicina antroposófica é uma medicina integrativa que se concentra nas necessidades holísticas do paciente. Ela se relaciona com duas escolas da medicina: de um lado, a medicina convencional científica com seus métodos e resultados, e de outro, o conhecimento científico e espiritual da antroposofia. Às duas abordagens andam de mãos dadas. Afinal, as pessoas não consistem apenas de corpo, mas também de mente e individualidade. A cura, como a vemos, não envolve apenas curar os sintomas, mas também apoiar o seu caminho individual e holístico para que você se torne saudável na totalidade. Os medicamentos da Weleda são projetados para fortalecer a capacidade do seu organismo de se curar. A medicina antroposófica visa ajudar as pessoas e o planeta.


  • Weleda ANSIODORON

Indicado no tratamento auxiliar da INSÔNIA e ANSIEDADE. A indicação deste medicamento somente poderá ser alterada a critério do prescritor. Princípio Ativo: PASSIFLORA ALATA D1, VALERIANA OFFICINALIS D1, AVENA SATIVA D1.


  • Weleda ARNICA GLOB

Indicado no tratamento auxiliar de contusões, Hematomas, Distensões Musculares e Pós-Operatório.

  • Weleda INFLUDO

Indicado para tratamento auxiliar nos casos de resfriados, gripes e suas manifestações. Príncipio Ativo: Eucalyptus globulus D3, Aconitum napellus D3, Bryonia alba D3, Eupatorium perfoliatum D3, Phosphorus D6.


  • Weleda INFLUDORON

Indicado como auxiliar no tratamento de GRIPES E RESFRIADOS, de enfermidades respiratórias inflamatórias agudas, na predisposição a resfriar-se, na coriza aquosa com obstrução nasal, cefaleia congestiva com febre, prostração durante a gripe e dengue. A indicação deste medicamento somente poderá ser alterada a critério do prescritor. Princípio Ativo: GLÓBULOS DE FERRUM PHOSPHORICUM D6, ACONITUM NAPELLUS D4, BRYONIA ALBA D2, EUCALYPTUS GLOBULUS D2, EUPATORIUM ERFOLIATUM D2.


  • Weleda PREVIGRIP

Indicado no tratamento auxiliar de PREVENÇÃO DE GRIPES e INFECÇÕES RECORRENTES, como estímulo ao sistema imunológico. A indicação deste medicamento somente poderá ser alterada a critério do prescritor.

Princípio Ativo: FERRUM SIDEREUM D10; PHOSPHORUS D5; PRUNUS SPINOSA D1.


  • Weleda RINIDON

Indicado no tratamento auxiliar da rinite de origem alérgica, com espirros, coriza, prurido e obstrução nasal e da rinite vasomotora, com obstrução nasal sem secreção. Princípio Ativo: Hydrastis canadensis D4, Quercus robur TM.


  • Weleda SINUDORON

Indicado no tratamento auxiliar da sinusite aguda ou crônica. A indicação deste medicamento somente poderá ser alterada a critério do prescrito. Princípio Ativo: BERBERIS VULGARIS D2, HYDRASTIS CANADENSIS D4, ARGENTUM NITRICUM D20, ATROPA BELLADONNA D6, SILICEA D20.

  • Weleda STRESSDORON

Indicado no tratamento auxiliar do ESTRESSE, FALTA DE CONCENTRAÇÃO e PERDA DE MEMÓRIA. A indicação deste medicamento somente poderá ser alterada a critério do prescritor. Princípio Ativo: KALI PHOSPHORICUM D6, AURUM METALLICUM D10, FERRUM SULPHURICUM D3, SILICEA D3.




Boiron

Vamos conhecer mais sobre essa linha maravilhosa?


“Cientes de que os pacientes em todo o mundo procuram por cuidados com a saúde seguros, fornecemos à todos medicamentos com a segurança e a qualidade Boiron, graças à nossa experiência única em homeopatia…” Valérie Lorentz-Poinsot, CEO


Em 1932, os irmãos farmacêuticos, recém-formados, Jean e Henri Boiron fundaram o Laboratório Central Homeopático francês em Paris que, em 1967, deu origem aos Laboratórios Boiron. A partir de 1968, deu-se início à expansão da empresa na França, na Europa, e em outros países como a Rússia. Christian Boiron sucedeu Jean Boiron como presidente do grupo em 1983 e os Laboratórios Boiron continuaram trabalhando no desenvolvimento da homeopatia. O Instituto Boiron, fundado em 1985, também assumiu esse compromisso e o expandiu na comunidade médica e científica internacional. A partir de 1987, mudanças significativas ocorreram na estrutura financeira da empresa, como a introdução do Grupo na Bolsa de Lyon e a fusão com outros laboratórios da França. Em 1995, uma nova sede de produção foi construída em Messimy, próximo a Lyon. Em 2005, Thierry Boiron tornou-se CEO do grupo e consolidou-se a fusão Boiron-Dolisos, abrindo novos horizontes para a companhia no desenvolvimento da homeopatia.


  • Boiron OSCILLOCOCCINUM

Auxiliar na prevenção e no alívio dos sintomas relacionados à gripe e aos estados gripais. COMPOSIÇÃO: Anas barbariae heptis et cordis extractum 200K


  • Boiron SÉDATIF PC

Auxiliar no tratamento da ansiedade, tensão emocional e mental, nervosismo, inquietude, irritabilidade e distúrbios do sono.


Sédatif PC é um medicamento homeopático da Boiron, totalmente natural, que ajuda você a ter uma noite equilibrada de sono, melhorando a qualidade e a quantidade do sono.


COMPOSIÇÃO:

Aconitum napellus 6CH

Belladonna 6CH

Calendula officinalis 6CH

Abrus precatorius 6CH

Viburnum opulus 6CH

Chelidonium majus 6CH



Benefícios de Sédatif PC:

• Sédatif PC atua em todos os sintomas físicos e psicológicos.

• Medicamento natural, para o dia e a noite.

• Age rapidamente e tem eficácia comprovada.

• Não causa sonolência ou outros efeitos colaterais.



  • Boiron CORYZALIA

Medicamento homeopático da Boiron, totalmente natural, que trata a rinite alérgica e diminui a coriza, facilitando a respiração.


Indicado para adultos e crianças a partir de 6 anos de idade, incluindo grávidas, lactantes e pessoas polimedicadas.


COMPOSIÇÃO:

Allium cepa 3CH

Sabadilla 3CH

• Gelsemium sempervirens 3CH

• Atropa belladonna 3CH

• Kali bichromicum 3CH

• Pulsatilla 3CH



  • Boiron STODAL

Auxiliar no tratamento da tosse seca ou produtiva que promove alívio da irritação da garganta, diminui a viscosidade das secreções facilitando a expectoração. Indicado para crianças, grávidas, lactantes, idosos e pacientes em politerapia.


Stodal não possui corantes e álcool em sua formulação! Diferente da grande maioria dos xaropes: Alívio rápido das tosses! Prático e fácil de utilizar. Pode ser indicado para crianças menores de 2 anos, grávidas e lactentes conforme orientação médica.


COMPOSIÇÃO:

Ipeca 3CH

Coccus cacti 3CH

Solidago 1CH

Drosera 3CH

Corallium rubrum 3CH

Cuprum 3CH

Ferrum phosphoricum 3CH

Belladonna 3CH

Cina 3CH

Arnica montana 3CH



  • Boiron ARNILIVIUM GEL

O gel homeopático natural com todas as propriedades da Arnica montana: anti-inflamatória, alívio de hematomas com ação muscular e vascular.


Pode ser indicado para dores musculares, pernas pesadas e varizes, dores do crescimento, entorses leves, hematomas e contusões. Proporciona efeito calmante e refrescante. É um alívio tratar dores e lesões do dia a dia com as propriedades da Arnica.

Além de agir nas dores e inflamações, melhora a circulação local.


COMPOSIÇÃO: Arnica Montana (planta fresca)



  • Boiron Camilia

Camilia é um medicamento homeopático da Boiron, totalmente natural, que auxilia no alívio do desconforto causado pela primeira dentição, como dor, coceira, inflamação das gengivas, problemas digestivos como diarreia e vômitos, salivação excessiva, otalgia e problemas comportamentais como irritabilidade, agitação, entre outros. Sem conservantes, nem lidocaína e com uma apresentação que facilita a tomada da dose certa.


COMPOSIÇÃO:

Matricaria chamomilla 9CH

Phytolacca decandra 5CH

Rheum officinale 5CH

Excipiente: água purificada.


  • Boiron Cocyntal

Auxiliar no alívio do desconforto causado pelas cólicas. indicado para os sintomas mais comuns da cólica do bebê ou lactente, como: dores abdominais, gases intestinais e espasmos. O PRIMEIRO medicamento homeopático específico e completo para cólicas do recém-nascido e lactente.


Fácil aplicação, via oral de dose única sem conservantes e não altera a cor das fezes.


COMPOSIÇÃO:

Carbo vegetabilis 5CH

Colocynthis 9CH

Cuprum metallicum 5CH



  • Boiron Homeopatic

Auxiliar no tratamento da irritação e desconforto oculares, ocasionados por fatores diversos como esforço visual, banhos de mar ou piscina, fadiga ocular, atmosfera esfumaçada, entre outros. Prático, na medida certa, embalagem de alumínio: proteção e evita contaminação.


COMPOSIÇÃO:

Euphrasia officinalis 3DH

Calendula officinalis 3DH

Magnesia carbonica 5CH


Homéoptic é:

• Natural e seguro também para crianças.

• Apresentação em flaconetes doses-únicas.

• Conveniente: portátil e fácil de manusear em qualquer lugar.

• Rápido e eficaz.




Cuidados com o medicamento homeopático

- Sempre mantê-los nos frascos originais e bem fechados.

- Levar o medicamento diretamente à boca sem contato com as mãos no momento de tomá-lo. Evitar também que o conta-gotas ou tampa do frasco toquem à boca para que não ocorra contaminação e feche imediatamente o frasco.

- Antes e após cada dose, permaneça sem se alimentar por um intervalo mínimo de 30 minutos.

- Os medicamentos devem ficar longe de aparelhos eletrodomésticos ou que emitam radiação (rádio, televisão, forno de microondas, geladeiras, computadores, telefones celulares, etc...).

- Ambientes úmidos ou expostos à luz solar direta, como também os locais que possuam odores fortes de perfumes, sabonetes, produtos de limpeza, condimentos e outros medicamentos (principalmente canforados) alteram o medicamento. Evitar guardá-los em bolsas com perfumes, celulares ou cigarros.

- Nas viagens de carro, procurar guardá-los em sacolas térmicas, caixas de madeira ou isopor, pois o sol e o calor forte do porta-luvas podem danificá-lo.

- Quando viajar de avião, evitar a exposição dos medicamentos aos raios X e arco magnético.

-Levá-los como bagagem de mão (desde que você não passe pelo raio X com eles), explicando aos funcionários do aeroporto que são medicamentos sensíveis às radiações.



Venha visitar nossa loja e conhecer de pertinho esses medicamentos homeopáticos que cuidam da sua saúde, cuidando do meio ambiente.


A sua saúde em boas mãos.


839 visualizações0 comentário
bottom of page