Dica Saudável | Óleo de Gergelim | Um verdadeiro skin food



Óleo de gergelim: remédio natural utilizado a centenas de anos


Nome científico: Sesamum indicum

Nome popular: Óleo de gergilim

Família: Pedaliaceae.

Parte Utilizada: Semente

Composição Química: Compõem o óleo, a sesamina, a sesamolina e o sesamol, que tem propriedades antioxidantes, que transmite ao óleo elevada estabilidade e age contra os radicais livres. O óleo de gergelim possui muitas qualidades presentes nos ácidos graxos ômega 6, ômega 3 e ômega 9.



O gergelim é um oleaginosa do gênero Sesamum cultivada desde os tempos antigos e vem sendo utilizada há centenas de anos como remédio natural. Das sementes, é extraído um óleo vegetal por prensagem a frio, um verdadeiro alimento para a pele e corpo. Hoje na Dica Saudável vamos conhecer um pouco mais sobre esse óleo vegetal, suas propriedades e indicações de uso para desfrutarmos de momentos de autocuidado.


Um verdadeiro skin food, possuindo ligninas, sesamina, vitaminas A, B, C e E e alto teor de ácidos graxos insaturados ( como o ácido oléico e linoléico, conhecidos como ômega 9 e ômega 6). Um óleo com alta estabilidade e rico em antioxidantes, podendo ser utilizado tanto para o organismo interno, por meio da ingestão (o Óleo de Gergelim da Sésamo Real é um exemplo de versão adequada ao uso alimentar), quanto para o organismo externo (corpo, rosto e cabelos - o Óleo de Gergelim da Terra Flor é um exemplo), em formulações cosméticas e puro, para saúde e beleza.


Seu uso tópico (no organismo externo) é indicado para manutenção, proteção e nutrição da pele e dos cabelos graças a sua riqueza em princípios ativos. Sob uma perspectiva ayurvédica, o óleo de gergelim tem uma qualidade doce, picante, adstringente e amarga, com efeito de aquecimento. É um verdadeiro remédio natural e possui propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antioxidantes.


A semente de gergelim, Sesamum indicum, é pequenina, mas muito poderosa. Cada semente de gergelim é protegida por uma casca externa que se abre naturalmente quando a semente amadurece (dando origem à frase “Abre-te Sésamo”).



Já pensou em seus cosméticos como um alimento para a pele e cabelos?

SKIN FOOD: Alimentos para a pele


Cosméticos que também são ingredientes da sua cozinha para nos convidar a refletir: se não podemos comer, por que poderíamos passar na pele e cabelos?


O conceito “skin food” ou, em português, “alimento para a pele”, é literalmente alimentar nossa pele, o maior órgão do nosso corpo, com cosméticos que também possamos ingerir. Claro que nem todos os produtos são agradáveis de comer como o óleo vegetal de gergelim, mas é um convite para refletir sobre o que é saudável para nossa pele também deve ser saudável para o organismo inteiro.


Nossa pele é um manto com permeabilidade seletiva, absorvendo e interagindo com as substâncias que aplicamos na superfície. Com o auxílio da natureza, Skin Food diz respeito a ingredientes cosméticos que nutrem, ou seja, levam da pele para dentro ingredientes importantes para nosso organismo que, claro, se refletem em uma pele luminosa, macia e saudável.


O óleo de gergelim pode possuir diversas propriedades, como:

  • Diminuição da pressão arterial;

  • Hidratação e maciez;

  • Antienvelhecimento;

  • Combate diversos tipos de microrganismos: é eficaz contra alguns patogênicos que podem atacar a pele e causar infecções provocadas por fungos, bem como contra estafilococos e estreptococos;

  • Anti-inflamatório: trata-se de um anti-inflamatório natural adequado para o cuidado e para a proteção da pele. O óleo de gergelim é facilmente absorvido pelo nosso corpo;

  • Rico em vitaminas: em particular vitamina A, vitamina E e vitaminas do grupo B (B1, B2, B3);

  • Antioxidante: a presença de algumas das vitaminas mencionadas e outros elementos, como o selênio, o tornam um produto natural com fortes qualidades antioxidantes;

  • Rico em sais minerais: especialmente magnésio, fósforo e cálcio;

  • Regula o desenvolvimento celular;

  • Rico em ácidos graxos insaturados (ômega 6 e ômega 9);

  • Uma característica importante desse óleo é que ele é estável, ou seja, não corre o risco de ficar rançoso se for armazenado à temperatura ambiente, como pode acontecer no caso do óleo de linhaça;


Características botânicas


O gergelim ou sésamo é uma planta anual herbácea, gamopétala, originária do Oriente, pertencente a família das Pedaliáceas, com propriedades medicinais, de flores alvas, róseas ou vermelhas, hemafroditas, malcheirosas, dispostas nas axilas das folhas, e cujo fruto é cápsula ou baga oblonga, pubescente, com sementes oleaginosas, pequenas, amarelas, alvas ou pretas, arredondadas e levemente comprimidas. É cultivada na Ásia tropical por causa de suas sementes, que fornecem até 50% de óleo.

É uma planta de clima tropical e subtropical, anual, com ou sem ramificação, de 0,5 a 3,0 metros de altura e tem boa tolerância a seca; as folhas são inteiras, cor verde-clara e verde-escura, formato oval, com tamanhos diferentes em função de variedades, fertilidade do solo e clima. As sementes são lisas, pequenas, de cores branca, creme ou preta – as plantas se desenvolvem e produzem bem em condições de clima ameno a quente e solos férteis, profundos, bem drenados e com boa disponibilidade de água durante o desenvolvimento vegetativo.

Historia de uso/ Utilização popular


O óleo de gergelim, chamado óleo “til” em sânscrito, é conhecido desde os tempos védicos. O antigo estudioso ayurvédico Charaka, em seu conhecido tratado sobre Ayurveda, afirma que é o melhor de todos os óleos


Diversos são os relatos históricos com o óleo vegetal de gergelim, sendo um dos óleos utilizados a mais tempos, conhecido pelos antigos egípcios, juntamente com o óleo de oliva. Alguns desenhos de Heródoto Grego (484 – 425 a.C) demonstram que, na Babilonia, o óleo de gergelim era o óleo alimentar mais consumido, sendo também utilizado para fins medicinais. Na Ilíada, de Homero, diz-se que a deusa Hera esfregava sua pele com óleo de gergelim para seduzir Páris, um dos heróis da Guerra de Troia.


Um dos óleos utilizados há mais tempo é o de gergelim, citado até na Ilíada de Homero

O gergelim tem sua origem atrelada à antiga Mesopotâmia, à Índia e à África, sendo cultivado nessas regiões há milhares de anos, mas desde algum tempo foi levado para a China, Japão e países do Mediterrâneo. O óleo de gergelim possui três tipos diferentes: o prensado a frio (que apresenta um sabor agradável do próprio gergelim); o óleo refinado (que possui sabor neutro); e o óleo elaborado a partir do gergelim torrado (que é muito intenso). Este último é muito utilizado na cozinha asiática, principalmente nos pratos elaborados na tradicional panela, a wok.



Benefícios do óleo vegetal de gergelim


Os benefícios do óleo de gergelim incluem sua capacidade de melhorar o cabelo e a pele, estimula um forte crescimento dos ossos, reduz a pressão arterial, aumenta a saúde do coração, controla a ansiedade e depressão, protege a saúde infantil, aumenta a sua saúde bucal, preveni o câncer, melhora o processo digestivo, e inflamação inferior.


>>PELE

O óleo de gergelim é rico em zinco, que é um dos minerais mais importantes no corpo para a sua pele. Ele pode aumentar a elasticidade da pele e a suavidade, ajudando a reduzir o aparecimento de manchas no decorrer da idade e eliminar problemas de pele, incluindo o envelhecimento prematuro. O óleo de gergelim pode também ser usado como um filtro solar uma vez que cria uma camada de proteção sobre a pele, que é outra maneira de proteger o organismo contra substâncias estranhas ou toxinas que ficam no meio da pele. algumas culturas, o óleo de gergelim tem ainda sido utilizado para o tratamento de doenças causadas por fungos na pele


>>CABELOS

O óleo de gergelim tem sido tradicionalmente usado para melhorar a saúde dos cabelos. Ele pode ajudar a escurecer a cor do cabelo e também eliminar a perda de cabelo. Além disso, os efeitos anti-bacterianos do óleo de gergelim pode ajudar a eliminar qualquer um dos patógenos ou corpos estranhos que podem atacar o seu couro cabeludo ou cabelo.


>> SAÚDE DO CORAÇÃO

Como a maioria dos óleos vegetais, o óleo de gergelim é tão útil e delicioso em alimentos devido ao seu conteúdo de ácidos graxos. O óleo de gergelim contém uma grande variedade de ácidos graxos poli-insaturados, incluindo sesamol e sesamina. Isso pode manter o sistema cardiovascular equilibrado e mantém os níveis de colesterol baixo. Ele também pode deixar cair os níveis de colesterol que o corpo já possui, reduzindo assim a aterosclerose. Isto significa que você está mais bem protegido de ataques cardíacos e derrames se adicionar óleo de gergelim na sua dieta.


>> CRESCIMENTO ÓSSEO

Existem muitos minerais importantes, que podem ser encontrados no óleo de gergelim, em especial o cobre, zinco e cálcio. Esses três minerais são essenciais para o crescimento dos ossos do corpo, o que significa que, ao manter um nível adequado de óleo de gergelim em sua dieta, você pode ajudar a aumentar a taxa do crescimento ósseo e desenvolvimento. Conforme você envelhece, o óleo de gergelim pode ajudar a evitar a osteoporose e várias outras deficiências relacionadas com a idade dos ossos. A ansiedade e a depressão: A tirosina é um aminoácido que se encontra em quantidades relativamente elevadas no óleo de gergelim. A tirosina foi conectado diretamente a atividade da serotonina que é liberada no cérebro, o que pode ajudar a melhorar o humor, inundando o corpo com enzimas e hormônios que fazem uma pessoa se sentir feliz. Em outras palavras, quando você está sofrendo de ansiedade ou depressão, o óleo de gergelim pode ajudar a darlhe um impulso positivo na direção certa e transformar o seu humor ao redor!


>> SAÚDE BUCAL

O óleo de gergelim é altamente recomendado por profissionais de odontologia por causa de um processo chamado de óleo de puxar, e colocado o óleo em sua boca e, em seguida, balançando-a em torno antes de cuspi-la. Com óleo de gergelim, este processo tem sido diretamente ligada ao dentes mais brancos, baixos níveis da placa bacteriana, e a proteção contra certos mutantes estreptococos que podem nos fazer muito mal. Os efeitos antibacterianos poderosos deste óleo são a principal causa deste aumento na saúde bucal.


>> PREVENÇÃO DO CÂNCER

Óleo de gergelim contém um composto orgânico chamado fitato, que foi diretamente ligado a uma redução no desenvolvimento de câncer. Além disso, os níveis de magnésio no óleo de gergelim são anormalmente elevados, é um mineral essencial, e está diretamente ligado as chances de reduzir o câncer colo retal. O teor de cálcio também é muito benéfico para a prevenção do câncer de cólon. Circulação e Metabolismo: Os altos teores de cobre e de zinco significa que o corpo é capaz de funcionar nos seus níveis ótimos, principalmente porque o cobre é necessário para a produção de células vermelhas do sangue. Com a porcentagem significativa de cobre no óleo de gergelim, o seu corpo tem a certeza de obter a quantidade de sangue que flui para os órgãos e tecidos, garantindo um estilo de vida com muita energia e mais saudável.


>> INFLAMAÇÃO

O cobre é naturalmente uma substância anti-inflamatória, e os níveis elevados de cobre encontrados no óleo de gergelim podem ajudar a reduzir a inflamação e o desconforto de várias condições, tais como a gota e artrite. Ele reduz o inchaço das articulações e fortalece os ossos e vasos sanguíneos, ajudando a manter a sua estrutura forte e resistente por muitos anos, sem que haja inflamação dolorosa.

*Material fornecedor Florien.



Principais Indicações


O óleo de gergelim é um remédio muito versátil, você pode experimentar sua eficácia em casos de:

  • queimaduras solares

  • pele do rosto seca

  • rugas

  • acne

  • para obter uma leve proteção natural da pele durante a exposição ao sol

  • massagens energizantes

  • controle das bactérias que causam a caspa

  • rápida cicatrização e proteção contra arranhões e inflamações

  • para acalmar as erupções cutâneas em caso de eczema


Quando usado como alimento, o óleo de gergelim pode ajudar a baixar a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue. O óleo de gergelim é particularmente benéfico para a pele, pois é, como mencionado acima, rico em antioxidantes que ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres. A aplicação de óleo de gergelim diretamente na pele também pode contribuir para a prevenção do melanoma.


Quem não gosta particularmente do aroma pode usá-lo diluído em outros óleos mais delicados, como o óleo de amêndoa doce ou o óleo de jojoba.



Remédio ayurvédico


É um dos óleos mais populares no Oriente, muitas vezes utilizado como base para outras formulações de óleos medicinais. O gergelim possui sabor doce, amargo e adstringente, além de propriedades amornantes. Este óleo, segundo a tradição indiana, é indicado nas doenças causadas por Vata e Kapha aumentados e aumenta o Pitta corporal. Esta planta é rica em substâncias antioxidantes, aminoácidos e minerais, sendo indicada em alterações do sistema nervoso, inchaços, pele seca (aumento de Vata ), nutrição dos cabelos (é muito usado para massagem na cabeça ) e reumatismo.


No Ayurveda, o óleo de gergelim é classificado com as seguintes qualidades:

· Balya (promove a força);

· Keshya (promove o crescimento do cabelo);

· Twachya (emoliente);

· Agni janana (aumenta a inteligência);

· Vranashodhana (cicatriza feridas);

· Dantya (fortalece os dentes);

Sugestões de uso


Na Boaformula você encontra o óleo vegetal de gergelim da TerraFlor e o óleo de gergelim para uso culinário da Sésamo Real! Um óleo muito especial para cuidar com todo carinho da sua saúde. Óleo Vegetal 100% natural, extraído por prensagem a frio de insumos de alta qualidade. A extração por prensagem a frio preserva as propriedades e benefícios de óleos vegetais.



>> Tratamento para os pés

O óleo de gergelim é muito útil para suavizar áreas ásperas dos pés e para obter um agradável efeito desodorizante. Para isso, basta que você tenha à disposição uma colher de óleo de gergelim e 5 gotas de óleo essencial de menta. Dilua o óleo essencial no óleo de gergelim, aplique nos pés, calce meias de algodão e deixe agir a noite inteira. De manhã, a suavidade da pele será garantida.



>> Sérum oleoso Pro-Age

Para obter um bom efeito antirrugas, pode-se aplicar uma pequena quantidade de óleo de gergelim no rosto todos os dias. Suas propriedades antioxidantes ajudarão a pele a combater o envelhecimento, dando-lhe nova elasticidade e luminosidade. Para potencializar você pode adicionar uma sinergia de óleos essencial e preparar você mesma um sérum facial pro age com ingredientes 100% naturais e veganos. Nossa sugestão é que utilize uma concentração de 0,5% para o rosto com óleo essencial de olibano, óleo essencial de vetiver e óleo essencial de palmarosa.


Para 30ml, utilize 1 gota de cada óleo essencial. Para não obter efeitos adversos, indicamos que sempre siga as indicações de diluição, lembrando que na Aromaterapia sempre menos é mais. Os óleos essenciais são substancias altamente concentradas e seus benefícios são percebidos a partir da constância de uso e não quantidade.


Receita


· 10ml de óleo de jojoba

· 10ml de óleo de rosa mosqueta

· 10ml de óleo de gergelim

· 1 gota de óleo essencial de olibano

· 1 gota de óleo essencial de vetiver

· 1 gota de óleo essencial de palmarosa


Em um vidro âmbar, misture os óleos vegetais e adicione os óleos essenciais. Aplique no rosto limpo, 2 vezes ao dia.



>> Oleação corporal


O óleo de gergelim é um dos principais remédios benéficos sugeridos pela ayurveda, a medicina tradicional indiana. A ayurveda recomenda massagear todo o corpo com óleo de gergelim e deixá-lo agir 15 minutos antes do banho. Seu efeito sobre a pele é purificador e ajuda a prevenir infecções.


Alguns efeitos observados com essa rotina de automassagem são:


· Aumento na sua capacidade de lidar com o estresse;

· Promoção de força física;

· Nutrição de músculos e ossos;