Dica Saudável | Omelete Vegano



Nessa Dica Saudável preparamos uma receita muito especial para vocês desfrutarem de uma café da manhã/lanche que transborda sabor e saúde.


A boa alimentação é a base para promoção e recuperação da saúde. Acreditamos que saúde e alimentação então intimamente interligados, onde a função dos alimentos vai muito além de simplesmente nos manter saciados. Uma alimentação adequada e saudável garante uma boa nutrição e o funcionamento adequado de todo o nosso organismo. Na Dica Saudável, nosso propósito é trazer receitas que convidem você a refletir sobre a sua alimentação e mostrar que pode ser simples. Cozinhar como forma de cuidado, nos convidando a observamos as necessidades que o corpo apresenta.


No cenário atual, onde estamos enfrentando a pandemia COVID-19, se tornou ainda mais importante que a gente cuide da nossa alimentação. Buscar alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais e vários compostos essenciais para manutenção a saúde. Aliado a isso indicamos a suplementação, que vem suprir as carências e nos auxiliar nesse processo, mas uma complementa a outra, não substitui.


Cozinhar seu próprio alimento possibilita escolher os ingredientes que compõem a receita, podendo optar por receitas com menos sal, açúcar refinado, aditivos químicos, conservantes sintéticos e gorduras. Mas quanta coisa que não pode né? Escolher por uma alimentação saudável pode parecer limitante em um primeiro momento, mas abre para um novo mundo de possibilidades. Em nossas receitas teremos o doce do açúcar sim, mas na forma de frutas (frutose) ou açúcar de coco, mascavo, demehara, quem sabe agave? Brincar com as cores nos preparados também é interessante e podemos trazer corantes naturais como spirulina, curcuma, páprica ou beterraba. Que ainda agregam com seus nutrientes que auxiliam e desintoxicam o corpo. Muita saúde com muito sabor, é claro!


Trazer aditivos que complementem em textura, aroma e sabor, misturando e os transformando. E as possibilidades de resultados são inúmeras para a gente experimentar e variar. Na Boaformula você encontra uma variedade de produtos naturais para inovar e incrementar suas receitas, trazendo muita saúde ao seu dia a dia.



Vamos à receita?


Simples e prático, que tal preparar um omelete vegano? Ser vegano vai muito além da alimentação e se baseia em um estilo de vida, mas a proposta é referenciar uma receita a base de plantas. A proposta de utilizar o termo omelete é por perceber ser uma receita que faz parte da vida de muitas pessoas e sugerir uma variação que traga sabor, textura e nutrientes similares. Alimentação também esta muito envolvida com hábitos e emoções, ativando memórias afetivas em nosso corpo. Pensando nisso, a Nutrify lançou o Vegan ProEgg, uma alternativa ao uso de ovos. Uma opção prática e eficiente para veganos, alérgicos ou qualquer pessoa que queira substituir o ovo em preparações diversas.



Omelete vegano

(Vegan ProEgg - Nutrify)


· 2 colheres de sopa de VeganPro Egg (14 g)¹

· 6 colheres de sopa de água

· Sal a gosto *

· ½ colher de sopa de levedura nutricional*

· Cúrcuma a gosto

· óleo de abacate spray para untar a forma*

Sugestão de preparo: Em um bowl, misture as 2 colheres de sopa de VeganPro Egg com 6 colheres de sopa de água, deixe a mistura descansar por alguns minutos para ganhar consistência. Tempere com sal, cúrcuma (além de trazer suas propriedades anti inflamatórias, é um corante amarelinho natural), levedura nutricional e ervas a gosto. Despeje a mistura em uma frigideira levemente untada até que fique totalmente cozido. Rende 1 porção. Finalizar com cebolinha, tomate e hummus.


¹Cada colher de sopa (7 g) de VeganPro Egg, substitui 1 ovo nas preparações culinárias.

* Você encontra esses ingredientes na Boaformula.



Sugestão de recheio


1. Misture junto à massa tomate picado e cebolinha, fica uma delícia!



2. Receita hummus



· 300g de grão de bico cozido

· 3cs de tahine*

· suco de 2 limões

· 1/4xic de água do cozimento dos grãos pra dar o ponto (acrescente aos poucos)

· sal a gosto

· 1 Dente de alho fatiado (opcional)

· azeite, linhaça e gergelim* para finalizar.

Modo de Preparo: Deixe o grão de bico de molho durante uma noite para amolecer e facilitar o cozimento no dia seguinte, Ele vai inchar e ficar mais macio. Cozinhe os grãos em panela de pressão por aproximadamente 20 minutos. Após o cozimento reserve uma parte da água e depois retire a pele dos grãos. Bata o grão de bico no liquidificador, acrescentando a água do cozimento aos poucos, até que se forme uma pasta homogênea. Se for necessário acrescente mais água do cozimento. Acrescente o Tahine, os dente de alho, o limão e o sal. Bata tudo no liquidificador e deixe na geladeira até o momento de servir. Esperamos que goste dessa delícia!


*Você encontra esse ingrediente na Boaformula!


Ver mais sobre Hummus aqui.



3. Requeijão de Tofu



· 250 g de tofu picado

· 3 colheres de sopa de azeite de oliva ou óleo de gergelim*

· Sal,cúrcuma, pimenta e gotas de limão a gosto

· 1 colher (sopa) de levedura nutricional*

· Água ou leite vegetal para dar o ponto


Sugestão de preparo: Bata o tofu com o azeite ou óleo no liquidificador até obter uma pasta. Adicione um pouco de água ou leite vegetal se necessário para deixar bem cremoso. Tempere a gosto. Conserve na geladeira.


*Você encontra esses ingredientes na Boaformula!


Para servir com seu omelete vegano, sugerimos como uma das opções de recheio esse delicioso requeijão caseiro com brotos de girassol, abacate e orégano (foto principal).



Vamos conhecer o Vegan ProEgg Nutrify?


Sua fórmula combina apenas ingredientes de origem vegetal que adquirem consistência similar ao ovo em receitas de cozimento, como bolos, tortas e biscoitos.


Cada embalagem de VeganPro Egg rende o equivalente a 25 ovos. Sabe-se da dificuldade de substituir os ovos nas preparações. Por essa razão, a Nutrify desenvolveu com muita dedicação uma fórmula que fosse capaz de substituir o ingrediente, entregando às preparações a consistência do ovo e, porque não, proteínas também. Por isso, VeganPro Egg é formulado com proteína isolada do arroz integral e orgânica, grão-de-bico em pó e linhaça em pó.



Vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios de cada um?


>> Grão de bico


O grão-de-bico, também conhecido como gravanço ou ervilha-de-galinha, é um vegetal leguminoso pertencente à família das fabáceas, muito presente na região do Mediterrâneo e na Índia. Seu sabor que lembra nozes e sua textura granulada combinam bem com vários outros alimentos e ingredientes.


Sendo fonte de vitaminas, minerais e fibras, o grão-de-bico pode oferecer uma variedade de benefícios para a saúde, como melhorar a digestão, ajudar no controle do peso e reduzir o risco de várias doenças. Além disso, ele é rico em proteínas, sendo um excelente substituto para a carne em dietas vegetarianas e veganas.


Nutrientes presentes no grão de bico:


Grão-de-bico é uma boa fonte de proteína vegetal, rica em minerais - cálcio, ferro, fósforo, potássio, molibdênio, cobre - em triptofano e vitaminas (A, B e C) para além de ser riquíssimo em fibras vegetais. Dentre as vitaminas do grupo B, é preciso ressaltar a riqueza em folatos, ácido fólico, a B9, especialmente necessária para a saúde da mulher e a fertilidade.


Como esses nutrientes atuam em nosso corpo?


A riqueza em fibras vegetais solúveis e não solúveis do grão-de-bico é essencial para a retirada das gorduras excedentes na alimentação, o aumento do bolo fecal, a redução dos resíduos alimentares e a limpeza das paredes intestinais.

Desintoxicante do organismo: Sua riqueza em molibdênio faz do grão-de-bico um excelente desintoxicante do organismo, especialmente para os excessos de sulfitos comumente usados como conservantes na indústria alimentar.

Saúde mental: Grão-de-bico tem triptofano, aminoácido essencial fundamental para a preservação de bons níveis de serotonina e melatonina, das quais o triptofano é precursor. Assim, o consumo rotineiro de grão-de-bico ajuda no combate à depressão e problemas de sono, especialmente nos que se referem à dificuldade em adormecer.

Fortalece sistema imunológico e saúde cardiovascular: A riqueza do grão-de-bico em magnésio, que o torna uma das boas fontes deste mineral essencial à saúde como um todo, auxilia o organismo de quem o consome na produção de enzimas importantes para a produção de energia e melhora a ação do nosso sistema imunológico. Especificamente, uma dieta rica em magnésio é fundamental para a saúde cardiovascular.



>> Linhaça


O imperador Carlos Magno já conhecia os benefícios da linhaça, tendo ordenado que seus súditos comessem sementes de linhaça para cuidar da saúde. Atualmente, a linhaça ganhou fama de superalimento e há estudos que confirmam seus benefícios. Consumir sementes de linhaça com frequência contribui para a redução do colesterol, melhora da pressão arterial e diminuição do risco de câncer.


Apenas uma colher de sopa de linhaça (cerca de 7 gramas) fornece uma boa quantidade de proteínas, fibras e ácidos graxos ômega 3, além de ser uma rica fonte de algumas vitaminas e minerais.


Nutrientes presentes na Linhaça:


A linhaça é fonte de gorduras boas, fibras, ligananas, ácidos graxos ômega 3,vitamina B1, vitamina B6, folato, cálcio, ferro, magnésio, fosforo e potássio.


Como esses nutrientes atuam em nosso corpo?


Redução de peso: Devido à quantidade de fibras, torna a liberação da glicose na corrente sanguínea muito mais lenta e, consequentemente, diminui o apetite.


Energia: A linhaça aumenta o nível metabólico e a efetividade na produção de energia celular. É notável a melhora da vitalidade e da disposição com o consumo frenquente da semente. Auxilia na recuperação do cansaço muscular.


Diabetes: Previne e também controla o temido diabetes. Por ser rica em fibras, a linhaça cria uma barreira no bolo alimentar, impedindo os picos glicêmicos e usufruindo menos da insulina.


Inflamações: Graças ao ácido alfalinolênico (ALA) presente na linhaça, nutriente esse que é capaz de produzir reações anti-inflamatórias .


Sistema imunológico: Devido à presença dos ácidos-graxo, indispensáveis para o nosso organismo, o consumo da linhaça impede que nosso corpo fique doente, aumentando a nossa imunidade.


Equilíbrio hormonal: Composta por isoflavona, fitoesteroide e lignana, que exercem a função do hormônio masculino, a linhaça diminui os sintomas da TPM e da menopausa.



>> Proteína Isolada de Arroz integral


O arroz é um cereal que pertence à família das gramíneas e pode ocorrer em diversas espécies, é rico em carboidratos e seu principal benefício para a saúde é o fornecimento de energia para o organismo. Além disso, também contém aminoácidos, vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento do corpo.


O arroz integral nada mais é que o arroz branco que não teve sua casca protetora externa, conhecida como casco, removida. Ao contrário do arroz branco, ele ainda contém a camada de farelo e o germe – que, juntos, fornecem uma quantidade significativa de nutrientes.


O suplemento de proteína de arroz é um pó rico em minerais e aminoácidos essenciais. A toma deste suplemento de proteína de arroz é bom, não só para ajudar a aumentar massa muscular, mas também fortalecer o sistema imunológico, prevenir anemias e manter pele e cabelos saudáveis.

Assim, o consumo do suplemento de proteína de arroz traz benefícios como:

  1. Estimular a hipertrofia, pois traz aminoácidos que favorecem o ganho de massa muscular;

  2. Ser rica em vitaminas e minerais, pois é feita a partir do grão de arroz integral;

  3. Ser hipoalergênica, reduzindo a chance de causar alergias e irritação intestinal;