A sua saúde bucal em boas mãos.

2 May 2017

Xilitol

 

O que é?

 

O Xilitol é uma substância que é classificada como um álcool de açúcar (ou um poliól). Álcoois de açúcar são como um híbrido entre uma molécula de álcool e uma de açúcar. Devido a sua estrutura, eles têm a capacidade de estimular os receptores do sabor doce na língua. O xilitol é encontrado em pequenas quantidades em frutas e vegetais e, portanto, é considerado natural. É um ingrediente comum em gomas de mascar sem açúcar, doces, balas, alimentos para portadores de diabetes e produtos para a higiene bucal.

 

O xilitol tem uma doçura semelhante ao açúcar regular, mas contém 40% menos calorias:

  • Açúcar de mesa: 4 calorias por grama.

  • Xilitol: 2,4 calorias por grama.

O xilitol se parece com  o açúcar – porque é um pó branco e cristalino. Obviamente, o xilitol é um adoçante refinado, logo, ele não contém quaisquer vitaminas, minerais ou proteínas. Nesse sentido, ele é composto de calorias “vazias”. O xilitol pode ser extraído de árvores como a bétula, mas também pode ser feito por um processo industrial que transforma uma fibra vegetal chamada xilana em xilitol.

 

Seu índice glicêmico (uma medida de quão rapidamente os alimentos elevam o açúcar no sangue) é algo entre 5 e 12, se comparado ao açúcar regular, que tem um índice glicêmico de entre 60 e 70. Ele também pode ser considerado um adoçante amigável para quem está querendo perder peso, uma vez que contém 40% menos calorias que o açúcar comum. Para pessoas com diabetes, pré-diabetes, obesidade ou outros problemas metabólicos, o xilitol é uma excelente alternativa ao açúcar.

 

PRODUTOS CONTENDO XILITOL MANIPULADOS NA BOAFORMULA

 

  • Todas as fórmulas que sejam a base de shake, sachê, bala, jujuba e pó;

  • Sachê de Glucosamina e Condroitina;

  • Sachê de Colágeno;

  • Sachê de Colágeno com Vitamina C;

  • Sachê Detox;

  • Jujubas de Própolis e Echinacea;

  • Bala Emagrecedora;

  • Suplemento proteico com Whey protein;

  • Suplemento proteico com Glutamina.

Na Farmácia Boaformula você encontra o Xilitol da marca Giroil para consumo. Uma sugestão de uso é substituindo o açúcar pelo adoçante natural no suco, shakes, café e qualquer outra bebida. Pode ser usado em receitas culinárias, já que suas moléculas não se quebram com o calor como alguns outros adoçantes.

 

Xilitol e saúde bucal

 

Um dos principais fatores de risco para cárie dentária é um tipo de bactéria oral chamado Streptococcus mutans – que é a principal bactéria responsável pela placa bacteriana. O xilitol inibe o crescimento desta bactéria, reduzindo assim a formação de cárie. As bactérias precisam gastar uma grande quantidade de energia para absorver o xilitol, ainda assim não conseguem metabolizá-lo e acabam intoxicadas.

 

Uma das características mais interessantes do xilitol é que ele mantém o pH da boca neutro. Isto é importante pois evita a desmineralização dos dentes. Ele aumenta a absorção de cálcio no sistema digestivo (o que é bom para os dentes e também pode proteger contra a osteoporose). O xilitol aumenta a produção de saliva (que contém cálcio e fosfato, que são absorvidos pelos dentes, ajudando na remineralização).

 

É por este motivo que a pasta dental da Vegalótus dispensa o uso do fluoreto de sódio (comumente chamado de flúor). O flúor se popularizou na indústria da saúde bucal porque realmente tem propriedades que combatem a cárie. No entanto, a ingestão excessiva desta substância pode causar danos à saúde.

 

Sobre o FLÚOR:

 

O flúor está presente na Natureza sob a forma de fluoretos que podem ser encontrados, em pequenas quantidades, na água, ar, plantas e animais. Deste modo, os seres humanos têm acesso às quantidades diárias necessárias. Alimentos como chás, sal marinho e alguns peixes como o salmão e o bacalhau têm uma concentração de fluoretos superiores à maioria dos alimentos.

 

O flúor em doses moderadas, contribui para a redução das cáries dentárias e solidez dos ossos. Se a “dose” diária for superior à recomendada pode provocar danos ao nível dos ossos e dentes, originando uma doença designada por fluorose, em que os primeiros sintomas são o aparecimento de manchas nos dentes, seguindo-se a deformação do esqueleto e alterações da função renal.

 

Pasta dental Vegalótus

 

 

Contém: Óleo de Melaleuca, Óleo de cravo, Bicarbonato de sódio e Xilitol.

 

Modo de usar: Escovar os dentes ao acordar e após as refeições.

 

Óleo de Melaleuca

 

O óleo de melaleuca combate microorganismos que causam inflamações na gengiva, placas, tártaro e outras complicações bucais. Para quem fuma ou já fumou, o óleo também ajuda a tratar as manchas deixadas pelo tabaco.  O óleo também  ajudara a reduzir dores ou inchaços, matar as bactérias e acabar com o mau hálito.

 

Óleo de cravo

 

Engloba funções antimicrobiais,anti bacterianas, anti sépticas e antifúngicas. Em sua composição está o eugenol, responsável por suas características anti sépticas e anestésicas. É, aliás, um analgésico de destaque, usado com eficácia para eliminar dores nas gengivas, ou provocadas por úlceras na boca.

 

Bicarbonato de sódio

 

O bicarbonato de sódio, em razão de sua alcalinidade (alto pH) neutralizará os ácidos da boca (uma das principais causas de cáries), matará germes, exterminará odores desagradáveis e assim ajudará a tornar mais agradável o seu hálito e manterá as gengivas saudáveis. Além do mais, ao contrário de uma crença amplamente difundida7, o bicarbonato de sódio é, na verdade, o agente menos abrasivo (além de água) pode-se usar para a escovação.

 

 

Fontes:

http://www.curadente.com/bicarbonato-de-sodio-cuidados-dentarios.html

https://belezaesaude.com/aromaterapia/

http://www.pensamentoverde.com.br/produtos/xilitol-conheca-beneficios-deste-adocante-natural/

 

Please reload

Gostou e quer encomendar?
         51 99702.5060
       

Beleza de dentro para fora. | SiliciuMax®

4 Jul 2019

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

                   (51) 3311.1144

 

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger
  • Preto Ícone LinkedIn

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30