Dica Saudável - Escondidinho de Aipim

15 Sep 2017

 

 

 

Se existe uma medicina natural, preventiva, curativa e cotidiana, ela é, sem dúvida, a nutrição.

 

A qualidade dos alimentos, o equilibrio alimentar, a perfeição do cozimento e a frugalidade bem dosadas são, com certeza, os melhores passaportes para o bem-estar e a saúde.

 

O principio é elementar: fornecer ao organismo, através da nutrição, aquilo que satisfaça suas necessidades, sem excessos e sem carência, para dele obter o máximo.

 

Pensando nisso a Boaformula traz ideias de receitas para nutrir seu corpo e mente.

 

 

 

 

Receita Escondidinho de Aipim

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • 1kg de aipim

  • 1 brócolis americano grande (ou 2 pequenos) picado

  • 5 rabanetes grandes picados

  • 1 abobrinha picada

  • 1 cenoura picada

  • 100g de Mix de Quinoa Real em Grãos Nutrigold *

  • 50g de semente de abóbora Zele Alimentos *

  • 2 dentes de alho

  • 1 cebola pequena

  • 4 colheres de sopa de óleo de chia Giroil *

  • Farinha de castanha de caju HolyNuts *

  • tomilho

  • sal himalia Nutrigold a gosto *

* Todos esses produtos você encontra na Boaformula.

 

PASSO A PASSO

  1. Coloque uma panela com água para ferver. Descasque o aipim e corte-os em pedaços médios. Cozinhe por 20 minutos ou até ficarem bem macios.

  2. Corte as cebolas em quadradinhos, os alhos e a cenoura em rodelas, os brócolis, os rabanetes e a abobrinha em pedaços médios. Refogue a cebola e o alho em um pouco de óleo de chia e acrescente o brócolis,a abobrinha e a cenoura. Deixe cozinhar por alguns minutos e quando estiverem ficando macios acrescente a semente de abobora. Acerte o sal. Cozinhe por mais 2 minutos e retire do fogo.

  3. Faça um purê processando o aipim com 3 colheres de óleo de chia e uma concha da água do cozimento. Tempere com tomilho e sal.

  4. Refogar um pouco o mix de grãos de quinoa e após acrescentar água e cozinhar até amolecer os grãos. Acrescente sal a gosto. 

  5. Pré-aqueça o forno a 200 graus. Em uma travessa grande, coloque os legumes refogados com semente de abobora e a quinoa e cubra com o purê de aipim. Salpique um pouco da farinha de castanha de caju e semente de chia. Leve ao forno por 15 minutos ou até gratinar. Quando pronto, colocar um fio de óleo de chia  no prato e bom apetite.

 

Conheça os ingredientes!

 

QUINOA

 

Quinoa significa “grão materno” no idioma inca. Ela é originária da Cordilheira dos Andes, e durante milênios, foi o alimento básico para os povos nativos daquela região.

 

A quinoa é geralmente considerada como um grão e comumente referida como tal, mas é, na verdade, a semente de uma planta chamada Chenopodium quinoa, nativa do Peru, Chile e Bolívia e relacionada com a beterraba, a acelga e o espinafre. Quando cozida, a quinoa é macia com um ligeiro sabor de noz. Ela também pode ser consumida na forma de farinha e flocos e adicionada a vários pratos salgados ou na massa de bolos e pães.


Os benefícios da quinoa são tantos que ela é comumente descrita como um “superalimento” ou um “super grão”. A quinoa é livre de glúten e pode ser usada como um substituto para o arroz em todos os tipos de prato.

 

Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido a suas quantidades de cálcio.

 

As vitaminas do complexo B presentes na quinoa são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios. Além disso, as fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Ela também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização.

 

 

ÓLEO DE CHIA

 

A Salvia hispanica, popularmente conhecida como chia ou sementes de chia, é uma planta herbácea da família das lamiáceas, nativa da Guatemala e das regiões central e austral mexicanas.

 

Um óleo de sabor suave,o óleo de chia é feito a partir da semente da chia e tem propriedades que melhoram o funcionamento do organismo e se consumidos juntamente com uma dieta balanceada pode ajudar no emagrecimento de maneira saudável. O óleo de chia possui fibras, ômega 3, proteínas, diversas substâncias antioxidantes, vitaminas do complexo B e minerais como fósforo, potássio, zinco, cobre e cálcio.

 

* O óleo de chia também é excelente em sucos, centrifugados e batidas principalmente se feitos com ingredientes cheios de vitaminas A e K que são lipossolúveis e não são absorvidas pelo organismo sem que um óleo ajude na sua absorção. Coloque uma colherzinha deste óleo nos sucos que levam por exemplo cenoura, espinafre, manga, tomate, melão, abacate, aveia, agrião, etc.

 

* Fica bom em tudo porque o óleo de semente de chia possui um sabor neutro, ou seja, não altera o sabor do prato. Então dá para usá-lo inclusive em receitas de doces, pode adicioná-lo ao cereal matinal, ao iogurte, ou em sopas.

 

* Não quer cozinhar nada? Até mesmo em uma colherzinha você pode consumir este óleo puro para aproveitar todos os seus benefícios.

 

 

SEMENTE DE ABÓBORA

 

 

A abóbora ou jerimum, é fruto da aboboreira e tem seu nome atribuído a várias espécies de plantas da família Cucurbitaceae. Nativa da América do Sul, ela é cultivada em todo o mundo por ser uma fruta extremamente nutritiva e saborosa.  Sua semente é rica em diversos benefícios como:

 

1. As sementes de abóbora melhoram o seu humor naturalmente e podem ser eficazes até mesmo contra a depressão, além de que, quando ingeridas algumas horas antes de ir para a cama, o triptófano presente nas mesmas ajuda a ter uma noite de sono tranquila.

 

2. São também ricas em magnésio, um mineral vital para o organismo, sendo o segundo mais importante para o corpo humano (logo depois do potássio), pois atua na contração e relaxamento dos músculos, no controle dos níveis de glicemia e de pressão sanguínea, no fornecimento de energia, e também na produção de proteínas. 

 

3. Os seus altos níveis de proteínas facilmente digeríveis ajudam a estabilizar o açúcar do sangue quando consumido em pequenas quantidades ao longo do dia. A estabilização do açúcar no sangue ajuda na perda de peso, se for o caso. Ao consumir 100 gramas de semente da abóbora, você está ingerindo mais de 18 gramas de proteínas.

 

4. Rico em Omega 3, o óleo de sementes de abóboda tem comprovado que ajuda a reduzir a incidência de hipertrofia prostática benigna (BPH)

 

5. Elas previnem a formação de pedras nos rins e são excelentes fontes de zinco, potássio e fósforo. Assim como o magnésio, o potássio é um mineral essencial para o corpo humano para ajudar a manter um bom funcionamento do organismo, sendo o principal responsável na luta contra a hipertensão. Além disso, ele auxilia na redução da ocorrência de pedras nos rins e na perda de massa óssea.

 

6. Em estudos realizados com animais, quando se adiciona sementes de abóbora à sua alimentação, os efeitos anti-inflamatórios são comparáveis à eficácia do fármaco indometacina, sem os efeitos colaterais.

 

7. Acredita-se que os seus compostos de fito-esterol ajudam a baixar os níveis de colesterol. Entre as nozes e vários tipos de sementes, as sementes de abóbora têm a segunda maior quantidade de esteróis (perto das sementes de girassol e pistácios que ficam em primeiro).

 

8. As sementes de abóbora são uma excelente fonte de fibra que ajudam a mantê-lo regular.

 

 

A sua saúde em boas mãos.

 

Fontes:

http://medicina-tradicional-chinesa.com/2012/11/15/10-razoes-para-comer-sementes-de-abobora/

http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=4183

https://www.greenme.com.br/alimentar-se/vegetariano-e-vegano/2492-semente-de-abobora

https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/3518-oleo-de-chia-beneficios-usos-cozinha-beleza

http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/16235-quinoa-a-proteina-em-grao.
http://www.mundoboaforma.com.br/7-beneficios-da-quinoa-para-que-serve-e-propriedades/#GvPH7P0KI7bdkIog.99


 

Please reload

Gostou e quer encomendar?
         51 99702.5060
       

Beleza de dentro para fora. | SiliciuMax®

4 Jul 2019

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

 

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger
  • Preto Ícone LinkedIn

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30