Dica Saudável - Homeopatia: “de igual para igual”

19 Jan 2018

 

O que é a Homeopatia?

 

A Homeopatia é um método de tratamento que consiste em dar ao paciente, em doses diluídas e previamente dinamizadas, um produto natural- vegetal, animal ou mineral – que, empregado em doses ponderáveis com o objetivo de desencadear o sistema natural do corpo de cura.

 

A Homeopatia é baseada no princípio de que é possível tratar "de igual para igual", isto é, uma substância que provoca sintomas quando tomado em doses elevadas, podem ser usadas ​​em pequenas quantidades para tratar os mesmos sintomas. Por exemplo, o consumo de café em excesso pode causar sonolência e agitação, então de acordo com este princípio, quando feita em um remédio homeopático, ela pode ser usada para tratar pessoas com estes sintomas. Em outros termos, o método de aplicação medicamentosa baseia-se, pois, no principio da similitude, já enunciado por Hipócrates, posto em prática por inúmeros clínicos e experimentalmente confirmado por Samuel Hahnemann em sua forma atual, conhecida pelo termo geral homeopatia.

 

 

 

 

Breve apanhado histórico

 

Não pretendemos fazer aqui o histórico da medicina desde o dia em que os seres humanos tiveram que recorrer ao Homem da Arte para aliviá-lo de suas misérias fisiológicas. Entretanto, para bem compreendermos o lento processo, no fim do século XVIII, com a proposição da homeopatia por Samuel Hahnemann, é útil dizermos algo sobre os seus grandes predecessores e suas idéias originais em matéria de tratamento das doenças.

 

O pai da medicina moderna, Hipócrates, nascido na ilha de Cos na Grécia, no século V antes de Cristo, já anotara entre seus aforismo a seguinte frase, ditada por sua experiência profissional e por suas constatações clínicas: “... a doença é produzida pelos semelhantes e graças aos semelhantes que se administra ao paciente, esse evolui da doença a saúde..” Um pouco mais adiante em seu texto, descobrimos a sequência lógica desta primeira proposição que se expressa nos termos assim concebidos: “... a febre é suprimida pelo que a provoca e produzida pelo que a suprime”.

 

Torna-se fácil, então, aproximar essas duas últimas frases da definição da Homeopatia. Esse princípio de similitude, posto então em prática, pode resumir-se mais simplesmente numa só frase que nos fornece a verdadeira definição da homeopatia: “ os semelhantes curam os semelhantes”.

 

Um exemplo da aplicação do princípio de similitude nos é trazido pelo uso de um medicamento que se baseia na analogia entre seu habitat e a doença a ser tratada. Uma ilustração clássica é fornecida pela casca do salgueiro, árvore que cresce próximo a água, logo, em terreno úmido. O licosídeo extraído desta casca, a salicina, encontra-se na base da preparação da aspirina, remédio clássico para dores reumáticas e as afecções causadas pelo frio úmido. Se quisermos levar esse mesmo princípio até o limite de suas possibilidades, veremos que o tronco desta árvore não deixa de lembrar o aspecto e a forma das nodosidades da artrose, constatadas nos doentes atingidos por essa afecção, e que pede, justamente, a prescrição do salicilato.

 

Na natureza tudo tem um significado; como na vida, aliás. Tudo comporta uma “assinatura”, um significado, uma semelhança, uma analogia.

 

A Homeopatia repousa inteiramente, voltamos a repetir mais uma vez, na constatações experimentais resultantes da aplicação da Lei dos Semelhantes, enunciada por Hipócrates, mas posta em prática e confirmada na sua realidade por S. Hahnemann. Samuel Hahnemann, nascido em Meissen, na Saxonia, em 1775, era, antes de tudo, um homem do século XVIII. A última década deste século assistira as primeiras aplicações da experimentação clinica. Ela se situava, então, no ponto de partida da concepção moderna da medicina.

 

Chocado com as práticas médicas duras do dia (que incluiu derramamento de sangue, de purga e do uso de venenos como arsénico), o médico procurou uma maneira de reduzir a danificação dos efeitos associados com o tratamento médico.

 

Começou então a experimentar em si mesmo e em um grupo de voluntários saudáveis doses cada vez menores medicinais, e descobriram que, além de reduzir a toxicidade, os medicamentos, na verdade, pareceram ser mais eficazes. Ele também observou que os sintomas causados ​​pelos tóxicos "medicamentos", tais como mercúrio, foram semelhantes aos das doenças que estavam sendo usados ​​para tratar a sífilis, por exemplo, que levam ao princípio o qual ele descreveu como "semelhante cura semelhante".

 

Hahnemann passou a documentar o seu trabalho, e seu trabalho formou as bases da medicina homeopática como é praticada hoje.

 

 

Em que pode ajudar a homeopatia? 

 

Homeopatas enxergam seus pacientes a longo prazo, principalmente com os problemas crônicos, muitos dos quais não responderam à medicina convencional. A Homeopatia é destinada a tratar a pessoa, ao invés de tratar apenas a doença atual. Ela contempla o ser humano não de modo fragmentário, mas numa visão integrada, vendo-o como um todo onde corpo e psique são indissociáveis e, assim, necessitam ser abordados como um ente único.

 

 

Homeopatia no Brasil

 

A partir de 1979 a homeopatia passou a constar no Conselho de Especialidades Médicas da Associação Médica Brasileira e em 1980, do rol de especialidades do Conselho Federal de Medicina, deixando de fazer parte das medicinas alternativas e passando a constituir parte do que hoje se chama medicinas integrativas. O SUS - Sistema Único de Saúde - a inclui em suas rotinas de atendimento e hoje está estabelecida como política de Estado. Há no País médicos, veterinários e odontólogos, além de farmacêuticos, psicólogos e agrônomos, que trabalham oficialmente com homeopatia. 

 

Na Boaformula Farmácia de Manipulação trabalhamos com várias sugestões de Composições Homeopáticas. Você pode verificar aqui todas as nossas sugestões. 

 

A sua saúde em boas mãos.

 

 

Fonte:

 

https://www.praticasalternativas.com/homeopatia.php

GUIA DAS PLANTAS MEDICINAIS. E. A. MAURY/CHANTAL DE RUDDER. Ano: 2002 Editora:Editora Rideel Ltda

Please reload

Gostou e quer encomendar?
         51 99702.5060
       

Meratrim® | Diminuição das Medidas de Cintura e Quadril

15 Jan 2020

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

                   (51) 3311.1144

 

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta

ATENDIMENTO ONLINE

8:30 às 18:00

ATENDIMENTO PRESENCIAL

08:30 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Sábado

ATENDIMENTO ONLINE E PRESENCIAL

9:00 às 13:00

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30