Dica Saudável - Por que usar Protetor Solar?

26 Jan 2018

 

 

Protetor Solar e a sua importância para a saúde de nossa pele.

 

O uso da loção fotoprotetora diariamente é essencial para evitar danos que os raios ultravioletas podem causar à saúde da pele, como o envelhecimento precoce e até câncer de pele. Além de evitar a insolação, queimaduras, manchas, flacidez, lesões, entre outras complicações. O Protetor Solar não deve ser utilizado apenas nos dias de sol, deve ser usado todos os dias até mesmo no inverno.

 

A pele é o maior órgão do nosso corpo, reveste e assegura grande parte das relações entre o meio interno e o externo. Além disso atua na defesa e colabora com outros órgãos para o bom funcionamento do organismo, como no controle da temperatura corporal e na elaboração de metabólitos. É constituída de derme ,epiderme e hipoderme, tecidos intimamente unidos, que atuam de forma harmônica e cooperativa.

 

 

Falando em proteção solar, você sabe quais são os efeitos dos raios solares sobre a nossa pele?

 

Por revestir nosso corpo, a pele é constantemente exposta aos raios ultravioleta (UV), que podem desencadear problemas sérios caso a exposição seja inadequada. O sol emite três tipos de raios ultravioletas: UVC (que é barrado pela camada de ozônio), UVB (cuja maior incidência se dá entre 10 e 16 horas) e UVA (que tem 95% de toda a radiação UV). E isso acontece mesmo nos dias nublados, já que as nuvens não conseguem filtrar os raios e a chance de queimar a pele no mormaço é igual ou maior do que em um dia de sol. Isso porque, como não sentimos calor, ficamos mais tempo expostos. Ao atingir a pele, a radiação UV desencadeia reações imediatas, como queimaduras e bronzeamento, e tardias, como envelhecimento cutâneo e mutações genéticas, que podem gerar o câncer de pele.

 

 

 

Durante todo o ano estamos expostos à ação dos raios UV e por isso devemos nos conscientizar da importância do uso adequado de uma proteção solar.

 

 

Consequências da exposição ao sol

 

1-Bronzeamento: O bronzeamento na verdade já é um dano a pele, porque a pele para se proteger dos raios solares produz mais melanina que é a substância que dá a cor mais escurecida à pele.

 

 

2-Queimaduras: Ocorre quando se expõe prolongadamente ao Sol sem proteção adequada, pode acontecer em diferentes graus que se inicia geralmente com um Eritema (vermelhidão).

 

3-Fotodermatoses: sardas, manchas, rosácea, etc.

 

4-Fotoenvelhecimento: Danos a produção do colágeno e elastina.

 

5-Câncer de pele: A exposição solar inadequada é uma das principais causas deste tipo de câncer. Um exemplo é o melanoma nas pálpebras.

 

6-Desidratação: Secura da pele ao toque e sensação rugosa.

 

7-Lesões oculares: Doenças com a catarata podem surgir por danos acumulados ao longo da vida por exposição solar.

 

 

E importante salientar que, apesar de poder causar danos à pele, é fundamental para saúde se expor diariamente ao sol de forma moderada. E esta razão se dá pelos benefícios que esta ação faz ao organismo, pois o contato com os raios ultravioleta auxilia na absorção de vitamina D. O sol é responsável por 90% da absorção de vitamina D nosso organismo, os outros 10% ficam por conta dos alimentos e suplementação. A união do contato com os raios ultravioleta,uma alimentação rica em vitamina D e suplementação garantem uma vida saudável e um melhor rendimento neurológico, pois além de auxiliar para o fortalecimento dos ossos, a vitamina D, em estudos recentes, também auxilia no rendimento cerebral.

 

Agora que você já sabe os problemas que a exposição solar inadequada pode causar, está na hora de adotar o costume para manter a pele bonita, saudável e protegida sempre.

 

O Sol tem efeitos cumulativos na pele, mas sempre é hora para iniciar a se cuidar. Escolha o filtro solar mais adequado a seu tipo de pele como por, exemplo: Em Gel ou Emulsão são mais adequados a peles oleosas e mistas e em textura creme para peles mais secas.

 

O Índice de proteção solar mede a proteção contra os raios ultravioletas.A sigla UV significa os raios Ultravioleta, que são os diferentes raios solares emitidos pelo sol. Estes raios solares não são visíveis, mas estão agindo em todas as épocas do ano, seja no verão ou inverno, com maior incidência nas estações mais quentes do ano. Quanto mais alto o IPS maior será a proteção que ele oferece. A regra é que quanto mais clara for a pele mais alto deve ser o índice de proteção.

 

Outro fator importante é você aplicar corretamente a sua loção foto protetora, não esquecendo das orelhas, pescoço e colo e usar diariamente mesmo em dias nublados, porque 80% dos raios ultravioleta ultrapassam as nuvens. Uma dica também é você proteger também as suas mãos e você pode aproveitar para usar o mesmo filtro do rosto nas mãos.

 

 

Também você deve considerar que existem os filtros físicos e químicos:

 

Físico: Protege contra os raios UVA e UVB, composto por de óxido de zinco e ou dióxido de titânio(elementos naturais), este tipo de filtro reflete a luz solar, funciona como um bloqueador. Tem efeito imediato logo após sua aplicação e é um pouco mais espesso e alguns podem deixar seu rosto esbranquiçado.

 

Químico: Composto de ingredientes químicos que penetram nas primeiras camadas da pele. Os raios solares penetram na pele, mas não causam danos. Demora cerca de 20 minutos para fazer efeito, espalha fácil e se torna imperceptível na pele.

 

 

 

 

CONFIRA NOSSOS PRODUTOS DESENVOLVIDOS ESPECIALMENTE PARA VOCÊ!

 

Linha Verão Protetora Solar

 

 

LOÇÃO FOTOPROTETORA - Combinação de filtros físicos e químicos, vitamina E, TCM e silicones que conferem proteção UVA/B e hidratação da pele. (Opções de FPS 15-17, 20-25, 30-35 e 40-45). Aplicar 30 minutos antes da exposição solar e reaplicar após banho de mar, piscina ou em intervalos de 2 horas.

 

 

 

PROTETOR SOLAR FACIAL (GEL COM ALOE VERA) - Contém Aloe Vera e Fator de Proteção 30 ou 50. Aplicar 30 minutos antes da exposição solar e reaplicar após banho de mar, piscine ou em intervalos de 2 horas.

 

 

 

 

FÓRMULA PROTETORA SOLAR ORAL - Esta fórmula contém o novo ativo Lacto Licopeno e Polipodium, que promovem uma proteção UVB além de estimular o bronzeado perfeito por conter Betacaroteno, Zinco, Tirosina, e Cobre.

 

 

Quer conhecer a Linha Verão Bronzeadora? Clique aqui

 

 

Conheça os ativos!

 

 

Aloe Vera

 

A Aloe Vera e uma espécie de planta que e usada medicinalmente há séculos para a saúde da pele, uma vez que e uma excelente fonte de vitamina E, um nutriente importante para a pele. A epiderme humana e composta de duas proteínas conhecidas como colágeno e elastina, responsáveis por manter a pele sempre saudável e com vitalidade. Longas exposições aos raios ultravioletas do sol causam a produção de radicais livres, causando o aparecimento de rugas e outros efeitos  adversos na pele. A aloe vera combate os radicais livres, deixando a pele com aspecto rejuvenescido. Também possui propriedades naturais antibacterianas e anti-inflamatórias, permite a regeneração dos tecidos da pele e promove a boa circulação sanguínea.

 

 

Betacaroteno

 

O betacaroteno é um pigmento carotenóide antioxidante. Quando ingerimos o betacaroteno, ele pode se transformar em Vitamina A, um componente muito importante para manter a saúde do nosso corpo. Ou ele pode agir como antioxidante, que auxilia na proteção das células contra a ação dos radicais livres.

 

O betacaroteno auxilia na manutenção saudável da nossa pele e tem uma boa participação para manter a saúde dos nossos olhos. Ele diminui o risco de doenças coronarianas, degeneração macular, acidente vascular cerebral e outros problemas de saúde relacionados à idade.

 

Por ter uma boa ação antioxidante, ele também deixa nosso sistema imunológico mais fortalecido e beneficia todo o sistema respiratório. Com isso, seu consumo diário, auxilia na prevenção e na melhora de gripes e resfriados.

 

 

Cobre

 

É importante para a formação de melanina, que desempenha um papel na pigmentação da pele, cabelos e olhos, impedindo, por exemplo, a formação de manchas de pele, melasma.

 

A lisil oxidase, é uma enzima dependente de cobre responsável pela ligação cruzada de colágeno e elastina, que são essenciais para a formação de tecido conjuntivo forte e flexível. Por fim, a ação antioxidante que o cobre proporciona por meio das enzimas antioxidantes também irá contribuir para uma pele mais saudável e bonita.

 

 

 

TCM

 

TCM é a abreviação de triglicerídeo de cadeia media. Apresentam três funções principais: são componentes estruturais das membranas biológicas; atuam como precursores de mensageiros intracelulares e são oxidados, nesse caso, gerando adenosina trifosfato (ATP). Eles podem ter usos no tratamento e prevenção da dermatite amoniacal e úlceras por pressão, formando uma barreira protetora para a pele, impedindo maceração, além de ser de importância nos processos de inflamação celular, proporcionando alívio após a primeira aplicação e nutrição celular local, além de ter uma grande capacidade de regeneração dos tecidos. Age de forma a aumentar a resposta imune, acelerando o processo inflamatório, e consequentemente estimulando o processo de cicatrização por meio da angiogênese e da epitelização, facilitando a entrada de fatores de crescimento na célula.

 

 

Tirosina

 

A melanina é um polímero oriundo do aminoácido tirosina. Quando não temos tirosina, ou temos pouca, nos deparamos com os casos de albinismo. A tirosina é um aminoácido encontrado nos melanócitos, células especializadas do nosso organismo que possuem o pigmento de melanina.

 

A melanina então tem a função de nos proteger dos efeitos nocivos da absorção de raios UVA e UVB. Quando há absorção destes raios, nosso corpo aumenta a produção de melanina, deixando então a pele com um tom mais escuro.

 

 

Vitamina E

 

Contribui para o processo de reparação tecidual. A vitamina E possui propriedades antioxidantes e protege a membrana celular do ataque dos radicais livres.

 

 

Zinco

 

Os principais benefícios do zinco para a saúde incluem sua participação no sistema imunológico, divisão celular, desenvolvimento reprodutivo, restabelecimento da pele e ferimentos e saúde óssea, indicando que sua ação é amplamente distribuída em todos os sistemas do organismo. Além disso, o zinco tem papel antioxidante e ainda aumenta a atividade da vitamina D.

 

 

 

A saúde de sua pele em boas mãos.

 

 

 

 

Bibliografia

 

https://www.dicasdemulher.com.br/saiba-por-que-o-uso-de-protetor-solar-deve-ser-um-habito-diario/

https://www.dermaclub.com.br/noticia/filtro-solar-multibeneficios-conheca-as-vantagens-alem-da-protecao-contra-o-sol-que-o-produto-pode-ter_a5187/1

http://www.fasete.edu.br/noticias/568/cipa-informa-a-importancia-do-protetor-solar

https://www.todamateria.com.br/pele-humana/

http://brasilaromaticos.com.br/app/webroot/blog/qual-a-importancia-do-uso-do-filtro-solar/

https://www.ufrgs.br/vies/vies/a-importancia-do-sol-para-absorcao-de-vitamina-d/

http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v46n3/30.pdf

 

Please reload

Gostou e quer encomendar?
         51 99702.5060
       

Beleza de dentro para fora. | SiliciuMax®

4 Jul 2019

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

 

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger
  • Preto Ícone LinkedIn

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30