Vitiligo | O que é? | Tratamento com Fenilalanina e Antioxidantes

28 Feb 2018

 

 

O vitiligo é uma doença que causa perda da cor da pele devido à morte das células que produzem a melanina. A doença ocorre gradativamente, iniciando por meio do surgimento de manchas poucos tons mais claros que o natural da pele do corpo, a medida que o tempo passa, essas manchas evoluem se tornando sem cor e com demarcação forte nas bordas. 

 

A doença normalmente se manifesta nas  regiões dos punhos, dorso das mãos, dedos, axilas, pescoço, genitália, rosto, ao redor da boca e dos olhos, cotovelos, joelhos, virilha e antebraços. Esses locais se tornam bastante sensíveis ao sol, pedindo assim, proteção redobrada. O vitiligo também pode afetar outros locais com pigmento, como o cabelo ou o interior da boca, por exemplo.

 

A despigmentação afeta todas as raças, assim como a ambos os sexos e está presente em 1% da população geral. Normalmente, sua condição prévia é desenvolvida até aos 40 anos de idade e cerca da metade dos portadores desenvolvem a condição antes dos 20 anos, sendo a maioria pertencente a faixa dos 10 aos 30. Estudos apontam que pelo menos metade dos portadores de vitiligo sofre discriminação social decorrente as alterações físicas que a doença proporciona, esta relação entre o portador e a sociedade é o que torna o acompanhamento psicológico essencial ao tratamento.

 

Apesar da sua causa ainda não estar esclarecida, sabe-se que está relacionada a alterações da imunidade, e pode ser desencadeada por situações de estresse emocional. Deve-se lembrar que o vitiligo não é contagioso, entretanto, pode ser hereditário e ser mais comum entre membros da mesma família.

 

O vitiligo não tem cura, no entanto, existem várias formas de tratamento que ajudam a melhorar a aparência da pele, reduzindo a inflamação do local e estimulando a repigmentação das regiões afetadas.

 

 

Fenilalanina tópica e sistêmica 


A fenilalanina é um aminoácido essencial natural e precurssor da tirosina que participa da síntese de melanina. Foi proposto para fotoquimioterapia por Cormane et al.,35 que demonstraram densa repigmentação folicular em 26,3% dos pacientes e repigmentação esparsa com a fenilalanina tópica, com UVB ou com 8-MOP. Resultados promissores têm sido mostrados em crianças, porém com algumas recidivas após a suspensão do tratamento, variando de 12% a 64%.

 

As principais contra-indicações incluem fenilcetonúria, câncer de pele, disfunção hepática ou renal, gravidez, lactação, radioterapia ou exposição ao arsênio.

 

 

Antioxidantes 


Em análises de 15 pacientes com vitiligo foi observada a redução dos níveis de ácido fólico em 11 pacientes, vitamina B12 em 5 pacientes e ácido ascórbico no plasma de quatro pacientes. Esses pacientes foram tratados com 2mg de ácido fólico e 500mg de vitamina C duas vezes ao dia e com 1000mcg de vitamina B12 por quatro semanas administradas por via intramuscular. O resultado mostrou repigmentação significativa em oito dos 15 pacientes após alguns anos de terapia.

 

Mais recentemente o ácido fólico e a vitamina B12 têm sido usados associados à exposição solar e à UVB com melhores resultados se usados isoladamente.

 

As vitaminas C e E são usadas no vitiligo com propriedades antioxidantes com base na teoria de que a formação de radicais livres poderia estar relacionada à despigmentação cutânea. A vitamina C tópica também tem sido usada com objetivo de reduzir o eritema da radiação ultravioleta e para combater os efeitos deletérios da radiação B na imunidade cutânea.

 

 

SUGESTÃO BOAFORMULA

 

Uso Oral 

 

 

Fenilalanina.......300mg

Acido folico........5mg

Vitamina B12.......1000mcg

Vitamina C.......200mg

Fazer 30 doses. Tomar 1dose ao dia

 

 

Uso Tópico

 

 

GEL DE FENILALANINA  15%

 

Fenilalanina 15%
Gel base qsp 100g

Aplicar no local até 2x/dia


TERAPÊUTICA:

Em dermatologia para tratamento de vitiligo, associado a terapia UVA. Atua como precursor da tirosina, substrato para síntrese de melanina.

 

 

 

A sua saúde em boas mãos.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:

 

http://www.sbd.org.br

https://biosom.com.br

An. Bras. Dermatol. vol.79 no.3 Rio de Janeiro May/June 2004

http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962004000300010 

 

 

Boaformula

Manipulação e Suplementos Nutricionais

Porto Alegre | RS

 

Please reload

Gostou e quer encomendar?
         51 99702.5060
       

Beleza de dentro para fora. | SiliciuMax®

4 Jul 2019

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

 

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger
  • Preto Ícone LinkedIn

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30