Dica Saudável | Alimentos que aliviam a ansiedade!

25 May 2018

 

 

 

>> Alimentos Que Aliviam A Ansiedade De Forma Natural <<

 

Um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que o Brasil tem a maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade do mundo! A pesquisa mostra que, em 2015, mais de 18 milhões de brasileiros foram diagnosticados com a doença, e que 11 milhões apresentavam quadro de depressão.

 

Diante desse cenário surpreendente, é natural que nos façamos uma pergunta: como não entrar para essa terrível estatística? A resposta envolve diversos fatores e, dentre eles, está a alimentação.

 

 

O que é ansiedade?

 

Considerado por muitos como o mal do século, a Ansiedade pode ser definida por muitos outros termos no dicionário, mas na prática, só quem sente de verdade esse mal pode traduzir o quão ruim é.

 

Suar, tremer, gaguejar… enfim, todos os sentimentos mais ruins do ser humano ficam a flor da pele quando ele está sofrendo com a ansiedade.

 

Todos sabemos que uma vez ou outra é completamente normal ter algum sintoma de Ansiedade, afinal, quem nunca ficou apreensivo para encontrar alguém que já não vê faz tempo, ou que nunca ficou nervoso por ter algum compromisso importante no dia seguinte e nem conseguiu dormir.

 

Isso é bem comum. Entretanto, existem cada vez mais casos, não só no Brasil, como no mundo, que esses sintomas estão tomando conta da vida de uma pessoa. E na maioria dos casos, ela está tão acostumada em sentir essas emoções exageradas que nem percebe que isso se transformou num transtorno.

 

 

>> Alimentos e a Ansiedade

 

Aquilo que você come influencia no seu organismo de dentro para fora, por isso é tão importante prestar atenção nos tipos de alimentos que você consome e a qualidade deles.

 

Fazer uma reeducação alimentar é uma forma fácil e acessível de melhorar a saúde, tanto mental quanto física. Consumir alimentos que transportem neurotransmissores ao cérebro é importante. Eles são os que levam mensagens ao cérebro, regulam o humor, os níveis de energia, o apetite e diversas outras funções do corpo. Uma forma de controlar a ansiedade é aumentando os níveis de serotonina no organismo, e isso pode você conseguir por evitar o açúcar e a gordura insalubre.

 

 

>> Alimentos Para Evitar

 

Por ser um estimulante do sistema nervoso, a cafeína pode aumentar a ansiedade em algumas pessoas, por isso os ansiosos devem evitar tomar muito café e, principalmente, suplementos à base de cafeína. Outros alimentos como guaraná e chás (chá preto, chá mate, e outros chás da camellia sinensis) devem ser consumidos com cautela, pois também são fontes de cafeína. Também é bom evitar o consumo dos seguintes alimentos:

  • Gordura saturada, presente em alimentos de origem animal, especialmente as carnes: provoca aumento da inflamação no organismo, prejudicando o sistema nervoso, além de aumentar o cortisol, hormônio do estresse.

  • Bebidas alcoólicas: geram rápida sensação de euforia, que pode provocar um efeito rebote logo em seguida, aumentando a ansiedade. Além disso, atrapalham a absorção e a ação de vitaminas e minerais importantes para a liberação de neurotransmissores que controlam o humor.

  • Carboidratos refinados (como farinha de trigo, açúcar branco e arroz branco): não são fontes de triptofano e vitaminas e minerais importantes para o controle da ansiedade, como os carboidratos integrais. Também agravam a compulsão alimentar, pois geram rápida sensação de bem-estar e satisfação, mas é uma sensação que passa muito rápido, gerando mais ansiedade e necessidade de comer carboidratos. É um mecanismo parecido com o do álcool e de outras drogas que geram picos de satisfação, mas quando o efeito passa fazem nosso corpo pedir mais para ter a mesma sensação boa.

  • Alimentos altamente industrializados: são ricos em aditivos químicos (corantes, aromatizantes e conservantes), que aumentam a inflamação e liberação de cortisol, além de prejudicarem o sistema nervoso.

 

>> O que pode ajudar no tratamento da ansiedade?

 

Algumas vitaminas, minerais e aminoácidos são necessários para auxiliar no tratamento da ansiedade, por isso é importante ficar ligado na alimentação.

 

Uma forma natural de controlar a ansiedade é com o consumo de alimentos ricos em:

 

  • Vitamina C: ajuda a controlar o estresse e reduz o risco de desenvolvermos ansiedade e insônia. A vitamina C auxilia na produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar, como a serotonina. Além disso, auxilia na redução dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Onde encontrar? Frutas cítricas, caju, morango, mamão, kiwi, goiaba, além de vegetais como pimentão e brócolis.

  • Vitamina D: manter níveis adequados de vitamina D evita sintomas de ansiedade e até psicose. Onde encontrar? Alguns alimentos que fornecem vitamina D são gema de ovo, cogumelos e sardinha. Tomar sol – 15 minutos de sol por dia também ajuda a obter a vitamina D.

  • Vitaminas do complexo B (especialmente a vitamina B6, além de B1, B5, B9 e B12): importantes para a conversão de triptofano em serotonina, ajudam a combater a ansiedade, inclusive durante a TPM. Onde encontrar? Cereais integrais, germe de trigo, banana, oleaginosas como a avelã e vegetais verde-escuros, como o espinafre.

  • Magnésio: tem ação antidepressiva, reduz sintomas de fadiga (como músculos tensionados e tremor nos olhos) e melhora a qualidade do sono. Onde encontrar? Sementes oleaginosas como castanhas e chia, na banana, alcachofra, espinafre, beterraba, iogurte natural e cereais integrais, como o arroz integral.

  • Zinco: melhora a qualidade do sono e está envolvido com diversos processos do sistema nervoso, que podem evitar a ansiedade e depressão. Onde encontrar? Semente de abóbora, soja e castanhas.

  • Outros: chás de camomila, maracujá e melissa têm ação ansiolítica (combate à ansiedade).

  • Aminoácido triptofano: é o aminoácido que é convertido em serotonina, neurotransmissor do bem-estar e relaxamento, e por isso pode ter papel importante no tratamento da ansiedade, ajudando também a reduzir a compulsão por doces e carboidratos, que podem ser recorrentes da ansiedade e da baixa de serotonina. Onde encontrar? O triptofano pode ser encontrado em suplementos manipulados, prescritos por médico ou nutricionistas, além de alguns alimentos, como: cereais integrais (principalmente a quinoa e a aveia), leguminosas (feijão, soja, lentilha e grão-de-bico), oleaginosas (avelã, castanha-do-Pará, nozes, amendoim) e leite.

 

Lembrando sempre que é possível fazer suplementação dessas vitaminas! Leia mais aqui.

 

 

 

Receita >>  Moqueca de banana da terra

 

 

Ingredientes


4 bananas da terra madura
3 colheres de sopa de óleo de cártamo*
2 limões
1 cebola picada
2 dentes de alho
1 pitada de sal do Himalaia*
2 tomates picados
2 colheres de sopa de azeite de dendê
3 colheres de sopa de leite de coco em pó*

1 colher de sopa de chia*
1/4 de xícara de pimentão em rodela (opcional)

2 copos de água

Pimenta do reino branca a gosto

Coentro a gosto
 

* Esses produtos você encontra em nosso loja!

 

 

Modo de Preparo

 

  • Ligue o fogo para esquentar a panela de barro (pode usar panela normal, caso não tenha de barro). 

  • Corte a banana ao meio e em tiras compridas, tempere a banana com o suco de 1 limão, sal e alho. 

  • Refogue a cebola, tomate picado e pimentão no azeite de óleo de cartamo  com 1 pitada de sal. 

  • Adicione a banana da terra (enfileirando na panela, como se fossem, mesmo, postas de peixe). 

  • Adicione a cebola, tomate (em rodelas), coentro, leite de coco em pó e água.

  • Deixe ferver por 10 minutos com a panela tampada e finalize com azeite de dendê e adicionando a chia.

Rendimento: 8 poções
Nível de dificuldade: Médio

 

Opção de acompanhamento >> 

 

Suco de laranja. Este cítrico contém vitamina C e outros antioxidantes importantes que contribuem para uma boa saúde cardiovascular e atua como um poderoso antiestressante.

 

Se desejar, acompanhar com arroz integral. Este tipo de arroz é mais recomendado do que o arroz branco, pois possui qualidades nutricionais mais completas e importantes. Fornece ao corpo uma quantidade significativa de vitamina B, que é essencial para evitar o estresse e as emoções negativas.

 

BOM APETITE!! 

 

 

SAIBA MAIS SOBRE OS INGREDIENTES!

 

 

Banana

 

A banana, além de ajudar na depressão, é forte aliada no combate à ansiedade. Muito rica em triptofano, a fruta mais popular do Brasil estimula a produção de serotonina. Além disso, graças ao potássio, também regula os batimentos cardíacos.

 

 

Sementes oleaginosas

 

Castanha de caju, amêndoas e chia são ricas em magnésio, que possui ação antidepressiva. Esses alimentos, além de serem deliciosos e de fácil consumo, contêm nutrientes que trabalham no combate à ansiedade.

 

 

Óleo de cartamo

 

Extraído das sementes da planta cártamo (Carthamus tinctorius), o óleo de cártamo é bastante utilizado na alimentação por causa do seu alto valor nutritivo. Ele se destaca por contribuir na redução do apetite, já que proporciona a sensação de saciedade para todos os seus usuários, além de que cártamo emagrece mesmo, uma boa alternativa para quem quer perder peso.

 

Isso acontece porque ele regula o hormônio gastrointestinal grelina, que atua para estimular a fome. Assim, é possível ficar satisfeito mesmo ingerindo uma quantidade menor de alimentos. 

 

 

Leite de Coco

 

O TCM, uma das gorduras boas do coco, é responsável por diminuir a ansiedade através do controle hormonal. Já o potássio e o magnésio fazem a comunicação entre os neurônios responsáveis pelo pensamento e pelos movimentos, assim o corpo fica mais ágil em atividades, diminuindo a fadiga e o cansaço.

 

 

Coentro

 

O coentro beneficia o ciclo de sono naturalmente, acalma os nervos e pode melhorar a qualidade do sonoatravés dos seus efeitos sedativos naturais.

 

 

Sal Himalaia

 

Ele contém vários minerais e tem muitos benefícios. E o bom é que os minerais presentes neste sal, são facilmente absorvidos pelo corpo, uma vez que são de forma coloidal. Um desses vários benefícios é que ele ajuda o corpo a relaxar e reduz o estresse e a ansiedade.



Pimentões

 

Vale a pena incluir esse alimentos em suas refeições, ele possui vitamina C, vitamina A, ferro, fósforo, cálcio e fibra. Pobre em calorias, e também um antioxidante natural que ajuda a proteger as células. Seja vermelho, verde ou amarelo, o pimentão ajuda o organismo a eliminar vermes intestinais e a proteger a mucosa gástrica. 

 

 

 

A sua saúde em boas mãos.

 

 

Fonte: Farmacêutica Responsável

 

 

Boaformula

Manipulação e Produtos Naturais

Porto Alegre | RS

Please reload

Gostou e quer encomendar?
         51 99702.5060
       

Beleza de dentro para fora. | SiliciuMax®

4 Jul 2019

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

 

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger
  • Preto Ícone LinkedIn

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30