Alprostadil | Terapia Local para Disfunção Erétil com Eficácia e Conforto

8 Aug 2018

 

 

Alprostadil é o tratamento recomendado como opção terapêutica para pacientes que:

 

  • Não apresentam resposta satisfatória aos PDE-5-I (inclusive com comorbidades cardiovasculares, diabetes, pós-prostatectomia radical).

  • São contraindicados aos PDE-5-I (em uso de nitratos).

  • São intolerantes aos efeitos adversos dos PDE-5-I.

 

Alprostadil age independentemente de fatores neurológicos estimulatórios induzindo a ereção pela ação de agonista direto. É particularmente eficaz em homens com DE neurogênica pura.

 

 

A preferência do paciente pelo tratamento local para disfunção erétil (DE)

 

A saúde sexual é considerada um reflexo da saúde geral e a disfunção sexual masculina tem impacto negativo na qualidade de vida, tanto do homem como do casal. A disfunção erétil (DE) é a principal disfunção sexual masculina, com prevalência de até 50% dos homens com mais de 40 anos. Desses, 20% têm disfunção erétil moderada a severa, o que representa 152 milhões em todo o mundo, em várias faixas etárias. A DE é comumente associada à comorbidades sistêmicas como hipertensão, diabetes, doença arterial coronariana, comprometimento neurológico periférico, declínio androgênico (DAEM) ou a hábitos como tabagismo e sedentarismo. A prevalência aumenta com a idade e fatores como uso de medicamentos ou intervenções cirúrgicas podem interferir negativamente na função sexual.

 

A terapia oral com inibidores de fosfodiesterase-5 (PDE-5-I) é considerada a primeira linha de tratamento, com eficácia e segurança respaldadas na literatura científica desde a década de 90. Porém, a terapia oral apresenta elevados índices de desistência devido à falta de resposta clínica (cerca de 30 % dos pacientes não apresentam resposta satisfatória), intolerância aos efeitos adversos ou contraindicações absolutas. As injeções intracavernosas de alprostadil são consideradas segunda linha de tratamento. Apresentam elevada eficácia, contudo sua natureza invasiva e o desconforto na administração ocasionam índices de desistência de 40% a 50%. Em uma pesquisa recente, mais de 53% dos pacientes pesquisados elegeram a via tópica como preferência para o tratamento, portanto, o tratamento local da DE representa um desafio ao médico, em termos de eficácia e de adesão do paciente.

 

 

EVIDÊNCIAS FARMACOLÓGICAS

 

Ação da PGE1 na função erétil

 

A prostaglandina E1 (PGE1) relaxa o músculo liso da artéria peniana. Alprostadil é o análogo sintético equivalente a prostaglandina E1 (PGE1), usado no tratamento da disfunção erétil (DE). Liga-se em receptores de PGE1 e a resposta é o relaxamento do músculo liso, mediado pelo AMPc utilizando, portanto, uma via metabólica diferente dos PDE-5-I, que estimulam GMPc, via estímulo ao óxido nítrico (NO) endotelial. Como a PGE1 não é efetiva por via oral, seu sucesso na DE depende de ser injetada no corpo cavernoso, administrada em uma formulação local por via intrauretral. Alprostadil Fagron em Pentravan® é seguro e eficaz em pacientes com DE, especialmente quando os inibidores de PDE-5-I são ineficazes, contraindicados ou quando o paciente é intolerante aos seus efeitos adversos.

 

 

Mecanismo de Ação da PGE1

 

 

 

 

Os benefícios de Alprostadil Fagron em Pentravan® comparado aos tratamentos atuais

 

 

 

 

EVIDÊNCIAS CLÍNICAS

 

Estudos clínicos de fase II e III no tratamento da disfunção erétil

 

Estudos clínicos de fase II e III foram conduzidos para avaliar a eficácia e segurança de alprostadil tópico em um promotor de permeação transdérmica. O tratamento com alprostadil administrado topicamente, por via intrauretral, apresentou melhora significativa nas ereções, foi bem tolerado e considerado seguro para os pacientes e parceiras, sendo a maior parte dos efeitos adversos leves a moderados, de curta duração e restritos ao local da aplicação. Tais efeitos corresponderam à dor urogenital e irritação local. Nenhum caso de priaprismo foi reportado. A dose foi ajustada conforme a condição clínica dos pacientes e a resposta facilitou significativamente a função erétil na maioria dos casos. Os resultados demonstraram que alprostadil em um sistema promotor de permeação transdérmico, foi eficaz e bem tolerado em diferentes formas e intensidades de disfunção erétil em um amplo percentual de pacientes em tratamento. 

 

 

 

 

Evidências clínicas na reabilitação peniana

 

Evidências clínicas atuais indicam alprostadil tópico ou intrauretral como tratamento diário em doses, geralmente, insuficientes para ereção completa, porém adequadas para estímulo vascular constante, possibilitando inclusive, tratamento de reabilitação peniana pós prostatectomia radical (PR). A DE permanece uma complicação comum que afeta a qualidade de vida dos pacientes submetidos à prostatectomia radical (PR), os índices de DE após PR estão entre 60% e 70% dos pacientes e muitos levam alguns anos para recuperar a função sexual espontânea.

 

A reabilitação peniana vem ganhando atenção e opções terapêuticas têm sido investigadas. Mais de 80% dos especialistas recomendam algum tratamento de reabilitação peniana para os pacientes. É importante iniciar o tratamento o mais rápido possível após a cirurgia, comumente o tratamento deve ser iniciado após a retirada do cateter e mantido por 12 a 18 meses. Alprostadil Fagron em Pentravan® pode ser usado isoladamente ou em combinação com outros fármacos, como a principal opção terapêutica para pacientes que precisam de reabilitação peniana pós prostatectomia radical.

 

 

Tratamento individualizado para disfunção erétil

 

O tratamento com Alprostadil Fagron em Pentravan® deve ter a dose ajustada pelo médico conforme cada caso, podendo variar entre 200 mcg e 1000 mcg (a maioria dos pacientes, especialmente aqueles com comorbidades agravantes do quadro clínico ou pós-cirúrgicos apresentam resultados superiores a partir de doses de 500 mcg).

 

Para assegurar a precisão da quantidade aplicada de Alprostadil Fagron, a Fagron desenvolveu o sistema aplicador Airless Pen, no qual cada pump contém 100 mcg. A dose total prescrita deve ser inserida no meato uretral sem intervalo entre um pump e outro. O sistema aplicador Airless Pen possibilita o uso de Alprostadil Fagron em Pentravan® de forma segura e indolor.

 

 

AIRLESS PEN

 

Alprostadil Fagron em Pentravan® em Airless Pen

 

Com o objetivo de disponibilizar a solução ideal para administração de Alprostadil Fagron em Pentravan®, garantindo maior eficácia do tratamento e conforto do paciente, a Fagron desenvolveu o sistema aplicador Airless Pen.

 

 

Benefícios da Airless Pen

 

Sistema não invasivo e completamente indolor. Ponta flexível de silicone para maior conforto na aplicação. Controle preciso da dose aplicada para maior segurança no tratamento. Sistema aplicador Airless Pen, que assegura proteção ao produto contra exposição ao ar, luz e umidade. Facilidade na aplicação. Maior adesão ao tratamento.

 

 

O kit de tratamento é composto por:

 

Instruções de preparo para a farmácia. Airless Pen. Estojo térmico para conservação da temperatura do produto por até 3 horas. Recomendações de uso para o paciente.

 

 

 

 

Sugestões de Formulações

 

Tratamento para Disfunção Erétil – uso 3 x semana ou por demanda

Alprostadil Fagron 100 mcg / 1 pump

Pentravan® qsp 50 pumps

Airless Pen 1 un

Posologia: Aplicar o número de pumps indicado (entre 5 e 10 pumps) no mínimo 3 vezes por semana, podendo ser utilizado de 5 a 30 minutos antes da atividade sexual. Manter um intervalo de 24 horas entre as aplicações. Considerar que cada pump contém 100 mcg de Alprostadil Fagron.

 

 

Tratamento de reabilitação peniana – uso diário

Alprostadil Fagron 100 mcg / 1 pump

Pentravan® qsp 50 pumps

Airless Pen 1 un

Posologia: Aplicar 1 ou 2 pumps 2 vezes ao dia. Para atividade sexual, substituir a aplicação diária pela dose ajustada necessária para ereção completa. Considerar que cada pump contém 100 mcg de Alprostadil Fagron.

 

 

Modo de aplicar: Inserir a ponta de silicone do Airless Pen por cerca de 5 mm diretamente ao meato uretral (na glande) e acionar o êmbolo do aplicador até o final (sem intervalo entre um pump e outro). É comum que parte do produto não penetre no orifício, permanecendo sobre a pele. Nesse caso, devese massagear suavemente até que o produto seja absorvido (em média 15 segundos). Idealmente, quanto maior a quantidade de produto introduzido na uretra maior é a eficácia.

 

 

PENTRAVAN®

 

Pentravan® | Promotor de permeação transdérmica de alta performance com estudo de permeação em pele humana

 

Em um estudo de permeação ex vivo em célula de Franz, em pele humana full thickness, objeto de uma tese de mestrado de um grupo da Universidade Federal de Juiz de Fora e publicado no International Journal of Pharmaceutical Compounding (IJPC, 2014), foi avaliada a performance de permeação de hormônios esteroidais sexuais em Pentravan®. Os resultados indicaram que Pentravan® mostrou-se capaz de promover índices de permeação transdérmica de hormônios em 48 horas, compatíveis com os níveis necessários para exercerem efeito biológico de forma sistêmica com eficácia assegurada graças ao perfil satisfatório de permeação através da pele.

 

 

10 motivos para usar Pentravan® na Urologia

 

  1. Possui elevada biocompatibilidade, responsável por maior permeação e tolerância cutânea.

  2. Sensorial agradável e não pegajoso, ajuda na adesão do paciente.

  3. Produzido com moderna tecnologia que possibilita a formação de matriz lipossomal a partir de fosfobiolipídeos vegetais.

  4. Livre de parabenos, propilenoglicol, petrolato e álcool.

  5. A permeação de Pentravan® é comprovada por estudos de permeação realizados em pele humana para: cetoprofeno, testosterona, progesterona, estradiol, estriol e resveratrol.

  6. Melhor controle do tratamento através da administração de hormônios e fármacos por via transdérmica, possibilitando fácil ajuste de dose ou descontinuação, se necessário.

  7. Melhor opção para reposição de testosterona da forma mais fisiológica possível, conveniente e não invasiva. Apresenta elevada biodisponibilidade e reduzidos efeitos adversos.

  8. Concentração da ação local de fármacos e hormônios, importante especialmente no tratamento da resposta mais rápida com reduzida ação sistêmica.

  9. Possibilidade de associações terapêuticas sinérgicas e cientificamente embasadas por via transdérmica, utilizando Pentravan® como veículo promotor de permeação.

  10. Produto de abrangência global que apresenta extenso histórico de uso seguro por milhares de pacientes no mundo.

 

A sua saúde em boas mãos.

 

 

Fonte | Material do Fornecedor - Fagron

 

 

Boaformula

Manipulação e Suplementos Nutricionais

Porto Alegre | RS

Please reload

Gostou e quer encomendar?
         51 99702.5060
       

Beleza de dentro para fora. | SiliciuMax®

4 Jul 2019

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

 

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger
  • Preto Ícone LinkedIn

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30