Saúde das Articulações | Proteção e Tratamentos

19 Sep 2018

 

 

 

As articulações são importantes conexões entre os ossos que permitem dar mobilidade ao esqueleto e flexibilidade ao corpo, garantindo a movimentação dos joelhos, pés e mãos, cotovelos, mandíbula, ombros, quadril e punhos.

 

O surgimento das dores nas articulações, a chamada artrose, atinge 20% dos brasileiros e está diretamente relacionada à idade. Ela aparece de forma gradual, aumentando sua intensidade ao longo do tempo.

 

É a partir dos 50 anos que se torna mais comum, afetando principalmente as mãos, os punhos, os ombros, os cotovelos, os joelhos, a coluna e os pés. Além do envelhecimento natural, sua causa também se deve, principalmente, ao uso excessivo de uma articulação.

 

Para usufruir de estilos de vida saudáveis e com o objetivo de manter sua mobilidade em seus anos sênior, cada vez mais consumidores estão cientes da saúde óssea e das articulações em uma idade mais jovem. Adotar uma postura voltada para a prevenção de problemas nas articulações é essencial, já que no decorrer dos anos o desgaste inevitável sobre elas pode comprometer movimentos comuns realizados diariamente como sentar, levantar, escrever e andar.

 

 

O que são as articulações?

 

As articulações são as junções entre dois ossos e servem para dar estabilidade e permitir a mobilidade entre eles, além de ajudar a dar movimentos em direções diferentes e com amplitudes variadas. A configuração de uma articulação determina o grau e o sentido do movimento possível. Por exemplo, as articulações do ombro, que têm um formato de esfera e soquete, permitem rotações para dentro e para fora, bem como os movimentos dos braços para frente, para trás e para os lados. As articulações dobradiças dos joelhos, dedos das mãos e dedos dos pés permitem apenas dobrar (flexão) e abrir (extensão) os dedos.

 

Os componentes das articulações proporcionam estabilidade e reduzem o risco de danos por uso constante. Em uma articulação, as extremidades dos ossos são cobertas por cartilagem — um tecido liso, resistente, elástico e protetor composto por colágeno, água e proteoglicanos que reduz o atrito quando as articulações se movem e ajuda a absorver o impacto, facilita os deslizamentos entre ossos e é essencial para a formação e crescimento ósseo. As articulações também têm um revestimento (tecido sinovial) que as envolve para formar a cápsula articular. As células do tecido sinovial produzem uma pequena quantidade de líquido claro (fluido sinovial) que nutre a cartilagem e reduz ainda mais o atrito, facilitando o movimento.

 

 

Por que é importante cuidar das articlações e cartilagens? 

 

As articulações podem ser sobrecarregadas ou lesionadas por conta do excesso de peso ou devido atividades físicas pesadas, sem cuidados prévios, como alongamentos e orientação de um profissional, por exemplo. A lesões podem levar a inflamação crônica (artrite), causando o que é conhecido como osteoartrites. 

 

As cartilagens, quando sofrem desgastes excessivos ou traumas, apresentam um processo de recuperação bastante lento. Por esse motivo, muitas pessoas não seguem o tratamento por completo, e isso evolui para problemas nas articulações.

 

 

Prevenção é o melhor remédio!

 

A principal causa de lesão na cartilagem e na articulação é o excesso de peso, seguida de lesões causadas pelo alto impacto, além do próprio desgaste natural do envelhecimento.

 

É muito importante também que a musculatura esteja fortalecida, pois, quando os músculos estão fracos, a sobrecarga sobre as articulações aumenta, podendo causar lesões articulares. As recomendações básicas para a boa manutenção das cartilagens e articulações são: 

  • evitar o sobrepeso;

  • praticar regularmente exercícios para a manutenção da musculatura, desde que adequado para a idade e peso;

  • seguir uma alimentação saudável, com ingestão de alimentos ricos em vitamina C, D e colágeno.

Se não houver esses cuidados, o processo natural de envelhecimento pode ser acelerado pelo desgaste excessivo ou por lesões, principalmente nas articulações de maior carga (joelho e quadril).

 

 

Suplementações para a saúde das articulações | Prevenção e Tratamentos

 

 

UC-II®

 

UC-II® é um colágeno do tipo II, não-desnaturado, derivado da cartilagem de frango. É fabricado através de um processo de produção patenteado, não-enzimático, à baixas temperaturas, o que garante a obtenção de um colágeno puro, sem alteração molecular, com atividade biológica inalterada.

 

UC-II® é o único produto deste tipo disponível em doses convenientes de 40mg, uma vez ao dia. Tem estudos publicados que comprovam que UC-II® é duas vezes mais eficaz do que glucosamina + condroitina na promoção conjunta de conforto, mobilidade e flexibilidade das articulações.

 

 

>> Mecanismo de ação

 

Uma das principais doenças relacionadas à cartilagem é a osteoartrite, que afeta as articulações do corpo humano (principalmente coluna, joelho, mãos e quadril), provocando inflamação. Na maioria das vezes acomete pessoas com mais de cinquenta anos e do sexo feminino, mas também atinge homens e pessoas de outras faixas etárias. Um dos diversos fatores que podem contribuir para o aparecimento da osteoartrite é a obesidade, mas traumas ou uso repetitivo das articulações durante o trabalho e a prática de esportes podem ocasionar o aparecimento da doença.

 

A principal proteína estrutural responsável pela tração e firmeza do tecido cartilaginoso é o colágeno tipo II. No caso da osteoartrite, há uma produção exacerbada da enzima colagenase, provocando a quebra da cartilagem, que tem por consequência a inflamação e dor.

 

UC-II® é capaz de dessensibilizar o sistema imunológico. Desta forma previne o “ataque” auto imune às nossas cartilagens. Por consequência há um bloqueio da inflamação, sem a qual o paciente não apresenta mais o quadro de dor. Quando o organismo não ataca mais exacerbadamente as cartilagens, é reestabelecida a homeostase entre quebra e síntese do colágeno tipo II, devolvendo a mobilidade e o conforto ao paciente, promovendo melhora da qualidade de vida.

 

1. Desativa a resposta imune contra o colágeno tipo II: Na osteoartrite, o organismo passa a não reconhecer o colágeno (proteína) presente nas articulações. O sistema imune ataca o colágeno e o destrói.

 

2. Torna o organismo tolerante ao colágeno tipo II presente nas cartilagens: O UC-II® administrado oralmente, ao passar pelo sistema digestivo, é reconhecido pelo organismo e isso dessensibiliza o sistema imune e causa uma tolerância oral.

 

3. A TOLERÂNCIA ORAL DO COLÁGENO TIPO II SUPRIME FORTEMENTE A INFLAMAÇÃO DA ARTICULAÇÃO.

 

 

>> Indicações

 

UC-II® é indicado para humanos e animais nos casos abaixo, acompanhados de dor e inflamação articular:

  • Artrose e Osteoartrose;

  • Artrite e Osteoartrite;

  • Artrite reumatoide;

  • Poliartrite reumatóide juvenile;

  • Lesão articular;

  • Lesão da cartilagem.

 

 

>> Aplicações

  • Ajuda a manter a saúde das articulações;

  • Promove maior conforto das articulações inflamadas;

  • Melhora a mobilidade e flexibilidade das articulações. 

 

 

>> Indicação Boaformula de Uso

 

UC II           40mg

Vit C            45mg

 

Tomar 1 cápsula ao dia.    

 

 

Glucosamina e Condroitina

 

A glucosamina e condroitina que são duas substâncias fundamentais para o tratamento da artrite, artrose, dor nas juntas e destruição das articulações. Estas substâncias quando utilizadas em conjunto ajudam na reconstrução dos tecidos que formam a própria cartilagem, combatendo a inflamação e a dor. 

 

Glucosamina é a parte de moléculas chamadas glicosaminoglicanos, utilizadas para a formação e reconstrução da cartilagem. A condroitina é a glicosaminoglicana mais abundante na cartilagem e é responsável por sua resiliência.
 

 

>> Para que serve

 

A glucosamina e a Condroitina são duas substâncias indicadas para melhorar o fortalecimento das articulações, sendo útil para:

  • Reduzir a dor das articulações,

  • Aumentar a lubrificação das articulações,

  • Estimular a reparação da cartilagem,

  • Inibir as enzimas que destroem a cartilagem,

  • Preservar o espaço intra articular,

  • Combater a inflamação.

Dessa forma, seu uso pode ser indicado pelo médico ou nutricionista, para complementar o tratamento da artrite e artrose, por exemplo.

 

 

>> Como funciona

 

A glucosamina e a condroitina agem sobre a cartilagem que reveste as articulações, protegendo e retardando o processo degenerativo e inflamatório da cartilagem, diminuindo a dor e causando a diminuição da limitação dos movimentos que geralmente acontecem em doenças que atingem a cartilagem.

 

 

>> Indicação Boaformula de Uso

 

 

Sachê de Glucosamina e Condroitina

 

Glucosamina     1500mg

Condroitina        1200mg

Sabor laranja

 

Tomar 1 sachê ao dia, diluído em água.

 

 

Gel Articular

 

Contém Glucosamina, DMSO, TCM, MSM, Tintura de Arnica e Tintura de Erva Baleeira.

 

Aplicar sobre as áreas doloridas 3 vezes ao dia.

 

 

 

Colágeno Hidrolisado

 

Colágeno é uma proteína de extrema abundancia em seu organismo. Na derme, ou camada média da pele, o colágeno auxilia na formação do sistema fibroso chamado fibroblasto, em que novas células podem crescer. O mesmo participa de importante papel na reposição e restauração de células mortas da pele.

 

O colágeno hidrolisado é obtido através de um exclusivo processo de fabricação de colágeno de alta qualidade de origem suína, semelhante ao colágeno do corpo. Em seguida, ele é transformado em peptídeos bioativos, os quais representam uma ajuda na produção dos componentes da cartilagem.

 

O colágeno normalmente é indicado para pessoas com mais de 30 anos ou que tenham problemas nas articulações.

 

 

>> Benefícios do colágeno hidrolisado

 

Os principais benefícios do colágeno hidrolisado incluem:

  • Melhora da firmeza da pele;

  • Fortalecimento das articulações, unhas e cabelos;

  • Melhora no tratamento da osteoporose;

  • Prevenção do envelhecimento;

  • Melhora do controla da pressão arterial;

  • Prevenção de úlceras gástricas

É importante destacar que esses benefícios são obtidos principalmente quando se tem uma alimentação saudável também potencializa os resultados trazidos pela suplementação com colágeno.

 

 

>> Indicação Boaformula de Uso

 

Sachê de Colágeno Hidrolisado

 

Colágeno    10g

Sabor laranja

 

Tomar 1 sachê ao dia, diluído em água.

 

 

A sua saúde em boas mãos.

 

 

Fonte: Material do Fornecedor

Farmacêutica Responsável

 

 

Boaformula

Manipulação e Suplementos Nutricionais

Porto Alegre | RS

 

Please reload

Gostou e quer encomendar?
         51 99702.5060
       

Meratrim® | Diminuição das Medidas de Cintura e Quadril

15 Jan 2020

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

                   (51) 3311.1144

 

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta

ATENDIMENTO ONLINE

9:00 às 12:30 e 13:30 às 17:30

ATENDIMENTO PRESENCIAL

10:00 às 12:00 e 14:00 às 16:00

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30