Dica Saudável | A sua relação com a comida é saudável?

28 Sep 2018

 

 

 

Que tal comermos sem culpa?

 

Praticidade, sabor e ingredientes frescos.

 

Às vezes é difícil saber o que é bom para o organismo, com inúmeras dietas pregando teorias das mais diversas sobre a melhor forma de se alimentar. Assim, a percepção sobre o que é de fato alimentação saudável muda o todo tempo. Mesmo que saibamos tudo sobre gordura, carboidratos, proteínas, minerais e vitaminas, sempre há novas pesquisas que introduzem algo novo e tornam obsoletas as crenças anteriores. Mas do que nossos corpos realmente precisam?

 

A natureza e a qualidade daquilo que se come e se bebe é de importância fundamental para a qualidade de vida. De acordo com os princípios de uma alimentação saudável, diferentes grupos de alimentos devem compor as refeições para fornecimento de todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo.

 

É preciso trazer diversidade a nossa alimentação.

 

As contribuições de Valdely Ferreira Kinupp (Autor do livro Plantas Alimentícias Não Convencionais, 2014)¹ na área de alimentos nos mostram o quão monótona é nossa alimentação. Cerca de 90% do alimento mundial atualmente vem de apenas 20 espécies. Alem de tão poucas, hoje a maioria destas espécies cultivadas é restrita a poucas variedades, e muito da agrobiodiversidade destas, cerca de 20 espécies, foram extintas, perdidas ou vem sofrendo grande erosão genética.

 

O Brasil detém a maior biodiversidade do mundo, com aproximadamente 15 a 20% das espécies do planeta. E a pergunta que não quer calar: quanto dessa biodiversidade é efetivamente reconhecida? Catalogada nas floras e nos acervos herbários? Participa da alimentação cotidiana da população?

 

Devemos repensar nesse ato que é comer. Comer que é uma forma de se relacionar com o meio que lhe envolve e com você mesmo, uma forma de auto cuidado. Comer consciente, prezando alimentos frescos, livres de agrotóxicos, cultivados por uma agricultura responsável. É importante formar uma relação intima e pacifica com o alimento, afinal você é o que você come.

 

Comer saudável não é o mesmo que ter uma relação saudável com a comida. Você pode comer “alimentos saudáveis”, mas se dentro disso há culpa, medo, rigidez, controle, julgamento e se você não se sente confortável na sua própria pele e não se permite desfrutar em paz da comida, provavelmente você não possui uma relação saudável com o comer.

 

Uma relação saudável com a comida fortalece a consciência, conexão e respeito com a sua intuição, corpo e mente. Observa de forma gentil e neutra os alimentos e percebe que eles possuem diversos significados e representações. Enfim, uma relação saudável com a comida é  “o que se come”, “como se come” e “ o que se sente e pensa sobre o comer”.

 

"Não existe alimentação perfeita e a busca por algo que não existe sempre resultará em frustração e em uma relação ruim com a comida".

 

¹ Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus-Zona Leste (IFAM-CMZL) e Fundador-Curador do Herbário EAFM deste instituto. Docente e orientador credenciado no Programa de Pós-Graduação em Botânica do INPA. Atua na pesquisa e divulgação das PANC - Plantas Alimentícias Não Convencionais. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Botânica Econômica, Taxonomia de Fanerógamas, Etnobotânica, Herbário e Biodiversidade, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentos vegetais não convencionais, recursos genéticos vegetais, segurança alimentar, florística, olericultura (hortaliças não convencionais) e agroecologia. Doutor em Fitotecnia-Horticultura (2007) pelo PPG Fitotecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2002. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2000). Autor do livro Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil em coautoria do Harri Lorenzi (Editora Plantarum, 2014).

 

 

Hoje compartilharemos com você uma receita pizza sem glúten, cheia de sabor, para você comer ser culpa!

 

 

Pizza Saudável

 

Serve 2 pessoas

 

Ingredientes para massa

  • 135g -  Farinha Total MIX Giroil

  • 1 colher de sopa de chia (100g) + 40g de água

  • 1 colher de chá de cúrcuma em pó

  • 1 colher de sopa de óleo de cartamo

  • 1 copo de água

  • 1 colher de chá de vinagre de maçã orgânico

 

Modo de preparo da massa

 

Em um recipiente, mistura a semente de chia junto a água e mantenha-a hidratando por pelo menos 10 minutos. Após a solução de água com semente de chia já estar bem cremosa, com a mucilagem da semente bem aparente, adicione a farinha total mix, a cúrcuma e misture.  Vá adicionando a água aos poucos e misturando até ficar uma massa firme homogênea (parecendo massa de modelar). Adicione o óleo de cartamo e por ultimo o vinagre e misture.

 

Pré aqueça o forno a 180 graus.

 

Separe uma forma para a massa da pizza que já pode ser levada ao forno. Unte com o óleo de cartamo e coloque a massa em formato de uma bola bem no centro. Com a ajuda de um frasco, como mostra a figura abaixo vá abrindo a massa no formato que desejar. Após pronto, leve ao forno em 180 graus por 30 minutos.

 

 

Para a cobertura

 

A cobertura pode vir a ser uma oportunidade de você diversificar sua alimentação, podendo criar diversas combinações de alimentos que componham sua pizza.

 

Vamos lhe dar uma sugestão, convidando você a inovar e testar outros sabores também em casa. Essa sugestão é vegana e sem glúten.

 

Sugestão de cobertura

 

 

Ingredientes para molho da pizza

  • 200g  de tofu orgânico

  • 1 colher de sopa de missô

  • 1 colher de chá de levedura nutricional (opcional)

  • 1 colher de sopa de azeite de oliva

  • 100ml de leite vegetal

  • Temperos a gosto: sal do Himalaia, pimenta do reino, páprica defumada

 

Cobertura - Legumes

  • Porções de legumes: aspargos, cogumelos, tomate cereja e alho poró.

 

Modo de preparo da cobertura

 

Em um liquidificador, coloque todos os ingredientes do molho da pizza e bata até ficar um creme homogêneo. Pique os legumes, e prepare uma frigideira para refogá-los. Coloque os aspargos e o alho poró primeiro e acrescente os cogumelos no final.

 

Quando a massa estiver pronta é só espalhar o molho em cima e adicionar os legumes e comer sem culpa, consciente e apreciando sua refeição visando nutrir seu corpo.

 

Bom Apetite!!

 

 

 

 

Vamos conhecer os ingredientes?

 

>> Açafrão | Curcuma

 

A açafrão-da-Índia (Curcuma longa) é uma planta medicinal também conhecida como açafrão-da-terra, curcuma, cúrcuma, curcumã, falso-açafrão, gengibre-amarelo, batatinha-amarela e turmeric curcuma (inglês). Pertence a família Zingiberaceae.

 

A Curcuma longa previne a agregação de plaquetas nos vasos sanguíneos, fator que pode conduzir a formação de coágulos perigosos para a saúde. Além disso, exerce um papel importante na proteção e desintoxicação do fígado de substâncias químicas tóxicas e protege o organismo dos efeitos da fumaça e outros poluentes. O açafrão-da-Índia é uma fonte natural de curcumina (curcumin, em inglês), substância que fortalece o sistema imunológico e ajuda a estabilizar a microbiota do corpo, inibindo o desenvolvimento excessivo de bactérias,sendo um maravilhoso antiinflamatório natural.

 

Na medicina popular, é usada em forma de cataplasma para tratar pé-de-atleta, contusões, psoríase, inchaços e feridas. A Curcuma longa é acrescentada em cosméticos, principalmente na Ásia.

 

Na culinária, a raiz é consumida crua no sul da Índia. É usada em feijões, grãos, molhos picantes, maioneses e outros alimentos. Às vezes é usada para adulterar o gosto do açafrão, vez que sua cor é semelhante, porém, possui um sabor um pouco mais forte. Usada em pequenas quantidades, age como um colorau amarelo na comida. Cozinhar a erva junto com outros alimentos ajuda na digestão de gorduras e proteínas, além de preservar os alimentos por mais tempo.


 

>> Chia

 

 

A chia possuem cerca de um terço de proteínas, um terço de fibra solúvel dietética e o restante de óleo essencial, que por sua vez possui concentração de dois terços de ácido graxo ômega-3. São originárias da planta Salvia hispanica, da Colômbia, da Guatemala e do sul do México. As sementes podem ser brancas, cinzentas, castanhas ou pretas.A semente também é rica antioxidantes e aminoácidos, além de não conter glúten. Ela  absorve mais de nove vezes seu peso em água, retarda a digestão e a liberação de açúcares no organismo, além de proporcionar uma prolongada sensação de saciedade.


Considerado um superalimento,as sementes e chia são ricas ferro, magnésio e outras vitaminas e minerais, como o cálcio, que fortalece os ossos e beneficia toda a estrutura óssea, vez que também contém boro, que promove a melhor absorção de cálcio pelo organismo.

 

 

>> Óleo de cartamo

 

 

O óleo de cártamo é extraído das sementes da planta cártamo (Carthamus tinctorius). Este óleo tem sido utilizado com frequência na alimentação por ser muito nutritivo. Ele é rico em ômega 6, ácido graxo essencial que o organismo necessita, mas não produz, e ômega 9, importante para a função cerebral, crescimento e desenvolvimento.

 

O alimento também possui boas quantidades de vitamina E que se destaca pela forte ação antioxidante. Os fitoesterois estão presentes no óleo de cártamo, essa substância é importante porque contribui para o controle das taxas de colesterol.

 

O óleo contribui para a redução do triglicérides e é bom para quem tem diabetes. Alguns estudos também apontam que o alimento pode ajudar mulheres com câncer de mama e pessoas com obesidade.

 

 

>> Sal do Himalaia

 

Você já ouviu falar sobre o incrível cristal de sal que vem diretamente das montanhas do Himalaia? É embalado com alguns benefícios bastante surpreendentes e é um novo ingrediente surpreendente para adicionar a sua despensa. É uma alternativa absolutamente maravilhosa ao sal de mesa, e logo explicarei o porquê.

 

A história - Primeiro de tudo, o que faz o sal de cristal do Himalaia ser tão incrível? Cerca de 200 milhões de anos atrás, havia camas cristalizadas de sal que foram cobertas com lava. Sendo mantidas nesse ambiente intocado e imaculado que foi cercado por neve e gelo durante tantos anos significa que o sal foi protegido da poluição moderna. Muitas pessoas acreditam que este sal rosa é o mais puro sal que pode ser encontrado no planeta.

 

Minerais e energia - O sal do Himalaia contém os mesmos 84 minerais e elementos que são encontrados no corpo humano, que por si só é bastante impressionante! Alguns destes minerais incluem: o cloreto de sódio, sulfato de cálcio, potássio e magnésio. Ao utilizar este sal, na verdade você está recebendo menos ingestão de sódio por porção do que o sal de mesa regular, porque é menos refinado e as peças são maiores. Portanto o sal do Himalaia tem menos sódio por porção, porque os cristais ou flocos ocupam menos espaço do que o sal de mesa que é uma variedade altamente processada. Outra coisa legal sobre este sal é que por causa de sua estrutura celular ele armazena energia vibracional. Os minerais deste sal existem na forma coloidal, o que significa que eles são pequenos o suficiente para as nossas células para os absorver facilmente.

 

Quais são exatamente os benefícios?

 

Alguns dos benefícios que você pode esperar por consumir este sal no lugar do sal de mesa regular incluem:

  • Auxilia na saúde vascular;

  • Ajuda pulmões saudáveis e função respiratória;

  • Promove o equilíbrio do pH estável dentro das células;

  • Reduz os sinais de envelhecimento;

  • Promove padrões de sono saudável;

  • Aumenta a libido;

  • Previne cãibras musculares;

  • Aumenta a hidratação;

  • Fortalece os ossos;

  • Reduz a pressão arterial;

  • Melhora a circulação;

  • Desintoxica o corpo de metais pesados.

 

 

>> Total Mix (Mix de Farinhas Salgado) 

 

 

A praticidade em um mix de farinhas, com tudo que você mais aprecia: Baixo carboidrato, grande quantidade de proteína, gorduras boas, com inúmeros nutrientes e fibras.

 

A Linha Chef TOTAL MIX, foi desenvolvida para facilitar sua vida!

 

A praticidade em um mix de farinhas, com tudo que você mais aprecia: Baixo carboidrato, grande quantidade de proteína, gorduras boas, com inúmeros nutrientes e fibras.

 

Na versão Mix de Farinhas Salgado, assinado pela Chef Cris Gutierrez, você vai ao encontro de sabor e nutrientes, resultando em deliciosas panquecas, mini pizzas, wrap ou outras receitas de sua preferência.

 

Chef  Cris Gutierrez especializada em Cozinha Natural. Professora de gastronomia em cursos livres, consultora  domiciliar e empresarial. Criadora de uma extensa linha de produtos com ingredientes funcionais, sem glúten e sem lactose. Pós-graduada em gastronomia, formada em panificação, com cursos e formações em confeitaria e cozinha quente no Brasil e América Latina.

 

INGREDIENTES

 

Farinha de grão de bico, farinha de teff, farinha de gergelim, farinha de amêndoas, farinha de linhaça dourada, psyllium husk, espessante: hidroxipropilmetilcelulose, sal rosa, fermento químico, bicarbonato de sódio, orégano.

 

ALÉRGICOS: CONTÉM AMÊNDOAS

 

CARACTERÍSTICAS

Low Carb;

Gluten Free;

Embalado a Vácuo;

Lac Free.

 

 

A sua saúde em boas mãos.

 

 

Boaformula

Manipulação e Produtos Naturais

Porto Alegre | RS

Please reload

Gostou e quer encomendar?
         51 99702.5060
       

Meratrim® | Diminuição das Medidas de Cintura e Quadril

15 Jan 2020

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

                   (51) 3311.1144

 

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta

8:30 às 18:00

Sábado

9:00 às 13:00

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30