Hormônios | Reposição Hormonal

28 Nov 2018

 

  

 

Os tratamentos de reposição hormonal vêm sendo cada vez mais procurados, o que, também, é reflexo de uma população que envelhece em maior número. A quantidade de hormônios começa a diminuir gradativamente cerca de 1 a 3 % a partir dos 25 ou 30 anos. Em idades mais avançadas a queda atinge porcentagens bem maiores. Nas mulheres, por exemplo, o estrogênio cai 30% aos 50 anos. Já a progesterona sofre uma redução de 75% entre 35 e 50 anos, com declínio contínuo.

 

 

O que são hormônios?

 

Hormônios são substâncias químicas produzidas por glândulas do sistema endócrino ou por neurônios especializados. São de extrema importância para o controle do funcionamento do corpo humano. Vários hormônios são produzidos em nosso corpo, sendo que cada um possui um efeito específico.

 

 

Quais as principais funções dos hormônios?

 

- Alguns hormônios atuam como espécie de mensageiro químico, transportando informações entre as células. 

 

- Outros agem com função de regular e desenvolver órgãos e regiões do corpo.

 

 

O que é a Reposição Hormonal?

 

Em um determinado período da vida das mulheres e dos homens, surgem sintomas bastante desconfortáveis. Este período, chamado de menopausa (para a mulher) e andropausa (para o homem), representa a queda das taxas dos hormônios sexuais. Na menopausa, há o término dos ciclos menstruais e ovulatórios em mulheres entre os 45 e 55 anos, enquanto na andropausa, há diminuição da produção de testosterona em homens após os 50 anos.

 

Com a reposição hormonal, os sintomas são minimizados. Em alguns casos, onde há baixa hormonal, pode haver perda cognitiva (perda de memória, piora da depressão e ansiedade), perda de massa óssea (osso vai ficando mais fraco | osteoporose), falta de disposição, calorões, ressecamento vaginal e redução da libido. A reposição hormonal auxilia na melhora desses sintomas e na melhora, então, da qualidade de vida tanto para homens quanto para mulheres.

 

Vale lembrar que hormônios, apesar de não serem encontrados na natureza, são substâncias sintetizadas de modo que sua estrutura molecular e química seja igual a dos hormônios naturalmente encontrados no corpo humano. Sua atuação apresenta um caráter mais fisiológico e natural no organismo, pelo qual são aceitos com melhores resultados.

 

O uso desses hormônios só deve ser realizada a partir da prescrição de um médico especializado, que estará apto a receitar a dosagem adequada para as reposições pertinentes a cada pessoa.

 

 

Hormônios Disponíveis

 

Confira a seguir alguns hormônios que podem ser utilizados no mercado magistral – sempre mediante à avaliação médica, clínica e laboratorial de cada indivíduo:

 

 

Hormônios da Tireóide: Os hormônios tireoideanos agem em quase todas as células do corpo e controlam a taxa metabólica, os movimento do intestino (chamado de peristaltismo) e até mesmo a respiração celular. Quando envelhecemos os níveis de hormônios tireoidianos declinam. Baixos níveis de hormônios tireoidianos estão associados ao aumento da gordura corporal, diminuição da energia, frio em extremidades do corpo como mãos e pés, aumento do colesterol ruim e perda de memória. 

 

Hormônio Testosterona para homens: A testosterona no homem é um hormônio produzido principalmente nos testículos do homem, através do estímulo de hormônio LH produzido por uma glândula situada na base do cérebro chamada de hipófise. Com no envelhecimento existe uma queda progressiva da produção da testosterona. A diminuição da testosterona esta ligada ao aumento do risco de doenças cardiovasculares, depressão, perda cognitiva, perda de massa muscular, aumento de gordura corporal e diminuição do libido e ereção masculina.

 

Hormônio Testosterona na mulher: A testosterona apesar de ser um conhecido como "hormônio masculino" é encontrado tanto em homens como em mulheres, ainda que a quantidade de testosterona no corpo das mulheres seja muito menor, cerca de 20 a 30 x menos que nos homem, a testosterona na mulher têm fundamental importância na libido,  metabolismo de quebra de gorduras acumuladas, como fonte de energia e ganho de massa muscular.

 

Hormônios Estrogênios= Estradiol e estriol: produção desse hormônio começa na adolescência, quando é responsável pelo aparecimento dos sinais sexuais secundários na mulher, e vai até a menopausa, quando existe uma queda abrupta da produção deste hormônio na mulher, já o homem apresenta níveis menores mas relativamente estável de estrogênio na vida adulta. Na menopausa a falta de estrogênio causa as ondas de calor, além de favorecer a depressão, perda de memória, perda lubrificação vaginal, perda da libido, diminuição do brilho da pele e uma redistribuição de gordura corporal para partes caracteristicamente mais masculinas, ou seja, na barriga e osteoporose. O estrogênio estimula o crescimento de todos os ossos longos na adolescencia e fortalecimento ósseo na idade adulta. Estudos recentes têm associado a diminuição do estrogênio com o Mal de Alzheimer, considerando que estrogênio produzido naturalmente pelo nosso organismo é neuroprotetor.

 

Hormônio Progesterona Micronizada: também conhecido como o hormônio "fell-good". A progesterona  é produzida principalmente no ovários na mulher, testículos no homem e adrenais em ambos os sexos. A progesterona age em todo o corpo físico e emocional da mulher. Na parte emocional leva a mulher em um estado metal mais relaxado, sereno e sociável, na parte física aumenta a densidade óssea ajudando a previnir a osteoporose, além de ser um diurético natural. É importante na mulher ter o equilíbrio entre o estrogênio e a progesterona na reposição hormonal.

 

Hormônio Melatonina: A melatonina é um neuro-hormônio produzido  no cérebro por uma pequena glândula chamado de Pineal, tem como principal função regular o sono, uma espécie de sinal biológico para a chegada da noite, permitindo que o organismo sincronize seu funcionamento com o passar do dia e da noite.  A partir dos 20 anos de idade  em média ocorre diminuição de melatonina entre 10 a 15% a cada década de vida, por isso que com a idade aumenta-se a chance de outros problemas como insônia. Recentes descobertas em relação a melatonina tem evidenciado, outras funções importantes além da própria regulação do sono, a melatonina desempenha potente ação antioxidante cerebral (protetor de tumor cerebral), função importante no antienvelhecimento.

 

Hormônio Cortisol: O cortisol é um hormônio corticosteróide produzido pela glândula supra-renal que está envolvido na capacidade de resposta ao estresse. É um hormônio essencial para a qualidade e vida, sua deficiência causa sintomas como fadiga, depressão, inflamação e hipotensão. Sua quantidade em níveis adequados no sangue são responsáveis pelo aumento de energia (coloca a glicose no sangue para ser utilizado), manutenção da pressão sanguinea e diminuição da inflamação. Outras funções importantes do cortisol esta na área mental como o aumento da resistência a situações de estress com a melhora da capacidade de trabalho e controle da liberação de adrenalina pela sua capacidade de regular o sistema nervoso simpático. É importante saber que o cortisol deve estar em maior quantidade pela manhã e diminuir lentamente sua concentração no decorrer do dia, a inversão deste padrão, ou seja, diminuição do cortisol pelas manhã e aumento no período da noite, também deve ser corrigido.

 

 

Objetivos de um tratamento que busca prevenção para um envelhecimento  saudável:

  • Restaurar os níveis de energia e vitalidade

  • Otimizar a performance sexual

  • Reduzir a gordura corporal

  • Aumentar a massa muscular

  • Aumentar o metabolismo cerebral

  • Elevar a capacidade físico-respiratória

  • Melhora da aparência física

  • Obter máxima qualidade de vida

  • Reduzir o risco de doenças do envelhecimento (câncer, Alzheimer, infarto e etc).

 

A sua saúde em boas mãos.

 

 

Fonte: Farmacêutica Responsável

 

Boaformula

Manipulação e Suplementos Nutricionais

Porto Alegre | RS

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Gostou e quer encomendar?
         51 99702.5060
       

Meratrim® | Diminuição das Medidas de Cintura e Quadril

15 Jan 2020

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

                   (51) 3311.1144

 

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta

8:30 às 18:00

Sábado

9:00 às 13:00

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30