PomAge™ | O Código da Maçã para Proteção do Colágeno e da Elastina

22 May 2019

 

PomAge™

O Código da Maçã para Proteção do Colágeno e da Elastina

 

 

O Código da Maçã

 

A maçã ou pomo é uma fruta relacionada ao amor na mitologia grega e à vida eterna na mitologia nórdica. Na Europa existem provérbios populares que sugerem uma maçã ao dia para a manutenção da saúde. Hoje, sabe-se que a maçã apresenta um alto valor nutritivo e capacidade antioxidante. Dentre seus componentes, um polifenol em especial é considerado responsável por sua potente ação protetora e a partir dele foi desenvolvido o PomAge™ para uso dermatológico tópico e oral.

 

 

Colágeno e Envelhecimento da Pele

 

O tecido conectivo da pele (derme) proporciona o suporte estrutural para os apêndices, vascularização e epiderme, vitais para a funcionalidade da pele. A integridade estrutural e a funcionalidade da derme são primariamente dependentes de sua matriz extracelular, composta de fibrilas de colágeno tipo I.

 

O colágeno do tipo I é a proteína estrutural mais abundante da pele. A fragmentação das fibrilas colagênicas é uma característica proeminente da pele envelhecida. Essa fragmentação prejudica tanto as propriedades mecânicas da pele quanto as funções das células presentes na derme.

 

Clinicamente este dano se manifesta como atraso na cicatrização de ferimentos, redução da vascularização, propensão à formação de feridas e afinamento da pele. Na derme jovem são abundantes as fibrilas de colágeno intactas e organizadas. Em contraste na derme envelhecida as fibrilas de colágeno são fragmentadas e desorganizadas.

 

A renovação normal do colágeno é mediada pelas metaloproteinases de matriz (MMPs), uma família de proteinases que especificamente degradam as proteínas da matriz extracelular. Um número limitado de MMPs são capazes de degradar o colágeno tipo I e entre elas está a metaloproteinase de matriz do tipo 1 (MMP-1).

 

Evidências sugerem que o dano ao colágeno induzido é um dos fatores que mais contribuem para as características da pele envelhecida. Entretanto os mecanismos moleculares que atuam na elevação da expressão de MMP-1 não estão bem entendidos. A teoria do envelhecimento baseada nos radicais livres postula que os processos de envelhecimento são primariamente consequência do metabolismo aeróbico que produz espécies reativas de oxigênio (ROS) além da capacidade de defesa antioxidante.

 

Foi proposto que as ROS oxidam constituintes celulares (proteínas, ácidos nucléicos e lipídios) e o acúmulo do dano celular causado pela oxidação, que ocorre com o passar do tempo, prejudica as funções celulares, levando ao fenótipo da pele envelhecida. O dano oxidativo relacionado ao envelhecimento tem sido reportado em diversos tecidos humanos e animais, obtidos de organismos simples e de mamíferos, respaldando o importante papel da oxidação como mediadora do envelhecimento.

 

 

Colágeno, Elastina e Envelhecimento da Pele

 

O colágeno tipo I é a proteína estrutural mais abundante da pele. A fragmentação das fibrilas colagênicas é uma característica proeminente da pele envelhecida. Essa fragmentação prejudica tanto as propriedades mecânicas da pele quanto as funções das células presentes na derme. Diversos estudos demonstram que a diminuição da elasticidade da pele causada pelo envelhecimento é relacionada com o aumento da atividade da colagenase (enzima que degrada colágeno) e da elastase (enzima que degrada elastina). Alterações no colágeno e na elastina da matriz extracelular são responsáveis pela manifestação clínica da pele envelhecida, como rugas e flacidez.

 

 

Proteção do Colágeno e Elastina

 

PomAge™ é um nutricosmético padronizado em um bioativo membro da classe química das di-hidrochalconas (phloretin), um polifenol encontrado na maçã e considerado o responsável pelos efeitos benéficos à saúde promovidos por essa fruta. A colagenase MMP-1 (metaloproteinase de matriz do tipo 1) atua na clivagem do colágeno tipo 1 e a elastase na clivagem da elastina, que são os principais componentes da derme e promovem suporte estrutural para a funcionalidade da pele. PomAge™ inibe a MMP-1 e a elastase, enzimas que degradam o tecido conectivo e são consideradas importantes alvos nos tratamentos do fotoenvelhecimento.

 

Além disso, PomAge™ apresenta outros benefícios como os potentes efeitos antioxidantes contra radicais livres, sendo capaz de penetrar na pele e interagir com outros antioxidantes para promover uma efetiva ação como coadjuvante na fotoproteção. Ele também demonstrou inibir a atividade da enzima tirosinase em melanócitos humanos sendo um ativo interessante como clareador em desordens de hiperpigmentação cutânea. PomAge™ apresenta ação anti-inflamatória, atenuando a expressão de mediadores inflamatórios como as interleucinas 1β, 6 e 12 (IL-1β, IL-6, IL-12), ciclooxigenase-2 (COX-2), prostaglandina E2 (PGE2), fator nuclear κB (NF-κB) e fator de necrose tumoral α (TNF-α).

 

 

Propriedades

 

  • Inibição de colagenase

  • Inibição de elastase

  • Antioxidante

 

Indicações

 

  • Antienvelhecimento

 

Posologia

 

Oral: 300 a 600 mg ao dia

 

 

Modelo de Interrupção da Degradação de Colágeno por PomAge™

 

Modelo proposto para a interrupção da degradação de colágeno no tecido conectivo da pele humana por PomAge™. A colagenase (MMP-1) e elastase agem na clivagem das fibrilas de colágeno e elastina enfraquecendo a integridade estrutural da matriz extracelular. Por sua vez, uma matriz extracelular enfraquecida oferece menos resistência às forças mecânicas e resulta no aumento dos níveis de oxidantes, estimulando a expressão de MMPs. Esse círculo vicioso é consistente com o envelhecimento biológico e a proposta do PomAge™ é a sua interrupção.

 

 

 

 

Protetor Antioxidante contra Fotoenvelhecimento de Pele Utilizando PomAge™ e Associação

 

A irradiação UV sobre a pele induz a cadeia de reações inflamatórias agudas incluindo envelhecimento de pele e câncer. Em um estudo clínico randomizado, 10 voluntários saudáveis (de 18 a 60 anos) receberam uma preparação tópica antioxidante contendo PomAge™, polifenol da Malus punica, associado ao ácido ferúlico e a vitamina C ou apenas o veículo (controle) por 4 dias e foram avaliados os biomarcadores de danos de pele.

 

Os resultados confirmaram o efeito protetor antioxidante da preparação. PomAge™, além de ser um potente antioxidante inibidor da degradação das proteínas estruturais da pele, também estabiliza e aumenta a absorção da vitamina C e do ácido ferúlico. Esta preparação pode inclusive apresentar sinergia com filtros solares ampliando a sua capacidade fotoprotetora.

 

 

Sugestão de Formulação Boaformula | Fagron

 

Uso Oral

Inibição da Degradação e Estímulo da Síntese de Colágeno

 

PomAge™ 150 mg

SiliciuMax® Pó 150 mg

 

Posologia: Administrar 1 cáps 1 a 2 vezes ao dia ou conforme orientação do prescritor

 

 

Atenção para Sinergia Farmacológica: Pelo fato do PomAge™ proteger colágeno e elastina da clivagem enzimática, é indicada sua associação com silício orgânico, devido à grande sinergia destes nutricosméticos. Enquanto um inibe as enzimas de degradação o outro estimula a síntese proteica. Para maior benefício do paciente, utilize SiliciuMax® devido à elevada biodisponibilidade.

 

SiliciuMax® é uma molécula de ácido ortosilícico estabilizada em maltodextrina por um método patenteado que inibe a polimerização e aumenta sua biodisponibilidade no organismo. Estudos comparativos demonstraram superioridade a outras formas de estabilização para uso oral.   Sua biodisponibilidade oral é superior a todas as demais formas de silício (cerca de 64%), sendo convertido em ácido ortosilícico após a sua absorção.

 

• Inibição de colagenase;

• Inibição de elastase;

• Antioxidante.

• Estimula a síntese de colágeno e elastina;

• Revitalização de cabelos e unhas.

 

 

Para saber mais sobre o Sílico acesso aqui.

 

 

 

A sua saúde em boas mãos.

 

Fonte: Material do Fornecedor | Fagron

Please reload

Gostou e quer encomendar?
         51 99702.5060
       

Beleza de dentro para fora. | SiliciuMax®

4 Jul 2019

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

 

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger
  • Preto Ícone LinkedIn

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30