Dica Saudável | Chá de Java

 

 

Chá de Java

Planta medicinal drenante, antioxidante e antibacteriana!

 

 

Nome científico: Orthosiphon stamineus

Nome popular: Chá de Jana; té de Jana, ortosifón (espanhol); Java tea (inglês).

Família: Liliáceas.

Constituintes: Óleos essenciais, flavonóides, saponinas, taninos.

Partes utilizadas: Folhas secas.

Efeitos do chá de java: Diurético, colerético, antibacteriano, desinfetante, drenador.

Indicações do chá de java: Infecções bacterianas na região das vias urinárias (cistite,…), gota, sobrepeso.

 

 

 

Hoje na Dica Saudável apresentaremos mais uma planta medicinal incrível e os seus benefícios! De origem oriental, o Chá de Java é uma planta popularmente conhecida como bigode de gato ou ortosifão. Em resumo, o significado do seu nome, justifica-se exatamente, porque as suas flores têm longos estames, tesos, levantados e agrupados, fazem lembrar uns longos bigodes de gato, sendo daí, portanto, que deriva, um dos seus nomes populares. Seu nome cientifico é Orthosiphon stamineus e é um arbusto que pode atingir 1,5m de altura, nativo da Ásia tropical e Austrália, muito cultivado na Indonésia e no Vietnã. É uma planta que cresce de forma espontânea, em seus países de origem e pertence à família das Liliáceas e as partes utilizadas da planta são as folhas e extremidades dos caules secos. Não é usual o seu cultivo no Brasil.

 

A utilização do Orthosiphon é conhecida desde há muitos séculos na Índia e na Indonésia no tratamento de problemas renais. Mas só mesmo no final do século passado esta planta passou também a ser utilizada pelos ocidentais que nela descobriram o seu espantoso poder drenante e de desintoxicação do organismo. Possui propriedades anti-inflamatórias,antioxidantes e hipocolesterolemiantes(medicamento susceptível de reduzir a concentração de colesterol sanguíneo).

 

O chá de Java é tradicionalmente utilizado em problemas do trato urinário em que se pretenda um aumento da secreção de urina (diurese).Vai facilitar o emagrecimento pois acelera a eliminação de impurezas e reduz a retenção de líquidos, que causam inchaço na região da barriga, dos braços e das pernas. Quem sente a perna pesada no fim do dia, repara que ficou com a marca da calça e da meia na região do tornozelo vai conseguir ver uma boa diferença na balança no dia seguinte! Prepare-se que ao consumir este chá a frequência ao banheiro vai aumentar! 

 

 

Vamos descobrir mais sobre as propriedades medicinais que podemos nos beneficiar consumindo o Chá de Java?

 

 

Propriedades medicinais

 

Também conhecido com chá de bariflora, o chá de java possui propriedades depurativa e diurética que combatem doenças como gota, hipertensão, reumatismo, litíase renal, colesterol alto, problemas no coração e infecções urinárias crônicas como urolitíase, hiperuticemia, cistite, prostatite, uretrite, adenoma benigno da próstata e edemas por insuficiência venosa. Uma planta medicinal incrível, não é mesmo?

 

O organismo livre de impurezas ainda facilita o emagrecimento e impede a retenção de líquidos, atuando como coadjuvante no tratamento da obesidade. É a melhora no funcionamento do metabolismo que faz com que o paciente perca peso, porém o chá deve ser somado a uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos.

 

Antisséptico e antibacteriano, o chá de java também é eficaz contra inflamações da pele causadas por picada de inseto, batidas e ferimentos, evitando infecção. O tratamento pode ser complementado com aplicações das folhas diretamente na pele. Basta amassar as folhas e aplicá-las na derme ou utilizada na forma de chá para molhar compressas limpas, pode ser aplicada sobre inflamações da pele para evitar que infeccionem e cicatrizem mais rapidamente.

 

 Age também como  poderoso antioxidante, melhorando a atividade celular e o metabolistmo lipídico, impede a oxidação das gorduras e a formação das placas de ateroma nas paredes arteriais e mobiliza a gordura corporal, a redução do colesterol LDL e do colesterol total. Assim como outros medicamentos naturais, a java não deve ser consumida sem orientação médica e não substitui outros tratamentos, apenas os complementa.

 

A composição consiste em sesquiterpenos e flavonoides. Possui em abundância sais de potássio e de magnésio; os ácidos orgânicos: rosmarínico, ursólico, cafêico, glicólico e benzóico; beta-sitosterol; alfa-amirina; inositol; betaína; colina; diterpenos; metilripariocromeno A; ortosifonina; saponinas triterpênicas: sapofonina e taninos.

Constituintes químicos flavonóides

 

Estão presentes os flavonóides sinensetina, tetrametil-escutelareína, eupatorina, salvigenina, cirsimaritina, pilloina, trimetil-apigenina e tetrametil-luteolina. Estes flavonóides lipófilos estão presentes numa concentração de cerca de 0,2-0,3%, também estão presentes flavonóides glicosilados.

 

 

Como consumir o Chá de Java?

 

 

>> Em Chá

 

A receita do chá de java é muito fácil e rápida! Comece separando uma colher (sopa) da erva e meio litro de água. Leve tudo ao fogo e deixe ferver por cerca 10 minutos. Em seguida desligue e deixe tapado, descansando por mais cinco minutos.

 

Depois coe e consuma 3 xícaras do chá diariamente antes das principais refeições. As folhas secas da java, usadas para fazer o chá, podem ser encontradas em lojas de produtos naturais.

 

 

>> Em Cápsulas

 

A erva ainda é comercializada em forma de cápsulas, podendo ser consumida em cápsula vegetal ou de gelatina. Na Boaformula você encontra o Chá de Java em cápsulas.

 

Posologia: 250mg. 1 cápsula ao dia 

 

 

Ação farmacológica | Indicação de Uso

 

Vem sendo muito empregada pelos nativos do arquipélago malaio como antisséptico urinário, depurativo, nos transtornos hepáticos e como diurético.

 

Indicado nas afecções urinárias crônicas: urolitíase, hiperuricemia, cistite, prostatite, uretrite, adenoma benigno da próstata e edemas por insuficiência venosa; nas afecções hepáticas: disquinesias biliares e nas coleocistites; como coadjuvante no tratamento da obesidade; nas afecções cardíacas: hipertensão; nas hiperlipidemias e no reumatismo.

 

O Chá de Java é amplamente utilizado como diurético e antisséptico urinário. A atividade diurética estaria embasada pelo efeito sinérgico das altas quantidades de potássio, dos flavonóides e do óleo essencial presentes, gerando uma atividade do tipo azotúrica, uricosúrica, comparável à Furosemida. O emprego prolongado das folhas do Chá de Java produz uma alcalinização da urina que favorece a eliminação de pequenos cálculos urinários. Um aumento no volume de fluido no rim ajudará na dissolução das pedras, auxiliando a sua excreção. Vários estudos demonstram uma evidência científica para o uso tradicional de Orthosiphon stamineus no tratamento de pedras nos rins e gota.

 

 

Contra indicações

 

O Chá de Java, como qualquer planta medicinal ou medicamento, tem regras, cuidados e contra indicações que devem ser atendidas e respeitadas, para o bem da sua própria saúde, no caso especifico desta planta os cuida dos que devemos ter são:

  • Gestantes ou lactantes, devem ter extrema prudência e só podem consumir a planta com autorização médica.

  • É contra indicada e não deve ser consumida por pessoas com edemas devidos a insuficiência renal ou cardíaca.

Os taninos e os princípios amargos presentes no Chá de Java induzem a um aumento da secreção cloropéptica. Para eliminar este problema, recomenda-se a manipulação em forma de cápsulas ou comprimidos entéricos. A infusão apresenta um intenso sabor amargo que pode produzir náuseas e vômitos.

 

 

A sua saúde em boas mãos.

 

 

Fonte: Articulista Natália F. Jonas (Instagram @nfeksa) 
 

Please reload

Gostou e quer encomendar?
         51 99702.5060
       

Beleza de dentro para fora. | SiliciuMax®

4 Jul 2019

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

 

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger
  • Preto Ícone LinkedIn

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30