Melhora da Cognição e da Memória | Noopept

31 Jul 2019

 

 

Os chamados nootrópicos – do grego “nóos” (mente) e “tropo” (direção) ou “que atua na mente”- têm como principal finalidade aumentar o desempenho cognitivo, definido como a capacidade de atenção, memória, raciocínio, linguagem e compreensão. Estas capacidades podem ser reduzidas ou comprometidas por alguma lesão em nível cerebral, por doenças, ou ainda, associadas com o processo natural de envelhecimento. A análise conformacional e estrutural de nootrópicos popularmanete conhecidos, como o piracetam, e de dipeptídeos contendo pirolglutamato ou prolina, propiciou o desenvolvimento de substâncias altamente eficazes, dentre as quais o Noopept exibe a mais potente atividade nootrópica.

 

 

O QUE É?

 

Noopept (N-fenilacetil- L-prolilglicina etil éster) é um dipeptídeo constituído por prolina e glicina, sintetizado como um análogo do piracetam. Apesar de apresentar efeitos e mecanismo de ação semelhante a este último, Noopept é estruturalmente diferente dos racetams devido à presença do anel benzênico e da cadeia lateral contendo grupamento etil-éster (Figura 1). Tal diferença permite que o Noopept apresente alta biodisponibilidade para o sistema nervoso central, produzindo os efeitos esperados em concentrações muito mais baixas (entre 200 e 50.000 vezes) em relação ao piracetam.

 

 

 

BENEFÍCIOS DO NOOPEPT

Devido ao seu efeito sobre o sistema glutamatérgico, as utilizações da Noopept são focadas no funcionamento cognitivo e na saúde do cérebro. Noopept tem os seguintes benefícios:

- Formação de memória melhorada;
- Recuperação mais rápida de memória ;
- Aprendizado e retenção aprimorados de informações;
- Foco aprimorado e aumento da capacidade de atenção;
- Claridade de pensamentos;
- Maior motivação;
- Melhoria da energia mental e produtividade;
- Estresse reduzido;
- Noopept também pode promover a saúde do cérebro, protegendo os neurônios, melhorando a comunicação entre as sinapses e até mesmo o combate ao estresse oxidativo.

 

 

QUAL O MECANISMO DE AÇÃO?

 

O Noopept atua no hipocampo estimulando a expressão de mRNA que codifica os fatores neurotróficos NGF (fator de crescimento neural) e BDNF (fator neurotrófico derivado do cérebro). Estes fatores regulam a sobrevivência, o crescimento, a plasticidade sináptica e a síntese de novos neurônios, aspectos determinantes para a manutenção das funções cognitivas. Além disso, atua como modulador dos receptores glutamatérgicos do tipo AMPA, favorecendo não só o processo de aprendizado, mas também a formação e o armazenamento de memórias. Exerce também função antioxidante e anti-inflamatória frente à neurotoxicidade provocada por excesso de cálcio e glutamato.

 

 

FARMACOCINÉTICA

 

A estrutura química do Noopept permite que o mesmo seja especificamente biodisponível para o cérebro. Dados sugerem que, em comparação a peptídeos complexos, os dipeptídeos (como o Noopept) são mais resistentes às enzimas intestinais, o que favorece a elevada biodisponibilidade do Noopept quando administrado por via oral, permitindo que detenha a mesma atividade antiamnésica observada com uso parenteral. Após a administração oral, o Noopept é rapidamente absorvido pelo trato gastrointestinal, alcançando o pico de concentração da corrente sanguínea em 10 minutos e permeando rapidamente a barreira hematoencefálica.

 

 

EVIDÊNCIAS NA LITERATURA

 

 

NEUROPROTEÇÃO

 

A utilização do Noopept tem sido associada à recuperação das funções cognitivas em diversos modelos animais de Doença de Alzheimer. Estudos demonstram que esta substância é capaz de não apenas beneficiar os efeitos secundários da neurodegeneração (como o acúmulo de citocinas pró-inflamatórias, excitotoxicidade e desequilíbrio iônico), como também conferir proteção frente aos distúrbios primários da Doença de Alzheimer: fosforilação da proteína tau, deficiência de neurotrofinas, hiperatividade de MAP-quinases.

 

 

ESTÍMULO DO APRENDIZADO

 

Experimentos com modelos animais evidenciaram melhoras no processo de aprendizado após uma única dose de Noopept administrado por via oral. A atividade do Noopept foi avaliada em ratos através do modelo de condicionamento aversivo, tendo demonstrado pronunciado efeito antiamnésico. Resultados prévios com o mesmo modelo evidenciaram que o Noopept é capaz de estimular todas as etapas do processamento das memórias, diferentemente do piracetam, o qual influencia somente a aquisição de memórias primárias (memórias armazenadas por curto prazo)9. Outra vantagem deste nootrópico é que a sua administração em regime subcrônico foi capaz de aumentar a proporção de animais que apresentaram melhora no aprendizado, frente ao grupo controle.

 

 

TRATAMENTO DE DESORDENS COGNITIVAS DECORRENTES DE DOENÇAS CEREBRAIS

 

Em estudo clínico envolvendo pacientes com desordens cognitivas ocasionadas por lesões no sistema nervoso central de origem vascular ou síndrome pós-concussional, a administração oral de Noopept (20 mg/dia) promoveu redução significativa da sintomatologia em geral, diminuindo as manifestações relacionadas ao déficit cognitivo. Foram demonstrados efeitos nootrópicos, psicoestimulantes, antiastênicos e ansiolíticos, além de melhora do sono. Tais efeitos foram comparáveis, ou superiores, aos obtidos com piracetam em dosagem 60 vezes maior (1200 mg/dia), e associados à redução de 76% no risco de desenvolver efeitos adversos. O Noopept exibe um perfil balanceado de atividade terapêutica, vantajoso em relação ao piracetam, o qual possui ação predominantemente psicoestimulante – indesejável no tratamento de pacientes com distúrbios cognitivos leves.

 

 

PROPRIEDADE IMUNOREGULATÓRIA

 

Além de ser um potente nootrópico, o Noopept é capaz de potencializar a atividade fagocítica de macrófagos, estimular a resposta imune celular e humoral frente a uma série de antígenos e aumentar consideravelmente a proliferação de esplenócitos – células imunológicas maduras encontradas no baço. Tais efeitos imunorregulatórios foram evidenciados em estudo com animais imunocomprometidos, e destacam a atividade imunotrópica e anti-inflamatória do Noopept, cuja administração pode contribuir ao tratamento de desordens neurodegenerativas associadas ao comprometimento do sistema imune.

 

 

SUGESTÃO POSOLÓGICA

 

USO ORAL: 10 a 30 mg ao dia

 

 

Este insumo deve ser utilizado sob orientação médica.

 


A sua saúde em boas mãos.

 

Fonte: Material do fornecedor | Active Pharmaceutica

 

Please reload

Gostou e quer encomendar?
         51 99702.5060
       

Beleza de dentro para fora. | SiliciuMax®

4 Jul 2019

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

 

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger
  • Preto Ícone LinkedIn

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30