Dica Saudável | A saúde do planeta está em nossas mãos.

 

 

Olá gente! Essa semana nossa Dica Saudável será de muita reflexão sobre consumo consciente e os impactos ambientes que geramos  que afetam nossa Terra. Tivemos duas datas  importantes que passaram essa semana e vamos falar sobre o significado delas hoje.

 

 

Nessa segunda feira,dia 29 de de julho, foi o dia de Sobrecarga da Terra.

 

Não é uma data a se comemorar, mas que chega para nos fazer repensar nossos hábitos e nossa forma de nos relacionar com o meio ambiente.

 

 

Mas o que é isso?

 

É medido desde 1970 e todo o ano temos o chamado dia da sobrecarga da terra. Ela ocorre quando a demanda humana ultrapassa a biocapacidade do mundo, excedendo a capacidade de regeneração dos recursos naturais.

 

Infelizmente o  dia de sobrecarga vem chegando cada vez mais cedo e nós já passamos o limite ecológico do nosso planeta para o ano.  Esse ano, batemos um novo recorde negativo. O limite de uso de 1 ano foi alcançado no dia 29 de julho, onde usamos mais recursos de terra e mar do que o planeta pode regenerar em um período de 12 meses. Hoje precisaríamos de 1,7 planetas Terra pra atender nossas demandas de consumo e produção.

 

No ano passado, a barreira dos recursos foi atingida em 1º de agosto. Há 10 anos, o dia da sobrecarga foi em 18 de agosto; 20 anos atrás, em 29 de setembro. A data é um lembrete gritante de como a atividade humana está esgotando os recursos finitos do nosso exausto planeta e a situação é alarmante.  O excesso de gastos ecológicos se traduz em desmatamento, erosão do solo, perda da biodiversidade e mais emissões de carbono.

 

Imagine se, no lugar do seu salário mensal, você recebesse um anual. E hoje, no dia 29 de julho, ele acabasse. Isso mesmo, saldo zero, sem nenhum centavo a mais para gastar e pagar suas contas. Que desespero, não?!

 

Usamos a analogia para explicar o que está acontecendo com a Terra. Nosso lar. Ou melhor, a maneira como a estamos tratando. Em 2019, já utilizamos nosso orçamento de recursos naturais para este ano. Ou seja, já usamos nestes últimos sete meses de 2019  – e com cinco ainda faltando para terminar o ano -, toda a água, energia, minerais e vegetais que o planeta tem capacidade para produzir e renovar no período de 365 dias. Estamos no vermelho!

 

“Para a economia, isso significa grandes prejuízos e maiores riscos aos investimentos. Para as pessoas, significa preços mais altos dos alimentos, maiores chances de contrair doenças e perda de bens e de vidas. Na prática, estamos deixando o mundo mais poluído, mais inóspito e mais pobre em biodiversidade”, sintetiza Renata Camargo, especialista em Conservação do WWF-Brasil.

 

 

Como o calculo é feito?

 

O calculo é feito anualmente pela organização Global Footprint Network (@globalfootprintnetwork). Esse calculo é feito através da divisão da biocapacidade mundial (ou seja, quantidade de recursos naturais que nossa Mãe terra gerará naquele ano e sua capacidade de absorver os resíduos produzidos) pela Pegada Ecológica mundial ( o consumo da humanidade) e multiplica pelo numero de dias do calendário atual que é 365. Para este cálculo, são usadas estatísticas das Nações Unidas.

 

 

Consumo de recursos naturais varia em cada país

 

 

Pelo gráfico acima, é possível comparar como diferentes países são responsáveis pela exploração em excesso dos recursos naturais da Terra.  Os modos de consumo apresentam enormes diferenças entre os países. "O Catar alcançou seu dia de sobrecarga depois de 42 dias, enquanto a Indonésia consumiu todos os recursos para o ano inteiro depois de 342 dias", destaca WWF, associada à Global Footprint Network.

 

Entre os países que mais utilizam recursos naturais, o Brasil chega em 13° lugar. Segundo o relatório da ONG, se todos vivessem como os brasileiros, seria necessário 1,7 planeta para suprir todas as necessidades.

 

“Há uma percepção equivocada, compartilhada por alguns, de que o Brasil é país que mais preserva o ambiente no planeta e que não teríamos qualquer problema nesse aspecto. No entanto, vamos entrar no cheque especial dos recursos naturais praticamente junto com o restante do mundo. Temos muito o que fazer, a começar por implementar com mais rigor as regras de proteção ambiental que construímos ao longo das últimas décadas, as quais ainda são muito frequentemente deixadas de lado”, alerta Raul do Valle, diretor de Justiça Socioambiental do WWF-Brasil. 

 

Os americanos são os campeões do abuso da natureza. Se o modo de vida dos Estados Unidos fosse adotado no mundo inteiro, seriam necessários cinco planetas.   

 

A WWF ressalta que a situação é reversível, mas exige esforços. "Diminuindo as emissões de CO2 em 50%, poderíamos ganhar 93 dias ao ano, isto é, atrasar no dia da sobrecarga da Terra até outubro".

 

 

#MudeAData: precisamos mudar nosso estilo de vida

 

Este ano, está sendo lançada também a campanha #MoveTheDate, #MudeAData, na tradução para o português. A ideia é acreditarmos que podemos mover a data do Dia de Sobrecarga da Terra para trás, 5 dias por ano. Com isso, a humanidade alcançaria a compatibilidade com os limites de um planeta antes de 2050.

 

Algumas das mudanças sugeridas pelo movimento, por exemplo, seria a substituição de 50% do consumo de carne por uma dieta vegetariana. Isso mudaria a data em 15 dias (dos quais, dez deles correspondem à redução das emissões de metano do gado).

 

Todas as recomendações estão associadas a cinco grandes soluções: energia, alimentação, cidades, população e planeta. Outras dicas são criar iniciativas no local de trabalho, reduzir o desperdício alimentar e exigir aos governos o gerenciamento dos recursos naturais de forma responsável. A mudança começa por cada um de nós, dentro de casa! Vamos juntos mudar essa data?

 

 

Seguindo nessa semana de muitas reflexões vem um dia de comemoração na quinta feira onde celebramos o Dia de Pachamama!

 

 

 

Dia 1 de agosto dia de pachamama

 

A querida e amada Pachamama, é conhecida também como a Mãe Terra. Ela que representa a Deusa maior em muitas culturas, capaz de mudar todo o sentido na vida de muitas pessoas trazendo prosperidade, sustento e boa energia. Divindade máxima das regiões andinas, a Pachamama é celebrada em alguns países da América do Sul, durante todo o mês de agosto.

 

Pacha Mama ou Pachamama é a Deusa da fertilidade ou a maior Divindade feminina cultuada em diversas culturas – principalmente a Inca -, onde ela teve suas origens na mitologia do mesmo local. Seu nome deriva-se de Quéchua, uma antiga língua utilizada pelos povos andinos, anteriores aos Incas. Pachamama, tem o significado de “Mãe Terra” ou o verdadeiro significado como ” Mãe de todos”, lembrando que Mama é “Mãe”, e o Pacha como “terra”, “mundo”,”cosmos”, assim chamada também de “Mãe Cósmica”.

 

Essa data nos resgata a importância da natureza!Somos natureza e tudo esta interligado entre si. Somos parte do todo! Um jeito fácil de pensar isso é quando uma abelha poliniza uma flor no Cerrado, ajuda a preservar o Rio São Francisco, que nasce na Serra da Canastra e deságua no Atlântico depois de banhar cinco estados. Na natureza, tudo está conectado. É como uma colcha de retalhos, ou uma teia de aranha: cada espécie, de animal ou de planta, é um ponto da teia que está ligado a vários outros. Na ecologia, isso recebe o nome de rede de interações ecológicas e nos mostra a importância de cada ser, cada planta para o equilibrio do todo.
 

Na correria do dia a dia nos esquecemos como é importante o meio ambiente e a preservação da vida para nós. Se nos perguntam o que precisamos para viver, normalmente iremos responder : amor, família, amigos e saúde. É, muitos esquecem que precisamos mais que isso para vivermos ou usando uma palavra mais adequada, sobrevivermos. Precisamos da natureza e clima em equilíbrio, sol, ar puro, água limpa. Precisamos das florestas, alimentos saudáveis. Respeitar os limites da natureza é fundamental para haja vida. Sem a “natureza” não sobreviveremos. Para e pense a natureza com toda sua diversidade de cores, cheiros, flores, rios, cachoeiras, lagos, suas montanhas, o nascer e o por do sol, do aroma fresco das chuvas ao cair e molhar a terra. A natureza é importante. Estamos em situação alarmante, onde nossa Terra nos pede mais amor e responsabilidade em nossas ações.  E a verdade é que os seres humanos só conseguem sobreviver graças à natureza. Afinal, usamos os animais e plantas para nos alimentar, água para beber e tomar banho, e muitos outros recursos que nem percebemos.

 

Você já pensou que a cadeira onde sentamos é feita de madeira, que veio de uma árvore? Grande parte das roupas é feita de algodão, que também vem de uma planta.

 

Na luta para salvar o planeta, todos podem participar. Nunca é cedo nem tarde demais para fazer sua parte. Desde o simples serviço de separar o reciclável, o orgânico, evitarmos consumismo em excesso, entre outras medidas que podemos tomar por nós mesmos, pensando na geração futura.Pensando nisso separamos algumas dicas para colocarmos em prática um estilo de vida mais sustentável! Um pouco que fazemos já geram grandes mudanças.

 

 

Consuma consciente

 

Uma prática incrível para você que busca uma vida sustentável é o consumir consciente. Quantas vezes você se pegou comprando por impulso? Saiba que o consumo desenfreado é um dos fatores que mais prejudicam o ecossistema, pois todos os produtos que você deseja sofrem um processo de produção que utilizam recursos naturais do planeta. Por exemplo, você sabia que para fazer uma camiseta são gastos 2.495 litros de água?

 

Então, consuma apenas o necessário, reutilize as embalagens, busque ter uma vida o mais natural possível. Pense em como substituir produtos de vida curta – descartáveis – por produtos que tenham uma alta duração. Desse modo, estará contribuindo significativamente para o mundo e a você mesmo, pois gastará menos, não poluirá tanto e será uma inspiração para quem está ao seu redor.

 

 

Descartando os descartáveis de nossa vida

 

Um dos pilares do consumo sustentável é a redução da produção de lixo. Repensar nossa geração de resíduos e mudar hábitos para minimizá-la é um bom meio de começar a adotar uma postura ecológica.

 

Para ter uma vida sustentável também é necessário utilizar ferramentas ecológicas que causam menos danos ao meio ambiente. Existem diversas opções para você substituir produtos descartáveis por duráveis, veja alguns destaques:

  • Canudos de bamboo ou vidro

O canudo reutilizável é uma ferramenta prática que tem um impacto positivo gigantesco no meio ambiente. Essencial no combate ao consumo excessivo de plástico, é fácil de transportar, higienizar e dura muito! 

  • Ecobags: uma alternativa às sacolas plásticas

Utilizar uma sacola de pano, ou mesmo de plástico, mas que tenha uma boa resistência, é uma atitude simples e que evita o consumo de milhares de sacolas plásticas. A Beebag, ecobag da Beegreen, é uma bolsa rendada com uma alça de ombro, perfeita para múltiplos usos. É leve e expansiva, fácil de compactar, transportar, fashion, durável e funcional. Excelente alternativa para o uso de sacolas plásticas. Confira mais sobre as nossas bolsas ecológicas.

  • Copos reutilizáveis

Os copos reutilizáveis são essenciais no combate à poluição e ao uso excessivo de copos descartáveis em grandes eventos.

  • Uso de coletor mestrual

O coletor menstrual é um dispositivo desenvolvido para coletar o fluxo menstrual internamente. Enquanto absorventes externos e internos absorvem o fluxo, o coletor, como o próprio nome sugere, coleta o fluxo, sem interferirem na umidade, no pH ou na flora local. Ele é um copinho reutilizável e pode durar até 10 anos. São discretos, moldam-se ao corpo e evitam o desconforto dos absorventes comuns. Estima-se que cada mulher utilize, em média, dez absorventes descartáveis em cada ciclo menstrual, e de dez mil a 15 mil da puberdade até a menopausa.

 

Se cada um ajudar um pouquinho, o planeta agradece de montão!

 

 

O que a Boaformula faz para um  mundo mais sustentável  e saudável?

 

Além de oferecer diversos produtos de uso diário que substituem os produtos descartáveis e várias ações internas da empresa para diminuir o uso de plástico e aumentar a consciência sobre desperdício, temos também uma parceria junto à empresa EuReciclo - sendo essa parceria uma de nossas ações em prol da preservação do meio ambiente. Esta parceria demonstra nossa empatia com o meio ambiente e nossa responsabilidade com os resíduos gerados em nossa linha de produção. A EuReciclo faz uma medida compensatória, mediante a uma contribuição nossa, onde garante a efetiva reciclagem de um percentual equivalente ao que produzimos de polímeros (plástico).

 

Sobre a Eureciclo

 

 

>> O que é?

 

É um certificado de compensação ambiental que nasceu com o propósito de transformar a cadeia de reciclagem no Brasil. A Eureciclo acredita  que é possível torná-la mais sustentável financeira, ambiental e socialmente. Constroem esse futuro junto a cooperativas de reciclagem, empresas e consumidores engajados, através do empoderamento e da transparência.

 

>> Como surgiu?

 

O selo eureciclo foi idealizado pela New Hope Ecotech, uma empresa de tecnologia e impacto social fundada no coração de uma das mais prestigiadas faculdades de negócios do mundo, a Kellogg School of Management, nos EUA. Seu time é apaixonado por tecnologia e pelo desafio de transformar o setor de reciclagem ajudando na melhoria da gestão e transparência dos dados.

 

>> O que faz?

 

Realiza, de forma sustentável, a compensação ambiental de resíduos pós-consumo recicláveis. Essa compensação é feita em parceria com cooperativas de reciclagem, que retiram do meio ambiente uma quantidade de resíduos equivalente em massa e material às embalagens produzidas pelas empresas. Isso possibilita que as empresas tomem responsabilidade pelo seu impacto ambiental, neutralizando-o e contribuindo para o desenvolvimento da cadeia de reciclagem no país. Nós da Boaformula fazemos parte agora desse processo, estando em transição para logo você poder encontrar o sorriso Eureciclo em nossos rótulos e embalagens, a fim de comunicar ao consumidor nosso compromisso com a reciclagem.

 

>> Pilares da empresa EuReciclo

 

Missão

 

Querem transformar a reciclagem em um processo transparente e sustentável no âmbito ambiental, financeiro e social. Buscam, também, criar uma comunidade de marcas e consumidores conscientes.

 

Visão

 

Ressignificar a ideia de sustentabilidade e desenvolver a cadeia de reciclagem.

 

Valores

  • Sustentabilidade

 É a base da organização. Prezam pela sustentabilidade ambiental, financeira e social. Acreditam que iniciativas duradouras e com impactos consistentes são aquelas que conseguem se sustentar no longo prazo, maximizando conjuntamente os recursos naturais e o impacto gerado para os agentes envolvidos.

  • Transparência

Através de uma tecnologia própria, cadastram cooperativas de reciclagem de todo o Brasil e rastream os resíduos sólidos coletados e efetivamente reciclados. Os dados levantados são disponibilizados para as marcas que possuem o selo e comprovam a compensação das suas embalagens.

  • Inclusão

Com o pagamento extra para os cooperados e cooperadas, é possível aumentar a renda e qualidade de trabalho deles. A decisão de como utilizar o dinheiro fica a critério da cooperativa, o que dá também uma maior autonomia a eles.

 

 

A reciclagem é peça fundamental na preservação e na melhoria de nosso planeta! Você faz a sua parte?

 

O que é reciclável?

É reciclável todo o resíduo descartado que constitui interesse de transformação de partes ou o seu todo. Esses materiais poderão retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais.


Por exemplo: Folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, PET, recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante, canos, esquadrias, arame, todos os produtos eletroeletrônicos e seus componentes, embalagens em geral e outros.

 

 

Hoje vamos compartilhar com vocês o Resumo de Compensação Ambiental  que realizamos até agora  desde o inicio da parceria em Novembro do ano passado!

 

 

COMPENSAÇÃO CONTRATADA

 

MATERIAL CERTIFICADO - Plástico

COMPENSAÇÃO REALIZADA PERÍODO DA COMPENSAÇÃO - 2018 /2019

MASSA COMPENSADA - 500kg

COOPERATIVA MAIS IMPACTADA | NOME -  Cooperativa De Selecao De Materiais Reciclaveis E Prestacao De Servicos De Paranavai LOCALIZAÇÃO PARANAVAI, PR | REPRESENTANTE LEGAL - Patricia Cristiane dos Santos

MASSA DE MATERIAL RECICLADO -  0,50t

 

 

A saúde do planeta está em nossas mãos.

 

 

Fonte: Articulista Natália F. Jonas (Instagram @nfeksa)

Please reload

Gostou e quer encomendar?
         51 99702.5060
       

Beleza de dentro para fora. | SiliciuMax®

4 Jul 2019

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

 

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger
  • Preto Ícone LinkedIn

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30