Dica Saudável | Óleo Essencial de Ylang Ylang

 

Óleo essencial de ylang ylang: a flor das flores

 

Os óleos essenciais são maravilhas que o reino vegetal nos oferece para harmonizar os desequilíbrios que podemos gerar em nosso corpo e mente, promovendo  bem estar e saúde.  É todo um grupo de princípios ativos naturais encontrados em milhares de plantas, principalmente nas aromáticas, que participam em primeira linha de função biológica do vegetal do qual se original, ou seja, o óleo essencial, na planta, possui várias atividades importantes para o metabolismo, a proteção e a conservação da espécie vegetal em que se encontra. Em nosso corpo, esses princípios ativos podem atuar de diversas formas, estimulando nosso organismo e equilibrando ele como um todo.

 

 

PRINCIPIOS ATIVOS NATURAIS MAIS COMUNS

 

*Tabela 1.1 Livro Técnicas de aplicação de óleos essenciais – Fernando Amaral

 

 

Os óleos essenciais são um grupo distinto entre os grupos de princípios ativos naturais. Ao compará-los, como elementos terapêuticos, com outros grupos de princípios ativos naturais, constata-se que são mais concentrados e versáteis para a utilização em tratamentos para saúde e beleza, alem de serem mais aromáticos, proporcionando bem estar e sensações agradáveis quando aplicados.

 

Cada óleo essencial recebe o nome da planta de origem. Assim, temos, por exemplo, o óleo essencial de ylang ylang, que iremos falar hoje, óleo essencial de lavanda, óleo essencial de cipreste e óleo essencial de olibano , que já comentamos aqui na Dica Saudável. Já sabemos que são benefícos a saúde e a reflexão de hoje é como nosso organismo recebe esse principio ativo.

 

O efeito dos óleos essenciais podem ser percebido de duas formas:

 

  • no sistema nervoso: através do nosso sentido olfato com a percepção do cheiro através da membrana mucosa olfativa que estimula o sistema nervoso central; e na pele, com a estimulação das terminações nervosas (o sentido do tato, dor, calor, fio e pressão). O efeito neural é energético e, portanto, espiritual. O Sistema Nervoso Central (SNC) é responsável por receber e transmitir informações para todo o organismo. Podemos defini-lo com a central de comando que coordena as atividades do corpo.

  • na circulação sanguinea e nos fluidos do corpo: como função humoral que é, ao mesmo tempo, uma função hormonal. Imunidade humoral é o processo de defesa do organismo em que atuam os anticorpos, moléculas proteicas encontrados no plasma sanguíneo, também conhecidas como imunoglobulinas. O termo humoral vem do latim humor, que quer dizer fluido ou líquido corporal.Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B maduros, células que recebem o nome de plasmócitos. A função dos anticorpos é identificar e neutralizar os antígenos, que são substâncias ou microrganismos estranhos o corpo humano. Cerca de 20% das proteínas encontradas no plasma sanguíneo são anticorpos, cuja produção é desencadeada em resposta às partículas estranhas que, de alguma maneira, invadem o organismo.

 

A manutenção do equilíbrio dinâmico interno do organismo, é feita pela ação integrada dos sistemas nervoso, endócrino e imune, que resulta na manutenção da saúde. E por isso em mais uma Dica Saudável, vamos apresentar mais uma variedade de planta que possui um óleo essencial muito especial, conhecido como “flor das flores” para equilibrar nosso corpo, mente e espírito: ylang ylang.

 

O aroma do ylang-ylang é considerado um dos aromas florais mais vívidos. Está sempre associado à beleza e à atmosfera exótica das ilhas tropicais e até mesmo em produtos químicos domésticos se destaca por suas propriedades, despertando otimismo, abertura e trazendo emoções positivas.

Mas as flores de ylang-ylang, ou cananga, uma árvore alta e encantadora, não possuem apenas qualidades associadas ao seu aroma: na Indonésia, por exemplo, existe o costume de cobrir o leito de recém-casados com essas flores, sendo que nas Molucas elas são usadas no tratamento de infecções de pele, resfriados, doenças virais, e até mesmo malária.

 

 

O ÓLEO ESSENCIAL DE YLANG YLANG – óleo essencial da sedução

 

Nome botânico: cananga odorata

Família: anonáceas

Origem: Madagascar, índia

Parte utilizada: flores

Extração: destilação a vapor d’água

Rendimento: 20g de óleo essencial para cada quilo de flores

Caracteristicas: floral doce intenso.

 

Palavras chave: menopausa, pele ressecada, couro cabeludo, afrodisíaco, frigidez, emoliente, diabetes, palpitação, raiva, tensão nervosa, antidepressivo, euforizante, afrodisíaco, hipotensivo, sedativo para nervos, Tonico uterino, regulador do ciclo menstrual, TPM.

 

 

Aplicações gerais

 

O óleo essencial de ylang ylang é uma brisa mágica e misteriosa, que seduz, atrai e envolve. Harmoniza quem se entrega a ele. É conhecido como a flor das flores, proveniente de uma flor rechonchuda e macia que parece ser feita de espuma, que da em cachos e tem formato de estrela do mar. Originaria de Madagascar, hoje também é cultivada nas ilhas comores e na India.

 

É muito conhecido por sua propriedade afrodisíaca, em razão de seu aroma sedutor e envolvente. No difusor de aromas, liberta fantasia e torna o momento irresistível. É um óleo essencial que desperta a paixão e a sensualidade, estimula os sentidos e a sensibilidade. Em terapias holísticas, devolve a libido, estimula os aspectos emocionais, dá um brilho especial a personalidade e integra o prazer como necessidade natural.

 

As suas propriedades relaxantes e estimulantes fazem com que este óleo seja muito utilizado para tratar casos de depressão ou tristeza. Por um lado, ajuda ao relaxamento, acalma a ansiedade e ajuda a descansar durante a noite, e por outro lado, o seu aroma penetrante e doce melhora o ânimo e ajuda a estimular sensações positivas.

 

Esse óleo tem uma ligação com o hormônio sexual feminino, agindo também como um regulador do ciclo menstrual e aliviando os sintomas da TPM, efeitos que podem ser obtido com aplicações em massagens ou no difusor.

 

Talvez a propriedade física mais importante do Ylang Ylang seja sua capacidade de diminuir o ritmo respiratório excessivamente intenso (hiperpnéia) e o ritmo cardíaco excessivamente rápido (taquicardia). Tais sintomas podem manifestar-se quando alguém passa por um choque, está assustado ou ansioso e, por vezes, quando extremamente irado,circunstâncias em que o uso imediato do óleo de Ylang Ylang pode ser muito útil. Ainda assim, o óleo pode ser muito benéfico quando usado como coadjuvante de qualquer tratamento. O óleo de Ylang Ylang é um daqueles que ajudam a reduzir a hipertensão arterial que muitas vezes está associada à hiperpnéia e à taquicardia. Útil em casos de choque e pânico.

 

É muito usado na fabricação de perfumes e cosméticos, sendo adequado tanto para peles secas como oleosas, por sua ação reguladora da secreção de sebo. Seu perfume adocicado torna-o comercialmente popular para esses fins, pois seu custo é bastante inferior ao de outros óleos florais “fortes”, como os de Jasmim e Rosa.

 

Na pele, hidrata e tira o ressecamento, principalmente no caso de mulheres que estão na menopausa; para homens, hidrata e relaxa a musculatura, excelente para solas de pés ressecadas ou cotovelos e joelhos. Na pele facial, age como um emoliente e confere hidratação e umectação, deixando a pele macia e flexível. No corpo, ajuda a regular a pressão sanguínea, principalmente em hipertensos, relaxa a musculatura e o sistema nervoso, hidrata peles ressecadas, aumentando seu tônus, evitando a flacidez e dando vitalidade e brilho. Nas pernas, confere maciez e hidratação, deixando a pele saudável e atraente. Em pés ressecados, joelhos e cotovelos, hidrata, umecta e protege, restabelecendo a estrutura natural do tecido. Bom em tratamento de pés de diabético ressecados.  Devido ás suas propriedades anti-inflamatórias, também pode ajudar a acalmar condições inflamatórias da pele.

 

O lado interessante desse óleo essencial é a riqueza em sesquiterpenos e ésteres, substancias que estimulam a vitalidade do tecido e conferem brilho e maciez à pele e aos cabelos. Pode ser aplicado em massagens e banhos. Ele devolve a vitalidade consumida pelo estresse e pela vida agitada das grandes cidades, equilibra a pessoa criando uma atmosfera de percepção, sensibilidade e prazer.

 

Nos cabelos, confere brilho e maciez, limpa e protege as glândulas sebáceas nos folículos capilares, evita a queda e fortalece todo o sistema. Além de reduzir a oleosidade do couro cabeludo, ele atua auxiliando na limpeza e mantendo os fios mais soltos e brilhantes.

 

 

Indicações de Uso

 

*Lembre-se que os óleos essenciais não devem ser utilizados puros sobre a pele ou cabelos, devendo ser diluído e respeitadas as dosagens.

 

 

>> CABELOS COM BRILHO E SEM PONTAS DUPLAS

 

Em um frasco de 30ml de Argan, acrescente:

 

  • 2 gotas de óleo essencial de Alecrim – promove brilho ao cabelo;

  • 2 gotas de óleo essencial de Ylang Ylang – evita pontas duplas e promove maciez;

Após realizada a mistura, pingue algumas gotas do Preparado Capilar na mão, espalhe e aplique nas pontas (como um reparador de pontas).

Uso diário | Efeito Imediato

*Respeite a quantidade de gotas descrita nas receitas.

 

 

>> LIVRE-SE DA CASPA!

 

Ingredientes:

 

  • 100ml de Xampu neutro – comprar em farmácias de manipulação

(Não pode ser o xampu comum de supermercado, pois ocorre interação quimica dos óleos essenciais com os componentes do xampu causando alergias, coceira e descamação.)

 

Para 100ml de xampu:

 

  • 5 gotas de óleo essencial de Lavanda

  • 3 gotas de óleo essencial de Cedro

  • 2 gotas de óleo essencial de Eucalipto

  • 5 gotas de óleo essencial de Ylang Ylang

Modo de uso: Você pode adicionar os óleos essenciais no seu xampu neutro, indicamos o xampu da Vegalótus sem óleos essenciais para utilizar como base. Misture bem e utilize normalmente. Também pode utilizar essa mistura com um óleo carreador de abacate, aplicando a sinergia com óleo vegetal e óleo essencial no couro cabeludo antes da lavagem.

 

 

>> ESTIMULE O CRESCIMENTO DO SEU CABELO E FORTALEÇA OS FIOS

 

Ingredientes:

 

  • 100ml de Xampu neutro – comprar em farmácias de manipulação

(Não pode ser o xampu comum de supermercado, pois ocorre interação quimica dos óleos essenciais com os componentes do xampu causando alergias, coceira e descamação.)

 

Para 100ml de xampu:

  • 3 gotas de óleo essencial de Alecrim, que estimula a microcirculação do couro cabeludo estimulando a nutrição no local e ativando o crescimento dos fios de forma sadia;

  • 3 gotas de óleo essencial de Cedro, para fortalecer os fios;

  • 4 gotas de óleo essencial de Manjericão, que estimula o crescimento dos fios;

  • 5 gotas de óleo essencial de Ylang Ylang, para fortalecer os fios, reduzindo a queda.

 

>> ÓLEO PARA CABELOS BRILHOSOS

 

  • 5ml oleo vegetal de abacate

  • 2,5ml de óleo vegetal de jojoba

  • 2 gotas de óleo essencial de ylang ylang

  • 1 gota de óleo esssencial de alecrim

  • 1 gota de óleo essencial de grapefruit

 

Prepare a mistura e guarde em um recipiente de vidro âmbar para melhor conservar as propriedades dos óleos. Aplique nas pontas dos cabelos para hidratar ou adicione essa sinergia em uma mascara capilar para potencializar  o tratamento.

 

 

>> MÁSCARA DE ARGILA PARA MARCAS DE EXPRESSÃO & PELE RESSECADA

 

Para a máscara:

  • 15 g de argila roxa

  • Água thermal aromática de gerânio

Modo de preparo: em um  pote, adicione a argila e vá colocando o a água thermal até formar uma mistura pastosa, textura de maionese. Aplique no rosto limpo, indicado ficar até 25 minutos. Vá umedecendo a argila com a água thermal para não ressecar em excesso a pele e remova com água em movimentos circulares para promover uma maior esfoliação e estimulação.

 

Óleo finalizador umectante:

 

  • 2ml de óleo vegetal de abacate

  • 10 gotas de óleo vegetal de jojoba

  • 1 gota de óleo essencial de ylang ylang.

Após a máscara de argila, aplique a sinergia do óleo vegetal com óleo essencial no rosto.

 

 

>> ÓLEO MASSAGEM CORPORAL AFRODISÍACO

 

  • 30ml oleo vegetal de abacate (ou coco)

  • 12 gotas de óleo essencial de ylang ylang

 

Prepara a mistura e guarde em um recipiente de vidro âmbar para melhor conservar as propriedades dos óleos. Aplicar como hidratante corporal e para massagens.

 

 

>> DIFUSOR PARA AMBIENTE

 

Podemos também usufruir dos benefícios do óleo essencial ylang ylang através da aromaterapia, usando um difusor ultrassônico ou elétrico ou pessoal.

 

No ultrassônico, junto a água adiciona-se 6 gotas de óleo essencial de ylang ylang. No elétrico é indicado colocar um pouco de água com 4 gotas do óleo. Já no difusor pessoal usa-se com um algodão e 1 gota do óleo.

 

 

 

Bibliografia:

https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/EnsinoBiologia/Fisio_2011_2012/Fisiologia_v2_semana02.pdf

Livro Técnicas de aplicações de óleos essenciais, por Fernando Amaral.

Livro Fundamentos da Terapia Holística com Óleos essenciais, por Dietrich Gumbel.

 

 

 

A sua saúde me boas mãos.

 

 

Fonte: Articulista Natália F. Jonas (Instagram @nfeksa)

Please reload

Gostou e quer encomendar?
         51 99702.5060
       

Meratrim® | Diminuição das Medidas de Cintura e Quadril

15 Jan 2020

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

                   (51) 3311.1144

 

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta

8:30 às 18:00

Sábado

9:00 às 13:00

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30