Dica Saudável | Alecrim e sua alegria

 

 

 

Alecrim e sua alegria

 

 

Nome botânico: Rosmarinus Officnalis

Origem: Tunisia, Marrocos e Brasil

Orgão extraído: planta inteira na florescência

Extração: destilação de óleo essencial

Rendimento: de 7 a 10g de óleo essencial por quilo de planta

Caracteristicas: aroma herbal fresco, canforáceo e levemente refrescante

Aspecto: óleo transparente, de incolor a levemente amarelado

 

 

Hoje vim falar de uma plantinha muito querida por aqui. Com aroma herbal fresco, canforado e levemente refrescante, a planta do alecrim é um arbusto lenhoso. Embora de pequeno porte, traz grandes benefícios promovendo alegria por onde passa. É ótimo para as pessoas que se encontram sem animo, abatidas e preguiçosas. Vem para  trazer força e vitalidade!

 

O alecrim (Rosmarinus officinalis L.) pertence à família Lamiaceae. Desde a Antiguidade, tem se destacado por suas propriedades medicinais, condimentares e aromáticas. Atualmente, é amplamente utilizado nas indústrias de alimentos e de medicamentos, principalmente devido às suas propriedades aromática, antioxidante e antimicrobiana.

 

Os gregos a denominavam “flor por excelência”, e dela se serviam para entretecer suas coroas, com as quais cobriam a cabeça por ocasião de certas festas. O alecrim era queimado nos santuários da Grécia antiga e o seu fumo era utilizado na idade média para desinfetar e também afastar maus espíritos. Nas escolas gregas eram usadas auréolas de alecrim nas cabeças das crianças para melhorar nos exames.

 

No Caminho de Santiago é bem conhecida a receita de banhar os pés com o chá do “romero” para deixá-los mais fortes, resistentes e com a pele mais rústica, isto para suportar melhor as caminhadas de centenas de quilômetros.

É repelente natural de pragas caseiras, de moscas e borboletas. Colocada nos armários espanta as traças.

 

Sua origem é mediterrânea mas é cultivada mundialmente, gostando de solos mais arenosos e com boa drenagem.  É uma planta medicinal que pode ser usufruída de diversas formas! Pode nos beneficiar através de  banho, chá, tempero, escalda pés, óleo essencial e vaporização uterina, por exemplo. A aplicação em banhos e escalda pés favorece todo o sistema circulatório e desintoxica o organismo, sendo recomendada em horários matinais, principalmente para as pessoas que sofrem de problemas circulatórios na região das mãos e pés.

 

 

O óleo essencial do alecrim

 

O óleo essencial de alecrim é usado como conservante na indústria de alimentos devido às suas atividades antioxidante e antimicrobiana (RAŠKOVIĆ et al., 2014) e apresenta também utilização em perfumes, em pomadas, nos shampoos e nos sabonetes (BEGUM et al., 2013).

 

Seu óleo essencial é extraído através da destilação da planta inteira. É escolhido como tônico, fortalecedor do sistema circulatório, atuando nos musculares e nas articulações (excelente para alongamentos musculares e articulares), estimulando a oxigenação no local da aplicação e fortalecendo a musculatura e a pele.

 

O óleo essencial de alecrim é estimulante, um óleo para transportar nutrientes e retirar toxinas da pele. Suas propriedades principais são: vasodilatação, capacidade mucolitica, antisséptico e adstringente. Nos cabelos é um óleo que fortalece, ajuda a limpar o bulbo e a melhorar a circulação periférica local.

 

Também conhecido como óleo do estudante, ele é ótimo em ambiente de trabalho, estudo e concentração.Pessoas convalescentes ou entristecidas recebem o alecrim muito bem, alterando rapidamento o quadro emocional.

 

Em tratamentos holísticos, o óleo essencial de alecrim deve ser visto como um óleo transformador, que ajuda na tomada de decisões, que dá dinâmica ao dia a dia e estrutura à opinião própria.

 

Na área emocional, ele usca o vencedor dentro da pessoa, é um óleo para aumentar a autoconfiança, a firmeza e a segurança, e para dar energia e foco.

 

Ele vem para potencializar o efeitos dos outros óleos,dando suporte para maior penetração na área de aplicação. É muito interessante nos tratamentos da celulite e da gordura localizada, finalidade para a qual deve ser combinado com outros óleos de ação lipolítica, como grapefruit (lipolítico) e o lemongrass(linfático e diurético). Ao final iremos passar uma receita maravilhosa para você fazer em sua casa!

 

O alecrim ainda é indicado para quem tem pressão baixa (hipotensão), pois aumenta a tensão arterial. Além disso, pode aliviar dores musculares, tensões, torcicolos, reumatismo, dores de cabeça, estafa mental, depressão nervosa, artrite e artrose. O óleo também ajuda a estimular o sistema circulatório e combater a fadiga, a bronquite aguda e crônica e a sinusite. Os povos antigos acreditavam que o alecrim reforçava a memória. A erva era queimada em escolas e universidades a fim de inspirar os estudantes.

 

 

>> Contra-indicações

 

  • Apesar das inúmeras propriedades terapêuticas do óleo essencial de alecrim em crianças com menos de sete anos, epiléticos e hipertensos.

  • A essência do Alecrim pode ser irritante para a pele.

  • Não deve ser administrado no período de gravidez. (Em altas doses, por via oral, é abortivo).

  • O uso do alecrim durante a noite pode alterar o sono.

  • Não se recomenda o uso para prostáticos e pessoas com diarreia.

  • Convém não esfregar ou massagear diretamente o óleo de alecrim, sempre utilizar diluido.

  • Hipertensos e epiléticos não devem utilizar o óleo essencial de Alecrim.


>> Superdosagem

Seu uso em quantidades exageradas pode causar irritação gastrintestinal. Seu uso prolongado pode resultar em gastroenterites e/ou nefrites.

 

 

>> Fitoenergética

 

Função fitoenergética: acessa os registros akáshicos, libera traumas, medos e outros aspectos negativos registrados no ser, que estão "adormecidos". Gera vontade de mudar e conhecer o novo, incentiva a pessoa a ter sabedoria para viver e amar.

 

O Alecrim é um "costurador do Plexo solar".Ele restitui rapidamente a energia perdida, dá mais estrutura de trabalho aos que lidam muito com o mental racional, é uma das ervas que ajuda na depressão e estados permanentes de cansaço por problemas emocionais.

Rudolf Steiner, criador da antroposofia (1918), afirmava que “o Alecrim é, acima de tudo, uma planta calorífera que fortalece o centro vital e age em todo o organismo.”

 

 

>> Receitas

 

Alecrim para concentração (ambientes de estudo e trabalho)

  • 6 gotas de óleo essencial de alecrim no difusor ultrassônico ou elétrico. Coloque o difusor no ambiente em que precisa estimular seu foco e concentração e desfrute dos benefícios do alecrim.

  • 1 gota de óleo essencial de alecrim  no difusor pessoal. Você pode  também carregar sua energia por onde for com seu difusor pessoal, estimulando seu dia e deixando-a mais disposta e alegre.

 

Alecrim para celulite

  • 30ml de óleo vegetal de semente de uva

  • 2 gotas de óleo essencial de alecrim

  • 6 gotas de óleo essencial de grapefruit

  • 2 gotas de óleo essencial de capim limão

 

Prepare a mistura em um vidro âmbar para melhor conservar as propriedades do preparado. Você pode usufruir através de uma automassagem, após o banho, usando como um hidratante corporal! Pode adicioná-lo também ao creme hidratante que você costuma utilizar também.

 

 

Sinergias de óleos desintoxicante ( retenção de liquidos)

  • 5ml óleo vegetal de copaíba

  • 20 ml de óleo de abacate

  • 5ml de óleo de gérmen de trigo

  • 2 gotas de oleo essencial de alecrim

  • 4 gotas de oleo essencial de capim limão

  • 3 gotas de oleo essencial de melaleuca

  • 1 gota de oleo essencial de tomilho

 

Prepare a mistura em um vidro âmbar para melhor conservar as propriedades do preparado. Você pode usufruir através de uma automassagem, após o banho, usando como um hidratante corporal! Pode adiciona-lo também ao creme hidratante que você costuma utilizar também.

 

 

Sinergia estimulante mental

  • 10ml de óleo vegetal de semente de uva

  • 2 gotas de óleo essencial de alecrim

  • 1 gota de óleo essencial de limão siciliano

Prepare a mistura em um vidro âmbar para melhor conservar as propriedades do preparado. Você pode usufruir dessa sinergia aplicando em pulsos, pescoço e no rosto para sentir os aromas dos óleos essenciais e seus benefícios.

*Não se expor ao sol após utilizar essa sinergia, os óleos essenciais cítricos são fotossensíveis

 

 

Sinergia para flacidez (pele)

  • 4ml de óleo vegetal de girassol

  • 6ml de óleo vegetal de semente de uva

  • 3 gotas de óleo essencial de alecrim

  • 2 gotas de óleo essencial de grapefruit

  • 2 gota de óleo essencial de cipreste

Prepare a mistura em um vidro âmbar para melhor conservar as propriedades do preparado. Você pode usufruir através de uma automassagem, após o banho, usando como um hidratante corporal! Pode adiciona-lo também ao creme hidratante que você costuma utilizar também.

 

 

Sinergia para energia (física)

  • 10ml de óleo vegetal de semente de uva

  • 2 gotas de oleo essencial de alecrim

  • 1 gota de óleo essencial de eucalipto globulus

  • 1 gota de óleo essencial de laranja doce

*Não se expor ao sol após utilizar essa sinergia, os óleos essenciais cítricos são fotossensíveis

Prepare a mistura em um vidro âmbar para melhor conservar as propriedades do preparado. Você pode usufruir através de uma automassagem, após o banho, usando como um hidratante corporal! Pode adiciona-lo também ao creme hidratante que você costuma utilizar também.

 

 

Máscara de argila para peles com manchas e oleosas

  • 15g de argila verde

  • Água thermal de alecrim

  • 2 gotas de óleo vegetal de jojoba

  • 1 gota de óleo essencial de alecrim

  • 1 gota de óleo essencial de laranja doce

Lave o rosto para receber melhor os benefícios e mineiras da mascara e argila. Pese a argila em um pote de vidro e vá adicionando a água thermal até formam uma mistura pastosa, nem dura e nem muito mole.Depois de acertar seu ponto “maionese” adicone o óleo vegetal e o óleo essencial de alecrim. Deixe por, pelo menos, 15 minutos. Lembre-se de ir umedecendo com a água thermal para não ressecar em excesso sua pele. Remova com água em movimentos circulares para promover uma esfoliação gentil. Finalize com o óleo vegetal de jojoba, com 3 gotas no rosto.

 

 

Máscara hidratante capilar

  • 3 colheres de sopa de Mascará capilar neutra Boaformula

  • 2 gotas de óleo essencial de ylang ylang

  • 1 gota de óleo essencial de alecrim

  • 1 gota de óleo essencial de macadamia

  • 5ml de óleo vegetal de abacate

Aplique nos cabelos úmidos e deixe agindo por 30minutos. Massageie os fios com a mistura para melhor penetrar nos fios. Caso seu cabelo seja comprido, pode adiconar mais da mascara capilar para poder aplicar em todo o comprimento, desde a raiz até as pontas. Na área cosmética, o Alecrim pode ser usado para tratar problemas capilares, como perda de cabelo e fios muito finos e quebradiços, além de prevenir a caspa e a seborréia. Por isso ele está presente em nosso Shampoo com óleos essencial da linha Vegalótus!

 

 

Banho de purificação

 

Além do óleo essencial, também é possível tomar banho com o chá de alecrim. Esse ritual ajuda a eliminar mágoas profundas, além de promover uma limpeza energética e purificação. A dica é preparar uma infusão com alguns galhos de alecrim e depois do banho jogar a mistura no corpo, do pescoço para baixo. Esse banho deve ser feito uma vez por semana.


Quem quer tirar todas as energias negativas acumuladas durante o dia ou mandar a inveja e o mau olhado para bem longe, pode fazer um escalda pés usando galhos de alecrim ou usar de 2 a 3 gotas do óleo essencial em um difusor de ambiente.

 

A sua saúde em boas mãos.

 

 

Fonte: Articulista Natália F. Jonas (Instagram @nfeksa)

 

 

Please reload

Gostou e quer encomendar?
         51 99702.5060
       

Meratrim® | Diminuição das Medidas de Cintura e Quadril

15 Jan 2020

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload