Dica Saudável | Citronela e seus benefícios

 

Nome Científico: Cymbopogon winterianus

Nomes Populares: Citronela, Capim-citronela, Cidró-do-paraguai, Citronela-de-java, Citronela-do-ceilão

Família: Poaceae

Categoria: Medicinal, Plantas Hortícolas

Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical

Origem: Ásia, Índia, Indonésia, Java, Sri Lanka

Altura: 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros

Luminosidade: Sol Pleno

Ciclo de Vida: Perene

 

               

As plantas são fundamentais para  toda a vida na Terra. Elas geram oxigênio, alimento, fibras, combustíveis e remédios que permitem aos humanos e outras formas de vida existir. Elas também são essenciais para o controle da temperatura da Terra e o equilíbrio e dinâmica da água no planeta.

 

As substâncias encontradas nas plantas que permitem a cura ou tratamento de doenças variam de espécie para espécie e normalmente estão relacionadas com a defesa da planta e com a atração de polinizadores. Essas substâncias, quando possuem ação farmacológica, dão à planta a classificação de medicinal. O uso de plantas medicinais faz parte da história humana.  A aspirina, originalmente extraída da casca de salgueiros, é um exemplo. A cura para diversas doenças pode vir de vegetais, esperando para serem descobertas. Estimulantes populares, tais como café, chocolate, tabaco e chá, também têm origem em plantas. A maior parte das bebidas alcoólicas são obtidas da fermentação de plantas, como lúpulo e uvas. Plantas nos fornecem muitos materiais naturais: algodão, madeira, papel, linho, óleos vegetais, alguns tipos de cordas e borracha são alguns exemplos.

 

Hoje na Dica Saudável iremos falar um pouco sobre outra planta medicinal muito conhecida por suas propriedades repelentes: a citronela. Seu nome científico é Cymbopogon nardus L, e ela pertence à família Poaceae, sendo  nativa de países como Índia, Ásia, Indonésia e Sri Lanka.É conhecida por vários nomes, como capim-citronela, cidró-do-paraguai, citronela-de-ceilão e citronela-de-java.

 

 

Ela forma um touceira densa que pode chegar a ter por volta de 90 centímetros de altura com suas folhas longas e de coloração verde clara, lembrando ao capim –limão.Você consegue identificar a diferença pelo aroma, que é suave, com perfume de limão, diferente da citronela que é marcante e intenso. Ela contém grandes quantidades de óleo essencial Citronelal, responsável por suas utilizações repelentes. Sua composição química é dada pelos seguintes componentes:  Limoneno - 2,0%, Linalol - 0,8%, Citronelal - 41,6%, Citronelol - 11,0%, Geraniol - 22,8%, Geranial - 0,9%, acetato de citronelila - 2,6%, acetato de geranila - 3,0%, elemol - 2,2%, bulnesol - 1,3%.

 

 

A forma da citronela mais utilizada é, além do chá das folhas, o óleo essencial extraído também de suas folhas, através de um processo industrial conhecido como “arrasto de vapor”, que separa o óleo através do vapor da água. Os óleos essenciais são considerados a "alma" da planta e são os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas aromáticas e medicinais. Podem ser incorporados no seu dia-a-dia, trazendo vários benefícios para sua saúde física, mental e emocional

 

 

Citronela e suas propriedades

 

A planta é amplamente conhecida por suas propriedades repelentes de insetos, porém possui também atividade antimicrobiana, fungicida e terapêutica para dores reumáticas. 

 

Mente: Tem efeito esclarecedor e revitalizante sobre a mente. Pesquisas apontam a citronela como uma forte aliada em tratamento alternativo contra depressão - e também para aliviar a ansiedade, tristeza e sentimentos negativos. O frescor da essência atua sobre os neurotransmissores, induzindo a um sentimento literalmente de 'frescor', aflorando sentimentos de felicidade e esperança. Traz sensação de limpeza para pessoas que se sentem sujas, impuras ou são inseguras. Acredita-se que ajude a limpar a mente e, portanto, pode ser eficaz contra dores de cabeça, enxaqueca e nevralgia.

 

 

Corpo: Fungicida, e inseticida, age como excelente repelente natural de insetos. Espanta insetos em geral, traças, formigas e mosquitos.  Pode ser usado em coleiras de animais, afastando pulgas, carrapatos e mosquitos de cachorros.  Bactericida, age como desinfetante e desorizador de ambientes. Uma gota em um chumaço de algodão colocado dentro de uma gaveta mantém as roupas cheirosas e repele traças e insetos. Além de ser reconhecida pelo aroma e como um excelente repelente de insetos, graças ao poder medicinal, no Oriente todo, a citronela também é utilizada para tratar problemas digestivos e menstruais.

 

Também funciona como tônico para o organismo em geral, equilibrando o coração e o sistema nervoso. Pode ter efeito semelhante nos sistemas digestivo e reprodutor e, por isso, pode ser útil no estágio final das doenças para ajudar a restabelecer a tonicidade, o humor e o equilíbrio. Suas propriedades anti-sépticas podem ser úteis no quarto de um doente ou enfermaria, afastando os germes, neste caso também sendo usado em um difusor. Suas qualidades desodorizantes e estimulantes podem refrescar pés suados e cansados, ativando, assim, todo o sistema. Antiinflamatório, também trata reumatismos e articulações é útil também em infecções, gripes e resfriados.

 

 

Pele:  As propriedades antissépticas da citronela podem ainda combater infecções em feridas, sendo útil principalmente para a assepsia de cortes e lesões na pele.Ele pode ser usado em spray para repelir insetos ou para limpeza caseira de sua casa.

 

 

Principais indicações: Estimulante; respiratório; clareador/tônico mental; emagrecimento; estetica corporal; desintoxicação corporal; pele oleosa

 

O óleo essencial de Citronela combina bem com os óleos essenciais de bergamota, laranja, pinho, limão, palmarosa e lavanda.

 

Aroma: refrescante e cítrico.

 

Precauções: não deve ser utilizado por quem tem pressão alta e problemas cardíacos, pois pode acelerar os batimentos.

 

 

Citronela como opção natural de repelente de insetos

 

Com as temperaturas mais quentes, umidade e pele a mostra os mosquitos podem começar a incomodar mais e a citronela pode ser uma boa aliada no verão. A função do repelente é repelir espécies de insetos que tem em média 10 milímetros. Um pequeno tamanho, mas que pode fazer um grande incomodo.

 

É preciso entender que as condições climáticas características do verão brasileiro de fato favorecem a reprodução dos pernilongos. O calor acelera o processo reprodutivo deles, fazendo com que as fêmeas coloquem mais ovos e com que os ovos eclodam mais rapidamente. Além disso, as temperaturas que normalmente são constatadas pelos termômetros ao longo dessa estação são as ideais para o funcionamento do organismo dos pernilongos: de 26ºC a 28ºC. Quando se verifica temperaturas abaixo dos 18ºC, eles hibernam; acima de 42ºC, eles morrem.

 

No entanto, é preciso reconhecer que não podemos colocar toda culpa nas altas temperaturas e nos hábitos dos mosquitos. Influencia de nossos atos são a causa principalmente na infestação e desequilíbrio dos mosquitos. Um exemplo são os rios poluídos que facilitam a proliferação dos pernilongos e outros insetos.  Isso porque nesses rios há uma elevadíssima concentração de matéria orgânica necessária para seu desenvolvimento.  Outro é a perda de habitat natural para grandes lavouras em monoculturas com extenso uso de agrotóxicos. Fazendo com que migrem a outros ambientes onde possam sobreviver e se alimentar.

 

A falta de conscientização acerca infestação de mosquitos que acompanham as ondas de calor acaba provocando dois problemas: a adoção de “soluções” que na teoria são muito eficazes, mas que na prática provocam danos à saúde e ao meio ambiente; e a não adoção de atitudes que poderiam prevenir esses episódios.

 

O uso constante de inseticidas domésticos tóxicos é um resultado desses dois problemas. Eles podem causar alergias, intoxicar os animais doméstico e as crianças, além de outros problemas de saúde.O problema das loções repelentes pode ser resumido em quatro letras: DEET, ou dietiltoluamida. Esse é o principal componente da maioria dos repelentes disponíveis no mercado. O DEET atua nos sensores presentes nas antenas dos pernilongos e mosquitos em geral, e faz com que eles não reconheçam o gás carbônico que é liberado pelos seres humanos na respiração. Por essa razão, eles se mantêm afastados. No entanto, o DEET pode desencadear processos alérgicos respiratórios na pele, nas mucosas e até danos hepáticos em humanos. Até o momento, não há um consenso entre os especialistas sobre reais efeitos que essa substância pode provocar à saúde humana. Além disso, um estudo realizado por cientistas da Grã-Bretanha comprovou que o mosquito da dengue já desenvolveu uma resistência biológica ao DEET, devido ao uso em larga escala dos repelentes que o contêm em suas composições.

 

A Citronela entra nesse contexto com uma bela alternativa sendo biodegradável e atóxica! Na Boaformula você encontra opções naturais e eficazes da WNF com óleo essencial de citronela orgânico.

 

 

Loção Repelente Corporal Citrojelly  WNF

 

Loção corporal desenvolvida com óleo essencial de citronela orgânica para oferecer máxima proteção contra insetos voadores, principalmente contra o mosquito da dengue, febre amarela e da malária. Proteção natural contra insetos voadores.

 

Produto com citronela orgânica, não testado em animais, produto vegano, dermatologicamente testato, selo WNF de qualidade.

 

 

Difusor por Varetas Citrojelly WNF

 

Aromatização contínua e prolongada por varetas com ação repelente e duração aproximada de 30 dias. Desenvolvido com óleo essencial de citronela orgânica, reconhecido entre os melhores óleos de citronela do mundo.

 

Sem químicas pesadas, sem propelentes, não testado em animais, produto vegano, aromas exclusivos.

 

 

Óleo Essencial Citronela WNF - 10ml

 

Óleo Essencial de Citronela Orgânico. É um excelente repelente, age nos tratamentos contra artrite, reumatismo, sinusite, congestão nasal. Elimina maus odores no ambiente.

 

Produto natural, não testado em animais, produto vegano, selo WNF de qualidade.

 

 

Sugestões de uso

*Os óleos essenciais são substâncias concentradas e devem ser usados sempre diluídos.

 

 • Repelente natural atóxico de insetos

• Previne pulga em cães e gatos

 • Possui ação antisséptica

• Ação Calmante, bactericida e carminativa

 • Utilizado na aromaterapia para promover bem estar e ativar a memória

• Alivia pés cansados

 

Aromatizador (aproximadamente 9 gotas)

 

Banhos (20 gotas após encher a banheira, dissolvidas em uma colher de sopa de óleo vegetal)

 

Compressa (5 a 10 gotas em 1/2 litro de água). Inalação (2 gotas em um lenço ou inalador com água).

 

Massagem (25 a 50 gotas em 100 ml de óleo vegetal).

 

Óleo para rosto e cabelos (1 colher de sopa de óleo vegetal com 01 gota de OE para o rosto, 5 gotas de OE para o cabelo)

 

Uso tópico (diluir 5 gotas do óleo essencial em 1 colher de sopa de óleo calêndula).

 

Banho de assento (10 gotas em 2 litros de água, dissolvidas em uma colher de café de óleo vegetal).

 

 

Receita para você preparar seu próprio repelente em casa!

 

Óleo  repelente:

  • 9 gotas de Óleo essencial de Citronela

  • 3 gotas de Óleo essencial de Cravo

  • Óleo  vegetal de coco 15ml

  • Óleo vegetal de andiroba 15ml

  • *Pode ser outro óleo vegetal que você tenha em sua casa como óleo de abacate, óleo de cartamo, óleo de linhaça, etc.

Em um pote de vidro meça o volume dos óleos e os misture bem. Adicione o os óleos essenciais e guarde em um vidro âmbar para preservar as propriedades. Aplique sobre a pele quando sentir a necessidade.

 

 

A sua saúde em boas mãos.

 

 

Fonte: Articulista Natália F. Jonas (Instagram @nfeksa)

Please reload

Gostou e quer encomendar?
         51 99702.5060
       

Meratrim® | Diminuição das Medidas de Cintura e Quadril

15 Jan 2020

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

                   (51) 3311.1144

 

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta

8:30 às 18:00

Sábado

9:00 às 13:00

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30