Dica Saudável | Cuidados com a pele do rosto

 

CUIDADOS COM A PELE DO ROSTO

 

Hoje na Dica Saudável falaremos sobre cuidados com a pele do nosso rosto. A pele, maior órgão do corpo e que faz interações entre o meio interno e externo, é um reflexo da nossa saúde. A pele é um organismo vivo, ela não é algo fixo, mas variável. A pele não é, a pele está. Conhecer a nossa pele é o primeiro passo para mantê-la saudável e bonita. Seguir as etapas de cuidados diários com a pele é outro fator essencial. Em todas as idades, limpar, tonifica, hidratar e proteger a pele do sol é fundamental.

 

Para começar nossa reflexão e dicas de cuidado diários, gostaria que você se questionasse de algumas coisas:  Como você cuida da sua pele? Como está sua pele hoje? Como varia sua pele ao longo das estações do ano, ao longo do ciclo lunar ou ao longo do dia?
 

Imagina sua pele sendo um conjunto de "micro boquinhas". Temos que escolher conscientemente como alimentaremos ela da mesma forma que escolhemos como alimentamos nosso corpo! É preciso buscar pelo mais natural e saudável de verdade.

 

 

Mas afinal, o que é a pele?

 

A pele é formada por três camadas bem unidas, epiderme, derme e hipoderme. Todas são importantes para o corpo, e cada uma tem características e funções diferentes. Saiba mais sobre elas:

 

 

>> Epiderme

 

É a camada mais externa da pele, aquela que você pode ver a olho nu. A principal função da epiderme é formar uma barreira protetora do corpo, protegendo contra danos externos e dificultando a saída de água (do organismo) e a entrada de substâncias e de micróbios no organismo. Na epiderme estão os melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele. A epiderme também origina os anexos da pele: unhas, pelos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas.

 

 

>> Derme

 

É a camada intermediária da pele, formada por fibras de colágeno, elastina e gel coloidal, que (conferem) dão tonicidade, elasticidade e equilíbrio à pele, e por grande quantidade de vasos sanguíneos e terminações nervosas. Essas terminações nervosas recebem os estímulos do meio ambiente e os transmitem ao cérebro, através dos nervos. Estes estímulos são traduzidos em sensações, como dor, frio, calor, pressão, vibração, cócegas e prazer. É na derme que estão localizados os folículos pilosos, os nervos sensitivos, as glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de sebo, e as glândulas sudoríparas, responsáveis pelo suor.

 

 

>> Hipoderme

 

É a terceira e última camada da pele, formada basicamente por células de gordura. Sendo assim, sua espessura é bastante variável, conforme a constituição física de cada pessoa. Ela apóia e une a epiderme e a derme ao resto do seu corpo. Além disso, a hipoderme mantém a temperatura do seu corpo e acumula energia para o desempenho das funções biológicas.

 

 

Motivações para você cuidar de sua pele!

 

1. É o maior órgão vital, mantendo sua saúde e bem estar de formas incrivelmente diferentes. É impermeável e pode ter num único cm² centenas de glândulas sudoríparas e receptores sensoriais para tato, calor e frio. 

 

2. É um importante órgão do sistema imunológico, atuando como uma barreira de proteção contra substâncias tóxicas e micro-organismos invasores (bactérias, fungos e vírus). 

 

3. Regula a temperatura do corpo, contraindo as veias e encaminhando o sangue para as temperaturas frias do corpo para preservar o calor, além de produzir suor em temperaturas quentes para esfriar o corpo através da evaporação. 

 

4. É o maior órgão sensorial, enviando mensagens neurológicas sobre tato, pressão, dor e temperatura para o Sistema Nervoso Central. A sensação é uma das funções mais importantes da pele.

 

5. Desintoxica o corpo excretando resíduos, grande parte pelas glândulas sudoríparas. Sintetiza e estoca vitamina D. Protege o corpo de danos da radiação ultra violeta pela produção de melanina. Absorve nutrientes lipossolúveis como vitamina A,  E e K. 

 

6. É um órgão metabólico, a pele está envolvida no metabolismo e queima de gorduras, e ajusta o nível de água e sais minerais do corpo através da transpiração. 

 

7. Promove o equilíbrio da saúde do corpo devida a sua propriedade de proteção, regulação da temperatura do corpo, percepção sensorial, balanço de água, síntese de vitaminas e hormônios, e absorção de nutrientes necessários para a saúde. 

 

8. É um órgão dinâmico, sempre se renovando à medida em que células velhas morrem e novas células nascem. Da infância à vida adulta a pele se renova continuamente.

 

 

CLASSIFICAÇÃO DA PELE

 

A classificação dos tipos de pele é complexa, sendo única para cada pessoa variando com a influencia de diversos fatores como alimentação, temperatura externa, estresse, entre outros.

 

No momento de identificação do seu tipo de pele onde será avaliado o grau de hidratação, coloração da pele, sensibilidade, etc. Assim é possível ter uma pele hiperseborréica e desidratada, o que é, inclusive, bem frequente. A classificação da pele em 4 tipos (normal, seca, oleosa e mista) foi desenvolvida por Helena Rubistein no início do século XX. Helena Rubistein foi praticamente a inventora da indústria cosmética. Ela desenvolveu um creme facial específico para a beleza que foi lançado em 1902, na Austrália e fez um sucesso imediato entre as mulheres.

 

Ela desenvolveu cremes específicos que atendessem as necessidades de cada tipo de pele. Classificou a pele em 4 tipos: normal, oleosa, seca e mista.

Hoje outros fatores como a pigmentação, a sensibilidade ou resistência da pele, a tendência a enrugar ou não e a hidratação da pele  também foram destacados como importantes para uma classificação mais específica para o seu tipo de pele. Para isso, indicamos que você procure um profissional da saúde, como um dermatologista, para lhe auxiliar. A dica saudável hoje tem como objetivo trazer os tipos de pele de uma forma simplificada para ajudar você a conhecer mais sobre sua pele, perceber como está sua pele hoje e os cuidados que você tem com ela.

 

 

>> Pele Eudérmica ou Normal


O que é pele normal?

 

"Normal" é um termo largamente utilizado para se  referir à pele balanceada. O termo científico para pele saudável é eudérmica. Possui uma textura lisa e suave. É flexível. Poros são pouco visíveis e as secreções sebáceas e sudoríparas estão em equilíbrio. Não apresenta lesões visíveis. É característica da pele infantil, mas muitos adultos possuem este tipo de pele, equilibrada.

 

Como identificar a pele normal?

 

Pele normal tem:

  • Poros finos

  • Boa circulação sanguínea

  • Textura aveludada, suave e lisa

  • Transparência  e frescor uniforme, cor rosada

  • Sem manchas e sem propensão a sensibilidade.

À medida que a pessoa com pele normal envelhece, sua pele pode ressecar. 

 

 

A pele normal é bem equilibrada: nem muito oleosa, nem muito seca.

 

 

>> Pele seca
 

O que é pele seca?

 

O termo “seco” é utilizado para descrever uma pele incapaz de reter água no volume necessário. Isso geralmente está associado à produção reduzida de lipídios na pele. Por causa da falta de sebo, a pele seca carece de lipídios necessários para reter umidade e construir um escudo protetor contra influências externas. Isto leva a um comprometimento da função de barreira. A Pele seca (Xerose) existe em vários níveis de gravidade e em diferentes formas que nem sempre são distinguíveis com clareza.

 

É significativamente maior o número de mulheres que de homens com pele seca e todas as peles ficam mais ressecadas com o envelhecimento. Os problemas relacionados à pele seca são uma queixa comum e explicam 40% das visitas ao dermatologista.

 

 

As causas de pele seca

 

A umidade da pele resulta da água das suas camadas mais profundas e da transpiração.

 

A pele perde água constantemente através de:

  • Transpiração: perda de água a partir da produção originada nas glândulas sudoríparas motivada pelo calor, tensão emocional e atividades físicas, por exemplo.

  • Perda Transepidérmica de água (PTEA): forma natural através da qual a pele distribui cerca de meio litro de água por dia, a partir de suas camadas mais profundas;

Pele seca é causada por uma falta de:

  • Fatores de hidratação naturais (FHNs) , especialmente uréia, aminoácidos e ácido láctico que ajudam a fixar água.

  • Lipídios epidérmicos tais como ceramidas, ácidos graxos e colesterol que são necessários para uma função saudável da barreira cutânea.

Como resultado, a função de barreira da pele pode ser comprometida.

Pele seca pode parecer esticada, áspera e com aspecto apagado. 

 

 

 

Mulheres idosas com pele seca têm mais rugas e linhas pronunciadas.

 

 

Como identificar diferentes graus de pele seca?

 

Pele seca apresenta variações que vão desde o tipo de pele que apresenta-se um pouquinho mais seca que a normal, a pele muito seca, e até extremamente seca.

 

1. Pele seca
A pele levemente seca apresenta sensação de rigidez, sensibilidade, aspereza e com tonalidade mais opaca.

 

2. Pele muito seca
A falta de tratamento pode levar a:

  • Leve descamação ou áreas escamosas 

  • aspecto áspero e manchado (às vezes parece ser precocemente envelhecida)

  • sensação de rigidez 

  • possibilidade de coceira

É também mais sensível a irritação, vermelhidão e o risco de infecções. Descubra mais sobre a pele seca nos artigos disponíveis neste site.

 

3. Pele extremamente seca
Certas áreas do corpo – particularmente mãos, pés, cotovelos e joelhos – estão propensos a:

  • Aspereza

  • rachaduras com tendência a formar frestas

  • calos

  • descamação

  • coceira frequente

Casos de pele extremamente seca são geralmente encontrados em pessoas com mais idade, especialmente na pele das mãos e pés. 

 

 

>> Pele oleosa
 

O que é pele oleosa?


"Oleosa" descreve um tipo de pele com alta produção de sebo.

 

 

As causas de pele oleosa!

 

Um número de questões desencadeia a superprodução de sebo:

  • genética

  • mudanças hormonais e desequilíbrios

  • medicamentos

  • estresse

  • cosméticos comedogênicos (produtos de maquiagem que causam irritação, que entopem os poros e não permitem com que ela respire)

A pele oleosa tende a ter manchas.

 

 

Como identificar os diferentes tipos de pele oleosa?

 

A pele oleosa é caracterizada por:

  • Poros visíveis e aumentados

  • Brilho excessivo

  • Pele grossa e pálida: vasos sanguíneos podem não ser visíveis

A pele oleosa está propensa a cravos (negros e brancos) e diversas formas de acne.

 

Na acne suave, aparece um número significativo de cravos, no rosto e frequentemente no pescoço, ombros, costas e no peito também.

 

Em casos moderados e graves aparecem pápulas (pequenas protuberâncias sem cabeça branca ou preta visível), e pústulas (protuberâncias de tamanho médio com um ponto branco ou amarelo perceptível no centro) e a pele fica avermelhada e inflamada.

Pele oleosa é brilhosa e tem poros visíveis.

Os problemas de acne aparecem na zona T e especialmente na puberdade.

 

 

>> Pele mista
 

O que é pele mista?

 

Este tipo de pele é uma variação da pele oleosa. Caracteriza-se pela associação de áreas seborreicas com áreas de pele normal ou seca. Na zona T da face (nariz, queixo e testa) predominam áreas seborreicas, enquanto o restante da face normalmente apresenta pele seca ou normal.

 

A pele mista é caracterizada por:

  • uma zona chamada de T com característica oleosa (testa, queixo e nariz);

  • poros ampliados nesta área talvez com algumas lesões de acne não-inflamatórias (cravos);

  • pele normal a seca nas bochechas

 

Uma zona T oleosa (testa, nariz e queixo) e bochechas com pele mais seca indicam a presença da pele mista.

 

 

As causas da pele mista

 

As partes mais oleosas da pele mista são causadas pela produção excessiva de sebo. As partes mais secas de pele mista são causadas pela falta de sebo e ao correspondente deficit de lipídios.

 

 

Para uma pele sempre saudável existem 4 etapas básicas de tratamento que devem sempre ser seguidas independente da idade e tipo de pele:

 

AS ETAPAS DE OURO NO TRATAMENTO DA PELE

 

1 – Limpeza

2 – Tonificação

3 – Hidratação

4 – Fotoproteção

 

 

ROTINA DE CUIDADOS COM A PELE
 

1º PASSO: Para começar os cuidados com a pele é necessário fazer uma boa limpeza. Vivemos num ambiente, em geral, com bastante poluição, principalmente nas grandes cidades, portanto há muitos agentes oxidativos na pele.  O objetivo aqui é remover o excesso de oleosidade e impurezas, como resíduos de maquiagem, poluição, suor e células mortas, sem causar forte ressecamento ou acentuação de rugas. Sabonetes podem ser encontrados na forma líquida, cremosa, em mousse e em barra. Os sabonetes líquidos e em mousse ou espuma, em geral, são menos agressivos e mais suaves. . Existem também, além dos sabonetes, as loções de limpeza e águas micelar, que são consideradas uma evolução dos sabonetes. Fazem limpeza profunda, mantêm a umidade natural da pele e não são irritantes, podendo ser usadas na região dos olhos.

 

 

>> Sugestões de produtos Boaformula

 

 

Fitodetergente 

Sabonete com ação cicatrizante e higienizante na pele para limpeza diária. Indicado para pessoas que queiram prevenir a acne, espinhas e oleosidade. 

Contém: Calêndula, Aloe Vera e Hamamélis. 


 

Fluido Higienizante Facial

 

Remove as sujidades e a oleosidade. Antisséptico por conter irgasan.

 

 

Sabonete Facial Calmante

Desenvolvido especialmente para as peles mais sensíveis. Promove um controle suave na oleosidade mantendo a pele sedosa, macia e super hidratada. Recomendado para uso diário na higiene facial.

 

Contém: Erva Doce e Camomila.

 

 

2º PASSO: Depois de limpa, a pele deve ser tonificada. Elas finalizam a limpeza da pele retirando os resíduos que não foram totalmente removidos na etapa anterior, além de equilibrar o PH da pele. Suas ações podem ser transitórias, normalizando características estéticas (tônicos adstringentes) ou funcionais (tônicos descongestionantes). Ele prepara a pele para receber a proxima etapa, como a hidratação, protetores solares

 

 

>> Sugestões de produtos Boaformula

 

 

Fluido Tonificante Adstringente

Indicado para controlar a oleosidade da sua pele. Proporciona uma ação profunda nos poros aliada a uma ação antibrilho sem ressecar a pele.

 

Contém: Salvia, Açai e Hamamelis.

Fluido Tonificante Calmante 

Desenvolvido especialmente para as peles mais sensíveis. Ação calmante, que remove impurezas e prepara a pele para hidratação, deixando-a macia e suave, sem ressecar. 

 

Contém: Erva Doce, Camomila e alfa-bisabolol.

 

 

3º PASSO: Possuem propriedades que aumentam a maciez, melhoram a textura e a flexibilidade da pele e criam uma barreira protetora na pele contra agressões externas, prevenindo o ressecamento. A hidratação é fundamental para todos os tipos de pele, já que sua principal finalidade é repor a camada de proteção da pele permitindo manter o teor de água da pele adequado. O hidratante deve ser não comedogênico (que não desencadeia acne),  e  livre de óleos minerais (oil free).Em geral, os hidratantes são cremes,serum ou loções. Atualmente, as fórmulas hidratantes possuem associados princípios ativos que simulam os constituintes da pele (como colágeno, acido hialurônico, etc) e substâncias antioxidantes que previnem a formação de radicais livres (responsável, entre outras coisas, pelo envelhecimento).

 

 

>> Sugestões de produto Boaformula

 

 

Serum Firmador Diurno FPS 15 ou FPS 30

 

Hidrata, revitaliza e protege.

Contem Iris Iso, aquaporinas e raffermine.

 

 

Serum Firmador Noturno

 

Hidrata, nutre e estimula a formação de novas células por conter lipossomas, Iris iso, Acido hialurônico e aquaporinas.

 

 

Renovador Celular Noturno

 

Contém ativos que estimulam a renovação das células e fibras, repõe as vitaminas essências para boa oxigenação celular e repõe a água para melhorar a elasticidade.

 

Aplicar todos os dias a noite.

 

 

Regenerador Nutritivo Diurno

 

Contém ativos que estimulam a produção de células colágenas, promove o preenchimento das rugas, nutre e hidrata as células.

 

Aplicar todos os dias pela manhã. Após, pode aplicar uma Base Cover Skin com filtro ou somente filtro solar se necessário.

 

 

SERUM ANTI-OX RENOVADOR DO PESCOÇO  

 

Com ação renovadora celular e ultrahidratante, estimula a produção de fibras colágenas. Indicado a partir de 45 anos. 

 

Contém Argireline, Hyaxel, Aquaporine, Luminecense e Shield Mlda. APlicar no pescoço em movimentos ascendentes, manhã e noite. Quantidade: 30ml

 

 

SERUM ANTI-OX DIURNO

 

Serum que uniformiza a pele, esmulando a produção de colágeno e elastina, promove lipolifting com preenchimento cutâneo, uniformiza os poros, deixando sua pele iluminada. Indicado a partir de 45 anos.

 

Contém: Ácido hialurônico, Volufiline, Luminecense, Evermat, Shield Mlda e Aquaporine. Apresentação: Frasco Dosador 30g.

 

 

SERUM ANTI-OX NOTURNO

 

Serum que reestabelece o metabolismo facial, nutrindo os tecidos, com ação Vitamina D like, tendo ação renovadora e clareadora. Indicado a partir de 45 anos.

 

Contém: Vederine, Adenin, Cq10, Matryxil, MDI, Vit A, Densiskin, Niconamida e Liftiline. Apresentação: Frasco Dosador 30g.

 

 

ANTI-OX OLHOS E LÁBIOS

Mistura de Ativos com ação específica para área de olhos e lábios, promovendo preenchimento, luminosidade, hidratação profunda e estímulo de colágeno e elastina. Indicado a partir de 45 anos.

 

Contém: Fiflow, Lanablue, Luminecense, Aquaporine, Vit E, Pantenol e Commipheroline. Apresentação: Bisnaga de 15g

 

 

GEL HIDRATANTE FACIAL VEGALÓTUS

O gel hidrantante facial possui os efeitos antioxidantes e regeneradores do extrato de chá verde. Auxilia no combate a linhas finas de expressão e flacidez. Indicado para pele seca e com sinais de envelhecimento.

As substâncias contidas no chá verde ajudam a repelir as bactérias que causam as espinhas, além de reduzir a inflamação. O chá verde também diminui as chances de pele seca, coceira e alergias por contato. Proporcionar aumento da microcirculação,elasticidade e teor de umidade da pele. A calêndula é rica em óleos essenciais, flavonoides e glicósidos amargos promovendo ao gel propriedade antiinflamatória, adstringente, analgésica, antisséptica,bactericida, cicatrizante, emoliente, calmante e tonificante da pele. Os antioxidantes presentes no extrato de açai também eliminam radicais livres que causam rugas, flacidez e manchas na pele; protege a pele contra a desidratação e melhora a produção de ceramidas, que são hidratantes naturais da própria pele, sendo indicado para peles secas ou envelhecidas. Aroma de algas da ao gel frescor.

Composição: Extrato Glicólico de Chá Verde, Extrato Glicólico de Calêndula, Extrato Glicólico de Açaí, Essência De Algas.

 

Outra opção é a hidratação através do uso de óleos vegetais, como o óleo vegetal de jojoba, óleo vegetal de abacate e óleo vegetal de semente de uva, por exemplo.

 

 

Óleo de semente de uva. Saiba mais aqui

Oleo de jojoba. Saiba mais aqui. 

 

 

4º PASSO: O uso de filtros solares está cada vez mais disseminado e estimulado, sendo atualmente considerados essenciais para o uso diário. Existem inúmeros tipos de protetores solares no mercado, mas o ideal é que ele proteja contra os raios solares UVB (FPS) e UVA (PPD) e seja para o seu tipo de pele.

 

 

>> Sugestões de produtos Boaformula

 

 

Base cover Skin Antisséptica FPS

 

Pigmento cor da pele com ação cicatrizante (hamamelis, mentol e canfora)

 

 

Serum Firmador Diurno FPS 15 ou FPS 30

 

Hidrata, revitaliza e protege.

Contem Iris Iso, aquaporinas e raffermine.

 


GEL COM ALOE VERA FPS 30 ou 50

 

Contém Aloe Vera e Fator de Proteção. 

 

Modo de Usar: Aplicar 30 minutos antes da exposição solar e reaplicar após banho de mar, piscina ou em intervalos de 2 horas.

 

 

Dez pontos imprescindíveis!

 

1 - Limpar a pele duas vezes ao dia;

2 - Hidratar a pele à noite;

3 - Remoção da maquiagem, com uso de um produto específico para tal finalidade;

4 - Usar protetor solar;

5 - Não fumar;

6 - Beber no mínimo dois litros de água diariamente;

7 – Tomar sol regularmente;

8 - Dormir bem;

9 - Manter uma alimentação saudável;

10 - Usar produtos adequados para o tipo de pele.

 

 

Cuidados diários para peles em desequilíbrio!

 

Rosácea

 

Basta um ambiente quente e abafado ou uma situação estressante para que manchas vermelhas e bolinhas de pus apareçam no seu rosto? Esses são os principais sintomas da rosácea, problema mais frequente em mulheres e pessoas de pele clara. "A rosácea ainda não tem cura, mas é possível aliviar os efeitos com alguns tratamentos e proteger a pele contra manchas”, diz a farmacêutica Estela T.Feksa.

 

A doença causa vermelhidão no rosto, habitualmente na zona do meio do rosto, além disso, podem aparecer nódulos inflamatórios e a presença de inchaço e ardor, como também pequenas veias embaixo da pele.

 

 

USO TÓPICO:

 

1. Limpeza

Sabonete Facial Calmante

 

2. Tonificação

Fluido Tonificante Calmante

 

3. Tratamento

Serum Para Rosacea

 

4. Fotoproteção

Base Cover Skin FPS 30

 

Saiba mais aqui.

 

 

Acne 

 

1. Limpeza

Fitodetergente 

Fluido Higienizante Facial 


2. Tonificação

Fluido Tonificante com Açaí 

 

3. Tratamento

Gel para Acne 

Serum Salicilado


4. Fotoproteção

Base cover Skin Antisséptica 

Gel com Aloe Vera IPS 30 

 

CUIDADOS ESPECIAIS

 

>> Esfoliação

 

A esfoliação é um tratamento facial ou corporal que ajuda na renovação da pele, eliminado as células mortas e as impurezas que deixam o maior órgão do corpo envelhecido, seco e desidratado. A eliminação dessas células mortas remove as impurezas liberando os poros e, consequentemente, melhorando a respiração cutânea, e permite que a pele possa absorver eficazmente os benefícios dos cremes e cosméticos que serão aplicados posteriormente.

 

A particularidade da esfoliação facial é a sua ação de limpeza profunda que desintoxica a pele, tornando-a nitidamente mais lisa, suave e luminosa, devolvendo seu aspecto natural

 

A esfoliação corporal ajuda no combate às celulites, gorduras localizadas e afina as partes mais grossas do corpo, como cotovelos, joelhos e pés.

 

O esfoliante apresenta uma textura granulada, sendo que para cada parte do corpo deve ser usado um tipo de esfoliante específico. Esfoliantes corporais devem ser mais consistentes e com granulação maior. Já os faciais devem ser mais suaves e com menor granulação para não irritar a pele sensível do rosto.

 

A frequência com que se deve esfoliar a pele varia conforme o tipo de pele de cada pessoa.

 

 

Opção de Esfoliantes Boaformula

 

Shower Gel Abrasivo

Esfoliante Plus 

 

 

Os esfoliantes Boaformula são 100% biodegradáveis e de origem natural. Como foi dito, é muito importante fazer esfoliação na pele, já que os esfoliantes trazem muitos benefícios. Porém, existe um grave problema relacionado a esses produtos que está prejudicando o meio ambiente e a vida aquática.

 

Muitos deles são compostos por substâncias granulométricas responsáveis pela esfoliação proporcionada à pele, mas essas pequenas bolinhas coloridas presentes nesses produtos são microesferas de polietileno, os populares microplásticos, altamente poluentes e que contaminam a água de mares, rios e lagos.

 

Todas essas bolinhas vão parar em rios e oceanos depois de utilizadas. Pequenos crustáceos e peixes acabam se alimentando delas e, consequentemente, contaminam-se. Entenda mais sobre o problema que são as microesferas dos esfoliantes.

 

Para evitar que os rios e oceanos se contaminem com essas perigosas substâncias, vale a pena conferir os rótulos dos produtos antes de comprá-los. 

 

 

>> Argilas

 

Para saúde da pele, o uso de mascaras de argila também são uma ótima dica, sendo cuidados semanais que podemos incluir em nossos hábitos.

 

Saiba mais sobre a Geoterapia aqui.

 

Fazemos a revenda da linha completa de argilas da WNF.

 

Saiba mais sobre as Águas Thermais aqui.

 

 

Na Boaformula você encontra também a linha da

Adatina. Saiba mais sobre aqui.

 

Conheça toda a nossa Linha de Cosmética aqui.

 

A sua saúde em boas mãos.

Please reload

Gostou e quer encomendar?
         51 99702.5060
       

Meratrim® | Diminuição das Medidas de Cintura e Quadril

15 Jan 2020

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

                   (51) 3311.1144

 

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta

8:30 às 18:00

Sábado

9:00 às 13:00

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30