Dica Saudável | Clorella

 

Você conhece a Chlorella? 

 

Trata-se de uma alga unicelular microscópica de água doce, que constitui uma das mais antigas formas de vida e que possui uma grande habilidade de realizar fotossíntese. Seu nome refere-se ao alto conteúdo de clorofila que possui, sendo a espécie com maior quantidade desta substância conhecida atualmente.

 

A Chrorella ou ou Chlorella pyrenoidosa possui forma esférica, cerca de 0-10 μm de diâmetro, sem flagelo. De elevado valor nutritivo,  pode ser usada para estimular o sistema imune, emagrecer, sendo indica também para combater problemas gastrointestinais e doenças degenerativas. O nome Chlorella provém do grega chloros: verde; e do sufixo diminutivo latino ella: "pequeno".

 

Descoberta pelos japoneses, tradicionais consumidores de algas que apreciam e a utilizam normalmente como alimento, esta alga ficou conhecida entre os orientais por promover uma sensação de bem estar após curto período de uso. A chlorella, durante seu crescimento, consegue acumular uma enorme quantidade de clorofila e de nutrientes essenciais ao bom desempenho das funções biológicas do organismo. Em sua composição básica, esta alga apresenta aproximadamente 60% de proteínas, superando proporcionalmente a carne bovina, o peixe e a soja. Além disso, a chlorella Chlorella pyrenoidosa possui 8 aminoácidos essenciais (isoleucina, lisina, fenilalanina, metionina, treonina, triptofano, valina, histidina) e uma variedade de vitaminas e minerais. Sabe-se também, que a chlorella possui uma substância denominada de CGF (Chlorella Growth Factor), que possui na sua composição os ácidos nucléicos (DNA e RNA). Em consequência da sua fácil digestibilidade, conseguida através de exclusivo sistema de desintegração da parede celular, seu valioso conteúdo é amplamente absorvido, auxiliando na manutenção de um funcionamento saudável do organismo.

 

Michael Rosenbaum, MD, MSC, notável medico especializado em medicina nutricional, escrevendo para o M.D.’s Nutritional Bulletin, na primavera de 2001, diz que a chlorella é “de longe o melhor e mais poderoso dos nutracêuticos , alimentos funcionais que provêm ao corpo com a nutrição adequada para nutrir a si próprio. Não há nada melhor para lhe ajudar a se sentir da maneira como você sempre quis!”

 

 

O que a Chlorella faz por nós?

 

  • Elimina de nossos tecidos os produtos tóxicos incluindo o mercúrio e outros metais pesados;

  • Diminui os triglicerídeos e os níveis maus de colesterol LDL enquanto aumenta os níveis de bom colesterol HDL;

  • Reduz a alta pressão sanguínea;

  • Aumenta o eliminador natural de imunidade nas células(NK);

  • Auxilia no tratamento da quimioterapia, no controle da  leucopenia (diminuição de leucócitos no sangue) causada pela mesma;

  • Protege o DNA celular contra os danos da radiação;

  • Alivia as condições de artrites ou os ataques de dor por gota;

  • Equilibra os níveis de açúcar reduzindo/aumentando nos diabéticos e hipoglucémicos;

  • Restaura e previne úlceras e outros danos gástricos;

  • Reduz a severidade de todas as reações alérgicas e da asma;

  • Reduz o decline da cognição mental na doença do Alzheimer;

  • Acelera a cicatrização e a reparação dos tecidos.

 

Propriedades Nutricionais

 

>> Clorofila

 

Como as folhas das árvores, estas microalgas obtém sua coloração esverdeada da clorofila. De acordo com Alan Keith Tillotson, em seu livro “One Earth Herbal Sourcebook,” os elevados níveis de clorofila nestas microalgas podem explicar sua habilidade em interromper as colônias cancerígenas de se formarem. Como Tillotson escreve: “Alimentos e ervas que contém elevado nível de clorofila mostram evidência farmacológica de prevenção do câncer, talvez porque estes pigmentos dos vegetais (e algas) verdes fazem ligação com os químicos causadores de câncer, assim estimulando sua excreção”. Se as células cancerígenas, que ocorrem naturalmente no organismo puderem ser interrompidas antes que estas possam se desenvolver em colônias, então dificilmente será possível desenvolver qualquer câncer sintomático.

 

A clorofila é uma molécula faxineira. Ela gruda em toxinas dos mais variados tipos, limpa o fígado, oxigena o sangue e ajuda a transformar o organismo em um local realmente desagradável para patogênicos de qualquer tipo, como vírus, bactérias, parasitas e fungos.

 

A clorofila também tem sido estudada por seu potencial em estimular o crescimento de tecido, e em estimular a produção de glóbulos vermelhos no sangue. Realmente impressionante é a similaridade entre a clorofila e o pigmento vermelho do sangue. De fato, a hemoglobina e a clorofila compartilham uma mesma estrutura molecular chamada “anel porfirínico”. O sangue verde do vegetal nutre o sangue vermelho dos animais. Uma boa indicação de que os alimentos esverdeados deveriam fazer parte da dieta de todo o ser humano. E em abundância.

 

É interessante o conhecimento de que a Chlorella, em particular, apresenta 70% de sua composição da mais pura clorofila, o que faz dela a maior fonte de clorofila em nosso planeta. Se a clorofila é a luz do sol capturada pela planta através da fotossíntese, eis aqui uma maneira eficaz de levar o seu brilho para o interior dos órgãos do corpo. É um alimento solar que nutre nosso corpo e nossa alma.

 

 

>> Proteínas

 

A grande concentração de proteínas de excelente qualidade na Chlorella traz uma série de benefícios à saúde.Em especial o aminoácido essencial chamado triptofano, precursor da serotonina — conhecida por ser o hormônio da felicidade por sua ação no desenvolvimento físico e mental que gera uma sensação de bem-estar.

 

 

>> Fibras

 

A Chlorella é apresenta fibras na sua composição, que além de beneficiarem o funcionamento intestinal, agem absorvendo as toxinas eliminando-as nas fezes.Outra função seria de promover o crescimento de bactérias benéficas do intestino, como o lactobacillus.

 
 
>> Sais minerais

 

Cerca de 10% da Chlorella é composta por sais minerais, essenciais à saúde, como potássio, magnésio, cálcio, ferro, zinco, selênio, fósforo, importantes para as ações metabólicas do organismo.

 
 
>> Antioxidantes

 

A Chlorella contribui para a melhora do efeito antioxidante, moléculas que agem contra os radicais livres, responsáveis pelo surgimento de alguns tipos de câncer e pelo envelhecimento precoce.O corpo por si só tem uma maneira de expulsar as substâncias indesejáveis, com a ajuda de vários órgãos. Ainda assim, às vezes, é preciso estimular essa capacidade natural.​Sendo assim, o consumo de Chlorella pode agir favorecendo a desintoxicação, já que se trata de um  poderoso desintoxicante.Alguns estudos já demonstraram que a alga age como se fosse um envelope, envolvendo as substâncias tóxicas, facilitando sua eliminação.

 

 
>> Vitaminas

 

Um superalimento como a Chlorella não poderia deixar de ter vitaminas em sua composição. São elas: vitaminas E e C, vitamina K e complexo B (B1, B2, B6 e B12).

 

 

Possui diversas vantagens como:

 

Auxiliar no tratamento de doenças degenerativas e estados de desnutrição, no reestabelecimento da saúde da pele e nos tratamentos contra obesidade.

 

Desintoxica o sangue e regula a glicose, distúrbios digestivos e cardiovasculares, melhora a atividade cerebral, previne a anemia, ajuda na hipertensão, úlceras do estômago, duodeno e gastrites crônicas e tem ação cicatrizante.

 

A parede celular da alga Chlorella, sendo composta de microfibras de celulose e por polímeros carotenóides - Sporopollenin promove várias ações importantes e benéficas no intestino: melhora a sua funcionalidade, estimula o crescimento de bactérias benéficas da flora intestinal, absorve as substâncias tóxicas presentes na luz intestinal, além de promover um funcionamento regular dos movimentos peristálticos do sistema digestivo.

 

O alto teor de fósforo proporciona uma melhora na atividade cerebral. Também tem demonstrado excelentes resultados no combate à hipertensão e na redução dos níveis de colesterol. A Chlorella é rica em vitaminas do complexo B, principalmente a B12, vital na formação e regeneração das células sanguíneas que, juntamente com o ferro, fazem desta alga um produto indicado no tratamento e prevenção da anemia.

 

Outro benefício do chlorella é sua capacidade de equilibrar o pH do nosso corpo. O pH ideal no nosso organismos é cerca de 7,2-7,4. Mas a nossa dieta de hoje, baseada principalmente, de alimentos processados, tem criado uma geração de pessoas com  pH desequilibrado.Os alimentos processados e refrigerantes são mais ácidos do que o nosso organismo. Este é um ponto vital, porque a maioria das doenças prospera em um ambiente ácido e é suprimida em um ambiente alcalino.

 

Um dos maiores benefícios da chlorella é ser um agente anti-câncer, pois fortalece o sistema imunológico.  Relatos científicos relatam que a Chlorella pode aumentar o nível de albumina no corpo. A albumina é uma proteína normalmente presente na corrente sanguínea que protege contra doenças como câncer, diabetes, artrite, AIDS, pancreatite, cirrose, hepatite, anemia, e esclerose múltipla.

 

O consumo de Chlorella tem efeito direto na ação da insulina, visto que aumenta a sensibilidade ao hormônio, facilitando o controle da glicemia. Um estudo (veja aqui) publicado no Journal of Medicine Food, observou que consumir diariamente 8 gramas de Chlorella leva a uma diminuição das taxas de LDL e glicose no sangue.Outra curiosidade é em relação à visão, como a Chlorella age beneficiando a visão, devido à ação dos carotenóides, o consumo do alimento diminui o risco de perda de visão associado ao diabetes.

 

A Chlorella tem entre suas propriedades o famoso Fator de Crescimento Chlorella (FCC ou CGF), que é um composto conhecido por sua capacidade de regeneração e reparação no desenvolvimento celular.Ele contém altos níveis de ácido ribonucleico (RNA), ácidos nucleicos e ácido desoxirribonucleico (DNA), que, na verdade, são a matéria prima para a construção celular.Graças ao FCC é possível acelerar o processo de cicatrização, bem como a recuperação de lesões. Ele age também no processo de crescimento de crianças e adolescentes e, ainda, retardando o processo de envelhecimento.Essa é uma das mais interessantes razões para tomar Chlorella, pois se trata de um componente extremamente raro. A Chlorella é o único alimento do mundo que contem o FCC em sua composição.

 

O consumo de Chlorella pode fortalecer o sistema imunológico — foi o que concluiu um estudo (veja aqui) desenvolvido na Yonsei University da Coreia do Sul. De acordo com o estudo, o uso diário de Chlorella foi responsável pelo aumento da atividade de células responsáveis pelo combate a tumores e infecções virais, como as  NK (natural killer), um tipo de linfócito — célula de defesa do organismo.

 

 

Como consumir a Chlorella?

 

Como qualquer alimento funcional, a Chlorella tem seus efeitos e benefícios percebidos após algum tempo, que pode variar entre semanas e meses, dependendo da facilidade de assimilação de cada organismo.

 

Pode ser encontrada no mercado em cápsulas, tabletes, pastilhas ou em pó.

O consumo da Chlorella da Ocean Drop é feito com o uso de 4 cápsulas (2 gramas) ao dia, sendo distribuída antes das suas duas principais refeições. Você encontra essa opção na Boaformula. 

 

 

Chrorella >> MODO DE CONSUMO EM CÁPSULAS

SOU PRÁTICO

Consuma duas cápsulas antes das duas principais refeições. Por exemplo, duas antes do café da manhã e duas antes do almoço.

 

SOU CRIATIVO

Você é do tipo de pessoa que adora bebidas e alimentos saudáveis? Então deixe a imaginação fluir, abra as cápsulas e adicione a biomassa de chlorella em suas receitas.

 

ATLETA

Consuma de 2 a 4 cápsulas de chlorella após a sua atividade física para estimular a recuperação dos músculos e tecidos do seu organismo.

 

DETOX

Consuma 4 cápsulas de cápsulas antes da sua última refeição do dia para fazer uma limpeza profunda em seu organismo.

 

DIVERSÃO

Gosta de sair e se divertir na noite? Consuma 2 cápsulas de chlorella antes e depois de sair e minimize os efeitos da má alimentação e do álcool.

 

 

Além do consumo como suplementação em cápsula, podemos adicionar esse super alimento em nossas receitas também!

 

 

Panqueca Grão de Bico com Chrorella

 

Ingredientes

  • ½ xícara de farinha de grão de bico

  • 1 colher de sopa de aveia

  • 1 colher de sopa de psyllium

  • 1 colher de sopa de chia

  • ½  xicara de água

  • 1 colher de sopa de óleo de cartamo

  • 1 colher de chá de chrorella (se tiver disponível em cápsulas, adicionar a dose que iria ingerir diariamente)

  • Sal a gosto

*Pode incluir spirulina também!.

 

 

Modo de preparo

 

Bata no liquidificador o grão de bico com água, óleo, psyllium e aveia até virar uma pasta homogênea. Adicione a spirulina e/ou chrorella e veja a mudança de cor para um tom esverdeado/azulado maravilhoso! Adicione junto o sal e temperos que desejar e leve a uma frigideira pré aquecida para cozinhar. Em fogo baixo vá cuidando até ficar dourada de ambos lados. O recheio podem ser dos mais variados para se deliciar com essa panqueca! Deixe sua criatividade fluir e busque variar sempre os ingredientes que irão compor sua panqueca para se beneficiar da biodiversidade de alimentos que existem.

 

 

Também podemos usufruir de seus benefícios antioxidantes adicionando essas microalgas em mascaras faciais para cuidados com a pele!!

 

 

Máscara facial Antioxidante com Chrorella

Primeiro passo é adicionar a argila Branca em torno de 1 colher de sopa para mascaras faciais para 1 pessoa. Se desejar fazer para mais pessoas, adicionar 1 colher de sopa/pessoa.

 

Segundo passo é adicionar nossas amiga alga, em torno de 1/2 colher de chá.

 

Terceiro passo é misturar bem até os secos ficarem homogêneos. Nessa mistura adicionamos água thermal de Menta da WNF

 

Os óleos essenciais escolhidos para potencializar o tratamento foram: 1 gota de óleo essencial de alecrim + 1 gota de óleo essencial de limão siciliano (OE fotossensível)

 

Depois de pronta é só aplicar sobre a pele limpa e manter agindo por cerca de 30minutos. Lembre de sempre ir umedecendo a mascara para que ela não retire em excesso a oleosidade natural de nossa pele! Para retirar, você pode utilizar um Ecodiscos de Crochet da Vegalótus que você encontra na Boaformula, para um ritual de autocuidado LixoZero ou remover com água em movimento circulares para promover uma esfoliação estimulando a regeneração celular!

 

Para finalizar, utilize uma água thermal ou tônico e aplique seu hidratante facial.

 

 

>> Um cuidado no consumo

 

Apesar das diversas razões para tomar Chlorella, ela tem algumas contraindicações.

 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) restringe o uso para gestantes, lactantes e crianças até 11 anos, mas estes grupos podem consumir com a prescrição de uma nutricionista ou médico.

 

Existem ressalvas no consumo para pessoas alérgicas a fenilalanina e a frutos do mar.

 

 

Bibliografia:

“Teor de clorofila e perfil de s ais minerais de Chlorella vulgaris cultivada em solução hidropônica residual”, Fabiano Cleber BertoldiI, Ernani Sant’AnnaI ,Jorge Luiz Barcelos OliveiraII

“Potencial nutricional, funcional e terapêutico da cianobactéria spirulina Nutritional, functional and therapeutic potential of cyanobacterium spirulina”, Cristiane Alves De Oliveira , Aline Aparecida de Oliveira Campos , Sônia Machado Rocha Ribeiro , Wemerson de Castro Oliveira4, Antônio Galvão do Nascimento.

Material fornecedor Ocean Drop

 

 

 

A sua saúde em boas mãos.

 

 

 

Fonte: Articulista Natália F. Jonas (Instagram @nfeksa)

Please reload

Gostou e quer encomendar?
         51 99702.5060
       

Meratrim® | Diminuição das Medidas de Cintura e Quadril

15 Jan 2020

1/6
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

                   (51) 3311.1144

 

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta

8:30 às 18:00

Sábado

9:00 às 13:00

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30