top of page

Dica Saudável | Argila Branca



Hoje na Dica Saudável nossa conversa será sobre um elemento que é objeto de estudo de várias áreas como química, agronomia, mineralogia, tecnologia dos materiais, medicina e estética: a argila. Para Geremias (2010 p. 103) “por ser uma matéria prima de ocorrência natural e abundante, abrange um amplo espectro de produtos”. Segundo este autor, a argila é utilizada como adsorventes em processos de clareamento na indústria têxtil e de alimentos, carreadora de medicamentos e excipientes na indústria farmacêutica ou mesmo em processos de remediação de solos (GEREMIAS, 2010). Nosso foco será os benefícios terapêuticos e medicinais da argila, falando sobre uma variedade que é coringa para uso estético e terapêutico: a argila branca. Ela é rica em silício e alumínio, sendo a mais suave de todas as argilas. O alumínio na sua composição justifica as suas propriedades cicatrizantes, antisséptica e absorvente.


A argila é um elemento conhecidos pelo homem faz muitos anos. Apontamentos históricos revelam que o uso da argila na antiguidade era muito difundido. Gregos e egípcios a aplicavam para a limpeza da pele. As argilas com finalidades terapêuticas, são utilizadas desde os primórdios da civilização para tratamento de feridas, inibição de hemorragias e em picadas de animais (ANDRADE, 2014).


Juntamente com a água e as plantas, a argila é um dos três mais antigos e poderosos medicamentos da humanidade. Porém, a argila é bastante usada para fins estéticos, mas existem documentos que indicam que na Idade Antiga a utilização da argila já tinha prescrições para fins medicinais. Atualmente, o uso dos princípios ativos naturais da argila, estão presentes na maioria de suas formulações cosméticas (AMORIM, 2015). A argila faz parte dos vários tipos de solos e são importantes constituintes da crosta terrestre, podendo ser encontrada em seu estado puro ou conjugada a outros minerais. De acordo com Medeiros (2014), o termo argila não tem significado genético, sendo utilizado para os materiais que são o resultado do intemperismo (modificações de caráter físico (degradação) e químico (decomposição) que as rochas sofrem), da ação hidrotérmica ou se depositaram como sedimentos fluviais, marinhos ou eólicos. O interesse deste tema se dá pelo fato de haver pouca literatura sobre este referindo-se à argila com suas funções estéticas. O que mais encontra-se estão em sites, apostilas e revistas voltadas para a área da beleza e de terapias complementares.


Como a argila atua?


• A argila, por possuir partículas microscópicas, tem um elevado poder de absorção de toxinas e calor.

• Além disso, existem 3 fatores que ajudam a explicar sua ação terapêutica:

– 1) Composição geológica. Componentes fundamentais: mica, feldspato, quartzo. Estes componentes estão presentes em quantidades diferentes segundo o terreno.

– 2) Composição química. A composição química oscila em termos de:Silício, Alumínio,Ferro, Cálcio ,Potássio, Magnésio. O efeito das argilas dependem da composição química, do tipo, do local de onde é retirada, do armazenamento e da forma de preparo da argila utilizada.

– 3) Troca de energia com a área afetada. A argila é capaz de absorver a energia danosa acumulada na área doente e transmitir sua energia de elevada qualidade vital. Por exemplo: compressa fria de argila em processos inflamatórios. Ela torna-se quente, pois absorve o calor da região doente.

Encontram-se argilas de variadas cores e cada uma com diferentes composições químicas como: verde, vermelha, amarela, branca, cinza, preta.


Argila Branca


A argila branca é suave com textura delicada. Em sua analise química encontra-se como componente químico em destaque o oxido de silício. O silício tem função importante na formação de colágeno e elastina, dando uma característica mais resistente, uniforme e aspecto jovem a pele.




Beneficios medicinais e terapêuticos da argila branca:


· Nutre a pele tendo efeito depurativo

· Higienizante

· Descongestionante

· Tensor suave

· Revitalizante

· Anti-inflamatória

· Ajuda a clarear manchas leves

· Cicatrizante

· Possui um pH muito próximo ao da pele

Situado nas duas extremidades da gama cromática, o branco assim como o preto tende a ser absoluto, variando apenas do fosco ao brilhante, ambos significam ausência ou junção de todas as cores. Considerado o mundo onde todas as cores se fazem presentes o branco muitas vezes é considerado uma não cor, ele produz sobre a alma o mesmo efeito de um silencio absoluto, pois transborda de possibilidades vivas. (CHEVALIER; GHEERBRANT,1998).


Na Argila Branca pode-se encontrar os seguintes componentes:


· alumínio (Al) - CFC;

· óxido de magnésio (MgO) – HC;

· óxido de cálcio (CaO) – CFC;

· enxofre (S) – ortorrômbica; ferro (Fe) – CCC; boro (B) – romboédrica; potássio (K) – CCC;

· cálcio (Ca++)– CFC; silício (Si) – cúbica; e óxido de enxofre (SO3) – ortorrômbica.


As diversas funções fisiológicas desses elementos foram citadas anteriormente nas argilas verde, vermelha e amarela (HENKE, 2012; GOPINATH et al. , 2003; SAMPAIO, 2008; STARIOLO, 2009).


Para provocar mais suavidade na intensidade energética de outras argila , a branca por ser considerada a mais suave e utilizada com outros tipos de argilas para amenizar seus efeitos, em sua composição química podemos encontrar o oxido de silício , que tem um função importante no estimulo da produção de colágeno e elastina na pele (PERETTO, 1999; TUROVELSKY, 2005). Para inicio de tratamentos estéticos ou terapêuticos, a argila branca é amplamente associada a outras variedades como argila verde e argila vermelha. Essa sinergia reduz a intensidade de ação dos estímulos energéticos quando aplicada na pele, podendo ser uma boa opção para observar como sua pele reage com a aplicação da argila até chegar aos 100% de uma única cor.


A argila branca promove efeitos eficazes na suavização de rugas, linhas de expressão e manchas causadas pela exposição excessiva ao sol, nutre a pele tendo efeito depurativo, higienizante, descongestionante, tensor suave e revitalizante, é mais indicada para esfoliação facial por conter grânulos irregulares e arredondados (MEDEIROS, 2013; HAUCK, 2011; CLAUDINO, 2010).


Além disso, atua em manter a atividade fisiológica e estrutural de tecidos e sistemas, tais como resistência óssea, elasticidade, função muscular e formação de cartilagem, entre outras. Com o envelhecimento do corpo, naturalmente ocorre redução considerável de sua concentração no organismo, e isso influi na diminuição da elasticidade, resistência e tensão da pele. Tem efeito depurativo, descongestionante, higienizante,tensor suave(progressivo) e revitalizante. Melhora o aporte sanguíneo para a pele, nutre e oxigena. Promove equilíbrio dérmico. (O PODER DA ARGILA MEDICINAL, GABRIELA DA SILVA MEDEIROS)


É comprovado que a argila branca surte bons efeitos em suavizar rugas e linhas de expressão. Casos de manchas na pele provocadas por exposição solar inadequada também são tratadas com a aplicação dessa argila. É a mais apropriada para esfoliações faciais, principalmente para peles delicadas.

Importante ressaltar: As argilas podem ser definidas pela sua composição mineralógica ou pela forma como estão distribuídos os seus grânulos, esses fatores são essenciais para saber as propriedades físico-químicas que uma determinada argila possui. Cada argila possui sua particularidade no que se diz respeito aos fins terapêuticos, as cores são fatores contribuintes para esta diferenciação. Para a utilização da argila correta depende da avaliação de um(a) profissional a qual indicará a cor correta a ser utilizada, bem como a necessidade de utilizar-se sinergias para o objetivo do tratamento.O resultado depende da composição química do solo, as argilas mais utilizadas são: verde, branca, amarela, preta, rosa, e vermelha.


Deste modo podemos perceber que as argilas nos traz perceptíveis e satisfatórios resultados quando utilizadas em tratamentos estéticos e em tratamentos medicinais, onde elas são utilizadas como uma auxiliar nos tratamentos; e que sua utilização já vem dos nossos antepassados além de que a argila é um produto natural, deste modo torna-se um produto muito fácil de ser utilizado, pois geralmente não acarreta nenhuma conseqüência maléfica ao cliente, como por exemplo uma reação alérgica, que geralmente pode ser causada por produtos industrializados.


Preparo: A argila branca pode ser utilizada para tratamentos estéticos e medicinais. Abaixo separamos algumas sugestões de uso para você cultivar um momento de autocuidado com a argila medicinal branca. Ela vem na forma de pó, portanto é necessário misturar com um meio fluido para aplica-la sobre a pele, podendo ser ele água mineral, hidrolatos e infusão de ervas medicinais. É indicado que se utilize sempre recipientes de cerâmica, vidro ou plástico para fazer o que chamamos de pasta da argila, pois os de metal podem interferir nos minerais contidos na argila. Misture a quantidade desejada de argila branca em água até formar uma pasta, textura lembrando maionese. É importante bater bem a argila para incorporar e atingir o ponto denso e pastoso.


Como usar: Inicie lavando bem a área que irá aplicar a argila com sabonete gentil, pode ser utilizado o Fitodetergente ou Sabonete Calmante da Boaformula. Aplique a pasta formada por toda face, exceto na região dos olhos e boca e deixe agir por 20 minutos antes de removê-la com água. Lembre de não deixar a mascara secar, enquanto ela está úmida segue fazendo as trocas e removendo as tóxicas de sua pele. Aplique uma cada grossa e umedeça se necessário com água mineral, infusão de ervas ou água thermal. A máscara pode ser feita a cada duas semanas.Após remover a mascara de argila indicamos o uso de um tônico facial e hidratante. Produtos a base de argilas, como sabonetes, podem ser usados diariamente.




Sabia que você pode se beneficiar da argila branca através de uma mascara capilar?


A máscara capilar de argila branca deve ser aplicada no cabelo úmido, massageando o couro cabeludo lentamente e deixando agir por volta de 20 minutos. Não esfregue a pasta de argila branca nos fios pois o atrito poderá danificá-los. A pasta desliza naturalmente sobre os fios sem adição de força. Para melhores resultados você pode finalizar o tratamento com óleos vegetais, veja qual o mais adequado para a finalidade desejada e aplique após a remoção da argila.

Como as argilas são consideradas anti-resíduos, elas proporcionam uma limpeza profunda no couro cabeludo. Para cabelo que contêm químicas, como as dos processos de relaxamento e alisamento, a aplicação da argila branca deve ser feita dois meses após o procedimento químico, pois ela poderá remover certas substâncias que estão contidas nesse processo.

Podem também ser usadas como "pré-xampu" para aliviar a coceira do couro cabeludo. O tratamento com argila no cabelo pode ressecar os fios quando feito em excesso - aplicar a cada 15 dias é o suficiente para nutrir o cabelo. Vale ressaltar que, para tais benefícios, a argila deve ser natural e pura, livre de substâncias nocivas à saúde. Na Boaformula você encontra as argilas da WNF.


Sobre a WNF


Desde 1995, a WNF oferece uma filosofia naturalista e sustentável por meio de seus produtos naturais de alta performance para todas as áreas da saúde e beleza.


Dentro do mundo WNF, a qualidade de um produto natural deve provir de uma relação mais profunda com o meio ambiente e com uma legítima operação verticalizada, o que torna a WNF referência no plantio, fabricação, comercialização e educação em óleos essenciais e cosméticos naturais.


A WNF possui sólida tradição em transmitir conhecimentos científicos e realiza um trabalho pioneiro para ensinar as pessoas a viver com mais qualidade de vida e harmonia com a natureza.


Conheça mais sobre a WNF aqui.


Nós da Boaformula compartilhamos os valores e propósitos da WNF em promover saúde e qualidade de vida aliada a natureza. Na loja você encontra uma variedade de produtos como óleos essenciais, águas thermais, óleos vegetais, repelentes e argilas. Venha conhecer!

Sugestões de Receitas:

Mascara de argila facial Calmante

Ótima para peles para todos os tipos de pele e principalmente benéficas as sensíveis.Promove um relaxamento para o corpo e mentes agitadas. Pode ser aplicada a noite antes de dormir para um sono reparador.

· 2 colheres de sopa de argila branca

· Hidrolato de lavanda ou infusão com camomila

· 1 gota de óleo essencial de lavanda francesa

Mascara anti inflamatória

Com potencial antiinflamatório, vem restaurar o equilíbrio da pele nutrindo e hidratando com vitaminas e minerais.

· 2 colheres de argila branca

· 1 colher de chá de cúrcuma

· Água mineral ou hidrolato de lavanda

· 1 gota de óleo essencial de copaíba

Mascara de Argila peles secas

Uma mascara suave para nutrir e hidratar a pele com efeito calmante e anti inflamatório.

· 2 colheres de sopa de argila branca

· Hidrolato de lavanda

· 1 gota de oleo essencial de ylang ylang

Mascaras peles oleosas

Com propriedades antissépticas, adstringentes e desintoxicantes, aliviam inflamações e regulam a oleosidade.

· 1 colher de argila branca

· 1 colher de argila verde

· 1 gota de óleo essencial de melaleuca

· Hidrolato de menta piperita

Mascara peles maduras

Com propriedades hidratantes, regeneradora, revitalizante , doando elasticidade e maciez a pele. Possui efeito tensor.

· 1 ½ colher de argila branca

· ½ colher de argila vermelha

· Hidrolato de gerânio ou palmarosa

· 1 gota de óleo essencial de olibano

Mascara capilar Hidratante

Hidrata, dá brilho e equilibra a oleosidade.

· 5 a 8 colheres de argila

· Hidrolato de alecrim ou água mineral

· 2 gotas de Óleo essencial de cedro Virginia

Para outros desequilíbrios e realização de procedimentos com argilas indicamos que você procure um profissional de saúde que irá lhe indicar as técnicas especificas para promover harmonia ao seu corpo e mente. Cada caso é um caso. Observe como sua pele reage as argilas, a branca é uma boa opção de iniciação. Ela pode também ser aplicada pura sobre a pele com água mineral e já promove benefícios incríveis a nossa saúde.

Referencias:

ARGILOTERAPIA: LEVANTAMENTO DOS CONSTITUINTES E ULTILIZAÇÕES DOS DIFERENTES TIPOS DE ARGILA por Bruna Toyoki, Ana Caroline de Oliveira.

Estudo da Caracterização e composição de argilas de uso cosmético, Ana Balduino

O poder da argila medicinal, Gaciela da silva de Medeiros.

Artigos scielo e fornecedores.



A sua saúde em boas mãos.

bottom of page