top of page

Dica Saudável | Argila roxa e os seus benefícios



Argila Roxa


De maneira geral, as argilas absorvem toxinas e impurezas da pele, melhoram a circulação, controlam a oleosidade e estimulam a regeneração celular! As cores das argilas mudam pela diferente composição de minerais dada a diferentes locais de incidência, trazendo propriedades especiais a cada variedade. Hoje na Dica Saudável compartilharemos sobre a Argila Roxa, argila com uma cor maravilhosa tendo magnésio como componente químico em destaque. O primeiro mineral a se esgotar no organismo sob estresse é o magnésio. O efeito do estresse sobre a pele induz a formação de rugas, acentua os sinais, resseca e a envelhece rapidamente.


A argila roxa possue ações terapêuticas que são: antisséptica, analgésica, desintoxicante, mineralizante, equilibradora térmica e energética, anti-inflamatória, bactericida e cicatrizante. Suas partículas microscópicas com elevado poder de absorção de toxinas e calor. Possui elementos químicos semelhantes aos do corpo humano, como Silício, Alumínio, Cálcio, Ferro, Potássio, Magnésio entre outros. Além de, suas propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e desintoxicantes (LAMAITA, 2014).


Segundo DORNELLAS e MARTINS (2013), as argilas apresentam propriedades cosmetológicas, devido às trocas iônicas que ocorrem entre seus elétrons livres (íons de Manganês, Magnésio, Alumínio, Ferro, Sílica, Titânio, Cobre, Zinco, Cálcio, Fósforo, Potássio, Boro, Selênio, Lítio, Níquel, Sódio e outros) e a pele. Por isso, possuem propriedades que são fundamentais em tratamentos estéticos:


1- Liberação dos elementos: a argila libera os íons que a constituem (ativos). Isto ocorre, devido a sua capacidade em reter água e fazer trocas iônicas de íons como o Sódio, Potássio, Cálcio, Magnésio, entre outros, com a pele.


2-Absorção: A absorção é a passagem de substâncias do local de contato, que pode ser a pele, os endotélios, um órgão ou capilares, para o sangue. É um processo físico-químico no qual, ocorre a passagem de elementos químicos e vários nutrientes provenientes das argilas, chegam às células, passando através das membranas celulares.


3 - Adsorção: Fixação de moléculas de uma substância (o adsorvato) na superfície de outra substância (o adsorvente). Essa propriedade fornece à argila a capacidade de adsorção de toxinas




Magnésio


O magnésio cumpre papeis importantes e está presente no córtex adrenal, vasos sanguíneos, sistema cerebral e nervoso, coração, ouvido interno, hipotálamo, rins, fígado, músculos, próstata, baço, testículos e tiróide. Ele funciona em sinergia com o cálcio, e juntos promovem a qualidade e bom funcionamento dos ossos, dentes e tecidos.Este mineral está envolvido no funcionamento de mais de 300 reações enzimáticas no corpo, incluindo aquelas que envolvem a síntese de proteína, contração e relaxamento muscular, atividade cardíaca e metabolismo dos ossos.


Na pele, ajuda a estimular a produção de colágeno e dá firmeza, melhorando aquele aspecto cansado. Assim, a sua máscara é ótima para quem possui a pele seca e sensível. Com efeito tensor, vem trazer elasticidade para o tecido com propriedades rejuvenescedoras e desintoxicantes.



Geoterapia e os Beneficios medicinais do uso de argila roxa


A geoterapia é o uso terapêutico de argilas, que são definidas como materiais naturais terrosos que possuem em sua composição diferentes tipos de minerais: silicatos lamelares de magnésio e de alumínio, quartzo, feldspato, carbonatos, óxidos metálicos e cálcio. Desde a antiguidade médicos já faziam o uso terapêutico de argilas (KATLEEN et al., 2012). Para Limas, Duarte e Moser (2010), a Argiloterapia ou Geoterapia é o uso da terra no combate às enfermidades e uma das mais importantes técnicas terapêuticas da medicina natural. As argilas com finalidades terapêuticas são utilizadas para tratamento de feridas, inibição de hemorragias, picadas de animais e em tratamentos estéticos. As máscaras faciais argilosas são as preparações cosméticas mais antigas usadas para tratamentos de beleza (MATTIOLI et. al., 2016).


Na antiguidade, a argila já utilizada com fins terapêuticos pelos egípcios e os gregos, que aplicavam a argila para a limpeza da pele. Cleópatra, conhecida como a antiga deusa egípcia, utilizava máscaras de argila para conservar e destacar a pele do rosto. Mas acreditava-se que foi Pompeia, mulher de Nero, quem desenvolveu a máscara facial para conservar a pele contra a ação do sol e de agressões diárias (LOPES, 2014).


A argila roxa é uma das incidências mais raras, sendo muito indicada a peles maduras, sem viço, sensíveis e até com rosácea. Possui um efeito relaxante e elimina radicais livre.




《 Beneficios para pele》

A argila roxa sendo rica em magnésia, oligoelemento com o poder de fixar os íons de Potássio e Cálcio, atua diretamente na hidratação e na síntese das fibras de colágeno, que é a proteína que dá sustentação para a pele. Com isto, a argila roxa possui ação rejuvenescedora, auxiliando no aumento do tônus muscular e promovendo uma pele mais firme e com melhor aspecto e textura.


💜A argila Roxa vitaliza e hidrata a pele e auxilia na eliminação do excesso de oleosidade. Tem efeito relaxante e favorece a eliminação das toxinas, impurezas e radicais livres originários do estresse cotidiano. Ativa a circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador celular.

💜Limpa, purifica e tem ação esfoliante, removendo as células mortas e impurezas, e assim, promovendo uma pele mais limpa e macia. Equilibra as necessidades de hidratação da pele, deixando uma sensação de maciez, suavidade e limpeza. Libera elementos que fazem parte da constituição da pele e que vão protegê-la e ajudar a eliminar as toxinas. É eficaz contra a acne e tem efeito rejuvenescedor do tecido.

《Beneficios para o corpo 》

Além de ser benéfica para a saúde da pele como um todo, ao ser utilizada no corpo, esta argila ajuda na queima de gordura localizada e na drenagem de celulite, além de combater a flacidez devido ao seu efeito tensor.


《Beneficios para os Cabelos》

Assim como a maioria das argilas, a roxa também regula a oleosidade no couro cabeludo. Mantendo a produção de sebo equilibrada, a fim de garantir nem o excesso e nem a falta em nossa raiz. As trocas iônicas da argila roxa são capazes de promover uma melhor circulação sanguínea, promovendo um estimulo para o crescimento saudável dos fios. E isso vale tanto para o couro cabelo, quanto para a pele do rosto e corpo.



Sugestões de uso da Argila Roxa!




















Solarização:


A prática de solarização ativa a pizoeletricidade, potencializando os efeitos medicinais e terapêuticos da argila. Basta colocar em um recipiente de vidro ou cerâmica por alguns minutos no sol.


A eficácia do tratamento da argiloterapia pode ser potencializada com a associação a outros métodos terapêuticos, para produzir um efeito mais eficaz, é o que chamamos de mecanismos potencializadores e destacamos entre vários, a utilização de óleo essencial (LIMAS; DUARTE; MOSER, 2010).



>> Máscara Facial de Argila Roxa Rejuvenescedora


· 2 colheres de sopa de argila roxa

· Água thermal de gerânio

· 1 gota de óleo essencial de olíbano


Misturar a argila em pó com a água thermal em quantidade suficiente para criar uma pasta (consistência semelhante a maionese). Adicione 1 gota de óleo essencial e misture. Aplique uma camada média-grossa na face limpa com ajuda de um pincel. Permaneça com a máscara por no máximo 25 minutos, lembrando de ir umedecendo ela com ajuda da água thermal caso secar. Lave o rosto com água e aplique um hidratante. Indicamos o uso da água thermal de lavanda e 3 gotinhas de óleo vegetal de rosa mosqueta.



>> Máscara Facial com Argila Roxa Calmante


· 1 colher de sopa de argila roxa

· 1 colher de sopa de argila branca

· 1 gota de óleo essencial de lavanda francesa

· Água thermal de lavanda


Misturar a argila em pó com a água thermal em quantidade suficiente para criar uma pasta (consistência semelhante a maionese). Adicione 1 gota de óleo essencial e misture. Aplique uma camada média-grossa na face limpa com ajuda de um pincel. Permaneça com a máscara por no máximo 25 minutos, lembrando de ir umedecendo ela com ajuda da água thermal caso secar. Lave o rosto com água e aplique um hidratante. Indicamos o uso da água thermal de lavanda e 3 gotinhas de óleo vegetal de jojoba.



>> Argila Corporal Desintoxicante

(ajuda na queima de gordura localizada)


· 5 colheres de sopa de argila roxa

· Água thermal de menta

· 3 gotas de óleo essencial de capim limão (lemongrass)


Misturar a argila em pó com a água thermal em quantidade suficiente para criar uma pasta (consistência semelhante a maionese). Adicione o óleo essencial e misture. Aplique uma camada média-grossa na barriga ou nas pernas. Permaneça por 20-40minutos. Lave o corpo com água abundante.



Bibliografia: Artigos scielo, material fornecedores.



A sua saúde em boas mãos.






bottom of page