top of page

Dica Saudável | Aveia coloidal para a saúde da pele




A pele é o maior órgão do nosso corpo que permite conectar o mundo externo com nosso mundo interno, nos fornecendo sensações como mudança de temperatura, o carinho de um toque, a suavidade do vento e também é uma barreira protetora importantíssima para o equilíbrio do organismo. Podemos aqui fazer uma dica saudável inteira sobre como esse órgão multifuncional, mas nosso propósito é resgatar um cereal que é utilizado como cosmético para preservar a saúde da pele a muitos anos: a aveia. Para o bom funcionamento desse órgão, sua hidratação é muito importante e está relacionada com sua capacidade de retenção de água diante da influência de diversos fatores internos e externos. Pode ser um bom indicador da nossa saúde, sendo o estado de ressecamento desencadeado por fatores como: pouca ingestão de água, uma alimentação desequilibrada, estresse, exposição ao sol em demasia e vento, banhos quentes e até contato com produtos inadequados para o seu tipo de pele. O cuidado com a pele começa de dentro para fora, com uma alimentação saudável e nutritiva, uma mente saudável, prática regular de atividades física e consumo regular de água! Uma boa dica é consumir chás que ajudem a alcançar a recomendação diária de líquidos, consumir alimentos ricos em gorduras boas como abacate, castanha de caju ou semente de girassol. Somos o que comemos, nossa pele reflete isso! Além dos cuidados internos existem algumas formulações cosméticas que nos ajudam a cuidar da pele e a aveia coloidal é um ingrediente natural bem interessante para promover suavidade e maciez na pele por ser rica em ácidos avênicos A e B, ácido pantotênico, ácido salicílico, vitaminas B1 e B2, beta-glucanos e uma alta porcentagem de aminoácidos.



Beneficios da aveia


• Emoliente;

• Nutritiva;

• Hidratante;

• Remineralizante;

• Restauradora de tecidos;

• Suavizante;

• Amaciante.


A pele: maior órgão do corpo


A pele é vital a nossa saúde e bem-estar. É o maior órgão visível, cobrindo quase 2m² e compondo quase um sexto do peso corporal e merece um cuidado especial. A busca por ingredientes de origem natural, assim como desenvolvimento de formulações inovadoras na área da saúde e beleza, tem crescido nos últimos tempos em virtude dos estudos que apontam a grande aplicabilidade das matérias primas vegetais. A aveia(Avena sativa) é um exemplo de fonte de obtenção de diversos insumos cosméticos e farmacêuticos, possuindo uma composição rica em amidos, antioxidantes, anti-inflamatórios, beta-glucanas e componentes exclusivos como as avenacinas e as avenatramidas. (HARTUNIAN-SOWA; WHITE, 1992; DIMBERG et al., 1993; KURTZ; WALLO, 2007; SOUZA; JUNIOR, 2016).


A pele é um órgão dinâmico, constantemente variável. Consiste de três camadas principais: a epiderme, a derme e a hipoderme (camada subcutânea). Cada uma delas é composta por várias sub-camadas. Os apêndices da pele, tais como folículos e glândulas sebáceas e sudoríparas, também desempenham uma função global. O estado da pele também pode ter um impacto significativo em nossa auto-estima. Gostaríamos de lembrar que a pele é um organismo vivo, ela não é algo fixo, ela está. Esse indicador de nossa saúde é um aliado para a gente se observar e escolher com consciência mudar hábitos em nossas vidas que possam não estar contribuindo para o bom funcionamento do nosso organismo.Não existe uma pele perfeita, mas existe uma pele saudável e cuidados que podemos cultivar para manter seu equilíbrio.



Características botânicas da aveia


CLASSE: Liliopsida como a Iris ORDEM: Poales como o abacaxi FAMÍLIA: Poaceae como o arroz e o trigo

GÊNERO: Avena

CICLO: Anual

A aveia é um cereal, como o Arroz e o milho, pertencente ao gênero Avena, da família Poaceae e seu nome científico, herdado do latim, é Avena sativa L. Pertence à mesma família do trigo e é muito mais rica em substâncias nutritivas.


São conhecidas cerca de 130 espécies, a forma de aveia mais utilizada e comum na alimentação brasileira é a Avena Sativa, de grão amarelado.


A Aveia, é uma herbácea de ciclo anual, que atinge aproximadamente um metro de altura, as espécies selvagens podem variar entre 50 cms. e 1,5m de altura. Possui raiz fasciculada, da qual se origina uma haste ereta, cheia de nós e terminada por inflorescências do tipo panícula.Suas folhas, lineares e mais ou menos ásperas, apresentam uma grande lígula de formato oval.


As flores são verdes e crescem dispostas em espigas, formando panículas piramidais. Seu fruto é do tipo caripose, de formato elíptico, pubescente e possui pericarpos esbranquiçados ou negros. Nas plantações, sua coloração verde intenso, faz com que, quando o vento passe por uma plantação, pareça um grande mar ondulante. História do uso da Aveia

A Aveia vem sendo utilizada como ingrediente cosmético há muito tempo. O costume do banho de aveia para aliviar o ressecamento da pele é uma prática antiga. Dizem que a aveia era uma das sete dádivas de Demétria e teve sua possível origem em Atlântida, mas não se sabe exatamente quando e onde apareceu. O cultivo da aveia remonta a tempos imemoriais. Descobertas arqueológicas revelaram sua utilização em povoados pré-históricos e aldeias da Europa central e do oeste asiático. Análises genéticas mostram que a aveia selvagem teve sua origem no crescente fértil do Oriente Médio, já as espécies silvestres haploides A. sterilis e A. fatua, progenitores das aveias cultivadas, é da região da Ásia Menor.

Desde 1.000 a.C. a aveia é reconhecida na Europa e Inglaterra como alimento essencial para a saúde. Na Irlanda e Escócia, a aveia encontrou maior aceitação sendo usada em uma variedade de mingaus. No final do século XVII A aveia já estava extensivamente estabelecida na Europa Ocidental para a produção de grãos e de forragens para os cavalos na Europa do Norte, a relação estabelecida entre aveia e alimentação de cavalos influenciou decisivamente sua expansão no período em que o animal servia como principal meio de tração.


Foi introduzida na América do Norte em meados de 1600 pela colônia inglesa. A época de introdução da aveia no Brasil não está determinada, possivelmente, foram os espanhóis que introduziram a cultura da aveia na América, provavelmente a Avena byzantina. Mais tarde, a Avena sativa e a Avena strigosa foram introduzidas na parte sul do continente. O Brasil apresenta registro de cultivo de aveia desde o século XV. A área da cultura tem se concentrado na região sul do país, com registros de cultivo no Mato Grosso do Sul, a partir da década de 1980, e registros esporádicos em estados como Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.

A medicina popular prescreve banhos de aveia para peles ressecadas e sensíveis, regiões onde há a sensação de comichão, ardência ou eritema. Esse uso tradicional da aveia como calmante da pele está cientificamente respaldado e existem inúmeros trabalhos científicos que asseguram tal ação.


Aveia Coloidal


O FDA (Food and Drug Administration), órgão regulamentador norte-americano, que legisla sobre medicamentos, alimentos e cosméticos, classificou os derivados de aveia como colloidal oatmeal (aveia coloidal) como protetor para a pele. A composição da aveia é rica em ácidos avênicos A e B, ácido pantotênico, ácido salicílico, vitaminas B1 e B2, beta-glucanos e uma alta porcentagem de aminoácidos, que doam maciez e suavidade à epiderme irritada.


A aveia coloidal apresenta diferentes mecanismos de ação na pele, além de proporcionar melhoria no sensorial nas formulações onde é utilizada. A sinergia dos componentes da aveia coloidal tem demonstrando vantagens no cuidado de dermatoses inflamatórias com comprovações científicas. (PILLAI; REDMOND; RÖDING, 2005; MICHELLE GARAY, et al., 2015; ILNYTSKA et al., 2016). Apresentase como um pó resultante de um processo de moagem e processamento de todos os grãos, obtendo por fim partículas extremamente pequenas e padronizadas, este processo permite com que a aveia atinja seu estado coloidal. A forma de coloide permite um aumento na capacidade de absorção de óleos e água, um aumento na biodisponibilidade de beta-glucanas e outras matérias bioativas já que as partículas de menor tamanho liberam mais facilmente seus compostos (KURTZ; WALLO, 2007).



Benefícios da Aveia Coloidal


• Alta concentração de aminoácidos com perfeita afinidade pela pele, proporcionando aumento do fator de hidratação natural

• Excelente potencial hidratante a curto e longo prazo

• Estimula colágeno reduzindo as rugas e linhas de expressão

• Pode ser incorporado em todas as formulações cosméticas

• Indicado para auxiliar no tratamento da dermatite atópica por conter avenacinas

• Promove toque seco, sedoso e suave na pele

• Pode ser utilizado para o cuidado da pele do bebê

• Indicado para peles irritadas, secas, sensíveis e acneicas


Indicações de uso

O FDA (2003) classificou aveia coloidal como protetor da pele, podendo ser empregada em produtos para higiene, tamponamento, hidratante, protetor, calmante, anti-irritante e antioxidante. Diversos outros estudos realizados demonstram a efetividade da aveia coloidal em casos de dermatite atópica, comprovando seus efeitos inclusive benefícios cicatrizantes (NEBUS et al., 2014).


Contêm polissacarídeos, que, em contato com a água, se tornam gelatinosos e formam uma fina barreira protetora que dificulta o ressecamento, combatendo a pele sem brilho e a secura escamosa. É eficaz, também, no tratamento de sintomas da pele seca com prurido, erupções cutâneas, escaras e descamação, pois contém beta-glucana, que penetra pela pele proporcionando uma hidratação profunda. Melhora a cicatrização de feridas superficiais e abrasões e melhora a deposição de colágeno e a ativação de células imunitárias no interior da pele.


Rica em ácidos avênicos, ácido salicílico, vitaminas do complexo B, aminoácidos e lipídeos, a Aveia tem sido usada por milhares de anos para tratar o eczema, picadas de insetos e infecções devido às suas propriedades anti-inflamatória, antioxidantes e calmante (melhorando a sensação de coceira)..


A aveia tem três grupos de hidratos de carbono. O primeiro grupo é de fácil digestão, fazendo com que seja um cereal adequado para a alimentação na primeira infância. Um segundo grupo se desmancha e intumesce, produzindo mingau. O terceiro grupo é semelhante a frutose (açúcar), não precisa de insulina para se decompor e, por isso, é um alimento importante para os diabéticos.


Ajuda a proteger o coração e a circulação contra a arteriosclerose. É rica em cálcio, ferro e magnésio. Tal como o arroz, é altamente anabolizante, porém é acrescida do componente calor, que atua no polo metabólico do organismo, sendo muito recomendada para atletas e esportistas.


A beta-glucana e seus benefícios


A beta-glucana é um dos ativos mais importantes que compõe a Aveia Coloidal - Oat Cosmetics, podendo ser utilizado para várias ações e diferentes formulações. Esta gama de ações pode ser compreendida através do entendimento da interação entre as glucanas e o organismo humano.


Watson et al (2008) reportaram que o envelhecimento da pele é causado por dois mecanismos – intrínseco (cronológico) e extrínseco (foto danificada). As consequências do processo intrínseco são as linhas finas e rugas superficiais enquanto o processo extrínseco, devido aos danos solares, causa a formação de rugas profundas.


Histologicamente, a pele que é intrinsecamente envelhecida, possui atrofia na matriz extracelular (MEC) e contém nível de colágeno reduzido. Já a pele fotoenvelhecida exibe outras alterações na MEC dérmica incluindo significante queda do nível de colágeno. Essa redução no volume e funcionalidade do colágeno resulta em perda da estrutura da pele, particularmente na junção dermoepidérmica e no consequente desenvolvimento das rugas.


Além disso, Wei et al (2002) afirmam que as glucanas aumentam a deposição de colágeno e resistência à tração em modelos experimentais de reparo de feridas. O estudo sugere que as glucanas modulam a cicatrização de feridas através de um mecanismo indireto, em que os macrófagos são estimulados para liberar fatores de crescimento e citocinas


Psoríase e Aveia coloidal


A psoríase é uma dermatose inflamatória crônica caracterizada por placas avermelhadas cobertas de escamas prateadas, micáceas, tendendo para a distribuição simétrica nas superfícies extensoras das extremidades, principalmente joelhos e cotovelos. De ocorrência universal, a psoríase acomete igualmente homens e mulheres, sendo das dermatoses mais frequentes na prática clínica. No mundo acomete cerca de 2% da população. No Brasil não existem estudos sobre a sua prevalência. Aspectos ambientais, geográficos e étnicos podem interferir na sua incidência. A doença pode ocorrer em qualquer idade com picos de incidência na segunda e quinta décadas de vida associados a diferentes antígenos de histocompatibilidade. A administração de medicamento diretamente sobre a lesão cutânea permite minimizar possíveis efeitos colaterais em outros órgãos e na pele não lesada. Nas formas leves de psoríase, a terapêutica tópica, seja em monoterapia, seja combinada, costuma ser suficiente para o controle das lesões. Nas formas moderadas a graves, o tratamento local, quando associado à fototerapia e/ou à terapia sistêmica, propicia maior conforto ao paciente e acelera a melhora. Produtos tópicos com ação queratolítica, emolientes ou umectantes estão incluídos no programa terapêutico, como coadjuvantes ou em alternância com os produtos ativos nas fases assintomáticas (CONSENSO BRASILEIRO DE PSORÍASE, 2012)


Dermatoses como a psoríase causam grande impacto na qualidade de vida dos pacientes, as manifestações cutâneas geralmente são inestéticas e comprometem a autoestima dos indivíduos acometidos por esta patologia (MINGORANCE et al., 2001; LUDWIG, et al., 2009). Não há na literatura científica descrições específicas sobre a ação da aveia coloidal na psoríase, porém, existem comprovações dos efeitos da mesma em dermatoses inflamatórias como na dermatite atópica, além de diversos resultados de análise in vitro e in vivo que demonstram que a mesma pode proporcionar grandes benefícios para a pele psoriática mediados pela ação antiinflamatória, antioxidante, cicatrizante e hidratante.


Curiosidade da aveia


A Aveia está presente na meditação com os dias da semana, proposto por Rudolf Steiner:


Dia da semana: sexta feira

Planeta: Vênus

Elemento: fogo

Metal: cobre Reflexão do dia - Memória certa: “A disposição de aprender da vida o mais possível. Nada acontece que não se nos preste a experiências úteis na vida. Se fizemos algo de forma errada ou incompleta, isto será um motivo para fazer algo semelhante, numa ocasião posterior, correta e perfeitamente. Vendo agir os outros, devemos vê-los sob o mesmo critério ( embora sempre com um olhar carinhoso). Não devemos fazer nada sem lembrar vivências que possam ser uma ajuda em nossas decisões e realizações. Pode se aprender muito de qualquer ser humano, inclusive de crianças.”

Nossa proposta com essa Dica Saudável é que você conheça mais os benefícios desse cereal que é muito especial e rico em nutrientes benefícios a nossa saúde. Podemos ingerir ele e nutrir nosso corpo, como também se beneficiar de suas propriedades através dos cosméticos. Fale com sua dermatologista, biomédica, fisioterapeuta dermatofuncional ou o profissional da saúde que cuida da sua pele sobre a possibilidade de utilizar a Aveia Coloidal em seu dia a dia. Cada pessoa é única e apresentará uma condição na pele que orienta a forma de uso e a dosagem da Aveia coloidal. Unindo saberes populares e tradicionais com inovação cientifica e pesquisa conseguimos trazer no mundo farmacêutico substâncias químicas que nos ajudam na manutenção da nossa saúde, são saudáveis a nossa saúde e ao meio ambiente. Espero que tenham gostado.

Podemos também estar nos beneficiando da aveia através de banho em casa com flocos de aveia dissolvidos em água morna!


Banho hidratante



· 10ml de Camomila

· 10ml de Lavanda

· 25ml de Aveia em flocos

Aqueça uma água até quase levantar fervura. Desligue o foco e adicione seu preparado de ervas com aveia que promovem ação hidratante, cicatrizante e anti inflamatória sobre a pele. Espere até amornar e despeje sobre seu corpo antes do banho. Cuidado para não se queimar, a temperatura do banho deve ser agradável a pele para não machucar. Lave bem seu corpo com as ervas e a aveia, massageando sobre a pele. Fique com o preparado por pelo menos 10 minutos e pode seguir seu banho normalmente. Crianças podem se beneficiar muito dessa receita também, trazendo um carinho para o corpo junto com propriedades medicinais e terapêuticas. Essa receita é bem intuitiva e você pode preparar ela a quantidade que desejar para ter prontinho e facilitar o uso.

Bibliografia:



A sua saúde em boas mãos.

bottom of page