top of page

Dica Saudável | Especial Final de Ano



Hoje a Dica Saudável é edição especial a virada do ano e preparamos algumas dicas especiais para cuidar do corpo e mente e promover renovação a esse final de ciclo. O ano de 2020 não foi fácil para ninguém, mas, ao olharmos para trás, precisamos agradecer a sorte de termos conseguido superar os dias mais difíceis com fé. Já nos primeiros meses do ano, éramos aterrorizados com a notícia de que um vírus invisível e muito perigoso se espelhava pelo mundo e logo chegaria até nós. O tempo foi passando e observamos que essa doença vai além daquilo que ele se apresenta, o vírus com sua força, levou muita gente querida para longe de nós, afastou famílias, isolou pessoas e encobriu sorrisos. Quantas perdas, quanto vazio e quanta angústia. Foi um ano de isolamento, que abalou nossas estruturas e se apresentou com muitos desafios. Incerteza da economia global, mudanças de comportamento e rotina, casos alarmantes de racismo, feminícidio, queimadas e poluição, isolamento social, crise, eleições, corrida pela vacina... foram marcantes acontecimentos que com certeza ficarão na nossa memória para sempre. De forma totalmente atípica, as pessoas foram obrigadas a ressignificar as pequenas coisas, a se reconectar com a essência e a tudo o que nos torna humanos, valorizando as pequenas coisas que realmente valem a pena. A pandemia da covid-19 afetou várias áreas da vida. Por isso, a chegada do novo ano pede por um respiro profundo e por uma renovação das energias.


Hora de deixa ir, desintoxicar dos comportamentos e pensamentos que sugam a energia vital. Dá trabalho e é doído, mas faz parte do crescimento. Uma coisa é certa, a impermanência rege a vida! E 2021 será um renascer das cinzas. Que a tempestade que foi esse ano possa florescer muito amor, empatia e esperança em nossos corações. Se, antes da pandemia, o hábito de refletir sobre o ano que passou e traçar objetivos e metas para o próximo era comum, agora, se tornou ainda mais necessário. Embora esse ano tenha sido complexo e nessas festas não possamos comemorar como queremos, é hora de parar e agradecer. São muitas as questões que escapam do nosso controle na vida, mas ainda podemos controlar a forma como agimos diante das coisas. Exercitar o sentimento de gratidão no dia a dia faz bem para a gente e também para quem está próximo.


Descobrimos mais do que nunca o quanto somos adaptáveis, empresas tiveram que se reinventar para manter o negócio vivo entre muitos, aprendemos a sorrir com os olhos, a se conectar com as pessoas amadas de outras formas, nos colocando a refletir e olhar pra dentro e tantos outros aprendizados com os desafios enfrentados em 2020. Por isso, hoje gostaríamos de expressar nossa gratidão apesar de tudo. Agradecemos imensamente a todos os nossos parceiros, clientes e colaboradores que estiveram ao nosso lado em 2020 pela parceria e confiança! Obrigada por se conectarem com a sua própria saúde e permitirem que a Boaformula fizesse parte, cumprindo seu propósito de manter a sua saúde em boas mãos.


“Somos o resultado da superação das diferentes crises que vencemos ao longo da vida.” Frei Jaime Bettega


Pensando nisso, nada melhor do que trazer a sabedoria das plantas medicinais para equilibrar e renovar nossa energia. Ervas e plantas possuem ricas propriedades e ativos terapêuticos, conhecidos há milhares de anos. Cada erva, planta, flor e fruto tem uma propriedade diferente e pode ajudar em diversos aspectos de nosso bem-estar e de nossa saúde. Um jeito fácil e acessível de obter essas propriedades são nos banhos de ervas.


Os banhos de ervas são ótimos e eficazes para repor energias, purificar nosso corpo, aliviar estresse e diminuir nervosismo. Por serem um grande aliado da saúde e só nos darem benefícios, hoje vamos te passar receitinhas de banhos de ervas pra você fazer em sua casa para renovar as energias para esse novo ano que se inicia. Vem com a gente:



Banhos de ervas especial Ano Novo


>> Banho de Limpeza, equilíbrio e desintoxicação


Esta receita é para quem quer banir as energias negativas de sua vida, trazendo desintoxicação e proteção. Vem desinflamar e acalmar nossos sentimentos e emoções, trazendo tranquilidade para pensar de forma coerente na tomada de uma decisão. Promove uma limpeza profunda de dentro para fora.


Ingredientes


· 4 litros de água;

· Dois punhados de folhas de hortelã secas da Ah natu!*

· 3 colheres de sopa de argila verde WNF*

· 2 colheres de sopa de sal grosso

· 10 gotas de óleo essencial de lavanda*


Como preparar


Coloque os 4 litros de água no fogo. Após levantar fervura, desligue o fogo. Coloque a hortelã e tampe o recipiente. Deixe a mistura descansar em infusão por cerca de 20 a 30 minutos.


Na sequência, coe a mistura e acrescente o sal grosso, argila e óleo essencial na água.

Faça seu banho diário normalmente. Em seguida, despeje seu banho de ervas devagar do pescoço para baixo.


Enquanto joga a água, mentalize coisas boas. Coloque sua melhor presença no aqui e agora. Acenda uma vela e um incenso para consagrar esse momento.


Benefícios das ervas!


>> Hortelã


Na Fitoenergética, o chá de hortelã:

  • Abre caminhos na vida;

  • Ajuda a entender e trabalhar dificuldades com o pai;

  • Elimina a hipocrisia e a falsidade;

  • Gera efeito analgésico;

  • Elimina fibromas;

  • Reduz o estresse;

  • Ajuda a mudar o pensamento e a gerar vitalidade energética geral em casos de câncer.


>> Argila Verde


A argila é um mineral proveniente de rochas sedimentares composta de finos grãos de silicatos de alumínio associada a óxidos que confere diversas tonalidade e propriedades a partir de suas diferentes concentrações e procedência. Se apresentam brancas, vermelhas, douradas, pretas, verdes e roxas, e sua origem vem de processos físico e químicos bem lentos. Um dos medicamentos mais antigos conhecidos pelo homem, sendo utilizada tanto em tratamentos holísticos, estéticos e medicinais. Grandes aliadas a saúde da pele, possuem propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias e desintoxicantes. A argila verde tem muitas propriedades de cura, prevenção de doenças e diversas formas de aplicar para cada problema específico. Ela vem participar do nosso banho com seus muitos benefícios, alivando o estresse, limpando a pele e desintoxicando seu corpo de dentro para fora. Nada melhor que um banho quente com argila e ervas, não é mesmo?


Beneficios:

· Ativador de circulação sanguínea e linfática;

· Ativador do sistema nervoso e de glândulas sebáceas;

· Reconstituinte de glóbulos vermelhos;

· Tônico dos órgãos e regularizador do metabolismo;

· Antiinflamatório;

· Regenerativo e cicatrizante;

· Refrescante ou aquentador, é equilibrante térmico do corpo, absorvendo o calor do organismo ou oferecendo calor ao organismo; Alivia dores e tensões;

· Calmante;



>> Óleo essencial de Lavanda


O óleo essencial de lavanda é um dos óleos essenciais mais usados por conta de sua delicadeza e por não ser irritante para a pele. Tem ainda propriedades calmantes e relaxantes. Vem acalmar os nervos, relaxar os músculos, é antidepressivo, antitensão muscular, facilita o sono, é antisséptico e antibacteriano e promove a digestão. Além disso possui propriedades que protegem nosso campo, trazendo autoconfiança e equilíbrio.



>> Banho Calmante e Revigorante


Nossa sugestão é utilizar 3 colheres de sopa Chá na Ah natu! Sossego* para te acompanhar nesse momento com 4 litros de água. Um blend especial que reúne Capim cidreira, Melissa, Maçã, Laranja, Camomila, Lavanda, Funcho e Erva-doce. Saboroso e ideal para promover ações calmantes e que ajudam a sossegar a mente, depois de um dia cansativo, induzindo o sono e aumentando o tempo de descanso. Delicado, leve e simples. Misto de aromas e sabores, a simplicidade dos mais clássicos chás. Os mais conhecidos chás relaxantes aliados a delicadeza e efeitos da Lavanda trazem em sua composição, leve e adocicada, ideal para momentos de reequilíbrio e encontro consigo mesma. Sugerido para ser realizado e consumido a noite ou em dias agitados.



Como preparar


Coloque os 4 litros de água no fogo. Após levantar fervura, desligue o fogo. Coloque a sinergia de ervas na panela e tampe. Deixe a mistura descansar em infusão por cerca de 20 a 30 minutos.


Faça seu banho diário normalmente. Em seguida, despeje seu banho de ervas devagar do pescoço para baixo.


Enquanto joga a água, mentalize coisas boas. Perceba os aromas e o toque do banho de ervas na sua pele. Coloque sua melhor presença no aqui e agora. Acenda uma vela e um incenso para consagrar esse momento.



Benefícios das ervas!


>> Capim cidreira


O capim-cidreira, também conhecido como capim-limão ou capim-cidrão, é muito comum nas regiões tropicais do Brasil. Seu óleo essencial tem componentes como limoneno, citronelal, mirceno, geraniol, e o citral, que é o principal responsável pelo efeito terapêutico relaxante. Durante o preparo do chá, os óleos essenciais são liberados, trazendo seus efeitos relaxantes.


Na Fitoenergética, o chá de capim-cidreira:

  • Elimina pesadelos, insônia e desordens do sono;

  • Traz um sono vitalizador e energizante;

  • Limpa estados obsessivos;

  • Gera harmonia;

  • Elimina a ansiedade em geral, o nervosismo e a irritação mental.


>> Melissa


A melissa, presente no Meu Chá Sossego, auxilia na melhora do humor e redução do estresse psicológico, por conta de seus polifenóis e óleos essenciais. Sua variedade de psicoativos naturais interage com o cérebro trazendo seu efeito relaxante, sendo o ácido rosmarínico, uma substância capaz de que aumentar os níveis de GABA (mecanismo cerebral que acalma as células neurológicas).


Seu benefício terapêutico está conectado ao amor, intuição, saúde e harmonia.A erva-cidreira ou melissa atua principalmente no 4º chakra (cardíaco) fortalecendo o coração e a expansão dos sentimentos amorosos, promovendo a reconexão do indivíduo com o universo. Também ajuda no caso de perdas, trazendo aceitação para as fases de transição, e nos conflitos do campo amoroso em geral (amor próprio, relacionamentos, divórcios, etc).


Na fitoenergética ela ensina a ser doce, saber viver e amar, com honestidade em relação aos nossos sentimentos. Auxilia na eliminação de traumas diversos.



>> Camomila


As delicadas flores de camomila possuem aroma suave que ajuda a acalmar e diminuir ansiedade. Compostos ativos como o alfa bisabolol, apresentam propriedades de indução do sono e relaxamento muscular.


Na Fitoenergética, o chá de camomila:

  • elimina a raiva, o ódio, as mágoas;

  • ajuda a ter esperança e saber perdoar;

  • elimina o medo e a falta de fé;

  • gera otimismo e elimina o estresse emocional;

  • acalma e relaxa em casos de nervosismo e hiperatividade.


>> Erva Doce


A erva-doce possui uma rica composição que contribui para a melhora da qualidade do sono e promoção do relaxamento muscular. Além disso é rica em nutrientes que ajudam a melhorar as funções digestivas, especialmente no período noturno.


Na Fitoenergética, o chá de erva doce:

  • promove o otimismo, a motivação, a vontade;

  • aumenta a coragem;

  • diminui a ansiedade;

  • gera dinamismo;

  • ajuda a saber organizar suas prioridades.

Por diminuir a ansiedade, quando utilizado antes de dormir, induz a uma leve sonolência.


Você pode estar preparando uma xícara de chá para tomar enquanto prepara o seu banho, trazendo esse momento gostoso de autocuidado e relaxamento.



>> Banho Renovação e Materialização de sonhos


Ingredientes


· 2 colheres de sopa de Cavalinha Ah natu!*

· 3 gotas de óleo essencial de gengibre*

· 7 gotas de óleo essencial de capim limão*

· 4 litros de água


Como preparar


Coloque os 4 litros de água no fogo. Após levantar fervura, desligue o fogo. Coloque a sinergia de ervas na panela e tampe. Deixe a mistura descansar em infusão por cerca de 20 a 30 minutos.


Faça seu banho diário normalmente. Em seguida, despeje seu banho de ervas devagar do pescoço para baixo.


Enquanto joga a água, mentalize coisas boas. Perceba os aromas e o toque do banho de ervas na sua pele. Coloque sua melhor presença no aqui e agora. Acenda uma vela e um incenso para consagrar esse momento.


Benefícios das ervas!


>> Gengibre - Óleo da materialização dos sonhos.


Promove confiança, presença no aqui e agora, força e energia corporal para concretizar sonhos. Anti-inflamatório e analgésico auxilia em dores causadas por inflamação.


  • Propriedades físicas: Antiulcerogênico. Antiemético e digestivo, alivia os sintomas relacionados com enjoo, náuseas e vômitos, além de má digestão e gases. Anti-inflamatório. Aumenta a imunidade3. Estimula a circulação sanguínea deficiente nas extremidades do corpo.

  • Propriedades emocionais: Combate letargia, falta de ânimo e de disposição.

  • Propriedades vibracionais: Promove autoconfiança, coragem e poder pessoal, estimula a iniciativa e a determinação.


>> Capim limão – Óleo da renovação


O óleo essencial de capim-limão é extraído da gramínea tropical do gênero Cymbopogon, muito usada na culinária, fitoterapia e cosmetologia. Extraído das folhas e caules do capim-limão, o óleo essencial tem um poderoso aroma cítrico.


Embora o capim-limão tenha sido tradicionalmente usado para tratar problemas digestivos e pressão alta, o seu óleo essencial tem muitos outros benefícios potenciais à saúde. Por isso está se tornando uma alternativa natural na aromaterapia para ajudar a aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão. Estimula o afeto, consciência coletiva e a lembrança do "chá da vovó" .


  • Propriedades físicas: Fungicida e bactericida, combate pé de atleta e é desodorante. Tônico e adstringente, trata acne e poros abertos. Anti-inflamatório e vasodilatador, tem poder de baixar a pressão arterial, trata celulite e promove a drenagem linfática.

  • Propriedades emocionais: Combate insônia, estresse e ansiedade. Auxilia em casos de hiperatividade.

  • Propriedades vibracionais: Liberta pensamentos negativos, harmoniza ambientes, auxilia na dificuldade de concentração, alivia fadiga mental e estresse. Estimula o 2°, 3° e 4° chakra.


>> Cavalinha


O chá de cavalinha é obtido a partir da planta Equisetum arvense L.. Para ajudar a equilibrar os sentimentos e trazer mais doçura para a vida, nada melhor do que a Cavalinha.


A Cavalinha está ligadas às questões amorosas e sentimentais. Vem ancorar nossa energia para esse banho de renovação, onde podemos semear nossos sonhos com leveza, sem tanta cobrança pessoal e culpa. Conhecida como diurética, vem movimentar nossas águas internas, promovendo benefícios significativos em condições de retenção de líquidos, permitindo a sua maior eliminação.


“Mágoa vem de má água, ou seja, água parada que apodrece. Mágoa são sentimentos que retemos e que só faz mal para uma pessoa: você.” Anderson Cavalcante


* Você encontra esses produtos em nossa loja!


Orientações Gerais


· Procure não se enxugar após jogar o banho de ervas em você, é importante para que os fluidos e as propriedades sejam absorvidas. Permaneça com o banho no corpo por, pelo menos, 10 minutos.

· Os banhos devem ser acompanhados de preces e desejos pessoais sinceros, peça, converse e visualize o que você quer. Os resultados são ótimos e imediatos para aqueles que acreditarem, se quiserem, podem acender uma vela branca e incenso durante o processo. A intenção que você coloca nessa momento é o que torna tudo mágico. Tire esse momento para você, para estar com você presente no aqui e agora. Peça por proteção e prosperidade para o ano que vai entrar e agradecendo o ciclo que se encerra

· Façam entre hoje e dia 2 de preferência! Bom rituais de virada de ano.



Por que utilizar um incenso junto com seu banho de ervas?


Os benefícios do incenso são bastante difundidos entre os adeptos das práticas espirituais. O elemento é muito utilizado em rituais budistas, umbandistas, indígenas, xamânicos e, até mesmo, nas religiões judaico-cristãs, haja vista o uso de incensários nas sinagogas judaicas e missas católicas.


Simbolicamente, a fumaça do incenso sinaliza a elevação das preces, das dificuldades e de todas as energias ao ar — elemento básico que domina o campo espiritual — de modo que todas essas questões sejam encaminhadas ao universo e tomem seu destino correto.



Pequenos rituais de gratidão para cultivar em 2021!


· faça uma lista sobre o que você é grata.

· olhe para a lua

· cultive a natureza

· doe o que você não usa mais

· reserve alguns minutos para meditar

· Se permita a cultivar autocuidado e um momento para se oferecer um carinho

· coma alimentos saudáveis

· diga para alguém coisas que você aprecia nela

· tome um chá quentinho e acenda um incenso



“As mudanças mais bonitas

Não vem com calma e sossego

São uma ventania incontrolável

Jogando tudo para cima

Nada cai no mesmo lugar

Nem as coisas

Nem o coração

Nem você

- o tempo fechado nos abre.” Ryan Leao



Que nessas festas de final de ano que serão atípicas, seu coração transborde de paz e amor. Que o Ano Novo traga muita esperança, muitos sonhos e oportunidades para realizar. A equipe Boaformula deseja um Feliz Ano Novo a todos! Que a maior promessa de Ano Novo seja o fortalecimento da nossa fé, empatia e amor incondicional e que a saibamos cumprir em cada um dos 365 dias.



A sua saúde em boas mãos.


Fontes:

Material do Fornecedor | AH Natu!

GIMENES, Bruno J. Fitoenergética – A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma. 6ª ed. Nova Petrópolis: Luz da Serra Editora, 2012

bottom of page