• Articulista Natália F. Jonas

Dica Saudável | Óleo Essencial de Citronela



Óleo essencial de Citronela


Nome científico: Cymbopogon winterianus (Citronela Java) / Cymbopogon nardus (Citronela do Ceilão).

Origem: Brasil Sinonímia: Cymbopogon nardus, Cymbopogon confertiflorus, Andropogon ampliflorus, Andropogon nardus, Sorghum nardus.

Nomes populares: citronela, capim-citronela, citronela-do-ceilão (C. nardus), cidró-do-Paraguai, citronela-de-java (C. winterianus).

Família: Poaceae (= Graminae).

Origem: Ceilão, Índia, Java.

Parte utilizada: Folhas e colmos.

Composição Química: Ácido citronélico, borneol, citroneol, geraniol, nerol, citral, citronelal (aldeído), canfeno, dipenteno e limoneno (terpeno).



Conhecido pelas suas propriedades repelentes e seu aroma que remete a sauna, hoje na Dica Saudável vamos compartilhar um pouco sobre o óleo essencial de citronela. Com alto rendimento, ele é um óleo essencial com preço acessível que promove bem-estar e saúde ao nosso corpo e uma ótima opção para a gente usufruir em nosso dia a dia. Sua extração é feita por destilação por arraste à vapor ou hidrodestilação das partes aéreas frescas ou secas, com rendimento de 1litro de óleo essencial a cada 100kg, aproximadamente (dado do Instituto agrônomo de campinas). Amplamente conhecido por sua propriedade repelente de insetos, que se devem à presença de componentes químicos como o citronelal, eugenol, geramiol e limoneno.


Na estação do verão, podemos sentir um aumento nos mosquitos e borrachudos, como também outros insetos que podem provocar doenças (como dengue, malárias, doença de Chagas, etc) sendo a prevenção de picadas uma questão de saúde aliado a busca por repelentes naturais como alternativa para formas menos agressivas para nós e ao meio ambiente.


Esse óleo essencial que é um grande aliado como repelente de inseto (não apenas mosquitos, mas baratas, carrapatos e pulgas), mas não se resume apenas a esse benefício, tendo diversas propriedades medicinais e terapêuticos que podemos usufruir para promoção de bem estar e saúde em nosso dia a dia.



Vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios do óleo essencial de Citronela?


A citronela, planta da família Poaceae, é originária do Ceilão e da Índia, e lá é usada como chá calmante e digestivo (CASTRO et al., 2007). Há duas variedades de citronela amplamente conhecidas por seus óleos essenciais, a citronela de Java (Cymbopogo winterianus) e citronela de Ceilão (Cymbopogon nardus). Diferem-se pela concentração de compostos químicos e suas características botânicas. A citronela de Java é mais rica em citronelal (citronelal (32-45%), geraniol (11-13%), acetato de geranilo (3-8%), limoneno (1-4%)),possui as folhas menores, mais largas e maior rendimento de óleo essencial em relação a de Ceilão, que é mais rico em geraniol (geraniol (18-20%), limoneno (9-11%), metil-isoeugenol (7-11%), citronelol (6-8%), e citronelal (5-15%)), com menor rendimento de óleo essencial e menor potencial repelente. No Brasil, encontramos praticamente a citronela de Java.


Os óleos essenciais são substancias químicas voláteis complexas, que atuam no campo físico, emocional e vibracional. No campo emocional, o óleo essencial de citronela tem efeito esclarecedor e revitalizante sobre a mente, o que pode ajudar a aliviar sensações de depressão. É um tônico geral e possui efeito estimulante, revitalizando e restaurando a energia, auxiliando em momentos de fadiga e cansaço. É relaxante e auxilia com insônia e ansiedade pois traz sensação de calma e serenidade.


No campo físico, além de ser um excelente repelente, é antisséptico, anti-inflamatório e suavizante. Segundo pesquisas, o óleo de citronela tem propriedades antifúngicas que merecem destaque. Ele é muito bom para doenças causadas por fungos como micoses de pele e há estudos que auxilia com candidíase, por exemplo. Seu uso se estende também a agricultura, onde através de pesquisas comprovou-se sua eficácia contra esporos Botrytis cinérea, responsável pelo que chamam de “podridão cinzenta” que ataca diversos tipos de frutas no final do seu amadurecimento. Além disso, o óleo de citronela tem efeito bactericida sendo um aliado para cicatrização de feridas, mantendo limpa e estimulando a regeneração. Com propriedades anti-inflamatórias, é indicado seu uso em sabonetes e séruns para peles acneicas e oleosas. Comprovou-se ser 100% eficaz no controle da bactéria Ralstonia solanacearum que gera perdas em mudas de bananeiras, morangos, batatas e outras plantas. No uso veterinário, se mostrou eficiente para livrar os cães e gatos das pulgas.


No campo vibracional vem limpar as energias densas e negativas, protegendo nosso campo. Auxilia com confusão mental e proporciona uma limpeza nos pensamentos. Ativa o 3 e o 6 chakras.


Com aroma herbáceo fresco, é um óleo essencial multiuso! Pode ser utilizado desde seu uso como repelente, para práticas agrícolas, como desodorizante e analgésico até para momento de autocuidado relaxante, para purificar e renovar as energias.


.

Características botânicas


A citronela é um capim da família Poaceae, uma erva resistente, que se desenvolve principalmente no Sri Lanka (ex-Ceilão) e em Java, mas também é encontrada em Burma, Madagáscar, na Guatemala e América do Sul. Forma uma touceira densa que apresenta folhas inteiras, estreitas e longas que podem atingir até um metro. As folhas apresentam bordas ásperas e cortantes e cor mais escura e brilhante que o capim-limão. Difere deste apenas pelo aroma, que é suave, com perfume de limão, ao contrário da citronela que é bastante forte, talvez até um pouco enjoativo. Ela contém grandes quantidades de óleo essencial citronelal, responsável por suas utilizações repelentes (CASTRO & CHIMALE, 1995).


Pode ser plantada em vasos e jardineiras, assim como em canteiros adubados ou como bordadura em áreas grandes. Apresenta efeitos positivos quando plantada em conjunto com outras plantas, repelindo pragas e desta forma protegendo-as. Deve ser cultivado a pleno sol, em solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica para uma boa produção. Seu crescimento é bastante rápido, o que pode requerer um desbaste periódico. Tipicamente tropical, não tolera frio intenso ou geadas. Multiplica-se facilmente pela divisão das touceiras (CASTRO & CHIMALE, 1995). Durante o crescimento a planta necessita de irrigação, mas próximo à colheita, o excesso de água pode alterar a composição do óleo essencial. Para que a citronela tenha um bom desenvolvimento é necessário muita luz e calor (CASTRO & CHIMALE, 1995)



Quanto às suas propriedades, o óleo essencial de citronela é:

  • antidepressivo, antisséptico, desodorizante, inseticida, estimulante e tônico geral.

  • Tem um grande efeito sobre a mente, através do seu aroma. Assim, consegue aliviar sensações de depressão.

  • Ameniza dores de cabeça, enxaqueca e nevralgia.

  • É um repelente de mosquitos natural.

  • Ajuda a livrar cães e gatos de pulgas.

  • Funciona como um tônico para todo o organismo, equilibrando o coração e o sistema nervoso.

  • É útil no estágio final de doenças, ajudando a restabelecer a tonicidade, o humor e o equilíbrio.

  • Afasta germes.

  • Refresca pés suados e cansados.

  • Alivia as incômodas dores reumáticas.

  • Suaviza a pele se combinado a outros óleos como bergamota.

  • Pode ser usado no xampu e condicionador para limpar, reduzir a oleosidade, combater a caspa e aumentar o brilho.

  • Ajuda a tratar eczema e dermatite, além de prevenir o envelhecimento precoce.

  • Tem propriedades diuréticas que melhoram a micção e a transpiração, ajudando a eliminar toxinas e ácido úrico.

  • Melhora o fluxo sanguíneo e ajuda a tratar dores, como as cólicas menstruais e dores musculares.


Óleo essencial de citronela como repelente natural


Segundo a ANVISA, os repelentes são substâncias utilizadas para a expulsão dos mosquitos, dentre eles: os em espirais, líquidos e em pastilhas. Davis (1985) enfatiza que o termo repelente é atribuído a substâncias químicas cuja a combinação de respostas comportamentais tem como resultado a prevenção da picada dos insetos. Estes repelentes atuam causando uma alteração nos receptores neurofisiológicos dos mosquitos.


Ou seja, os repelentes e inseticidas são formados por componentes químicos que podem levar à morte dos insetos ou apenas os espantam do ambiente. Todavia, os componentes ativos presentes nos repelentes convencionais, podem causar sérios danos à saúde humana. Isso despertou à busca por outras formas de combater sua proliferação utilizando componentes naturais que são menos prejudiciais aos seres humanos como o óleo essencial de citronela.


As picadas de várias espécies de mosquitos podem provocar doenças, como dengue, malária, doença de Chagas, entre outras, por isso é importante a prevenção dessas picadas. Atualmente retorna-se aos conhecimentos tradicionais sobre repelência, buscando uma forma menos agressiva de prevenção. O estudo de óleos essenciais de algumas plantas tem demonstrado seu potencial repelente, e por isso sendo estudados em sua composição química, com o intuito de saber quais são os compostos repelentes dessas plantas (ASCENÇÃO & FILHO, 2013; VELOSO et al., 2012; OLIVEIRA et al., 2009; AFFONSO et al., 2012; ANDRADE et al., 2012; BUENO & ANDRADE, et al., 2010).


O óleo essencial apresenta uma constituição complexa. Contém mais de uma centena de componentes, distribuídos em quantidades variáveis. Seu uso como repelente contra insetos é atribuído à presença de substâncias voláteis em suas folhas, como o citronelal, eugenol, geramiol e limoneno, entre outras, denominadas de um modo geral como monoterpenos (SHASANY et al., 2000).


Estudos recentes destacam o óleo essencial presente na citronela (Cymbopogon nardus (L.) Rendle) como meio natural e eficaz no combate à dengue. A citronela apresenta em suas folhas um óleo essencial, rico em geraniol e citronelal. É uma planta aromática que ficou conhecida por fornecer matéria prima para a fabricação de repelentes contra mosquitos, pois tem a propriedade de afugentar os insetos sem exterminá-los, não provocando um desequilíbrio ambiental (MENEZES, 2005)



Indicações - Formas de uso:


>>Óleo de massagem - O óleo essencial de citronela pode ser diluído em óleos vegetais em uma proporção de 1%(2 gotas para cada 10ml) para aplicação na pele, ajudando a eliminar fungos e feridas. Nunca aplique óleo essencial de citronela diretamente na pele.


>>Armários e roupas protegidos - Uma gota em um chumaço de algodão colocado dentro de uma gaveta mantém as roupas cheirosas e repele traças e insetos.


>>Aroma ambiental para repelir insetos e energias negativas – em aromatizadores elétricos ou “Rechauds” cerâmico com vela: colocar um pouco de água e pingar 1 gota para cada 3 metros cúbicos.


>>Escalda pés para aliviar pés cansados/inchados - diluir 6 gotas do óleo essencial em 1 colher (chá) de álcool de cereais. Adicionar 4 litros de água quente no inverno e água fresca no verão.


>>Pulgas em animais – diluído a 3% em xampus para aplicação ou 10 gotas em 1 colher de chá de álcool de cereais em 3litros de água para banho.


>> Repelente caseiro natural -

Ingredientes:

· Solução hidroalcóolica: 100mL (60ml de álcool de cereais e 40ml de agua destilada ou mineral)

· Óleo essencial de Citronela 3% (60 gotas)

· Óleo vegetal de maracujá: 10ml

Modo de preparo: Os óleos essenciais não são solúveis em agua, por isso precisamos dissolver eles primeiro no álcool de cereais puro. Em um frasco de vidro, separe o volume de álcool de cereais e adicione o óleo essencial de citronela junto com o óleo de maracujá. Misture bem e verta essa mistura no frasco com agua. Misture bem e envase em um recipiente de vidro âmbar com válvula de spray para facilitar a aplicação.



Na Boaformula você encontra formulações prontas com o óleo essencial de citronela para se beneficiar de suas propriedades terapêuticas e medicinais:


>>Spray e Difusor Citrojelly

Proteção natural contra insetos voadores com óleo essencial de Citronela orgânica. Eficaz para repelir os mosquitos Aedes Aegypti, Aquasalis e Culex (mosquito comum). Testes de segurança e eficácia comprovada. Para uso em ambientes, vasos, tapetes, cortinas, entre outros. Efeito de longa duração e alta fixação.


>>Loção Repelente Corporal Citrojelly 120ml

Uma versão loção desse maravilhoso repelente natural para Proteção natural contra insetos voadores com óleo essencial de Citronela orgânica. Eficaz para repelir os mosquitos Aedes Aegypti, Aquasalis e Culex (mosquito comum). Testes de segurança e eficácia comprovada. Dermatologicamente testado.


Modo de usar: Agite antes de usar. Aplique nas áreas expostas do corpo e espalhe até que a loção seja absorvida pela pele. Para aplicação no rosto: aplique primeiramente o produto nas mãos e a seguir leve ao rosto espalhando da mesma maneira. Reaplique a cada 3 horas. Em áreas de incidência conhecida de Malária, reaplique a loção a cada 1 hora.



Contraindicações do Óleo Essencial de Citronela


Sempre dilua o óleo de citronela corretamente antes de usar. Nunca use óleo de citronela não diluído em sua pele. Os óleos essenciais são muito concentrados e podem ser tóxicos se consumidos. Mantenha-os fora do alcance de crianças e animais de estimação. Não utilize em difusor pessoal, apenas no ambiente. Não utilize em concentrações maiores que 18% em aplicações dérmicas.




A sua saúde em boas mãos.



51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo