top of page

Dica Saudável | Óleo Essencial de Citronela



Óleo essencial de Citronela


Nome científico: Cymbopogon winterianus (Citronela Java) / Cymbopogon nardus (Citronela do Ceilão).

Origem: Brasil Sinonímia: Cymbopogon nardus, Cymbopogon confertiflorus, Andropogon ampliflorus, Andropogon nardus, Sorghum nardus.

Nomes populares: citronela, capim-citronela, citronela-do-ceilão (C. nardus), cidró-do-Paraguai, citronela-de-java (C. winterianus).

Família: Poaceae (= Graminae).

Origem: Ceilão, Índia, Java.

Parte utilizada: Folhas e colmos.

Composição Química: Ácido citronélico, borneol, citroneol, geraniol, nerol, citral, citronelal (aldeído), canfeno, dipenteno e limoneno (terpeno).



Conhecido pelas suas propriedades repelentes e seu aroma que remete a sauna, hoje na Dica Saudável vamos compartilhar um pouco sobre o óleo essencial de citronela. Com alto rendimento, ele é um óleo essencial com preço acessível que promove bem-estar e saúde ao nosso corpo e uma ótima opção para a gente usufruir em nosso dia a dia. Sua extração é feita por destilação por arraste à vapor ou hidrodestilação das partes aéreas frescas ou secas, com rendimento de 1litro de óleo essencial a cada 100kg, aproximadamente (dado do Instituto agrônomo de campinas). Amplamente conhecido por sua propriedade repelente de insetos, que se devem à presença de componentes químicos como o citronelal, eugenol, geramiol e limoneno.


Na estação do verão, podemos sentir um aumento nos mosquitos e borrachudos, como também outros insetos que podem provocar doenças (como dengue, malárias, doença de Chagas, etc) sendo a prevenção de picadas uma questão de saúde aliado a busca por repelentes naturais como alternativa para formas menos agressivas para nós e ao meio ambiente.


Esse óleo essencial que é um grande aliado como repelente de inseto (não apenas mosquitos, mas baratas, carrapatos e pulgas), mas não se resume apenas a esse benefício, tendo diversas propriedades medicinais e terapêuticos que podemos usufruir para promoção de bem estar e saúde em nosso dia a dia.



Vamos conhecer um pouco mais sobre os benefícios do óleo essencial de Citronela?


A citronela, planta da família Poaceae, é originária do Ceilão e da Índia, e lá é usada como chá calmante e digestivo (CASTRO et al., 2007). Há duas variedades de citronela amplamente conhecidas por seus óleos essenciais, a citronela de Java (Cymbopogo winterianus) e citronela de Ceilão (Cymbopogon nardus). Diferem-se pela concentração de compostos químicos e suas características botânicas. A citronela de Java é mais rica em citronelal (citronelal (32-45%), geraniol (11-13%), acetato de geranilo (3-8%), limoneno (1-4%)),possui as folhas menores, mais largas e maior rendimento de óleo essencial em relação a de Ceilão, que é mais rico em geraniol (geraniol (18-20%), limoneno (9-11%), metil-isoeugenol (7-11%), citronelol (6-8%), e citronelal (5-15%)), com menor rendimento de óleo essencial e menor potencial repelente. No Brasil, encontramos praticamente a citronela de Java.


Os óleos essenciais são substancias químicas voláteis complexas, que atuam no campo físico, emocional e vibracional. No campo emocional, o óleo essencial de citronela tem efeito esclarecedor e revitalizante sobre a mente, o que pode ajudar a aliviar sensações de depressão. É um tônico geral e possui efeito estimulante, revitalizando e restaurando a energia, auxiliando em momentos de fadiga e cansaço. É relaxante e auxilia com insônia e ansiedade pois traz sensação de calma e serenidade.


No campo físico, além de ser um excelente repelente, é antisséptico, anti-inflamatório e suavizante. Segundo pesquisas, o óleo de citronela tem propriedades antifúngicas que merecem destaque. Ele é muito bom para doenças causadas por fungos como micoses de pele e há estudos que auxilia com candidíase, por exemplo. Seu uso se estende também a agricultura, onde através de pesquisas comprovou-se sua eficácia contra esporos Botrytis cinérea, responsável pelo que chamam de “podridão cinzenta” que ataca diversos tipos de frutas no final do seu amadurecimento. Além disso, o óleo de citronela tem efeito bactericida sendo um aliado para cicatrização de feridas, mantendo limpa e estimulando a regeneração. Com propriedades anti-inflamatórias, é indicado seu uso em sabonetes e séruns para peles acneicas e oleosas. Comprovou-se ser 100% eficaz no controle da bactéria Ralstonia solanacearum que gera perdas em mudas de bananeiras, morangos, batatas e outras plantas. No uso veterinário, se mostrou eficiente para livrar os cães e gatos das pulgas.


No campo vibracional vem limpar as energias densas e negativas, protegendo nosso campo. Auxilia com confusão mental e proporciona uma limpeza nos pensamentos. Ativa o 3 e o 6 chakras.


Com aroma herbáceo fresco, é um óleo essencial multiuso! Pode ser utilizado desde seu uso como repelente, para práticas agrícolas, como desodorizante e analgésico até para momento de autocuidado relaxante, para purificar e renovar as energias.


.

Características botânicas


A citronela é um capim da família Poaceae, uma erva resistente, que se desenvolve principalmente no Sri Lanka (ex-Ceilão) e em Java, mas também é encontrada em Burma, Madagáscar, na Guatemala e América do Sul. Forma uma touceira densa que apresenta folhas inteiras, estreitas e longas que podem atingir até um metro. As folhas apresentam bordas ásperas e cortantes e cor mais escura e brilhante que o capim-limão. Difere deste apenas pelo aroma, que é suave, com perfume de limão, ao contrário da citronela que é bastante forte, talvez até um pouco enjoativo. Ela contém grandes quantidades de óleo essencial citronelal, responsável por suas utilizações repelentes (CASTRO & CHIMALE, 1995).


Pode ser plantada em vasos e jardineiras, assim como em canteiros adubados ou como bordadura em áreas grandes. Apresenta efeitos positivos quando plantada em conjunto com outras plantas, repelindo pragas e desta forma protegendo-as. Deve ser cultivado a pleno sol, em solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica para uma boa produção. Seu crescimento é bastante rápido, o que pode requerer um desbaste periódico. Tipicamente tropical, não tolera frio intenso ou geadas. Multiplica-se facilmente pela divisão das touceiras (CASTRO & CHIMALE, 1995). Durante o crescimento a planta necessita de irrigação, mas próximo à colheita, o excesso de água pode alterar a composição do óleo essencial. Para que a citronela tenha um bom desenvolvimento é necessário muita luz e calor (CASTRO & CHIMALE, 1995)



Quanto às suas propriedades, o óleo essencial de citronela é:

  • antidepressivo, antisséptico, desodorizante, inseticida, estimulante e tônico geral.

  • Tem um grande efeito sobre a mente, através do seu aroma. Assim, consegue aliviar sensações de depressão.

  • Ameniza dores de cabeça, enxaqueca e nevralgia.

  • É um repelente de mosquitos natural.

  • Ajuda a livrar cães e gatos de pulgas.

  • Funciona como um tônico para todo o organismo, equilibrando o coração e o sistema nervoso.

  • É útil no estágio final de doenças, ajudando a restabelecer a tonicidade, o humor e o equilíbrio.