top of page

Dica Saudável | Óleo Vegetal de Pracaxi


Óleo vegetal de pracaxi – Silicone Natural

Nessa dica saudável, queremos compartilhar com vocês uma novidade que chegou na Boaformula: o óleo vegetal de pracaxi. Trata-se de uma espécie nativa da Amazônia, com propriedades medicinais, cuja extração e utilização é comumente realizada por populações tradicionais, principalmente comunidades indígenas da Amazônia. O pracaxi, paracaxi ou paroá-caxi é uma arvore da família das Arecaceae, com altura de 8-14m e frutos tipo vagem com sementes que podem ter até 30% de sua composição em óleo. Chamado de “óleo milagroso” e “silicone natural”, é um óleo rico em propriedades nutricionais para nossa pele e cabelo!



Os óleos vegetais são substâncias lipídicas, obtidas por pressão a frio das partes gordurosas de algumas frutas e leguminosas. Em sua composição química encontramos vitaminas, lectinas, minerias e ácidos graxos essenciais. O uso de plantas para tratamento de enfermidades e como cosméticos é tão antigo quanto a própria existência humana, os princípios ativos existentes na flora amazônica, além dos benefícios sensoriais, estéticos e dermatológicos, carregam também o conhecimento inestimável e a cultura popular.


O conhecimento popular diz que o pracaxi é originado do tupi, que significa “árvore fedida” ou “árvore que cheira forte”, e também indicam o uso do óleo de pracaxi para diversas finalidades como antioxidante, regenerador, revitalizante, para reduzir manchas na pele e auxiliar na prevenção de estrias. O óleo é extraído das sementes com aroma lembrando castanhas com cor amarelo-clara com alto potencial de hidratação. Nos cabelos promove maciez, efeito condicionante, atenua o frizz e devolve o brilho aos cabelos.


Beneficios do óleo de pracaxi


· Ajuda na elasticidade da pele, evitando o aparecimento das estrias;

· Promove clareamento de manchas;

· Promove brilho e maciez aos cabelos, conhecido como silicone natural;

· Atenua o frizz dos fios com efeito condicionante;

· Poderoso hidratante e regenerador celular;

· Antibacteriano e antifúngico ;

· Antioxidante. Indicado para tratamento de rugas e linhas de expressão;

· Inseticida, especialmente contra o mosquito Aedes aegypti;

· Revitaliza a pele;

· Poderoso cicatrizante e anti-hemorrágico. Indicado para sangramentos, cortes pós-operatórios, evitando a formação de queloides e manchas no local lesionado .


Dados físico-quimicos


Tabela: Amazon oil.

É composto por ácidos graxos em uma relação equilibrada de aproximadamente 50/50 entre saturados e insaturados. Seu constituinte principal é o ácido oleico (C 18:1), também chamado de ômega-9. Este ácido graxo é comumente utilizado como um promotor químico de absorção: sua reação com ativos catiônicos produz sais com alto caráter lipofílico, facilitando a difusão e penetração de ativos pelo estrato córneo da pele. Mas a particularidade do óleo de pracaxi está na alta concentração dos ácidos graxos de cadeia longa, o ácido graxo Behênico (C 22:0 – ácido raramente encontrado em outros óleos em grande quantidade e que promove sua excelente capacidade umectante) e Lignocérico (C 24:0), que juntos somam quase 30% da concentração total da cadeia graxa. O óleo ainda contém β-carotenos (pró-vitamina A), tocoferóis e tocotrienóis (vitamina E), em torno de 0,69% de matéria insaponificável total.

Características botânicas do Pracaxi


Na Amazônia brasileira esta espécie pode ser encontrada em terra firme, porém está mais presente em áreas de floresta de várzea. Possui porte arbóreo de aproximadamente 14m, e o diâmetro a altura do peito pode atingir 59cm, com copa densa e tronco reto com casca rugosa. As folhas são compostas, bipinadas, verde escura e de aspecto brilhante, com média de 10 a 30 cm de comprimento. Os frutos são do tipo vagem(com 15 a 25 cm de comprimento com 4 a 8 sementes), secos, de coloração verde, tornando-se marrom escura com a maturação. As sementes são de coloração marroz escura, opaca. Quando a semente é prensada o óleo exsuda rapidamente. ( CONDÉ; TONINI, 2013)



Por tratar-se de uma leguminosa, é fixadora de nitrogênio no solo, mostrando um grande potencial na regeneração florestal e recuperação de áreas degradadas. Por isso, dada tão importância na preservação desta espécie. Possui boa capacidade de propagação e tem tendência ao agrupamento, quanto a sua distribuição. No cultivo da planta, a emergência ocorre entre 30 a 40 dias com taxa de germinação das sementes relativamente alta, e o seu desenvolvimento na várzea é rápido.


Há registros de sua ocorrência na região Amazônica, principalmente nos estados do Amazonas e Pará, na mata pluvial de terrenos inundáveis(igapós e beiras de rios),e nas Guianas(LECOINTE,1947;DUCKE,1949;PIOCORRÊA,1974;LORENZI,2002;PESCE,2009).



Benefícios sociais e ambientais da utilização do pracaxi


A exploração de Produtos Florestais não Madeiros-PFNM é uma alternativa valiosa para as populações rurais que tradicionalmente têm dependido dela para sua subsistência, assim como para propósitos culturais e sociais. Estes produtos também são importantes para os consumidores urbanos que os compram e para processadores e comerciantes que, por sua vez, aumentam seus ingressos financeiros à medida que os mercados urbanos adotam o consumo dos produtos por eles ofertados (LORENZI,2006). Desta forma,o extrativismo de PFNM é visto como um mecanismo para a manutenção dos serviços ambientais, para conservação da biodiversidade,para o incremento da economia regional,da segurança alimentar e da economia global(MOUSSOURIS;REGATO,1999).