top of page

Dica Saudável | Sinergia EU SOU CAPAZ




Um emprego novo? Resgatar seu amor próprio? Mudar de cidade? Aderir hábitos mais saudáveis? Prosperidade? Independentemente de quais forem as suas metas para 2023, a aromaterapia, através do uso dos óleos essenciais, pode ser uma grande aliada para alcançar o que desejamos.


A Aromaterapia é uma terapia natural complementar que se inspira nos óleos essenciais para promoção de saúde física, mental e emocional. É uma prática integrativa com uma diversidade de benefícios medicinais e terapêuticos, podendo trabalhar questões diversas. A Aromaterapia é tema de muitas Dicas Saudáveis onde compartilhamos muitos estudos, pesquisas e sugestões de vivências com os óleos essenciais por sua diversidade de aplicações! Na Boaformula a sua saúde está em boas mãos e diversas sãos formas de promover saúde, reconhecendo que cada pessoa é única e especial e terá uma terapia que mais acolha suas necessidades, por isso buscamos ser abrangentes em nossas abordagens. Acolher a diversidade é preciso! E esse é um dos objetivos da Dica Saudável, trazer dicas simples que sejam inspiração para você trilhar uma vida mais saudável e aderir esses hábitos em seu dia a dia. Vale ressaltar que manter hábitos saudáveis é benéfico para nossa saúde física, mas também nossa saúde emocional, melhorando a autoestima e amenizando a depressão e ansiedade, contribuindo para fortalecer o organismo e reduzir o risco de doenças. Ainda não conhece nossa Dica Saudável? Acesse nosso blog e fique por dentro desse espaço incrível de trocas que a Boaformula preparou para você.


Nessa matéria de hoje, queremos trazer uma vivência aromaterapêutica na Dica Saudável. Para quem ainda não conhece quem está por trás das escritas na Dica Saudável, me chamo Natália Feksa Jonas (@nfeksa) e sou gestora ambiental, aromaterapeuta integrativa e especialista em cosméticos naturais, veganos e sustentáveis. E o que seria uma vivência aromaterapêutica? Seria uma indicação de interação com um óleo essencial ou uma sinergia com um objetivo especifico para atender necessidades físicas, emocionais e mentais. Isso mesmo, pele, corpo, emoção e mente recebem, simultaneamente, os benefícios dos óleos essenciais sendo todas essas esferas influenciadas.


Com essa energia de NOVO ano no ar, queremos falar sobre alguns óleos essenciais que trazerem energia, motivação, vitalidade e empoderamento para vocês realizarem suas metas e objetivos que traçaram na virada. Por aqui, a virada é um momento muito especial para escrever as gratidões por todo aprendizado desse ano que acabou e também as intenções para o novo ano que se inicia. Seja aderir novos hábitos saudáveis como se exercitar com mais frequência, se alimentar melhor ou cuidar mais de você, os óleos essenciais são aliados incríveis para auxiliar nessa jornada! Um momento muito especial para planejar, mas sempre importante reforçar que todo planejamento deve vir seguido de ações! Nós adoramos planejar as coisas, não é mesmo? Sempre imaginamos como seremos ótimos no futuro, mais produtivos, mais saudáveis, fazer aquele hobbie que estava esquecido, etc. E sabia que a Aromaterapia pode lhe ajudar? Leia nossa Dica Saudável até o final para você conhecer os 4 óleos essenciais que podem ser seus grandes aliados nesse ano de 2023 e uma sugestão de sinergia feita especialmente para lhe acompanhar a alcançar seu objetivos em busca de uma vida mais saudável e equilibrada.


Mude seus hábitos com a ajuda da Aromaterapia! Aliado a novos hábitos, vamos começar o ano com novos aromas também?


O nome dessa vivência aromaterapêutica é EU SOU CAPAZ. Feita especialmente para você lembrar da sua força, dessa energia de semeadura desse início do ano e manter ela com você para que no final do ano você possa se orgulhar de ter conseguido o que você se propor! Essa prática pode ser feita agora e em todo momento que você se sentir insegura, perdida, sem energia e motivação para fazer o que precisa ser feito em prol de atingir seu objetivo. Ela é para toda a pessoa que já esqueceu do seu próprio poder sabe? Que se sente fraca perante a vida e está precisando relembrar da sua própria força. Vem trabalhar nosso mundo interior para melhor lidarmos com o mundo exterior, trazendo resiliência e momentos de autocuidado para restaurar nossa energia.


Diante de um novo ano, temos uma nova oportunidade de escrever nossa história. E junto a ele vem as inseguranças, medos e anseios. Embora possa ser algo que não pensamos com frequência, mas a nossa autoestima tem um enorme impacto em como vivemos cada dia.


Quando nossa autoestima está baixa, nos tornamos nosso pior crítico. O diálogo interno negativo pode assumir o controle de nossos pensamentos, resultando em ansiedade, depressão, dependência, inadequação e muito mais. Em poucas palavras, ter uma baixa autoestima pode fazer com que até as atividades diárias mais mundanas se tornem bem difíceis.


A Aromaterapia vem nos ajudar a criar um ambiente saudável em nosso mundo interior, trabalhando emoções e sentimentos para melhorar nossa autoestima. Os óleos essenciais são muito utilizados em terapias holísticas e existem diversos tipos, podendo ser extraído de folhas, caules, flores e raízes, por exemplo. É importante entender as características de cada um deles para saber qual melhor se encaixa nas suas necessidades.


Quando encontramos um aroma que gostamos, ele instantaneamente nos marca provocando uma sensação de bem-estar e relaxamento. É uma verdadeira experiência sensorial, além de nos convidar a dedicar um tempo para cuidar da gente, trabalhando nossa autoestima.


Quando praticamos a Aromaterapia, praticamos um ato de autocuidado, que leva apenas alguns minutos do dia, mas que faz toda a diferença.


Certos óleos essenciais têm propriedades que nos ajudam a sair da rotina e incentivar pensamentos gentis em relação a si mesmo. Manter uma autoestima saudável é um processo ao longo da vida, e o uso de óleos essenciais podem fornecer a quantidade certa de apoio emocional necessário para aprender a amar quem somos e abraçar nossas vidas com confiança.


E quais os óleos essenciais que nós recomendamos para o novo ano?


A vivência aromaterapêutica EU SOU CAPAZ será a indicação de uma sinergia, ou seja, a combinação de mais de um óleo essencial diluída em um óleo vegetal 100%puro e natural para aplicações corporais. A proposta é encontrar alguns minutos do seu dia para cuidar de você e oferecer um carinho ao seu corpo através de uma automassagem com óleos essenciais que vão trabalhar questões físicas, mentais e emocionais. Rápido, prático, simples e muito eficiente! Você pode utilizar a sinergia como também escolher um dos óleos essenciais que você mais se identificou para trabalhar as suas necessidades.


Convidamos você a embarcar com a gente nessa jornada, a mergulhar um pouco mais no universo dos óleos essenciais e poder expressar sua melhor versão nesse ano de 2023. Nossas emoções refletem em nosso corpo físico, por isso cuidar da saúde mental é muito importante quando o assunto é Dica Saudável. Cuide de você com carinho, você merece.



Sinergia EU SOU CAPAZ


Sugestão de base: óleo de abacate (pode ser utilizado óleo de amêndoas doce e semente de uva também) - 2% em 50ml.


· 50ml de óleo vegetal de abacate

· 6 gotas de óleo essencial de gerânio

· 2 gotas de óleo essencial de canela

· 5 gotas de óleo essencial de ylang ylang

· 7 gotas de óleo essencial de cedro atlas


Modo de preparo: No vidro âmbar do óleo vegetal de abacate, adicione os óleos essenciais e misture bem. Essa sinergia acompanhará você durante 7 dias, onde todas as manhãs você reservará 5 minutos para aplicá-la em sua sola dos pés, coxas e abdômen. Aproveite esse momento para se conectar com você, oferecendo um carinho em forma de automassagem ao seu corpo. Esses pontos foram escolhidas a partir da perspectiva da psicossomática, trabalhando nossa relação com nós mesmos e os outros, nosso autoamor, nossa autoconfiança e poder pessoal.


Aqui trouxemos um tempo mínimo de interação com os óleos essenciais para vocês sentirem os benefícios.. É preciso comprometimento consigo! Volte a realizar essa vivência toda vez que sentir que está se desconectando consigo mesmo e seus objetivos. Você pode fazer novamente em um intervalo de pelo menos 28 dias. Nesses 28 dias, tente observar seu corpo. Guarde sua sinergia fora da exposição direta ao sol, em local arejado e de fácil acesso para você lembrar de realizar sua massagem. Uma ótima forma de inserir na sua rotina é depois do banho, aplicando nos pontos indicados com uma pressão suave.



Motivações para você aderir a vivência EU SOU CAPAZ com a gente nesse início de ano:


Uma sinergia para trabalhar a autoestima nesse ano de 2023 e você conseguir mudar seus hábitos com ajuda da Aromaterapia. Importante lembrar que a autoestima é construída a partir das experiências pessoais, das emoções, crenças, comportamentos, autoimagem e da imagem que os outros têm sobre nós. É um valor que você atribui a si próprio como forma de avaliação física e mental, além da questão de aceitação, que reflete nas nossas atitudes diárias e equilíbrio emocional. Tenha paciência consigo no processo, grandes mudanças não acontecem da noite pro dia. Utilize com constância e comprometimento consigo a sinergia aliada a dedicação com seus objetivos dia após dia. Confiamos em você! Lembre-se de marcar a gente quando estiver realizando essa vivência, vamos adorar curtir junto com você! Em nossa loja, você encontra todos os produtos necessários como o óleo vegetal e os óleos essenciais para você experienciar. Venha nos visitar e garantir sua sinergia para auxiliar você nesse início de ano com suas metas e objetivos! Lembrando que você pode utilizar a sinergia proposta como também trabalhar com 1 óleo essencial de cada vez, trabalhando por etapas esses temas em sua vida.



Para quem é a Aromaterapia Integrativa?


A Aromaterapia Integrativa é para todos, mas nem todos são para a aromaterapia integrativa. Ela pode ter seus mais diversos benefícios com os mais diferentes estudos que comprovam sua eficiência, mas também depende da constância e disciplina de quem a escolhe como sua terapia natural. Aqui não encontramos nenhuma pílula magica, mas os óleos essenciais são capazes de criar um ambiente favorável através de um conjunto de componentes químicos biocompatíveis com nosso organismo e que podem gerar transformações significativas. Sua aplicação varia desde uso em cosméticos a ferramentas terapêuticas para auxiliar com metas e hábitos.


As minhas principais dicas de uso são: não ingerir os óleos porque, a longo prazo, isso pode trazer problemas no fígado e nos rins, e não aplicar diretamente na pele para não ter alergias e dermatites. Para utilizá-los, você pode ter um colar difusor, um difusor de ambientes, uma fita olfativa ou pedacinho de algodão (1 gotinha é o suficiente!) ou ainda fazer diluição em bases naturais, como óleos vegetais e cremes neutros. É claro que sempre se atentando à dosagem e porcentagem de diluição.


É importante dizer que os óleos essenciais podem fazer parte do nosso dia a dia de diversas formas, mas não é por ser algo natural que pode ser usado sem responsabilidade e conhecimento. Na dúvida, procure marcas confiáveis e uma boa aromaterapeuta para lhe orientar!




Vamos conhecer mais um pouco de cada óleo essencial que irá compor a sinergia?


SEDUZA COM YLANG YLANG (flor)

Propriedades emocionais: Busca mais equilíbrio, amor próprio e resgatar seu brilho interior e autoconfiança em 2023? O óleo essencial de ylang ylang pode ser um grande aliado para esse ano que acabou de começar. Com seu aroma envolvente, a flor das flores vem com sua suavidade lembrar do poder que habita aí dentro de você. Ele tem seu potencial afrodisíaco, mas também vem despertar seu TESÃO pela VIDA. Um aliado para nos lembrar da nossa beleza que vem de dentro e transborda. Ele vem convidar a dançar com a vida!

Propriedades físicas: O óleo essencial de Ylang Ylang abaixa a pressão sanguínea e regula o batimento cardíaco. Também possui ação reguladora da secreção do sebo, adequado para peles secas e oleosas e exerce sobre o couro cabeludo efeito tônico. O Ylang Ylang é famoso por ser afrodisíaco, antidepressivo e levemente sedativo. Excelente auxílio no tratamento de ansiedade e frigidez. Utilizar com moderação, pois pode causar queda de pressão e o forte odor adocicado pode gerar náuseas e dor de cabeça.


RESGATE SEU PODER COM CEDRO ATLAS (madeira)

Propriedades emocionais: Busca resgatar seu poder pessoal para materializar seus sonhos em 2023? O cedro vem lembrar da sua força, trazendo persistência para superar os obstáculos. Um aliado quando a gente se sente pequeno demais frente aos desafios, sendo um óleo fortalecedor e que trabalha sua autoconfiança. Auxilia em casos de dispersão, nervosismo e estresse. Promove tranquilidade e tolerância, sendo indicado para quem esta se sentindo estagnado e cansado. Além de convidar a movimentar nossa energia, induz a meditação, sendo conhecido como protetor espiritual que auxilia com energias estagnadas.

Propriedades físicas: O óleo essencial de Cedro Atlas é antisséptico e mucolítico, excelente para tratar infecções brônquicas, tosse e congestão de muco. Atua também no combate de infecções urinárias e distúrbios no rim e bexiga, ótimo no tratamento de cistite e leucorreia. Possui propriedade adstringente e antisséptica benéficas para pele com acne e para pele e couro cabeludo oleosos. No sistema nervoso, reduz a tensão nervosa, ansiedade, exaustão e stress. Possui ação de harmonizar, equilibrar e confortar.


FLORESÇA COM GERÂNIO (flor e folhas)

Propriedades emocionais: Busca desenvolver hábitos mais saudáveis e ter mais tempo para cuidar da sua saúde? O óleo essencial de gerânio é um grande aliado sintonizar com a amorosidade que habita dentro de nós, estimulando práticas de autocuidado e autoamor. Geranio é conhecido como o óleo da feminilidade, um óleo reanimador que resgata um olhar de carinho, aceitação e cuidado com seu corpo e sua mente.

Propriedades físicas: O óleo essencial de Gerânio é estimulante do córtex adrenal e equilibra a produção de hormônios, que faz com que seja um valioso óleo essencial para utilizar na menopausa e tensão pré-menstrual. Ainda, possui ação diurética, ajudando a aliviar a retenção excessiva de líquidos do período pré-menstrual. A ação diurética se deve ao fato de estimular o sistema linfático, aliviando também edemas e celulite. O Gerânio regula a produção de sebo, é adstringente e antisséptico, excelente para pele oleosa, seca, com feridas e até queimaduras. Outra propriedade relevante do Gerânio é o fato de funcionar como repelente de insetos. Como todo óleo essencial floral, possui ação antidepressiva, benéfico em caso de depressão, ansiedade, tensão nervosa e estresse.


CUIDE-SE COM CANELA CASSIA (madeira)

Propriedades emocionais: O óleo essencial de canela é para todas que buscam prosperidade nesse ano de 2023! Para potencializar essa energia boa, use óleo essencial de canela, que dá força para mudanças e para a entrada do novo. Também era um ingrediente importante para promover a atração. Revigorante, estimulante físico e sexual, é um óleo aquecedor para o corpo e para a alma. Aquece o coração das pessoas frias e rígidas, trabalhando padrões mentais de escassez para quem busca mais abundancia em sua vida.

Propriedades físicas: O óleo essencial de Canela Cassia possui efeitos antisséptico, anti-infeccioso, fungicida e antibacteriano. Sua ação analgésica e anti-inflmatória alivia dores como artrite, reumatismo e tendinite. As propriedades do óleo essencial de Canela Cassia auxiliam no combate a piolhos, pulgas e carrapatos e, ainda, atuam como energizantes, estimulante cerebral e afrodisíaco feminino. O óleo essencial de Canela Cassia também alivia cólicas menstruais.

Observação: O óleo essencial de canela não é indicado para hipertensos, epiléticos, gestantes, lactantes e usuários de medicamento anticoagulante.




Esperamos que tenham gostado dessa nossa Dica Saudável e possam desfrutar dessa vivência em seus dias. A Aromaterapia é uma prática incrível e você encontra diversos produtos aroma terapêuticos em nossa loja como óleos essenciais, óleos vegetais, difusores e hidrolatos. Tivemos o auxílio do material fornecido pela marca parceira Bioessência com as propriedades físicas dos óleos essenciais. Aqui fizemos uma breve descrição, lembrando que os óleos essenciais são substâncias muito complexas. Busque sentir através da experiência como esse óleo essencial pode te beneficiar.


Gratidão a quem leu até aqui e se conhecer alguém que goste de óleos essenciais e gostaria de aprofundar mais nesse estudo, envia essa Dica Saudável e nos ajude a chegar a mais pessoas.



A sua saúde em boas mãos.









203 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page