top of page

Dica Saudável | Vetiver: o óleo essencial do enraizamento.



Vetiver: o óleo essencial do enraizamento


Nome botânico: Chrysopogan zizanioides

Família botânica: poaceae

Parte destilada: raízes

Aroma: parecido com raiz, cheiro de beterraba e terra com aparência amarelo-marrom, bem viscoso.

Caráter: típico óleo de raiz: simpático-estrogênico.

Propriedades físicas: Clareador de manchas, auxilia na eliminação de cicatrizes causadas por acidentes ou acne. Rejuvenescedor e Hidratante, auxilia no cuidado de peles envelhecidas, ressecadas e/ou de difícil cicatrização. Também age como desodorante e anti-inflamatório. Propriedades emocionais*: Apresenta ação ansiolítica e sedativa. Propriedades vibracionais*: Transforma as memórias e as experiências em sabedoria e maturidade. Promove vitalidade e segurança. Muito útil para quem precisa de uma “dose de realidade”. Para quando desejamos concretizar algo em nossa vida ou fazer alguma mudança. Estimula o 1°, 3° e 6° chakra.




Hoje na Dica Saudavel conversaremos um pouco sobre um óleo essencial com aroma insubstituível: o Vetiver. Também conhecido como capim-vetiver, capim-de-cheiro, grama-cheirosa ou grama-das-índias, o Vetiver (Vetiveria Zizanioides) é uma gramínea muito usada em áreas de erosão para evitar o deslizamento de terras. De raízes profundas, possui um cheiro verde,terroso, aromático, amadeirado, as vezes esfumaçado, mais masculino e muito utilizado pelos perfumistas. Essa sua assinatura de raízes com mais de 2 metros de profundidade traz um óleo que proporciona a sensação de segurança e “enraizamento” para quem o utiliza. Na Aromaterapia, esse óleo é indicado para quem busca mais firmeza, mais estrutura. Seu aroma denso e profundo é capaz de evocar sensações sólidas contra o estresse, o nervosismo e ansiedade. Esse óleo essencial é muito indicado para enfrentar situações emocionais difíceis, trazendo conforto e autoconfiança, ajuda a superar a tensão nervosa e a sensibilidade, provocando relaxamento, instropecção e força.


É considerado um óleo aromático, que tem o poder de nos “aterrar e trazer para o aqui e o agora”.


Fisicamente, ele age conta inflamações na pele, dermatites, eczemas, ressecamentos, peles envelhecidas e enrugadas, podendo ser aplicado como regenerador em casos de psoríase, estrias e cicatrizes. Possui propriedades flebotônicas, fortalece a circulação venosa e evita a ocorrência de varizes. Age como umectante, protegendo e mantendo a hidratação da pele.


Em terapia holísticas, o vetiver é aterrador, trazendo conforto e equilíbrio. Possui propriedades sedativas e calmantes, sendo um aliado para a saúde mental. É um poderoso equilibrante emocional, trazendo integridade, força e definição para a superação de momentos de duvida e incerteza. É um óleo que atua como Tonico emocional.



Características botânicas


Com altura de 1 a 2 metros, essa planta herbácea é originaria da Asia ( Indica, Paquista e Sri Lanka), mas se aclimatou muito bem em regiões subtropicais como Haiti e a Ilha Reunião. Apresenta-se em grandes tufos verdes, cuja raiz atinge regularmente mais de 2 metros de profundidade. É justamente a parte da raiz da planta que interessa aos perfumistas, pois a fragancia do óleo essencial dela extraído é uma referencia insubstituível de longa data.


Por suas raizes profundas, o vetiver pode segurar o solo e evitar a erosão. Por sua fragancia é matéria prima em perfumaria e saboaria: uma essência resinosa, cheia, amadeirada.


História do Óleo Essencial de Vetiver


É conhecido como “óleo da tranquilidade”, por causa de sua ação calmante. Em Calcutá, os toldos, as persianas e os guarda-sóis eram feitos da erva Vetiver, também conhecida como kus-kus. Borrifado com água em temperaturas altas, o vetiver desprende um agradável odor. A raiz em pó, utilizada em saches, protegia a musselina indiana contra traças e outros insetos.


Em Java, a raiz é utilizada há séculos em tapetes de tecido e cabanas de palha, e os nativos do Haiti utilizam as partes de grama em telhados de sapé.


Um famoso perfume europeu, denominado Mousseline des Indes, continha Vetiver, além de Sândalo, Benjoim, Tomilho e Rosa. Na verdade, o Vetiver é usado normalmente como fixador em perfumes. Antes da Primeira Guerra Mundial, Java exportava grandes quantidades de raízes secas de Vetiver para Europa, onde eram destiladas. No entanto, como os portos começaram a ficar muito congestionados, Java começou a destilar a planta localmente, onde ela era chamada de Akar wangi.


Algumas das características do Vetiver fazem desta planta um excelente meio de controlar a erosão, nos climas mais quentes. Ao contrário das outras ervas, o Vetiver não ganha raízes horizontais, crescendo estas, quase exclusivamente, na direção vertical, para baixo. Os grupos densos de colmo ajudam também a travar o escoamento de água superficial. Por estas razões, o Vetiver é usado para criar sebes ao longo de estradas, nos limites dos arrozais. Como a planta não cria estolhos, não é uma planta invasiva e o seu cultivo torna-se controlável. O plantio de cordões do Vetiver tem se mostrado eficiente na conservação do solo e da água em várias regiões do mundo, devido à elevada resistência ao arrancamento pelas enxurradas, característica proporcionada por seu extenso e resistente sistema radicular, que estabiliza a planta e agrega o solo.



Composição bioquímica


· Sesquiterpenos (30-40%): vetivenenno, vetivazuleno

· Sesquiterpenóis (20-30%): vetivenol, kusimol

· Ésteres sesquiterpenicos: acetato de vetivenila

· Sesquiterpenonas: vetivenona



Propriedades terapêuticas


- Rubefaciente. Indicado para artrite. - Descongestionante das vias circulatórias e dos tecidos - Analgésico - Anti-inflamatório - Antipruriginoso : Indicado para urticária, pruridos, coceiras. - Imunoestimulante - Emenagogo : Indicado para amenorreia e irregularidade mens trual - Regenerador de tecidos. Indicado para manchas, peles, envelhecidas ou desidratadas, tecidos finos e flácidos. - Repelente de insetos. Indicado para baratas, traças, mariposas. - Antimicrobiano. - Antisséptico.

Estudos evidenciam que o óleo essencial de vetiver pode contribuir no manejo dos sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Avaliado em um estudo com duração de dois anos, junto a outros óleos essenciais, a inalação do óleo de vetiver demonstrou auxiliar crianças com dificuldade de concentração, manutenção do foco, impaciência e comportamento inquieto. Farmacologicamente o óleo essencial de vetiver distingue-se como um rubefaciente indicado para o descongestionamento das vias circulatórias e dos tecidos, bem como para o alívio dos sintomas da artrite. Apresenta ainda grande potencial para os cuidados da pele em geral. É um poderoso agente eficaz no clareamento de manchas escuras( como melasmas, cloasmas e hiperpigmentação) e na prevenção contra rugas, quelóides e fibroses, sobretudo em peles maduras e ressecadas. Algumas pessoas apontam uma potente atividade antioxidante, similar ao BHA, que estimula as enzimas regeneradoras da pele, protegendo os tecidos de danos ocasionados por radiações, toxinas, e radicais livres, além de cuidar da matriz extracelular, onde se estruturam as fibras de colágeno e elastina.

Principais indicações terapêuticas


· Coronarites, vasculites

· Urticaria, prurido, coceiras

· Insuficiencia Hepatopancreática

· Fraqueza imunológica

· Adenona prostático, congestão prostática

· Amenorreia, oligomenorreia

ATUAÇÃO NO CAMPO EMOCIONAL

- Calmante, relaxante e harmonizador do sistema nervoso. Indicado para tensão, estresse, irritabilidade, ansiedade. - Tônico da disposição e da vitalidade pessoal. Indicado para exaustão, esgotamento, apatia. - Aterrador e promotor de centralidade. Indicado para hiperatividade, dificuldade de concentração e ausência de foco. - Facilitador do desbloqueio de sentimentos ligados a insegurança, medo, falta de autoconfiança, padrões de pensamento denso, depressão. - Equilibrador do chackra raiz.


Um óleo muito especial, também é conhecido como óleo do propósito e segurança.


A sua qualidade é estimulante, mas também igualmente aterradora, propiciando um efeito de estabilidade e profundidade. No campo emocional é um notável harmonizador mental, sendo indicado para desequilíbrios que envolvem exaustão, esgotamento, medo, insegurança e sentimentos relacionados a abandono. É calmante, relaxante, promotor de bem-estar emocional e está relacionado ao chackra raiz.


Sabe aqueles dias em que você está se sentindo exausto(a) ou sem chão? Com ansiedade ou medo do futuro fora do comum? O óleo essencial de vetiver vem ajudar nesses processos, trazendo calma e segurança para conseguir lidar com as situações. Um aliado para trazer relaxamente, aliviando musculatura tensa e dolorida.


O envolvimento com esse óleo nos leva a meditar e a descobrir a raiz dos nossos problemas emocionais para resolvê-los. Ele pode propiciar uma catarse que provoca alívio, sem que haja vontade de fugir dos problemas, pois a energia vibracional deste óleo reconforta e fortalece o lado emocional, dando-nos capacidade de enfrentá-los. É muito útil também para quando precisamos concretizar algo em nossas vidas, mas nos sentimos indecisos e sem autoconfiança para dar o primeiro passo.



Efeitos especiais


Como óleo de raiz, afeta principalmente a parte inferior do corpo, a função digestiva dos intestinos e a função dos órgãos reprodutores. Ambas as funções estão intimamente relacionadas. As glândulas reprodutoras (testículos e ovários) que produzem hormônios comandam o metabolismo do corpo interno com hormônios masculinos(andrógenos) e femininos(estrógenos) e ambos existem nos dois sexos. Os estrógenos estimulam o anabolismo e a reparação dos tecidos, os andrógenos promovem a destruição e secreção, e os dois tem um efeito criador e formador nos órgãos e tecidos. Além disso, a produção hormonal das glândulas sexuais também dirige o desenvolvimento das próprias glândulas.



Dicas de uso!



Para ter mais energia, recomendo o uso de 2 gotas no difusor pessoal. Naqueles dias em que não há vontade de sair da cama, como uma manhã chuvosa ou às segundas-feiras, uma dica é colocar 1 gota do óleo essencial de Vetiver e 1 gota do óleo essencial de laranja doce no difusor. Outra sugestão é misturar em 30 gramas de creme ou emulsão neutra 3 gotinhas do óleo essencial de Vetiver e passar na sola dos pés ao acordar. A mistura pode ser usada todos os dias.



>> Óleo facial para peles maduras

· 15ml de óleo vegetal de jojoba

· 10ml de óleo vegetal de rosa mosqueta

· 5ml de óleo vegetal de pracaxi

· 3 gotas de vetiver

· 1 gota de olibano

· 1 gota de oleo essencial de gerânio


Em um frasco âmbar, adicionar o óleo vegetal e óleo essencial e misturar bem. Siga as intruções de diluição para uso consciente e seguro. Pode ser aplicado na pele 3-4 gotas a noite todos os dias.



>> Óleo para trazer segurança e conforto

· 30ml de óleo vegetal de semente de uva

· 4 gotas de óleo essencial de vetiver

· 2 gotas de óleo essencial de lavanda francesa


Em um frasco âmbar, adicionar o óleo vegetal e óleo essencial e misturar bem. Siga as intruções de diluição para uso consciente e seguro. Pode ser aplicado no corpo e no rosto, trazendo conforto e calma.



Aromatizador: aproximadamente 15 gotas

Banhos: 20 gotas após encher a banheira dissolvidas em uma colher de sopa de óleo vegetal, mel ou vinagre orgânico de maçã

Compressa: 5 a 10 gotas em 1/2 litro de água

Inalação: 2 gotas em um lenço ou inalador com soro fisiológico ou água

Massagem: 1 a 3 gotas por colher de sopa de óleo vegetal

Óleo para rosto: 1 gota em 1 colher de sopa de carreador

Óleo para cabelos: 1 a 3 gotas por colher de sopa de óleo vegetal ou shampoo

Uso tópico: 5 gotas por colher de sopa de óleo vegetal

Os óleos essenciais são substâncias concentradas e devem sempre ser diluídos, e utilizados sob a orientação de um profissional qualificado.


Contraindicações: Por prudência, é bom evitar o emprego de vetiver em pacientes diagnosticamente com câncer estrogenodependente.

Observações: gestantes e crianças devem usar somente com orientação médica.


bottom of page