A acne é uma doença crônica das glândulas sebáceas da pele, que conduz ao desenvolvimento espinhas.
Quase todos os adolescentes terão um surto ocasional de acne, e aproximadamente 40% dos adolescentes têm acne cística grave. Mesmo pessoas com 30 anos ou mais podem ser afetadas. Se a acne não for tratada pode deixar cicatrizes físicas (e emocionais).
Durante a puberdade, os hormônios acionam as glândulas sebáceas para crescer e produzirem mais sebo (óleo). Esse excesso de óleo pode fazer com que os poros fiquem entupidos. Um tipo de bactéria chamada Propionibacterium acnes, que normalmente vive na pele, invade a obstrução dos poros e começa a crescer, criando inflamação e irritação. O resultado é um folículo inflamado, onde se desenvolve uma espinha.
Cuidados Gerais contra a Acne
Tenha uma dieta saudável, incluindo muitas fibras, gorduras saudáveis e água. Ácidos graxos essenciais (como o Ômega 3) reduzem a inflamação e reparam as células danificadas da pele.
Inclua vitaminas E e C: A vitamina E é essencial para a saúde da pele, e pode ajudar a prevenir cicatrizes. A vitamina C ajuda na reparação da pele e melhora a produção de colágeno.
Mantenha a pele limpa, e evite mexer nas lesões e ficar com marcas.
Utilize suplementos de vitamina A e zinco. A vitamina A é essencial para a saúde da pele,regula o sebo e a produção de queratina. O zinco promove a cura dos tecidos, equilibra os hormônios e reduz a inflamação.
O uso da vitamina B6 em meninas com problemas menstruais reduz em 50% os sintomas da acne.
Inositol: aumenta o efeito da vitamina B6. A carência dessa vitamina pode causar inflamação na pele, depressão, tontura, convulsões e anemia.