Monascus purpureus e seus benefícios


O Monascus Purpureus é uma levedura de coloração avermelhada, obtida a partir da fermentação do arroz vermelho. Conhecido no mercado hoje também como Red Yeast Rice. Descoberta na China, era utilizada para melhorar a digestão e a circulação sanguínea.


Nos últimos anos, identificou-se novo papel terapêutico da Monascus purpureus. Durante o processo de fermentação do arroz vermelho (Oryza sativa), são produzidas várias substâncias, dentre elas a Monacolin K é lovastatina, que é uma droga hipolipemiante comumente prescrita.) – que possui a propriedade de agir como inibidor da HMG-CoA redutase, uma enzima que regula a síntese do colesterol no fígado. Contém igualmente esteróis (beta-sitosteróis, campesterol, estigmasteróis e sapogeninas), isoflavonas e ácidos gordos monoinsaturados.


Estudos mostram que a levedura de arroz vermelho reduz os níveis de colesterol moderadamente em comparação com outras estatinas, mas com a vantagem de causar menos efeitos adversos. É uma nova alternativa para controle de nível de lipídios. Regulariza os níveis de colesterol total, reduz o LDL, aumenta o HDL, reduz os níveis de triglicéridos e Homocisteínas, anti agregante plaquetário, diminui os depósitos de colesterol nas artérias.


Além disso levedura de arroz vermelho demonstrou que pode ser capaz de reduzir eventos cardíacos e proporcionar efeitos positivos sobre os desfechos cardiovasculares de forma semelhante à de estatina . É uma opção de tratamento para pacientes com dislipidemia que não podem tolerar a terapia com estatina.

Toxidade/Contraindicações

Uma vez que o Monascus purpureus imita as ações das estatinas (medicamento), que são conhecidas por causar possíveis danos ao fígado, músculos e rins em alguns pacientes, pessoas com histórico de doença renal, hepática ou miopatias não devem consumir o Monascus purpureus. Crianças, gestantes, lactantes e mulheres em idade fértil que não estejam utilizando medidas contraceptivas eficazes também não devem usá-lo.

A Boaformula oferece algumas sugestões de fórmulas:

1. Regularizador dos níveis de colesterol

Monascus purpureus.......600mg

1 a 2 cáps ao dia

2. Regularizador dos níveis de colesterol + Ação Antioxidante

Monascus purpureus.......600mg

Policosanol.......................10mg

Pomegranato....................100mg

1 a 2 cáps ao dia

3. Regularizador dos níveis de colesterol + Protetor do Coração (melhora função cardíaca)

Monascus purpureus.......600mg

CoQ10..............................100mg

1 a 2 cáps ao dia

A sua saúde em boas mãos.

Fonte: Material do fornecedor.

4.675 visualizações0 comentário