Dica Saudável - Óleo Essencial de Alecrim


Planta arbustiva comum nas regiões do Mediterrâneo, o alecrim possui ramos com pequenas folhas e suas flores são levemente azuladas. A erva, que pode chegar a alcançar 1,8 metros de altura, já era aplicada tanto na culinária quanto medicinalmente desde os tempos antigos por reis, rainhas e populares, além de ser muito valorizada pelo seu aroma.


Nome científico: Rosmarinus officinalis


Aroma - traz a sensação de contato com a natureza pelo seu aroma herbáceo. Refrescante e levemente canforado.


Propriedades medicinais do alecrim


  • Revigorante e estimulante da circulação. Limpa a mente da confusão e dúvida da fadiga mental. Age como anti-estresse e relaxante dos nervos;

  • Antisséptico e expectorante alivia tosses, gripes, resfriados e rinites;

  • Anti-espasmódico, ajuda a aliviar gases, flatulência, constipação, colite e dores estomacais, também estimula o fígado;

  • Analgésico suave, pode ser um leve relaxante muscular sem efeitos sedativos. Alivia dores em geral, entorses e artrites.


Benefícios do óleo essencial de alecrim


O óleo essencial pode ser usado de diferentes formas, em aromatização de ambiente, inalação, escalda pés, banhos, colar aromático, compressas e massagens. Cada método tem uma indicação e dosagem recomendada.


Inalação


Revigorante e estimulante da circulação, ativa a oxigenação de todo organismo elevando a pressão arterial. Indicado para quem tem pressão baixa, tonturas ou fraquezas, sendo útil também para sonolência, letargia,preguiça e se sentindo tristes. É um óleo muito motivador. Estimulante do sistema nervoso, aviva a mente e ajuda a aliviar dores de cabeça e enxaquecas. Considerado o óleo dos estudantes melhora a memória, atenção e concentração. Limpa a mente da confusão e dúvida da fadiga mental. Age como anti-stress e relaxante dos nervos.


Dica de uso: Colocar de 3 a 5 gotas do óleo essencial em um difusor ou numa água quente no ambiente.


Escalda pés


Analgésico suave, pode ser um leve relaxante muscular sem efeitos sedativos. Alivia dores em geral, entorses e artrites.


Dica de uso: Diluir 6 gotas de óleo essencial em 1 colher de chá de álcool de cereais e acrescentar 4 litros de água quente ou temperatura ambiente.


Trata a indigestão


O óleo essencial de alecrim pode ser usado externamente para o alívio de sintomas de indigestão como flatulência, dores de estômago, constipação ou inchaço.

Ele é um remédio muito mais suave do que os laxantes ou medicamentos comerciais. Na medicina natural aconselha-se esfregar o óleo de alecrim na planta dos pés para aliviar a indigestão.

Massagem


Há benefícios do óleo de alecrim que vão desde a hidratação da pele até o desenvolvimento de colágeno, passando pelo auxílio na luta contra os radicais livres que danificam a pele. Os antioxidantes presentes no alecrim ajudam a neutralizar os danos causados pelos radicais livres que comprometem a estrutura de sustentação da pele, levando a rugas, flacidez e manchas. Óleo de alecrim é muito importante pro sistema circulatório, sendo tônico. É um vasodilatador, atuando sob nossa circulação. Favorece o trabalho nas pernas.


Dica de uso: Dilua o óleo essencial em um óleo vegetal, como o de jojoba ou amêndoa, na proporção de 3 colheres de sopa do óleo vegetal para no máximo 10 gotas do essencial.


O óleo de alecrim também serve para matar as bactérias, fungos e vírus na pele, o que o torna ideal para uso em pequenas feridas e queimaduras, ou para tratar dermatites, acne, eczema ou psoríase.


Dica de uso: Massageie cuidadosamente a face com uma compressa diluída 2 gotas de óleo essencial em água e limpe o excesso com um pano umedecido em água morna. A pele vai clarear, ficar suave e as espinhas vão diminuir. Alivia os sintomas de gripe e resfriado


A ação antisséptica traz benefícios do óleo de alecrim para tratar diversas infecções respiratórias e para ajudar a aliviar os sintomas de resfriado ou de gripe como nariz entupido, tosse e congestão nasal.


Dica de uso: Massageie uma ou duas gotas de óleo no peito e na garganta a cada três horas.

Aumentar a circulação sanguínea


O óleo de alecrim é uma das maneiras mais fáceis para melhorar a circulação no corpo. Ele ajuda a tratar cãibras musculares, mãos e pés frios e dores musculares.


Dica de uso: Massageie um pouco de óleo de alecrim diluído em óleo de coco, de amêndoas ou azeite nas áreas comprometidas regularmente. 10 gotas de óleo essencial de alecrim para 3 colheres de sopa de óleo vegetal.


Banhos


O banho irá ajudar o sistema imunológico através da redução do estresse, uma das principais causas da baixa imunidade.

Dica de uso: Adicione de 5 a 10 gotas de óleo essencial em uma banheira de água morna quando ela já estiver cheia. Em caso de peles sensíveis, dilua em uma colher de chá de base vegetal.


Aplicação no couro cabeludo


Grande aliado no combate à caspa e para estimular o crescimento dos cabelos.

Graças às suas propriedades antifúngicas, há benefícios do óleo de alecrim também contra a caspa.

O óleo também tem sido usado há séculos, especialmente na região do Mediterrâneo, para estimular o crescimento dos cabelos.

Dica de uso: No caso de aplicação no couro cabeludo, o óleo deve ser misturado à cremes e shampoos, prevenindo também a queda capilar. Para 200ml de shampoo 2 gotas do óleo essencial. Para aplicação direta deve se diluir com um óleo vegetal 10 gotas para 3 colheres de sopa de óleo vegetal e massagear no couro cabeludo. Aconselhado passar a noite e retirar pela manhã.



O que são os óleos base nos quais o óleo de alecrim deve ser diluído?

Para muitos dos usos do óleo essencial de alecrim, é aconselhado que ele seja diluído em um óleo base.


Os óleos considerados base servem como um veículo de transporte para o óleo essencial, já que este é extraído de forma concentrada e deve ser usado apenas em pequenas quantidades.


Um óleo base é usado para diluir o óleo essencial para que seu uso se torne mais seguro.


Algumas das opções de óleos base ou também chamados veiculares são o óleo de coco, de abacate, prímula, de macadâmia, de semente rosa mosqueta, o azeite, entre outros.

A sua saúde em boas mãos.

Bibliografia:

Video Prof Fernando Amaral WNF https://www.youtube.com/watch?v=k-7_2qhBkaA

https://www.lohasstore.com.br/blog/oleos-essenciais-para-massagens/

http://www.phytoterapica.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=104

http://www.mundoboaforma.com.br/15-beneficios-do-oleo-de-alecrim-para-que-serve-e-dicas/#bezM0TCyxlm4kO03.99

https://www.remedio-caseiro.com/oleo-de-alecrim-beneficios-e-propriedades/

http://www.herbia.com.br/produtos/oleos-essenciais/oleo-essencial-de-alecrim/

https://lar-natural.com.br/beneficios-oleo-essencial-de-alecrim/

246 visualizações

Fale Conosco

 

WhatsApp:  (51) 99702.5060

                  

                   

Fones:        (51) 3095.2001

                   (51) 3311.7898

                   (51) 3311.1144

 

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta

8:30 às 18:00

Sábado

9:00 às 13:00

Redes Sociais

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Blogger

Orçamentos por e-mail

envie a sua fórmula aqui:

 

 

Contato com Equipe de Vendas

boaformula@boaformula.com.br

 

Sugestões, Reclamações e Dúvidas

sac@boaformula.com.br

Venha Trabalhar Conosco!

trabalheconosco@boaformula.com.br

Endereço

Boaformula Farmácia de Manipulação

Av. Independência, 1163

Bairro Independência

Porto Alegre - RS - Brasil

CEP 90035-077

Advertência:
• Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
• Imagens ilustrativas.
• Pessoas com hipersensibilidade à(às) substância(s) não devem ingerir o produto.
• Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
• Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
• Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da   luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
• Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
• Este medicamento não deve ser utilizado por gestantes e lactantes. 
• Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 18 anos sem orientação médica.
• Os resultados dependem da correta utilização do produto, conforme descrito na posologia.
• Se persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

Venda mediante prescrição do profissional habilitado
As informações acima são de caráter informativo sem intenção de induzir a automedicação, não se trata de propaganda e sim descrição do produto, consulte sempre um profissional habilitado. 
O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto. RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58.

Boaformula

Farmácia de Manipulação e Suplementos Nutricionais

A sua saúde em boas mãos.

Porto Alegre | RS

CNPJ 94.629.169/0002-30