top of page

Dica Saudável - Óleos Essencias para Cabelos Saudáveis



O cabelo (do latim capĭllus) é cada um dos pelos que crescem no couro cabeludo (parte superior da cabeça do corpo humano).


Há em média 150.000 fios capilares em uma pessoa adulta e crescem em média 1 cm por mês. Diferenciam-se dos pelos comuns pela sua elevadíssima concentração por área de pele e pelo desenvolvimento em comprimento. Podem ser lisos, crespos, ondulados e de muitas cores.


Os cabelos não servem só como um aliado estético (dando forma e valorizando o rosto) mas também funcionam como um isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica. Também podem ser um indicativo de diversas doenças que se manifestam alterando sua estrutura.


Afim de manter a saúde de nossos cabelos, os óleos essenciais são grandes aliados. O tratamento capilar a base de óleos essenciais é bem simples e pode ser feito pela própria pessoa, em casa.


Os óleos essenciais para cabelo são essências botânicas da natureza e podem fazer maravilhas para os fios e couro cabeludo. Eles podem ser usados para purificar, fortalecer, melhorar a irritação e controlar a caspa. Alguns óleos essenciais para cabelo estimulam os folículos pilosos, melhoram a circulação e ajudam no crescimento no cabelo. Os óleos essenciais também ajudam controlar a oleosidade no couro cabeludo, o que atrapalha a oxigenação e, consequentemente, o crescimento dos fios.


Óleos essenciais mais indicados para tratamentos capilares:


  • Cabelos secos: cedro.

  • Cabelos oleosos: bergamota, cedro, limão e ylang ylang.

  • Cabelos com caspas: alecrim, lemongrass, hortelã e tea tree (melaleuca).

  • Cabelos fracos(quedas): alecrim, cedro, tangerina, hortelã e ylang ylang.


Óleo Essencial de Alecrim


O óleo de alecrim é um dos principais óleos essenciais para espessura e crescimento do cabelo. Ele é usado para aumentar o metabolismo celular, o que estimula o crescimento do cabelo e promove a cicatrização. É rico em antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres – que são responsáveis ​​pelo envelhecimento, bem como a perda de cabelos. Ajuda no fortalecimento mantendo os fios saudáveis. O óleo de alecrim também é eficaz no tratamento da caspa, oleosidade, coceira e irritação do couro cabeludo.



Óleo Essencial de Bergamota


Óleo essencial de bergamota é um dos melhores estimulantes naturais para o seu cabelo,promovendo o crescimento capilar.. Melhora a circulação do sangue no couro cabeludo,além de ter efeitos calmantes e relaxante.



Óleo Essencial de Cedro


O óleo essencial de cedro ajuda a regular o couro cabeludo quando este é muito seco ou muito oleoso; equilibra seu pH. Estimula os folículos pilosos melhorando o desempenho do crescimento. Esse óleo também é usado para tratar a caspa, pois é antisséptico e tem ação adstringente.



Óleo Essencial de Hortelã


O óleo essencial de hortelã é uma potência de nutrientes, minerais e alguns ácidos graxos; é excelente para o tratamento dos cabelos. Ele ajuda estimular o fluxo de sangue melhorando o desempenho do crescimento. Tem propriedades antissépticas e antimicrobianas que ajudam a a manter o couro cabeludo limpo, melhorando a caspa. Também é muito eficiente para queda de cabelo.



Óleo Essencial de Lavanda

O óleo essencial de lavanda é muito versátil e também é um remédio muito popular. Ajuda a equilibrar os óleos naturais do couro cabeludo, possui propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e antimicrobianas que ajudam no tratamento da descamação. Ele acalma e nutre o couro cabeludo, proporcionando alívio de condições inflamatórias.



Óleo Essencial de Lemongrass


Óleo de Lemongrass: O óleo essencial de Lemongrass tem propriedades curativas e funciona como um limpador e desodorizante eficaz. Pode fortalecer seus folículos pilosos e acalmar um couro cabeludo irritado. Na verdade, um estudo de 2015 descobriu que a aplicação do óleo de lemongrass reduziu a caspa significativamente após sete dias e aumentou o efeito ainda mais após 14 dias de aplicação.



Óleo Essencial de Ylang Ylang


O óleo essencial de ylang ylang nutre os folículos melhorando o crescimento saudável dos cabelos. Ele equilibra o couro cabeludo oleoso, ajudando a normalizar a produção de sebo. As propriedades antissépticas e tônicas naturais, ajudam a manter o couro cabeludo saudável.




SUGESTÕES DE USO

Os óleos essenciais para cabelo são altamente concentrados: eles são muito fortes e preferencialmente não devem ser usados sozinhos no tratamento dos cabelos. Os óleos essenciais podem ser usados com óleos vegetais, máscara capilar, shampoo e em máscaras com argila.


1. DILUÍDOS EM ÓLEOS VEGETAIS:

Uma boa opção é diluir em algum óleo vegetal, como óleo de coco, amêndoas, abacate, semente de uva, gérmen de trigo, entre outros.


APLICAÇÃO:


Diluir 2 a 6 gotas do óleo essencial junto com duas colheres de sopa rasa do óleo vegetal


Pode ser aplicado no cabelo seco, diretamente no couro cabeludo desde que esteja diluído em algum óleo vegetal, faça massagens com movimentos circulares deixe agir por no mínimo 20 minutos.


No cabelo molhado, lave com shampoo de costume, retire o excesso de água, desembarace e aplique o óleos por mechas. Deixe agir por 20 minutos, enxague e aplique o condicionador.



2. ALGUMAS GOTAS NO SEU CONDICIONADOR OU NA MÁSCARA DE HIDRATAÇÃO

APLICAÇÃO:


Lave seu cabelo com o shampoo, retire o excesso de água dos fios aplique a mascara com 4 gotas do óleo essências e deixe agir por 30 minutos e lave o cabelo.


Pode-se adicionar duas colheres de sopa de argila, aproveitando todos os seus benefícios, junto à máscara capilar para intensificar o tratamento.


Argila Amarela: ajuda na circulação sanguínea, acelerando o crescimento dos fios, regula a oleosidade do couro cabeludo e desobstrui os folículos capilares. Limpa profundamente os cabelos absorvendo toxinas e removendo células mortas.


Argila Branca: é o tipo mais suave e pode ser usada em cabelos normais ou danificados.


Argila Roxa: pode ser usada na máscara para amenizar o amarelado dos fios loiros.


Argila Verde: indicada para cabelos muito oleosos, redução da caspa e da seborreia.


Argila Vermelha: quem sofre com cabelos muito secos, pode utilizar essa argila para hidratá-los.


A sua saúde em boas mãos.

Bibliografia:


https://tricosalus.com.br/oleos-essenciais-saiba-o-que-sao-e-por-que-usar/

https://www.fernandacaroline.com/oleos-essenciais-para-o-crescimento-capilar/

https://belezaesaude.com/oleos-essenciais-cabelos/

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/2731-que-sao-argilas-amarela-mineral-onde-encontrar-compra-venda-beneficios-saude-propriedades-uso-medicinal-tratamento-natural-cosmetico-beleza-estetica-corpo-cabelo-pele-elasticidade-celulite-acne.html

https://belezaesaude.com/argiloterapia-capilar/

http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/2882-resolva-a-queda-de-cabelo-com-a-aromaterapia

http://www.oleosessenciais.org/oleos-essenciais-para-os-cabelos/

http://www.saudedica.com.br/os-7-melhores-oleos-essenciais-para-o-cabelo/

https://lar-natural.com.br/como-usar-o-oleo-essencial-de-bergamota/

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page